ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7


AULA EM 12 DE FEVEREIRO DE 2017 – LIÇÃO 7
(Revista: Editora Betel)

Tema: DEUS CONVOCA TODOS À SANTIFICAÇÃO PARA A TRAVESSIA DO JORDÃO

Texto Áureo: Js 3.5
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição comece perguntando para os alunos o que é santificação? Deixe que respondam e comente as respostas para entrar na lição.
“não um modelo que se usa para obter determinado favor”, muitos usam o próprio texto de Josué para afirmar erradamente que a santificação é um método para obter algo, afirmam que assim como Josué santificou o povo para conquistar a terra, também devemos nos santificar para obter algum benefício de Deus, mas isso não é verdade.
“é de prática continua e não temporária”, deve-se praticar diariamente, até que se torne algo normal na nossa vida cristã.
__________________________________________
1. O CAMINHO EXIGE SANTIFICAÇÃO
- “e o primeiro desafio era atravessar o Jordão”, Deus fez maravilhas para tirar eles da terra do Egito e agora faria maravilhas para os introduzir na Terra Prometida.

1.1. A santificação.
“descansavam numa vida de consagração”, é uma vida de separação para o serviço do Senhor, para pertencer a Deus.
“Alguns eruditos afirmam que significa: “lapidar””, esses eruditos são os estudiosos da Palavra de Deus, que publicam livros e artigos, e o termo “lapidar” significa basicamente “tirar os rudimentos”, deixando somente o que interessa. Dessa forma a “consagração” seria tirar os rudimentos do mundo.
“traz implícito o significado de “santo””, significa “separado” ou melhor “separado para Deus”.


1.2. A santificação faz abrir o Jordão.
- “era necessária a santificação pessoal de cada um”, Deus não aceita que suas maravilhas sejam vistas de qualquer maneira, como se fosse uma coisa qualquer, por isso, para que alcancemos as maravilhas do Reino de Deus devemos nos consagrar.
“exigia do povo cooperação, confiança e coragem”, ninguém se agrada de ver um filho preguiçoso, medroso e sem confiança e Deus também não, por isso Ele requer de nós.
“deveriam levantar a Arca da Aliança adiante do povo”, para que o nome do Senhor fosse exaltado na travessia do rio Jordão e assim animasse o povo à conquista.
“O leito do rio se secaria e todo o Israel atravessaria”, na verdade o que aconteceu foi uma enorme represa, talvez a primeira da história, onde as águas ficaram paradas numa parte e o restante do leito secou. 

1.3. Sacerdotes na água, povo na terra.

- “e o povo passaria a pé enxuto”, significa “pé seco”, a Bíblia não afirma se foi vento que barrou as águas como foi no Mar Vermelho, pois o vento também secou a lama no fundo do mar, mas podemos aceitar que o povo passou com o pé extremamente seco ou úmido, tanto faz.
- “os sacerdotes deveriam ficar parados, no meio”, isso para mostrar o poder de Deus no meio do povo. Se Deus está no meio da congregação podemos seguir adiante para alcançar a Terra Prometida.
“ao aproximar-se o momento da decisão”, assim também ocorre com os santos do Senhor ao aproximar o momento decisivo do arrebatamento da Igreja.
“dispostos a, em obediência ao Senhor, “molhar os pés””, significa aqui a “pegar no pesado”, “se sacrificar”, “se colocar na posição”, para que outros possam chegar ao objetivo final.
_____________________________________________
2.  AS FONTES DE MOTIVAÇÃO

2.1. Não se alcança perfeição agindo com emoção.
- “decisões que tomamos com base nas emoções”, decisões com base em emoções sempre prejudicam, desde a compra de um produto até a aceitar um proposta de emprego.
“Tranquilidade antes de agir”, deveriam se consagrar antes de adentrar a Terra Prometida, assim devemos agir atualmente, é um preparo para a conquista. Atualmente muitos negam esse tempo de preparo de santificação e de consulta ao Senhor.
- “quão eficaz seria analisar responsavelmente todas as decisões”, na verdade muitos erros seriam evitados, principalmente no meio ministerial.
“ainda que, com lágrimas, o buscou”, se referindo a Esaú, veja o verso anterior:
“E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.” Hb 12.16 Veja que Esaú agiu de forma impensada.

2.2. A maravilha de amanhã depende do preparo de hoje.
“A santificação de hoje garante a maravilha de amanhã”, um ministro, um dirigente, um grupo de irmãs, uma equipe de oração, se quiserem ver operação de maravilhas devem começar a santificação com antecedência.
“constantemente enfrentando desafios”, é uma obra árdua e espinhosa, por isso o Senhor precisa de crentes dispostos à consagração de suas vidas.
“A nossa fé deve procurar crescer e ver a glória”, o contrário disso é a acomodação, devemos dizer não ao estado de acomodação de nossa vida espiritual.
“porque o Senhor está batalhando ao nosso lado”, assim como a Arco do Concerto estava no meio da travessia do rio, devemos ter a certeza que teremos sucesso na nossa conquista.

2.3. Quem gasta tempo sabe por onde deve seguir.
- “tempo é um princípio que devemos examinar”, o tempo é uma das coisas mais preciosas que foi dada ao ser humano por Deus e cada minuto perdido não retorna nunca mais.
- “Quando invocamos a Deus em tudo”, quando deixamos Deus de fora de algo estamos assumindo o risco do insucesso.
“é sempre estar informado do caminho”, Deus sempre nos revela os perigos e as dificuldade da caminhada, nos ajuda a escolher a melhor opção.
________________________________________
3. PASSANDO O JORDÃO.

3.1. A travessia do Jordão.
- “já não era guiado pela nuvem durante o dia”, aquela nuvem guiou ele durante toda a caminhada no deserto e agora, porém agora eles seguiam a Arca.
“figura simbólica do próprio Jesus Cristo”, elementos da Arca aludem a Jesus Cristo, pelo próprio nome dela, que é “Arca do Concerto”, pois em Jesus temos um novo concerto e dentro dela havia: as Tábuas da Aliança, um pote com o maná e a vara de Arão que floresceu. Representando o que Jesus é: Cumprimento da Lei, alimento espiritual e autoridade.

3.2. Gilgal, o lugar da circuncisão.
- “circuncidar todo o povo que nasceu no deserto”, era fazer um corte na pele do prepúcio da genitália masculina, os que nasceram no ainda não haviam feito.
- “Aquele dia foi de grande dor para os Israelitas”, esse corte era feito nos recém nascidos de oito dias, agora imagine um corte daquele nos adultos e sem anestesia.
“como sinal de que eles pertenciam a uma aliança”, também era uma medida profilática, pois na época a taxa de mortalidade infantil era muito alta, mas em Israel era baixa.

3.3. De Moisés a Josué.
“o que Israel teve que fazer para possuir a terra”, não foi simplesmente chegar e pegar de mão beijada. A caminhada até a Terra Prometida que representa o céu é com dificuldade e santificação.
“a qual era incapaz de conduzir o povo a salvação”, a função da Lei é trazer a condenação, Jesus é quem traz a salvação por meio da Sua Graça.  
“O povo deveria aceitar a Josué”, Deus mostrou para o povo que assim como esteve com Moisés também estaria com Josué. Assim também a Bíblia nos mostra que o mesmo Senhor Criador do céu e da Terra que nos trouxe a Lei, também enviou a Jesus Cristo para morrer por nós e nos fazer entrar no céu.

CONCLUSÃO
“santificada, circuncidada, obediente e guerreira”, santificada, quer dizer que era separada, consagrada. Circuncidada, quer dizer que possuía a marca do povo de Deus, Obediente, quer dizer que cumpria as ordenanças do Senhor e guerreira, porque não fugia do combate.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. Qual foi o primeiro desafio da geração liderada por Josué?
R: Atravessar o Jordão (Js 1.2).

2. Qual a preparação feita pelo povo antes do milagre do Jordão?
R: A santificação (Js 3.5).

3. O que garante a santificação de hoje?
R: O milagre de amanhã (Js 3.5b).

4. O que o Senhor mandou Josué fazer em Gilgal?
R: Circuncidar todo o povo (Js 4.19; 5.2-5).

5. Do que a Lei era incapaz?
R: De conduzir o povo à salvação (Hb 9.11, 15).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/