Dinâmica: De Moabe a Belém


Objetivo: Contextualizar a história de Rute com a vida dos alunos.
Material:
04 figuras de pés(esquerdo e direito)
01 pão pequeno(pode ser pãozinho de queijo)
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Falem: Do que conhecemos da história de Rute, a situação dela e da sogra(Noemi), quando ainda estavam em Moabe, era uma muito difícil.
- Perguntem: O que pode representar a terra de “Moabe” na vida da gente?
Aguardem as respostas.
Certamente, as respostas vão girar em torno de problemas, dificuldades etc.
- Falem: Não sei qual a situação individual de vocês em “Moabe”. Mas, Deus conhece.
- Falem: Elas foram para Belém de Judá, pois lá não havia mais seca e souberam que Deus havia visitado seu povo.
- Coloquem no centro do círculo as figuras dos pés.
- Falem: Desejamos sair desta situação. Então, estes pés indicam locomoção, saída de lugar para outro, de uma situação para outra.
- Para representar este ato, peçam para que deem um passo à frente.
- Falem: Chegar a Belém é o desejo de vocês. Esperam que Deus também visite vocês e mude a situação.
- Em seguida, façam uma oração pelos alunos, pedindo a Deus que a terra de Moabe, a situação difícil, mude para Belém de Judá, casa de pão.
- Para concluir, entreguem para cada aluno um pão pequeno, pode ser pãozinho de queijo, para representar a mudança de situação tão esperada.

Por Sulamita Macedo.