ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


AULA EM 26 DE FEVEREIRO DE 2017 – LIÇÃO 9
(Revista: Editora Betel)

Tema: A GERAÇÃO QUE FRACASSOU NA TERRA DA PROMESSA

Texto Áureo: Ec 1.4
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição busque comparar a nossa luta para chegar ao céu com a luta da geração de José para conquistar a Terra Prometida, e como a geração seguinte deixou de lado aquela coragem.
“curta demais para tudo realizar”, por isso não podemos ficar perdendo tempo com coisas inúteis, discussões, brigas e atividades que acrescentam nada na obra de Deus.
“cada uma depende da outra para concluí-lo”, além de não perdermos tempo, precisamos manter a unidade entre as gerações, essas se encontram na igreja. Dentro da congregação tem vários grupos, crianças, jovens e adultos, são gerações diferentes dependentes entre si.    
__________________________________________
1. FIDELIDADE DE UM E O SUCESSO DE OUTRO
- “A geração pós-Josué jamais compreendeu”, notamos que a geração que veio depois de Josué não possuía um líder a altura dele, por isso tem se discutido muito acerca da necessidade de se preparar líderes para a geração futura.

1.1. Os desafios de nossa geração.
“mudanças de nossa geração que passa, outra surge com novos desafios”, são mudanças tecnológicas e de comportamento social. Cada dia tem se tornado mais comum e aceitável coisas que até pouco tempo era abominável aos olhos da sociedade.

“aprovam os casamentos de pessoas do mesmo sexo”, em alguns países que não aprovam esse tipo de casamento, alguns homossexuais tem conseguido na justiça os benefícios como se casados fossem.
“entre jovens e não-casados era visto como desonroso”, um período em que se preservava a virgindade, atualmente é visto como algo retrógrado e sem valor. Novelas como a “Malhação” colocam o tempo todo, jovens falando sobre experiências de relação sexual, como sendo algo absolutamente normal.

1.2. Cada geração nasce com uma responsabilidade.
- “a seguinte geração pouco herdou da herança espiritual”, voltamos a lembrar a falta de se ter preparado um líder para o futuro assim como Josué foi aprendendo ao lado de Moisés. Notamos que Josué não prepara ninguém e isso influenciou toda uma geração.
“houve muitas conquistas, mas não todas”, quer dizer que Josué não conseguiu conquistar toda a terra que o Senhor havia dado a eles.
“morreu também seu legado”, legado é aquilo que é deixado após a morte ou saída de alguém. Quando os filhos não seguem os mesmos passos de seus pais, tudo o que eles deixam são jogados para escanteio.
O legado da geração de Josué é a fé e a obediência.

1.3. Toda geração possui uma missão.

- “a minha propriedade peculiar”, seria pertencer a Deus. Essa promessa foi feita por Deus a seu povo. Nós recebemos de Deus essa promessa para nossas vidas.
“reino sacerdotal e povo santo”, sacerdote era aquele por quem as pessoas consultavam a Deus. A nação de Israel deveria ser o povo a quem as outras nações viriam para consultarem o Senhor.
_____________________________________________
2.  POR QUE FRACASSA UMA GERAÇÃO?
- “sem achar que deveria conhecê-Lo”, assim caminham muitos nas igrejas, tomam Santa Ceia, porém sem conhecer o Senhor dos Exércitos.


2.1. Viver sem comunhão com Deus.
- “nasceu livre, em uma terra abundante”, a tranquilidade demasiada pode causar a acomodação.
“experiências significativas com Deus”, ninguém pode afirmar que conhece alguém sem ter passado experiências com essa pessoa, assim também funciona com o Senhor, só se conhece Deus de verdade se viver uma vida devocional com Ele.
“consciência de sua necessidade de Deus”, significa reconhecer que precisa de Deus, mais do que tudo.
- “não precisavam tanto de Deus quanto seus pais precisaram”, é um engano achar que os outros precisam mais de Deus do que nós. Todos precisam de Deus do mesmo jeito.


2.2. Viver sem compromisso.
“para os próprios deleites empobrece a nossa existência”, a nossa existência se torna especial quando ela beneficia outros, quem luta só por si não marca o seu tempo e não será lembrado depois.
“criticar ou desfazer o que foi feito antes”, aqui se refere às obras que os antepassados fizeram antes de nós, uma obra semelhante aos servos de Deus da época de Josué.
“dar continuidade e seguir adiante com o plano”, se refere ao plano de conquista da Terra Prometida, a geração que veio depois de Josué deveria ter dado continuidade ao projeto de conquista da terra. Assim também nós temos que dar continuidade em conquistar a nossa Terra Prometida, o céu.
“preparando outras gerações”, aqui está a chave que faltou na geração de Josué, preparo da geração seguinte. Eles estão entre nós, são os jovens de hoje, os adolescentes.

2.3. Viver sem conhecer a Deus é desperdiçar a própria vida.
- “pois seus pais eram seus espelhos”, eles tinham neles o exemplo do que acontece quando saímos da direção de Deus, dessa forma tinham mais chance de sucesso.
“O conhecimento de Deus”, isso pode acontecer dentro de casa, quando um pai alcança uma intimidade com Deus ele deixa como legado para o filhos o conhecimento do caminho que leva até a Deus, cabe ao filho trilhar.
“famílias inteiras estão sendo dizimadas”, o sistema mundano destrói casamentos, pois ele promove o sensualismo e a busca desenfreada por dinheiro.
“O conhecimento de Deus vai além de saber que Ele existe”, é adquirir intimidade, viver experiências com o Criador, seguir Sua orientação, andar nos seus caminhos através da Sua Palavra.
________________________________________
3. UMA GERAÇÃO PODE AFETAR A OUTRA
- “Problemas, somente isso”, assim está ocorrendo com as reservas naturais do planeta, a geração atual está deixando um problemão para o futuro.
“enviava um libertador a cada período de tempo”, toda vez que eles clamavam a Deus o Senhor mandava o libertador.

3.1. Sem legado só restarão ruínas.
- “fizeram parte do DNA da geração da época dos juízes”, quer dizer que receberam como herança o descompromisso com a benção de Deus.
“hoje não passam de lembranças”, quem desenvolve um trabalho importante deve preparar os que darão continuidade.
“mercados, museus e até ferrovias”, se refere às igrejas centenárias da Europa, onde muitas que não ficaram em ruínas foram vendidas e se tornaram em estabelecimentos para outras práticas.

3.2. Povo sem sucessão é povo sem sucesso.
- “recebeu uma capacitação da parte de Moisés”, ele andava sempre ao lado de Moisés aprendendo das suas experiências e adquirindo a capacidade de liderar.
“não há registros de ter preparado outro”, quando lemos Josué não lemos sobre ninguém o acompanhando como ele acompanhou Moisés. Quando ele morreu o povo ficou sem um chefe.
“cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos”, nós sabemos muito bem o problema que isso deu, quando alguém não está debaixo da autoridade de um líder, começa a fazer o que acha melhor e como o coração do homem é enganoso essa pessoa cai em muitos erros.

3.3. Povo sem herança espiritual é povo sem perspectiva.
“até os seus libertadores eram oscilantes”, até os que Deus levantava para libertar o povo tinham problemas em se firmar na fé, um exemplo disso foi Sansão.
“quando morria um juiz o povo caia na mesma desgraça”, esse tempo nos mostra que o povo não pode ficar sem um líder espiritual, por isso somos contra o movimento dos crentes desigrejados que tem crescido muito no nosso país e até fora dele.
“mas quem é o Senhor que o salvou”, na atualidade os crentes buscam as bênçãos de Deus e só reconhecem que Deus está presente em algo se ocorrer alguma maravilha, isso porque ignoram o conhecimento de Deus. Querem um Deus que dá e não um Deus que é.

CONCLUSÃO
“porque deixou o Senhor e serviu a deuses estranhos”, e fizeram isso várias vezes até se findar o tempo dos juízes e continuaram fazendo no período dos reis até o cativeiro. Só o cativeiro lhes ensinou o que significa estar afastado de Deus.
- “mesmo estando no lugar em que Deus nos colocou”, um exemplo bíblico para essa afirmação é esse versículo:
“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” 1 Co 10.12
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. O que empobrece a nossa existência?
R: Viver apenas para si e para os próprios deleites (Jo 4.36-38).

2. O que pode frear o mal?
R: Um retorno à Palavra de Deus (Os 4.6).

3. O que fez parte do DNA da geração dos juízes?
R: O descompromisso e a insensatez (Lm 5.7, 17).

4. O que Josué não preparou?
R: Nenhum outro líder para dar seguimento à obra que realizava (Dt 34.9).

5. Qual a primeira grande tarefa de um salvo?
R: Conhecer quem é o Senhor que o salvou.

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2017/02/escola-dominical-betel-esboco-subsidio_24.html