SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

15 julho 2017

Lição 3 - Maternal - Papai do céu fez as plantas





CPAD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Maternal - Vamos conhecer o livro do começo?
COMENTARISTA: MARTA DORETO
COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO


Objetivo da lição: Apresentar a obra de Deus no terceiro dia da criação: separar da água a terra seca e criar as plantas.
Para guardar no coração: “[...] Que a terra produza todo tipo de vegetais [...]” (Gn 1.11).

Perfil da criança
“A criança desta faixa etária pensa em Deus de maneira pessoal. É comum ouvir crianças de 3 e 4 anos perguntando se Deus tem boca, como é o cabelo de Deus, se Ele é velho, etc. Não devemos rir ou menosprezar tais indagações; elas refletem o interesse dos pequeninos na pessoa do Pai Celeste. Eles são capazes de amar profundamente a Deus e dar-lhe o verdadeiro louvor.
Não se esqueça de que os seus alunos nasceram com o impulso da busca de Deus, e você deve aproveitar as lições desse trimestre para apresentar-lhes o Papai do Céu, não como a folclórica e mentirosa figura do velhinho de barbas brancas, mas como o Deus Criador, poderoso e amoroso, vivo e real. Leve-os a ter a correta visão de quem é Deus e do que Ele fez e faz por eles. As histórias de Deus formando o ser humano, dando-lhe inteligência, saúde e coragem, fortalecendo-o com a sua alegria, falando com ele, recebendo a sua oferta e comprazendo em relacionar-se com ele, despertarão nos alunos do maternal uma doce amizade com o Senhor Deus. Eles o amarão e confiarão nEle como o Papai do Céu, e tudo farão para agradá-lo” (Marta Doreto).
Mensagem para a professora
“Ó meu Deus, peço que mandes de volta o homem de Deus que enviaste, para ele nos ensinar o que devemos fazer com o menino quando nascer”. Esta foi a oração de Manoá, quando sua esposa deu-lhe a notícia trazida pelo anjo (Jz 13.8 NTLH). E quando o anjo novamente se apresentou, a sua preocupada indagação foi: ‘Qual será o modo de viver e serviço do menino?’ (v.12).
Esta deve ser a preocupação e indagação de todo pai, por cada um de seus filhos. Cada ser humano que nasce traz consigo uma missão dada pelo Pai Celeste. Nem todos a cumprem. O dever dos pais é buscar a revelação e a orientação divinas para o viver de cada filho. Deus não se negará a fornecê-las, pois é o principal interessado no cumprimento de seus propósitos na vida de cada pessoa. As explicações do anjo aos pais de Sansão foram claras. De igual modo, Deus iluminará os pais quanto à maneira de criar os filhos e prepará-los, através dos estudos apropriados, para aquilo que haverão de ser. Deus indicará o curso a seguir, através da inclinação natural que a criança manifestará desde o nascimento, bem como por meio das oportunidades que fará surgir em sua vida. Os pais só têm de estar com a percepção espiritual aguçada e com o coração predisposto ao querer divino.
E você, como professora, pode ser um instrumento valioso na concretização dos propósitos de Deus para os seus alunos. Ore por cada um deles, perguntando ao Senhor: ‘Qual será o modo de viver e serviço desta criança? O que eu posso fazer para ajudá-la a ser aquilo que o Senhor idealizou?’ Ore também pelos pais de cada aluno, para que o Senhor lhes dê as condições espirituais, morais, e financeiras necessárias à formação da criança, segundo o ideal de Deus para ela” (Marta Doreto).
Oficina de ideias
Providencie folhas de papel ofício, tinta guache, pincéis e algumas folhas de plantas (não tóxicas — abacateiro, goiabeira). Oriente as crianças para que passem a tinta guache na folha (na parte que tem as ranhuras) e depois carimbem na folha de papel ofício. Enquanto realizam a atividade diga que o Papai do Céu fez as plantas. Depois coloque em um lugar para secar.
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para ler-lhes as histórias do Livro do Começo em casa.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Fonte:http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/maternal/780-licao-30.html Acesso em 12 jul. 2017http://www.portalebd.org.br/