ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 13


AULA EM 25 DE JUNHO DE 2017 – LIÇÃO 13
(Revista: CPAD)

Tema: Jesus Cristo, o Modelo Supremo de Caráter

Texto Áureo: Is 9.6
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição exorte aos alunos a terem Jesus como o modelo padrão de caráter e que é necessário aprender e praticar.
“a respeito de Jesus, o Homem de caráter perfeito”, Jesus é o modelo de caráter por ter sido o primeiro a trazer noções de perdão, respeito e amor ao próximo como nunca antes dele foi praticado. Na verdade esses conceitos já eram implícitos na Lei de Deus.
“promessa do Criador de redimir o homem no Éden”, Deus foi quem primeiro profetizou sobre a vinda do Messias, aquele que tiraria a autoridade de Satanás, logo após a Queda do homem o Senhor já estava anunciando um plano de salvação.  
_______________________________________
I - JESUS DE NAZARÉ, O FILHO DO HOMEM

1. Sua origem humana.
“se fez carne "e habitou entre nós", Ele se despiu de Sua glória divina, dos atributos que o tornam Deus, como a onipresença, onipotência e oniciência.
“como homem no tempo (gr. Kairos) de Deus”, o tempo do homem é “Kronos” Kairos é o tempo em que Deus realiza o Seu propósito.  
“Mas, vindo a plenitude dos tempos”, a plenitude dos tempos se refere ao momento histórico apropriado em que o Senhor Jesus veio à Terra.
“a fim de recebermos a adoção de filhos”, isso porque a Lei de Moisés trouxe a condenação do pecado e deixando todos destituídos.

2. Sua entrada no mundo.
“caráter espiritual e humano de grande significado, se refere aos fatos que envolveram o nascimento do Salvador, como por exemplo, ele ser colocado numa manjedoura, receber presentes dos magos, etc são eventos de caráter humano e outros de caráter espiritual, como o próximo.
“O anjo Gabriel foi enviado”, esse foi um evento de caráter espiritual de grande valor, pois esse anjo só cumpre missões de grande importância e se ele foi enviado a uma humilde jovem é porque havia um grande propósito de Deus para ela.
“Verdadeiro Homem”, Jesus é chamado assim por não carregar a herança do pecado era semelhante a Adão antes da Queda. 

3. Seu desenvolvimento humano e espiritual.
- “todos os anos, iam seus pais a Jerusalém”, desde os tempos de Davi a páscoa era a festa que mais levava peregrinos à Jerusalém e também o Dia da Expiação que era celebrado anualmente Lv 23.28, porém depois do cativeiro e do desaparecimento da Arca da Aliança a páscoa o passou a ser o principal motivo de peregrinação à Jerusalém.
“Dos doze aos trinta anos, Jesus exerceu o ofício”, nesse período nenhum livro registra qualquer atividade de Jesus, supõe-se que Ele estava levando uma vida normal como a de todas pessoas.
“momento de iniciar seu ministério terreno”, seria o momento em que ele pregaria a chegada do Reino de Deus, que foi aos trinta anos de idade, pregou por três anos e consumou a obra na cruz aos trinta e três anos.
_________________________________
II - SEU MINISTÉRIO E CARÁTER SUPREMO

1. O caráter exemplar de Jesus.
“são referência e modelo para todos os que o aceitam, todos os servos de Jesus devem seguir seus passos e ter o caráter moldado Nele, porém alguns crentes modernos baseiam suas atitudes no caráter de pregadores e cantores da mídia gospel.
“Este sentiu-se constrangido”, o batismo de João era de arrependimento e por isso ele não sentiu-se digno de batizar aquele que que liberta as pessoas do pecado.
“despojou-se de seus atributos divinos, tornou-se homem”, esses atributos são os que o caracterizam como Deus, como onisciência, onipotência, onipresença entre outros.
“quando fez um trabalho de escravo, lavando os pés”, na ocasião Jesus mandou que todos os Seus discípulos seguissem o seu exemplo:
“Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.” Jo 13.14
“muitos que se dizem cristãos têm mais preocupação com riquezas”, apesar de o nosso Mestre ter ensinado, dado o exemplo e exortado, os erros cometidos na parábola do bom samaritano nunca foram tão repetidos no nosso meio como nos dias atuais.
“vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem”, note que Jesus não entrou no mérito de quem está certo ou errado.
2. Na prática, Ele demonstrou o seu imenso amor pelos pecadores.
“Jesus a perdoou e ordenou que não pecasse, Ele não somente a perdoou Ele também impediu através de um toque na consciência daqueles homens de que fizessem algum mal a ela. Ele não somente nos perdoa, mas também nos justifica diante dos homens.
“o maior dos mandamentos é amar a Deus acima de tudo”, o amor é um dom que nasce com o ser humano, mas para que chegue ao nível que Deus quer é necessário que seja cultivado no coração. Até o pior dos homens consegue amar alguém, mas se não cultivar não terá mais afeição por ninguém

3. Seu caráter é referência para a Igreja. 
“como eu vos fiz, façais vós também", Ele falou isso após lavar os pés dos apóstolos, como lavar os pés representa cuidar da pureza dos que se assentam à mesa, Jesus estava nos mandando que cuidemos da pureza uns dos outros.
“a Igreja não tem defeito. Ela é "igreja gloriosa”, no aspecto espiritual quando alguém cai em pecado proposital deixa de ser Igreja de Jesus e passa a ser um perdido dentro da igreja.
“formadas por homens mortais, falíveis”, de vez em quando alguns de nós falhamos, mas não perdemos a salvação, só perde a salvação aquele que premedita ou aceita o pecado. 
___________________________________________
III - A MORTE, RESSURREIÇÃO E VOLTA DE CRISTO

1. A morte de Cristo, exemplo supremo de amor.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, dessa forma entendemos que a morte de Cristo significa o amor de Deus pelo mundo.
“Jesus, fiel Sumo Sacerdote”, o sumo sacerdote era a única pessoa que poderia entrar anualmente na presença de Deus no Tabernáculo para oferecer sacrifício por si e pelo povo, sendo assim Jesus é chamado de o Sumo Sacerdote por ter feito isso uma única vez oferecendo a si mesmo por todas as pessoas.
“reconciliação do homem com Deus”, no Éden o ser humano foi expulso da presença de Deus ficando assim destituído da glória do Senhor, mas na cruz ele foi reconciliado. 

2. A ressurreição de Jesus e a sua vinda em glória.
“o caráter humano foi absorvido pelo caráter divino, afirmando que Jesus retorna a ser Deus, porém sabemos pela Bíblia que Jesus ainda é homem.
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Tm 2.5
“retomou a plenitude de sua grandeza divina”, quer dizer que Ele retoma seus atributos agora Ele é um mistério tremendo, pois possui um corpo espiritual e mantém atributos como a onipresença. Isso não se entende com a mente humana.
____________________________________
CONCLUSÃO
“mas por causa de sua grandeza”, todo nosso entendimento é humano e para entender bem e explicar Jesus é preciso estar numa dimensão espiritual.
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
Para que Jesus se fez homem?
Para remir o homem perdido.

Que fez Jesus dos doze aos trinta anos?
Ele exerceu o ofício de carpinteiro, aguardando o momento de iniciar seu ministério.

Que revelam as ações de Jesus em seu ministério?
O lado divino e o lado humano de sua personalidade singular.

Cite algumas características do caráter de Jesus como homem perfeito.
Humilde, manso, misericordioso, pacificador.

Como Jesus demonstrou seu amor pelos homens?
Ele demonstrou seu amor na prática

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
Boa Aula! http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/