SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

08 julho 2017

LIÇÃO Nº 2 – QUEM PODERÁ NOS LIBERTAR?



Lição 2 - Quem poderá nos libertar?



ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Primários: Conhecendo a viagem do povo de Deus pelo deserto
COMENTARISTA: FABIANA ALMEIDA
COMENTÁRIO: MATHEUS ARAÚJO DA SILVA

LIÇÃO Nº 2 – QUEM PODERÁ NOS LIBERTAR?

E lá estavam os israelitas sendo oprimidos no Egito! O povo de Deus fora escravizado. Onde está Deus? Pode ser que se perguntavam. Mas então Deus, fazendo juz a seu nome Jireh, Deus de provisão, Shamah, Deus presente e Palet, Libertador, proveu o caminho da liberdade para seu povo.
Objetivo
Que Jesus Cristo é o único que perdoa erros e pecados, nos libertando da escravidão espiritual.
Memória em Ação
“Se o Filho vos libertar; vocês serão de fato livres” (Jo 8.36)
Dicas pra memorização:
Cante: coloque música no versículo. Faça você mesmo a melodia ou use uma que as crianças já conheçam. As crianças amam cantar, e lembrarão sem dificuldades.
Senta-levanta: Dê ordens engraçadas, os que receberem a ordem tem que levantar e recitar o versículo, tipo: "Quem estiver de azul, recite o versículo!", "Quem estiver de sandália!", etc
Mix - Escreva cada palavra do versículo em um recorte, embaralhe e peça para as crianças colocarem na ordem correta.
Versículo Enigmático : Escreve o versículo em um cartaz, substituindo algumas palavras por desenhos que os simbolize, e peça para as crianças "decifrarem" seu significado
http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br/2012/04/ensinando-as-criancas-memorizar.html
Explorando a Bíblia
Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo,
e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses.
Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo.
A irmã do menino ficou observando de longe para ver o que lhe aconteceria.
A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo.
Ao abri-lo viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: "Este menino é dos hebreus".
Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: "A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino? "
"Quero", respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino.
Então a filha do faraó disse à mulher: "Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por isso". A mulher levou o menino e o amamentou.
Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: "Porque eu o tirei das águas".
Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus.
Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia.
No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: "Por que você está espancando o seu companheiro? "
O homem respondeu: "Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio? " Moisés teve medo e pensou: "Com certeza tudo já foi descoberto! "
Quando o faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas este fugiu e foi morar na terra de Midiã. Ali assentou-se à beira de um poço.
Ora, o sacerdote de Midiã tinha sete filhas. Elas foram buscar água para encher os bebedouros e dar de beber ao rebanho de seu pai.
Alguns pastores se aproximaram e começaram a expulsá-las dali; Moisés, porém, veio em auxílio delas e deu água ao rebanho.
Quando as moças voltaram a seu pai Reuel, este lhes perguntou: "Por que voltaram tão cedo hoje? "
Elas responderam: "Um egípcio defendeu-nos dos pastores e ainda tirou água do poço para nós e deu de beber ao rebanho".
"
Onde está ele? ", perguntou o pai a elas. "Por que o deixaram lá? Convidem-no para comer conosco. "
Moisés aceitou e concordou também em morar na casa daquele homem; este lhe deu por mulher sua filha Zípora.
Ela deu à luz um menino, a quem Moisés deu o nome de Gérson, dizendo: "Sou imigrante em terra estrangeira".
Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus.
Ouviu Deus o lamento deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó.
Deus olhou para os israelitas e viu qual era a situação deles.
Êxodo 2:1-25
E lá estávamos nós sob o fardo do pecado. Presos em nossos delitos, nossos vícios. Afogados em pecado, enlameados na poça da maldade. Mas então Jeová Jireh, o Deus de Provisão, proveu o Cordeiro para sacrifício. É isso que quer dizer a provisão de Deus. Deus não te proverá um carro do ano ou uma casa de praia, mas proverá perdão para seus pecados e reconciliação.
Faça seus alunos entenderem que somente Jesus Cristo pode perdoar os seus e os meus pecados. Ele tem todo o direito de fazê-lo, pois Ele é o Agnus Dei. Quando nos humilhamos perante sua grandeza, constrangidos pela Cruz, reconhecendo seu sacrifício, amor e domínio, temos seu perdão. Então toda nossa culpa de outrora desaparece. O fardo do passado some. Faça seus alunos pedirem ao Senhor Jesus pelo perdão de seus pecados, e faça-os lembrar de que Jesus perdoa e sempre perdoará quem se arrepende.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Matheus Araujo da Silva
http://www.portalebd.org.br

Betel ADULTO – 3º Trimestre de 2017 – 24/09/2017 – Lição 13 – A perseverança do discípulo de Jesus Cristo

Este post é assinado por: Cláudio Roberto TEXTO ÁUREO Lucas 8:15 15  e a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra,...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS