SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

08 julho 2017

LIÇÃO Nº 2 – QUEM PODERÁ NOS LIBERTAR?



Lição 2 - Quem poderá nos libertar?



ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Primários: Conhecendo a viagem do povo de Deus pelo deserto
COMENTARISTA: FABIANA ALMEIDA
COMENTÁRIO: MATHEUS ARAÚJO DA SILVA

LIÇÃO Nº 2 – QUEM PODERÁ NOS LIBERTAR?

E lá estavam os israelitas sendo oprimidos no Egito! O povo de Deus fora escravizado. Onde está Deus? Pode ser que se perguntavam. Mas então Deus, fazendo juz a seu nome Jireh, Deus de provisão, Shamah, Deus presente e Palet, Libertador, proveu o caminho da liberdade para seu povo.
Objetivo
Que Jesus Cristo é o único que perdoa erros e pecados, nos libertando da escravidão espiritual.
Memória em Ação
“Se o Filho vos libertar; vocês serão de fato livres” (Jo 8.36)
Dicas pra memorização:
Cante: coloque música no versículo. Faça você mesmo a melodia ou use uma que as crianças já conheçam. As crianças amam cantar, e lembrarão sem dificuldades.
Senta-levanta: Dê ordens engraçadas, os que receberem a ordem tem que levantar e recitar o versículo, tipo: "Quem estiver de azul, recite o versículo!", "Quem estiver de sandália!", etc
Mix - Escreva cada palavra do versículo em um recorte, embaralhe e peça para as crianças colocarem na ordem correta.
Versículo Enigmático : Escreve o versículo em um cartaz, substituindo algumas palavras por desenhos que os simbolize, e peça para as crianças "decifrarem" seu significado
http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br/2012/04/ensinando-as-criancas-memorizar.html
Explorando a Bíblia
Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo,
e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses.
Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo.
A irmã do menino ficou observando de longe para ver o que lhe aconteceria.
A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo.
Ao abri-lo viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: "Este menino é dos hebreus".
Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: "A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino? "
"Quero", respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino.
Então a filha do faraó disse à mulher: "Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por isso". A mulher levou o menino e o amamentou.
Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: "Porque eu o tirei das águas".
Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus.
Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia.
No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: "Por que você está espancando o seu companheiro? "
O homem respondeu: "Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio? " Moisés teve medo e pensou: "Com certeza tudo já foi descoberto! "
Quando o faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas este fugiu e foi morar na terra de Midiã. Ali assentou-se à beira de um poço.
Ora, o sacerdote de Midiã tinha sete filhas. Elas foram buscar água para encher os bebedouros e dar de beber ao rebanho de seu pai.
Alguns pastores se aproximaram e começaram a expulsá-las dali; Moisés, porém, veio em auxílio delas e deu água ao rebanho.
Quando as moças voltaram a seu pai Reuel, este lhes perguntou: "Por que voltaram tão cedo hoje? "
Elas responderam: "Um egípcio defendeu-nos dos pastores e ainda tirou água do poço para nós e deu de beber ao rebanho".
"
Onde está ele? ", perguntou o pai a elas. "Por que o deixaram lá? Convidem-no para comer conosco. "
Moisés aceitou e concordou também em morar na casa daquele homem; este lhe deu por mulher sua filha Zípora.
Ela deu à luz um menino, a quem Moisés deu o nome de Gérson, dizendo: "Sou imigrante em terra estrangeira".
Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus.
Ouviu Deus o lamento deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó.
Deus olhou para os israelitas e viu qual era a situação deles.
Êxodo 2:1-25
E lá estávamos nós sob o fardo do pecado. Presos em nossos delitos, nossos vícios. Afogados em pecado, enlameados na poça da maldade. Mas então Jeová Jireh, o Deus de Provisão, proveu o Cordeiro para sacrifício. É isso que quer dizer a provisão de Deus. Deus não te proverá um carro do ano ou uma casa de praia, mas proverá perdão para seus pecados e reconciliação.
Faça seus alunos entenderem que somente Jesus Cristo pode perdoar os seus e os meus pecados. Ele tem todo o direito de fazê-lo, pois Ele é o Agnus Dei. Quando nos humilhamos perante sua grandeza, constrangidos pela Cruz, reconhecendo seu sacrifício, amor e domínio, temos seu perdão. Então toda nossa culpa de outrora desaparece. O fardo do passado some. Faça seus alunos pedirem ao Senhor Jesus pelo perdão de seus pecados, e faça-os lembrar de que Jesus perdoa e sempre perdoará quem se arrepende.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Matheus Araujo da Silva
http://www.portalebd.org.br