Lição 4 - O propósito da Igreja II






CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2017
Juvenis: Igreja, o corpo de Cristo
COMENTARISTA: JAMIEL LOPES
COMENTARISTA: PROFª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 4 – O PROPOÓSITO DA IGREJA

ESBOÇO DA LIÇÃO
1. PREGAR O EVANGELHO: A MISSÃO BASILAR DA IGREJA
2. UMA COMUNIDADE DE ADORAÇÃO
3. UMA COMUNIDADE DE EDIFICAÇÃO ENTRE OS IRMÃOS
OBJETIVOS
Destacar a pregação do Evangelho como missão primordial da Igreja;
Salientar que a Igreja é uma comunidade de irmãos;
Ratificar que a Igreja, Corpo de Cristo, é uma comunidade de adoradores.
Querido (a) professor (a), nesta próxima aula daremos continuidade aos ensinamentos sobre a instituição divina chamada Igreja e suas dimensões presentes e futuras.
O Senhor não faz nada sem um propósito e nenhum de seus propósitos pode ser frustrado (Jó 42.2). Então, qual foi o objetivo dEle instituir a Igreja na terra? Para qual propósito Ele a criou? Ela tem cumprido estes propósitos? Essas são algumas questões que serão respondidas ao longo desta aula.
Proponha aos seus alunos algumas reflexões acerca dos tópicos no esboço desta lição, sempre trazendo a responsabilidade para o âmbito individual. Afinal, podemos somar e influenciar no coletivo. Contudo, no Grande Dia cada um, enquanto Igreja do Senhor, responderá por si perante o Altíssimo. “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal” (2 Co 5.10).
A igreja não é uma galeria para exibição de cristãos eminentes, mas uma escola para educação dos incultos, uma creche para cuidar dos débeis e um hospital para a recuperação dos enfermos espirituais – Henry W. Beacher.
Neste capítulo o leitor vai ser desafiado a refletir sobre sua igreja e a perceber que ela pode ser muito melhor, se cada crente se esforçar para mudar e melhorar a realidade atual. Somos desafiados a realizar a nossa parte em nossa geração, a abrir os olhos à realidade e entender que a igreja está como um gigante adormecido em muitas áreas de ação.
A igreja brasileira cresceu tremendamente. Hoje somos mais de trinta milhões. Temos estatísticas mais otimistas que falem em quarenta milhões. Estamos, sem dúvida, vivendo um grande avivamento. Igrejas surgem e crescem a cada dia, e muitos milagres acontecem. A igreja está nas metrópoles, vilas e aldeias. Está nos meios de comunicação, no Congresso Nacional, nas Câmaras e nos tribunais. Sem dúvida, estamos numa fase bastante progressiva. Templos suntuosos, emissoras de rádio e televisão. Porém, [...] apesar de todo o progresso, há muitas crises a serem vencidas e superadas para que a Igreja enfrente este milênio de cabeça erguida e cheia de autoridade para derrotar o diabo e transformar este país pelo poder de Deus.
1. Crise de identidade
Atualmente, um dos sérios problemas que a igreja brasileira enfrenta é uma crise de identidade, isto é, temos grandes dificuldades de cumprir o papel para o qual estamos neste mundo.
Precisamos nos identificar primeiro com o Senhor Jesus Cristo, parecer com Ele no amor, no trato com as pessoas, nas estratégias de trabalho, no aproveitamento das oportunidades, no uso da autoridade para libertar os oprimidos e na compaixão pelas pessoas. Enfim, identificar-se com Cristo é ser parecido com Ele no projeto de transformar o mundo, e disso podemos afirmar que a Igreja está muito longe.
Precisamos também de identificação entre nós mesmos, ou seja, precisamos entender e praticar o que é ser Igreja, Não me refiro a uma comunidade com estatuto e CGC, endereço e liderança, que faz que quer, como quer e quando quer. Uma comunidade burocrática e fria, cheia de deveres e direitos, sem vida nem poder. Igreja não é um lugar onde uma multidão chega triste e sai vazia, nem tampouco um meio através do qual se possa ganhar dinheiro, explorando a boa fé alheia. Igreja não é uma facção dividida por um grupo de radicais e outro de liberais, onde só há confronto e não há vida. Igreja não é lugar de promessas mirabolantes, mas um lugar de vida onde Jesus se manifesta, onde há sinceridade, onde acontecem maravilhas, onde o amor tem liberdade de atuar, onde há comunhão e onde há poder.
(FERREIRA, Israel Alves. Igreja: lugar de soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp. 11-13).
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Fonte: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/juvenis-subsidios/930-licao-40.html Acesso em 20 out. 2017  http://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/1150-licao-4-o-proposito-da-igreja-ii-2