SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

18 maio 2017

Lição 8 - Abigail, um caráter conciliador

TEXTO AÚREO
"A resposta branda desvia o
furor, mas a palavra dura suscita
a ira."
(Pv 15.1)

  1. 1. TEXTO AÚREO "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." (Pv 15.1)
  2. 2. VERDADE PRÁTICA A mulher sábia, além de edificar a sua casa, contribui para apaziguar os ânimos dos que vivem ao seu redor.
  3. 3. LEITURA BÍBLICA 1 Samuel 25.18-24,27,28
  4. 4. 18 - Então, Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos, 19 - e disse aos seus jovens: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. Isso, porém, não declarou a seu marido Nabal. 20 - E sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte, e eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro, e encontrou-se com eles. 21 - E disse Davi: Na verdade, em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem. 22 - Assim faça Deus aos inimigos de Davi e outro tanto, se eu deixar até à manhã, de tudo o que tem, mesmo até um menino.
  5. 5. 23 - Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. 24 - E lançou-se a seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos e ouve as palavras da tua serva. 27 - e agora esta é a bênção que trouxe a tua serva a meu senhor; dê-se aos jovens que andam após as pisadas de meu senhor. 28 - Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o Senhor casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do Senhor, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.
  6. 6. INTRODUÇÃO
  7. 7. INTRODUÇÃO • Abigail era casado com um homem tolo que ofendeu, a Davi e seus liderados, suscitando ira e desejo de vingança. • No entanto, ela foi uma mulher sábia que edificou sua casa e demonstrou ter habilidade para lidar com os conflitos. • Abigail soube agir com prudência, coragem e de forma pacífica.
  8. 8. PONTO CENTRAL Abigail era sábia e possuía um caráter conciliador.
  9. 9. I - ABIGAIL, UM POUCO DE SUA HISTÓRIA
  10. 10. 1. Nabal, o esposo de Abigail • Nabal significa "insensato", "tolo". • O texto bíblico diz que ele era "homem mui poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras" (1 Sm 25.2). • Ele "era duro e maligno nas obras, e era da casa de Calebe" (1 Sm 25.3). Focado em seus bens materiais. • Ele não se relacionava bem, nem mesmo com sua esposa. • Era considerado um "tal filho de Belial", com o qual não se podia falar pacificamente (1 Sm 25.17). AP – Você se relaciona em com as pessoas?
  11. 11. 2. Davi recorre a Nabal e é desconsiderado • Davi e sua tropa necessitando de alimento, enviou dez jovens para lhe saudar Nabal, desejando paz a ele e à sua casa, e solicitou que enviasse o que pudesse para seus homens. • Com seu temperamento colérico, Nabal sequer agradeceu a saudação. E respondeu de forma grosseira e irônica aos criados de Davi: [...] "Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? [...] Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que não sei de onde vêm?" (1 Sm 25.10,11). AP – O tratamento áspero provoca reações negativas?
  12. 12. 3. Davi resolve vingar a afronta • A resposta dura de Nabal foi uma grande afronta a Davi e a seu grupo de guerreiros. • Ele tomou 400 homens para ir em direção a Nabal. A intenção dele era uma extrema vingança, disposto a destruir tudo (1 Sm 25.22). • A reação de Davi foi carnal, carregada de ressentimento e vingança, contrária à vontade de Deus (1 Sm 25.10-13, 21,22). • A irritação de Davi foi compreensível, mas não justificada. AP – Como você tem lidado com os insultos recebidos?
  13. 13. SÍNTESE DO TÓPICO Abigail era esposa de Nabal, um homem rude e tolo.
  14. 14. II - ABIGAIL DEMONSTRA O SEU CARÁTER
  15. 15. 1. Uma mulher prudente • O nome Abigail significa "pai da alegria" ou "exultação". • Ela era uma mulher dotada de beleza física e entendimento (1 Sm 25.3). • Ao tomar conhecimento da terrível ameaça à sua casa, Abigail resolveu agir com prudência, sabedoria e diligência, para evitar o pior. • Abigail deu uma lição para todos os que servem a Deus: saber agir nos momentos de crises e ameaças. AP – Você tem sido prudente nos momentos de crises e ameaças?
  16. 16. 2. O caráter diligente e sábio • Abigail atuou de forma rápida e eficiente. • Preparou uma carga de cereais, frutas e vinho e os colocou sobre alguns jumentos, e os levou a Davi. • Em sentido contrário, vinha Davi com seus quatrocentos homens, respirando raiva e sentimento de vingança (1 Sm 25.18-22). • Jesus ensinou amar os próprios inimigos, bendizer e orar por eles (Mt 5.44). AP – Você tem agido com sabedoria para coibir o mal que as pessoas queiram fazer contra ti?
  17. 17. 3. O caráter conciliador de Abigail • Davi cavalgava com a fúria dos homens de coração ferido. • Enquanto Abigail levava sentimento de paz, de humildade, de amor e de perdão. Ela prostrou-se diante daquele queria destruir sua família (1 Sm 25.24). • Abigail exortou Davi para que não fizesse justiça com as próprias mãos e que confiasse em Deus (1 Sm 25.25-31). • O sentimento de vingança foi anulado pela sabedoria e caráter pacificador de Abigail. AP – Você também tem um caráter conciliador?
  18. 18. A solução de Abigail: • Abigail trouxe comida, além de pedir desculpas à Davi. Assim, corrigiu a situação o irritou. • Ela apontou as consequências de agir sob irritação. Davi seria culpado do derramamento desnecessário de sangue. • Abigail se livrou do perigo, além de dar exemplo à Davi de como deveria confiar em Deus. AP – O que você pode aprender com Abigail?
  19. 19. SÍNTESE DO TÓPICO Abigail demonstrou ter um caráter prudente e pacificador.
  20. 20. III - O RESULTADO DO CARÁTER DE ABIGAIL
  21. 21. 1. A ira de Davi foi aplacada por Abigail • Ao encontrar-se com Abigail, Davi foi vencido pela sua palavra sábia e prudente. • Cumpriu-se o que diz Salomão: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Pv 15.1). • A atitude humilde e conciliadora de Abigail foi uma resposta à atitude agressiva de Davi. • Davi era corajoso e estrategista, mas faltava-lhe a lapidação do caráter para enfrentar situações adversas e oposições. AP – Como você lida com as oposições e opositores?
  22. 22. 2. Deus “feriu” Nabal • Quando Abigail relatou os acontecimentos a Nabal, ele endureceu o coração e depois de 10 dias ele morreu – “feriu o Senhor a Nabal” (1 Sm 25.37-38). • Se Davi tivesse feito justiça com suas próprias mãos, as coisas teriam tomado outro rumo, imprevisível e perigoso. • Abigail poupou Davi de manchar suas mãos e sua história com o sangue de Nabal. • A vingança e a recompensa pertence a Deus (Dt 32.35). AP – Não prejudique sua saúde com as maldades de coração – doenças psicossomáticas!
  23. 23. 3. Davi toma Abigail por sua esposa • Logo após a morte de Nabal, Davi agradeceu a Deus por ter-lhe livrado de cometer um grave erro diante do Senhor. • Davi pede Abigail em casamento e ela aceita (1 Sm 25.39-42). • Ela "montou num jumento com as suas cinco moças que seguiam as suas pisadas: e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher" (1 Sm 25.42). AP – Você acredita que as pessoas prudentes e sábias como Abigail são bem sucedidas?
  24. 24. SÍNTESE DO TÓPICO O caráter pacificador de Abigail contribuiu para que sua família fosse salva da ira de Davi.
  25. 25. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  26. 26. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição nós aprendemos que: 1. A história de Abigail começa com o pedido de auxílio de Davi ao seu esposo Nabal, que recusa ajudar Davi, pois era insensato, duro e violento. Davi resolve se vingar e ela resolve agir. 2. Abigail faz o que o esposo não fez, supre as necessidades de Davi e sua tropa, além de pedir desculpas pelo ocorrido, com objetivo de conciliar a situação. 3. A atitude de Abigail poupa Davi de manchar as mãos com o sangue de Nabal e é recompensada com o pedido de casamento de quem viria a ser o principal monarca de Israel.
  27. 27. REFERÊNCIAS ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Bíblico Teológico. 8ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999. BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1999. BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. COLSON, Charles & PEARCEY, Nancy. E Agora Como Viveremos? Rio de Janeiro: CPAD, 2000. COMENTÁRIO BÍBLICO BEACON. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. DEVER, M. A Mensagem do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. DICIONÁRIO BÍBLICO WYCLIFF. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. LIÇÕES BÍBLICAS ADULTOS - PROFESSOR. O Caráter do Cristão: moldado pela Palavra de deus e provado como ouro. Comentarista Elienai Cabral. 4º Trim. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
  28. 28. REFERÊNCIAS LIMA, Elinaldo Renovato de. O Caráter do Cristão: moldado pela Palavra de deus e provado como ouro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. NEVES, Natalino das. Educação Cristã Libertadora. São Paulo: Fonte Editorial, 2013. NEVES, Natalino das. Justiça e Graça: um estudo da doutrina da salvação na Epístola aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015. PALMER, Michael D. (Ed.). Panorama do Pensamento Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012 RICHARDS, Lawrence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
  29. 29. Pr. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br Facebook: www.facebook.com/natalino.neves Contatos: natalino6612@gmail.com (41) 98409 8094 (TIM)/pt.slideshare.net