ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 2


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 2
(Revista: Central Gospel - nº 51)

Tema:  O ALVORECER DE UM NOVO TEMPO

Texto Bíblico Básico:

Jo 14.16-20
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
At 2.1-4
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Mt 28.20
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Texto Áureo: Ez 36.27
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição fale usando exemplos reais de situações do dia a dia, que falem da ação do Espírito Santo. 
“enviar outro Consolador”, se referindo ao Espírito Santo que viria dez dias depois da ascensão do Senhor aos céus. Esse Consolador ficará para sempre conosco porque Ele subirá no arrebatamento com a igreja e estará na eternidade com ela.
_______________________________________________
1. A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO  

1.1. O Espírito Santo no mundo
levar a crer, quer dizer que o Espírito Santo está atuando no mundo, como a palavra chave é “convencerá” então a Sua maior atuação é nos ímpios, pois não se pode convencer quem já está convencido. Quando todos já houverem ouvido falar de Jesus e tomado a sua decisão, então não haverá mais ninguém para convencer. 

1.1.1. Convencerá do pecado
“a incredulidade”, quando a pessoa não acredita em Deus e no que Ele faz, então não há palavras que a convença de nada, por isso esse pecado é o que o Espírito de Deus combate.

1.1.2. Convencerá da justiça
“a quem se refere”, ou “a o que se refere”, nesse caso é a justiça que Jesus trás, o pagamento da dívida do ser humano para com Deus. A dívida exigia que o ser humano morresse, mas Jesus pagou a dívida morrendo por nós.

1.1.3. Convencerá do juízo
“que Deus há de julgar”, o Espírito faz o homem ter a certeza de que no final ele vai comparecer diante do tribunal de Deus e terá que prestar contas de tudo que fez.

1.2 O Espírito Santo em nós 
“seria posto dentro de nós”, Ele estaria habitando no interior do homem, fazendo dele templo. Por isso se fala que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas.
“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;” At 17.24 
Ele habita no homem que Ele mesmo fez.

1.3. O Espírito Santo na Igreja
“dá alegria”, grandes homens de Deus no passado morreram e viram suas famílias morrerem e muitos se perguntavam como eles conseguiram? Como puderam suportar? A alegria da salvação que o Espírito proporcionava a eles é que os ajudava.
Nossa alegria é permanente com breves momentos de tristeza, enquanto no mundo há uma tristeza permanente com breves momentos de alegria.

__________________________________________
2. REFERÊNCIAS AO BATISMO

2.1. Batismo espiritual
“compreende a participação íntima”, é quando o crente passa a entender o que significa salvação e acontece quando ele se decide realmente por aceitar a Cristo. Pode ser representado por essa passagem de João:
“E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” Jo 20.22

2.2. Batismo nas águas
“Testemunho que damos”, o batismo nas águas funciona como uma confissão pública diante da igreja. Por isso ele é obrigatório negá-lo é como negar a Cristo.

2.2.1. Particularidades do batismo nas águas
Professor(a), nessa parte use a explicação da revista do professor, pois está muito boa.

2.3. Batismo no Espírito Santo
- “foi o marco da inauguração da Igreja”, ali ela passou a ser revestida de poder para a grande obra que o Senhor tinha designado a ela. É possível fazer a obra de Deus sem esse batismo, porém com ele se torna muito mais eficiente.
Dos três batismo falados aqui esse é o único que não salva. 
___________________________________
3. CONSIDERAÇÕES SOBRE O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO 

3.1. Oração
- “pré-requisito”, assim como eles estavam em oração no dia de pentecostes o crente deve estar em oração ou em constante oração para ser batizado.

3.2. Fé
-...

CONCLUSÃO
“aturdidos e temerosos”, pois não tinham ainda a intimidade com o Espírito de Deus e não tinham ainda presenciado o que Ele faz. Mas quando eles foram cheios de poder saíram com desenvoltura e intrepidez.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro) http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br