SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

12 maio 2017

LIÇÃO 07 - RUTE, UMA MULHER DIGNA DE CONFIANÇA / SUBSÍDIO PR. ISMAEL OLIVEIRA


Na lição anterior foi estudado sobre a aliança entre Jônatas e Davi. Na lição atual continuaremos o estudo sobre alianças entre os homens, desta vez, a aliança entre Rute e Noemi. Essa aliança foi selada quando Rute disse, “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;” (Rute 1:16).

Vamos recordar pontos importantes da lição anterior que serão muito úteis na lição atual. Uma aliança pode mudar a vida de uma pessoa para melhor ou para pior, pois é tão forte que a bênção ou a maldição que está sobre uma pessoa passa para a outra de forma recíproca, ex: Se eu faço uma aliança com outra pessoa, a bênção que está sobre a minha vida passa para essa pessoa, e a bênção que está sobre a vida dela passa para mim. Por isso deve-se ter muito cuidado com quem fazemos alianças.

Na lição anterior, estudamos que Jônatas deu a Davi sua espada, arco, capa e cinto (I Sm 18.4). Davi era pastor de ovelhas, mas, por causa daquela aliança, a bênção de príncipe de Israel passou para a vida de Davi, onde ele andava todos o via como um príncipe porque agora andava como o príncipe Jônatas, era visível a distinção que recebeu Davi a partir daquela aliança, antes, na casa de seu pai Jessé, ele era visto como o menor, o último a ser lembrado, mas, depois da aliança passou a andar como um príncipe de Israel.

Mas, a bênção que reinava sobre Davi também passou para Jônatas. Quando Davi assumiu o reinado em Israel, Jônatas seu amigo já estava morto, porém, tinha um filho aleijado por nome Mefibosete, então, Davi o fez viver como um príncipe, um nobre, na realeza de Israel, comia todos os dias na mesa do Rei e ainda teve restituído todas as terras que eram do rei Saul (II Samuel 9.5 e 6).

Na lição atual a história é muito similar, quando Rute faz aliança com Noemi, a bênção que reinava sobre o povo hebreu, na vida de Noemi, passou para Rute, as diferenças que havia entre as nações agora não existia mais, pois quem via Rute contemplava Noemi, o mesmo Deus, a mesma morada, o mesmo povo, o mesmo alimento. A bênção foi tão grande que Rute entrou na linhagem do Salvador Jesus Cristo.

Quando Rute casou-se com Boaz as bênçãos que reinavam sobre sua vida também passaram para a vida de Noemi. As bênçãos compartilhadas foram tão grandes que Noemi entrou para a história e hoje a conhecemos, estudamos e aprendemos com a sua vida. Deus fez cessar os dias de amargura que Noemi estava vivendo, pois ela passou a viver as bênçãos que estavam sobre Rute.

A aliança é uma forma de transferir ou compartilhar bênçãos de uma pessoa para outra, Deus também fez uma aliança conosco, e por causa dessa aliança passamos a usufruir das bênçãos celestiais, tais como:

VIDA ETERNA; “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

MORADA ETERNA; “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:3).

UM TRONO; “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” (Apocalipse 3:21)

COMER DA ÁRVORE DA VIDA; “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” (Apocalipse 2:7)

NOVAS VESTIMENTAS: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Apocalipse 3:5).

NOVO NOME: “e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” (Apocalipse 2:17).

São incontáveis as bênçãos que recebemos quando fazemos uma aliança com Deus, pois o que está sobre ELE passa para nós. A aliança é tão forte que passamos a ser um só, sendo Jesus o cabeça e nós o corpo “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” (Efésios 5:23). Tão íntimo que um está dentro do outro “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7)

A base da aliança é o amor, e necessitamos de alianças em duas dimensões, uma aliança com o próximo e uma aliança com Deus, por isso tudo se resume em dois mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10:27).

Deus observa as nossas alianças com o próximo e espera que nós honremos cada aliança que firmamos, por isso ELE diz, “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hebreus 12:14) aqui estão as duas alianças, com o próximo (a paz com todos) e com Deus (a santificação), sem essas alianças, não tem como ver a Deus. “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1 João 4:20).

Deus abençoa as alianças que os homens fazem “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.” (Salmos 133:1-3).

Por isso, quem pensa que agrada a Deus vivendo longe da igreja, sem a comunhão do corpo de Cristo, está totalmente equivocado, não existe aliança com Deus sem aliança com os homens. Aprendamos com Jônatas, Davi, Rute e Noemi como fazer e honrar nossas alianças com o próximo, sendo leais e confiáveis.

Bons estudos e boa aula a todos!
Deus vos abençoe!

Pr. Ismael Oliveira
http://www.escola-dominical.com/