ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 3


AULA EM 16 DE JULHO DE 2017 – LIÇÃO 3
(Revista: CPAD)

Tema: A Santíssima Trindade: um só Deus em três Pessoas

Texto Áureo: Mt 28.19
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição tenha o cuidado para não enfadar os alunos com excesso de conteúdo, talvez seja necessário pular algum subtópico. 
“verdade mais crucial do pensamento cristão”, crucial é aquilo que é conclusivo, irrefutável e indiscutível, nesse caso é a doutrina da Trindade, que apesar de não aparecer com esse nome na Bíblia, não temos como negá-la.
“monoteísmo revelado no Antigo Testamento”, monoteísmo é a crença e adoração a uma só divindade, ou seja, no antigo Testamento só se adorava a Deus e a questão aqui é como podemos conciliar essa crença numa única divindade “Deus” com a divindade de cada pessoa da Trindade.
_______________________________________
I - CONSTRUÇÕES BÍBLICAS TRINITÁRIAS

1. A unidade na Trindade (1 Co 12.4-6).
“Uma leitura superficial dessa passagem, é uma leitura sem aprofundamento. Nesse tipo de leitura chegamos a conclusões precipitadas, mas ao aprofundarmos o conhecimento vamos descobrir que a ideia da Trindade está implícita na Palavra.
“não diz que cada uma dessas pessoas é Deus”, por isso a doutrina da Trindade foi muito combatida no início da igreja em Roma. Foram preciso alguns debates e concílios.
“a unidade de Deus, uma só essência e substância”, na passagem em questão Paulo está dizendo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são da mesma essência.
“o Espírito é o mesmo, o Senhor é o mesmo e o Deus Pai é o mesmo”, veja como Paulo falou:
“4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” 1 Co 12. 4-6
Aqui o Espírito é o Espírito Santo, o Senhor é o Filho e Deus é o Pai. 

2. A bênção apostólica (2 Co 13.13).
Talvez tenha havido algum engano, pois a benção apostólica está expressa em 2 Co 13.14, veja:
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” 2 Co 13.14

“certo paralelismo com a bênção sacerdotal, são semelhanças entre uma e outra, veja a bênção sacerdotal: 
“O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.” Nm 6.24-26 O Senhor é mencionado três vezes nessa bênção sacerdotal.
“Se isso puder ser confirmado”, é provável que ainda não se usasse a bênção apostólica naquela época, pois apenas em 2 Co 13.14 é que aparece do jeito que falamos hoje. Algumas igreja adotam despedir com a bênção sacerdotal. 

3. O Deus trino e uno revelado (Ef 4.4-6).
- “diversidade de operações e funções na unidade de Deus”, quer dizer que Deus opera de várias formas, nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
“são iguais em poder, glória e majestade”, um judeu jamais aceita esse tipo de palavra, para eles o Senhor do Exércitos é o único Senhor.
“uma só substância indivisível”, assim é o átomo ele é composto de três elementos dotados de energia, prótons, elétrons e neutrons. Se ele se subdividir então não é mais um átomo.
“manifestos na história salvífica”, é no plano da salvação que a Trindade se manifesta ao ser humano, onde cada um tem uma função específica.
Veja a referência:
“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas” 1 Pe 1.2 Nessa passagem entendemos que Deus é quem nos elege, o Espírito nos santifica e o filho é quem dá o Seu sangue por nós e nos salva.  
_________________________________
II - O DEUS TRINO E UNO

1. Uma questão crucial.
“A Bíblia mostra com clareza meridiana, clareza meridiana é a claridade máxima que há no meio-dia, ou comparável à dessa hora. Quer dizer que se uma coisa tem clareza meridiana, ela alcançou a maior claridade possível, nesse caso sobre a divindade de Jesus Cristo.
“também que o Espírito Santo é Deus”, com essas passagens entendemos que mesmo que a Bíblia não use o termo trindade ou triunidade, ela identifica o Pai, o Filho e o Espírito Santo como sendo Deus.
“A única explicação é a Trindade.”, ou seja, quando se diz do Senhor como único Deus, então se entende que Ele também é o Filho e o Espírito, uma pessoa subdividida em três.

2. A Trindade.
“batizassem "em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo", nesse tópico recomendo que o(a) professor(a) leia algumas referências para atestar na Bíblia a presença da Santíssima Trindade.
“Deus que subsiste eternamente em três pessoas distintas”, acreditando-se ou não a Trindade é uma realidade. Deus subsiste em três pessoas. Por isso admite-se que se ore a Deus, a Jesus e também ao Espírito Santo.

___________________________________________
III - AS CRENÇAS INADEQUADAS

1. Os monarquianistas dinâmicos.
que surgiu após a metade do segundo século, pelo ano de 150 d.C. antes de a Igreja passar a ser católica.
- “polemizou com eles, chamando-os de monarquianistas”, polemizar é levantar a polêmica, a discussão, assim Tertuliano foi um polemista, homens que defenderam a fé das heresias que se levantaram no início da Igreja com alguns grupos religiosos.
“em grego, por ocasião do seu batismo no rio Jordão”, essa crença perdura com alguns teólogos até o dia de hoje, alguns afirmam que Jesus recebeu sua missão ao ser batizado nas águas. Essa afirmação foi encontrada inclusive na Bíblia de estudos Dake na nota de rodapé da sua primeira edição.
“negavam a deidade absoluta de Jesus”, pois afirmavam que Ele se tornou divino, mas cremos que Ele sempre foi divino, não foi criado por Deus, sendo o verbo também era Deus. 

2. Os monarquianistas modalistas.
“que Deus aparece de modos diferentes, por isso o nome de “modalistas”.
“com a máscara de Filho no seu nascimento”, só o homem às vezes usa máscaras na presença de Deus, como se Deus não visse por trás da máscara.
“É a doutrina unicista que nega a Trindade”, a doutrina unicista é o conceito de que Jesus é Deus e seria a principal pessoa da Trindade. Sendo assim Jesus seria o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
“O bispo Sabélio foi o principal expoente”, esse bispo viveu no terceiro século e difundiu sua heresia na época. Sabélio foi enfrentado e derrotado pelo apologista Dionísio de Alexandria em 263 d.C.

3. O arianismo.
- “contrariava a crença ortodoxa seguida pelas igrejas”, a crença ortodoxa é crença padrão tradicional, que se julga correta. Quando alguma liturgia ou prática sai desse padrão tradicional, dizemos que saiu da ortodoxia.
“que o Senhor Jesus não era da mesma substância do Pai”, diferente do que acredita as comunidades evangélicas, que Jesus tem a mesma essência do pai e que não foi criado, mas permanece assim como o Pai, não tendo início e nem fim.
“é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”, veja o texto de Is 9.6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Is 9.6 
____________________________________
IV - RESPOSTA ÀS OBJEÇÕES ACERCA DA TRINDADE

1. Esclarecimento.
- “uma invenção do Concílio de Niceia”, esse concílio ocorreu para definir pontos da fé acerca da deidade de Jesus. Ele não definiu se Jesus seria Deus como acusam os que perseguem a Cristo, apenas determinou que Ele passasse a ser reverenciado como a Bíblia o reverencia.
“por ordem de um imperador romano pagão”, se referindo a Constantino, que era o imperador na época do Concílio, muitos dos historiadores entendem que Constantino se converteu falsamente ao cristianismo.
“O Credo não traz informação alguma sobre o Espírito Santo”, o credo foi a crença afirmada após o concílio e ela não fala do Espírito Santo, por isso entendemos que a doutrina da Trindade não foi estabelecida nesse concílio.
“ponto de partida, ao invés de ponto de chegada”, quer dizer que em Niceia não se chegou a conclusão da doutrina da Trindade, mas deu início a ela.

2. A definição de Tertuliano.
“neologista”, é aquele que estuda e cria palavras novas.
“criou o termo "Trindade"", como falamos anteriormente, não existe o termo no Novo Testamento, assim foi necessário criar um termo novo para especificar o conceito.
“ainda esteja oculto o mistério da dispensação que distribui a unidade numa Trindade”, esse mistério ainda nos é oculto, pois com a nossa mente humana não conseguimos assimilar a ideia de que os três são um, apenas aceitamos.
“não em substância, mas em forma”, em forma dizemos que Eles são diferentes, pois o Pai é espírito Jo 4.24, o Filho possui corpo espiritual 1 Co 15.44 e o Espírito Santo é a essência de Deus que habita no ser humano.
“Contra Práxeas, II”, essa é uma obra de Tertuliano, onde ele se opõe a Práxeas, um unicista do segundo século.

3. Formulação definitiva da Trindade.
“Atanásio”, foi bispo de Alexandria no século quarto.
“pneumatomacianos”, eram aqueles que se opunham à divindade do Espírito Santo.
“tropicianos”, eles afirmavam que o Espírito Santo era apenas um anjo superior aos demais.
“reafirma o Credo de Niceia”, credo que afirma a divindade de Jesus. 
____________________________________
CONCLUSÃO
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
Qual a passagem bíblica mais contundente em favor da Trindade?
Mateus 28.19.

O que significa ser "unicista"?
Significa crer na doutrina unicista que nega a doutrina da Trindade.

O que é arianismo?
É a doutrina formulada por Ário e o movimento que ele fundou em Alexandria, Egito. Ário ensinava que o Senhor Jesus não era da mesma substância do Pai.

Quem criou o termo Trindade no mundo Ocidental?
Tertuliano.

Quando e onde a formulação trinitária se definiu?
A formulação trinitária só aconteceu no Concílio de Constantinopla em 381.

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
Boa Aula! http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/