ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Subsídio da Lição 6


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 6
(Revista: Central Gospel - nº 50)

Tema: GUARDE O SEU CORAÇÃO

Texto Áureo: Pv 4.23
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição trate de sentimentos que se alojam no coração e no seio da família.
“que aponta os caminhos da existência?”, a ideia dessa pergunta é questionar o porque nos preocupamos tanto com coisas materiais e não damos muita atenção a aquilo que nos dá vida?
“guardar o nosso coração”, seria guardar em um aspecto amplo, tanto espiritual quanto fisicamente.
 _______________________________________________
1. GUARDE O SEU CORAÇÃO DE SENTIMENTOS TÓXICOS
“funcionamento emocional reincidente”, a pessoa repete comportamento emocional.
- “toda emoção negativa”, são sentimentos que envenenam o coração, a pessoa passa a desenvolver um conjunto de reações ruins sem que haja algum motivo para tal.

1.1. Tipos e sentimentos tóxicos

1.1.1. Ressentimento
- “ressentimento”, é basicamente sentir de novo, sentir aquilo que já sentiu. Ocorre principalmente quando alguém ficou chateado com alguma coisa, e passa o tempo e a pessoa continua chateada, mesmo após um pedido de desculpas.
“fazendo adoecer a mente”, a pessoa não consegue realizar mais nada, por ter algo no coração que ainda não foi removido.

1.1.2. Mágoa
- “filha legítima do ressentimento”, ou seja, nasce quando a pessoa fica com o sentimento guardado no coração. Algumas pessoas até sorriem para alguém de quem alimentam uma mágoa, mas sempre chega um momento em que exteriorizam de alguma forma.
“insistência em não perdoar”, o perdão de coração limpa o coração de algumas mágoas, mas nem todos estão dispostos a perdoar.
“sinalizando que há um desgaste no relacionamento”, é fácil de notar o afastamento dentro da família, pois são pessoas com quem convivemos a vida inteira e se algum deles se afastar logo percebemos, porém muitos pais e mães fingem que está tudo bem.

1.1.3. Revolta
“rouquejar áspero...que se abriga dentro do peito”, é a pessoa esconder uma ira dentro de si, no coração, e ficar remoendo alguma forma de vingança.
“o revoltado alimenta-se da dor”, a pessoa só fica contente quando vê aquele de quem se guarda a revolta sofrendo.
“denuncia o coração que se afastou”, a pessoa que guarda uma revolta demonstrar estar longe de Deus, fora da presença do Senhor, pois a revolta é um estágio adiantado do ódio.
“contra quem”, há situações em que ocorre revoltas dentro dos lares. É necessário que os cônjuges identifiquem isso nos filhos ou um no outro.
1.2. Quem pode ferir mais duramente o nosso coração?
- “nossos filhos e cônjuge”, por serem pessoas de quem esperamos o melhor, quando recebemos o pior passamos sofrer frustração e decepção.

1.3. Como livrar-se dos sentimentos tóxicos que abrigam o coração
- “proteja-o, limpe-o”, o perdão só é eficaz se for sincero e quando isso acontece o coração passa a ser limpo dos ressentimentos, mágoas e revoltas.
O perdão deve ser liberado para que haja limpeza, ainda que a confiança demore um pouco para ser reconquistada, mas o primeiro passo é a liberação do perdão.
__________________________________________
2. GUARDE O SEU CORAÇÃO DO EGCENTRISMO
- “priorizam a si mesmas”, a pessoa analisa o que podem ganhar com as situações, com a obra de Deus, com o chamado, com a posição eclesiástica, etc. O indivíduo deixa de lado a família e olha somente por si.

2.1. Narcisismo, egoísmo, e ingratidão
“autoimagem”, Narciso é um personagem da mitologia que admirava o próprio rosto no espelho d’água, por isso o narcisismo dá a ideia de a pessoa se admirar exageradamente.
“egoísmo”, o egoísta tem dificuldade em dar, em abençoar, não se agrada em abrir mão de nada para o bem do próximo.

2.2. Como livrar-se do egocentrismo que domina o coração
“baseado no amor”, dessa forma para que a pessoa anule o sentimento de egocentrismo deve cultivar o amor puro, a Deus e ao próximo.
______________________________________
3. GUARDE O SEU CORAÇÃO DO PECADO OBSTINADO

3.1. Como livrar-se do pecado obstinado
- “foi morto por Joabe”, uma das formas de se livrar desse tipo de pecado é avaliarmos as consequências do pecado, a destruição da família, uma pensão judicial, uma cadeia, uma multa, uma humilhação pública, uma doença sexualmente transmissível, etc.
A outra forma ainda mais eficaz é apegar-se com Deus e se envolver em Sua obra.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/