ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9



AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel - nº 50)

Tema: ABRAM NOVAS JANELAS

Texto Áureo: Ap 21.5a
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição fale sobre as formas de ver a vida, usando a representação das janelas. Veja se dá para explicar em forma metafórica, tratando os pontos de vista como janelas mesmo.
“Interpretamos a realidade...a partir de janelas”, aqui a palavra janela se refere a pontos de vista, ou seja, a maneira como vemos a vida, as situações que envolvem nossa realidade.
“como uma casa de muitas janelas”, é uma metáfora para dizer que podemos olhar a vida de muitas maneiras, quer dizer que, um problema familiar, pode ser um desastre, uma oportunidade, algo sem importância, etc. Depende da janela por onde olhamos.
“fendas sombrias”, é quando olhamos com perspectivas negativas, sempre esperando o que de ruim possa acontecer.  
 _______________________________________________
1. JANELAS QUE PRECISAM SER FECHADAS EM NOSSAS VIDAS
“janelas de morte que estão abertas”, janelas de morte seriam aquelas por onde a morte entra. Não necessariamente a morte física, mas a morte em suas várias faces, morte do casamento, morte da amizade, morte da vida espiritual, etc.

1.1. Janela do rancor
“um passado que teima em não morrer”, ou seja, aquilo que a pessoa guarda, não resolveu, não conversou, não pediu perdão ou não perdoou.
“o fato de você ser gente”, quer dizer que você tem os mesmos pontos fracos na vida sentimental das pessoas sem Deus.
“apenas o lado lúgubre da vida”, lúgubre é aquilo que é sombrio, triste, macabro. O lado lúgubre é o lado triste da vida em família. Não existe família perfeita, todas as famílias tem problemas de ruins a gravíssimos, mas não devemos o tempo todo olhar só para isso, existem os lados bons dessa vida em família.

1.1.1. A inevitabilidade do atrito
“favorece o atrito”, são pessoas diferente convivendo juntas numa casa, dividindo a TV, o computador, o banheiro, os espaços, é normal que haja desavenças, discussões, debates...porém não é normal que haja brigas, xingamentos, escândalos, rancor, etc.
Se dois irmãos estiverem por muito tempo sem se falar, os pais devem intervir.

1.2. A janela do pessimismo
“só conseguimos enxergar as dificuldades”, quando olhamos por essa janela passamos a viver reclamando de tudo, nos tornamos pessoas insuportáveis.
“se concentrar nas impossibilidades”, é só ver o pode dar errado, assim a pessoa não consegue realizar nada por ver as dificuldades, por ver só o que vai dar errado.

1.3. A janela do medo
“falsa segurança oferecida por essa janela”, quando a pessoa sente medo em excesso ela deixa de realizar projetos, buscando estar segura, mas é uma falsa segurança, pois ninguém está seguro se o Senhor não o guardar.
“Chega de temer”, o medo inibe a pessoa de se mover, de tentar de novo, de sair à luta, de reagir, de recomeçar.
1.4. A janela da murmuração
- “arte de impedir o sorriso da coroação”, ou seja, a pessoa não se satisfaz e nem deixa ninguém se regozijar, passa a reclamar do que possui, por achar que é ruim.
“roubarem a alegria”, por vezes nos encontramos alegres, com algo que realizamos e nos deparamos com alguém que está insatisfeito. O que para nós é vitória para o murmurador é problema. Isso pode gerar tristezas e desavenças.

1.4.1. O mal-humor
“lamuriento”, é o mal-humorado, que só vive com raiva da vida e de todos. É difícil a convivência com alguém que só vive de mal-humor.
“procurar motivos para resmungar”, o rixoso fica o tempo todo procurando um motivo, olhando o que está de errado e reclamando das mínimas coisas. Se alguém percebe que sofre disso, deve tentar se policiar para não buscar motivos em tudo para ficar mal humorado.

1.5. A janela do orgulho
- “vontade incontrolável”, assim como acontece com aqueles que são dominados pela natureza humana caída. Até os crentes se não vigiarem podem dar ocasião a essa velha natureza.
“necessidade de proteger-se”, isso é um fator psicológico onde a pessoa se sente ameaçada por outra que possui alguma habilidade aparentemente melhor ou que chame a atenção.
- “cria a ilusão de que somos bons”, algumas pessoas tentam se colocar acima de outras até mesmo nas coisas espirituais. Acreditam que tem mais unção, que evangeliza mais, que pregam melhor, etc.
__________________________________________
2. JANELA ABERTA A NOVOS CENÁRIOS

2.1. A janela do Perdão
“livrar-se das marcas negativas”, é a decisão de mudar de direção, de recomeçar, ou de voltar a trás numa estrada de morte.
“fazer fechar a janela do rancor”, se a pessoa não pedir ou liberar perdão, ficará com uma mágoa dentro de si que se fará em rancor e isso o consumirá até que o perdão seja liberado. Algumas pessoas levam anos assim.

2.2. Janela da reconciliação
...

2.3. A janela do recomeço
“reelaborar vivencias familiares”, quando recomeçamos geralmente nos animamos com a esperança de sucesso, por estarmos em uma nova caminhada. Caminhar animado é muito melhor do que com os empecilhos mencionados anteriormente.
“sonhar juntos outra vez”, quando o casal decide recomeçar, seja depois de uma briga, discussão ou até mesmo uma separação, tem a oportunidade de evitar os erros que levara ao rompimento anterior. Adquiriram experiências.

CONCLUSÃO
- Convide os alunos a analisarem em que janelas eles tem se debruçado para observarem a vida e a família. Explore um pouco isso, deixe eles pensarem, peça que feche os olhos e olhem para dentro de si mesmos.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br