LIÇÃO Nº 1 – O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA



ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Juniores: A vida de Jesus
COMENTARISTA: DANIELE VITAL
COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

Ao Mestre

Prezado (a) neste trimestre estaremos estudando a respeito do nascimento e vida do Senhor Jesus.
Que a cada lição possamos enfatizar aos pequenos que apesar de que nesse mundo tenhamos problemas e dificuldades, com determinação, fé em Deus e dedicação podemos alcançar grandes vitórias.
Deus continue abençoando seu ministério!

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conscientizar seus alunos da fidelidade de Deus e que devemos sempre confiar em Deus, independente das circunstancias, ELE sempre nos dá um escape. ELE é o Todo-Poderoso.
Memorizando
“O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração”. (Sl 6.9 – NVI).
Deus é o criador Supremo de todo o universo. Tudo o que vemos, apalpamos sentimos, foi criado por ELE. Nada há impossível para o SENHOR.
Texto Bíblico: Lc 1.5-25; 57-80.
João Batista, a "voz que clamou" anunciando o Messias
João Batista foi o precursor de Jesus, isto é, aquele que veio preparar o povo para recebê-lo. A história da sua infância encontra-se no Novo Testamento, no evangelho de Lucas 1. 5-23 . Veja ainda (Lc l. 56-80). Alguns fatos da sua vida são narrados também nas outros três evangelhos: Mateus, Marcos e João.
Zacarias e Isabel, os pais de João Batista, moravam numa cidade chamada Ain-Karim. Eram de idade avançada e não tinham filhos. Porém, eles confiavam muito em Deus e oravam pedindo-lhe um filho.
Isabel sempre recordava as histórias dos milagres que Deus fizera para Sara e Ana, duas mulheres que também não podiam ter filhos. E que só se tornaram mães, quando já eram idosas. E ela dizia: "Deus podia me dar um nenê também".
E não demorou muito para esse milagre acontecer. Certo dia, Zacarias (que era sacerdote), teve uma visão de Deus. Enquanto ele estava no templo servindo e orando por todo o povo, apareceu-lhe o anjo Gabriel e disse-lhe: "Deus ouviu a oração de vocês; sua esposa vai ter um filho, que se chamará João. Todos vão se alegrar com o seu nascimento". O mensageiro de Deus falou-lhe outras coisas interessantes sobre a missão de João. (Confira suas palavras em Lc 1.15-17.)
Mas Zacarias não acreditou muito e perguntou ao anjo: "Como saberei que isso vai acontecer? Pois sou velho e minha esposa também. Como poderemos ter filho?" O anjo lhe disse: "Você ficará mudo até o dia em que seu filho nascer, porque não acreditou nas minhas palavras".
Quando Zacarias saiu do templo, só se comunicando através de sinais, o povo percebeu que o sacerdote tivera uma visão de Deus.
Ele, porém, não explicou nada a ninguém. Só Isabel compreendeu, pois ficou grávida logo depois. Os dois ficaram muito felizes, e ansiosos, esperavam o nascimento de João, que logo nasceu, cumprindo assim as promessas de Deus, não apenas a Zacarias mas também a todo o povo israelita.
Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que Deus sempre cumpre suas promessas e cuida de todos os que Nele confiam.
Fontes Consultadas:
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição, 1889.
BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional. São Paulo, Editora Geográfica, 9ª Edição, 2001.
HARRIS, R. Laird; JR, Gleason L. Archer; WALTKE, Bruce K.Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição 1989, Reimpressão 2008.
ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. São Paulo, Reimpressão em 1 volume, 2009.
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.