LIÇÃO 07 - RUTE, UMA MULHER DIGNA DE CONFIANÇA / SUBSÍDIO PR. ISMAEL OLIVEIRA


Na lição anterior foi estudado sobre a aliança entre Jônatas e Davi. Na lição atual continuaremos o estudo sobre alianças entre os homens, desta vez, a aliança entre Rute e Noemi. Essa aliança foi selada quando Rute disse, “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;” (Rute 1:16).

Vamos recordar pontos importantes da lição anterior que serão muito úteis na lição atual. Uma aliança pode mudar a vida de uma pessoa para melhor ou para pior, pois é tão forte que a bênção ou a maldição que está sobre uma pessoa passa para a outra de forma recíproca, ex: Se eu faço uma aliança com outra pessoa, a bênção que está sobre a minha vida passa para essa pessoa, e a bênção que está sobre a vida dela passa para mim. Por isso deve-se ter muito cuidado com quem fazemos alianças.

Na lição anterior, estudamos que Jônatas deu a Davi sua espada, arco, capa e cinto (I Sm 18.4). Davi era pastor de ovelhas, mas, por causa daquela aliança, a bênção de príncipe de Israel passou para a vida de Davi, onde ele andava todos o via como um príncipe porque agora andava como o príncipe Jônatas, era visível a distinção que recebeu Davi a partir daquela aliança, antes, na casa de seu pai Jessé, ele era visto como o menor, o último a ser lembrado, mas, depois da aliança passou a andar como um príncipe de Israel.

Mas, a bênção que reinava sobre Davi também passou para Jônatas. Quando Davi assumiu o reinado em Israel, Jônatas seu amigo já estava morto, porém, tinha um filho aleijado por nome Mefibosete, então, Davi o fez viver como um príncipe, um nobre, na realeza de Israel, comia todos os dias na mesa do Rei e ainda teve restituído todas as terras que eram do rei Saul (II Samuel 9.5 e 6).

Na lição atual a história é muito similar, quando Rute faz aliança com Noemi, a bênção que reinava sobre o povo hebreu, na vida de Noemi, passou para Rute, as diferenças que havia entre as nações agora não existia mais, pois quem via Rute contemplava Noemi, o mesmo Deus, a mesma morada, o mesmo povo, o mesmo alimento. A bênção foi tão grande que Rute entrou na linhagem do Salvador Jesus Cristo.

Quando Rute casou-se com Boaz as bênçãos que reinavam sobre sua vida também passaram para a vida de Noemi. As bênçãos compartilhadas foram tão grandes que Noemi entrou para a história e hoje a conhecemos, estudamos e aprendemos com a sua vida. Deus fez cessar os dias de amargura que Noemi estava vivendo, pois ela passou a viver as bênçãos que estavam sobre Rute.

A aliança é uma forma de transferir ou compartilhar bênçãos de uma pessoa para outra, Deus também fez uma aliança conosco, e por causa dessa aliança passamos a usufruir das bênçãos celestiais, tais como:

VIDA ETERNA; “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

MORADA ETERNA; “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:3).

UM TRONO; “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” (Apocalipse 3:21)

COMER DA ÁRVORE DA VIDA; “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” (Apocalipse 2:7)

NOVAS VESTIMENTAS: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Apocalipse 3:5).

NOVO NOME: “e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” (Apocalipse 2:17).

São incontáveis as bênçãos que recebemos quando fazemos uma aliança com Deus, pois o que está sobre ELE passa para nós. A aliança é tão forte que passamos a ser um só, sendo Jesus o cabeça e nós o corpo “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” (Efésios 5:23). Tão íntimo que um está dentro do outro “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7)

A base da aliança é o amor, e necessitamos de alianças em duas dimensões, uma aliança com o próximo e uma aliança com Deus, por isso tudo se resume em dois mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10:27).

Deus observa as nossas alianças com o próximo e espera que nós honremos cada aliança que firmamos, por isso ELE diz, “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hebreus 12:14) aqui estão as duas alianças, com o próximo (a paz com todos) e com Deus (a santificação), sem essas alianças, não tem como ver a Deus. “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1 João 4:20).

Deus abençoa as alianças que os homens fazem “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.” (Salmos 133:1-3).

Por isso, quem pensa que agrada a Deus vivendo longe da igreja, sem a comunhão do corpo de Cristo, está totalmente equivocado, não existe aliança com Deus sem aliança com os homens. Aprendamos com Jônatas, Davi, Rute e Noemi como fazer e honrar nossas alianças com o próximo, sendo leais e confiáveis.

Bons estudos e boa aula a todos!
Deus vos abençoe!

Pr. Ismael Oliveira
http://www.escola-dominical.com/