Lição 1 - Jesus Transforma a Água em Vinho



2º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno reconheça o poder de Jesus através de seus milagres e que Ele nos provê tudo que necessitamos.
Ponto central: Deus cuida de nós em todo o tempo e não nos deixa faltar nada. 
Memória em ação: “Jesus fez esse seu primeiro milagre [...] e seus discípulos creram nele” (João 2.11).

Querido (a) professor (a), um novo trimestre se inicia e com ele a oportunidade de ensinar às crianças acerca do nosso Salvador Jesus Cristo. O tema desta revista é “Conhecendo os milagres de Jesus”. Portanto, abra o seu próprio coração para ser alimentado pela fé, que vem pelo ouvir dessa poderosa Palavra (Rm 10.17). E se a fé vem pelo ouvir das Boas Novas, viria a incredulidade pelo ouvir das más notícias? Pela audição acerca das circunstâncias e situações difíceis? Ou devido ao próprio ouvido fechado, insensível, já indiferente ao Evangelho? Fica a reflexão. Querido (a) professor (a), um novo trimestre se inicia e com ele a oportunidade de ensinar às crianças acerca do nosso Salvador Jesus Cristo. O tema desta revista é “Conhecendo os milagres de Jesus”. Portanto, abra o seu próprio coração para ser alimentado pela fé, que vem pelo ouvir dessa poderosa Palavra (Rm 10.17). E se a fé vem pelo ouvir das Boas Novas, viria a incredulidade pelo ouvir das más notícias? Pela audição acerca das circunstâncias e situações difíceis? Ou devido ao próprio ouvido fechado, insensível, já indiferente ao Evangelho? Fica a reflexão. 
Todos nós, envolvidos na obra do Senhor, precisamos tomar cuidado para não nos tornarmos como os sacerdotes Hofni e Finéias, tão acostumados com a Casa de Deus, com as Escrituras, tão habituados a conviver em meio ao sagrado, ocupando cargos eclesiásticos importantes, tão próximos das coisas de Deus, mas os seus corações acabaram se distanciando do Deus de todas as coisas. Tal como Uzá, pelo costume com a obra do Senhor, esqueceram-se do poder extraordinário do Senhor da obra e do respeito que devemos ter a Ele (1 Sm 2.18-22; 1 Cr 13.9,10). 
Portanto, prezado (a) professor (a), para começar este novo ciclo, sugerimos que você reserve um tempo para estar na presença do Altíssimo, refletindo sobre sua relação com Ele e a missão que Ele a ti entregou. Interceda pela sua vida, por um renovo espiritual para você, que se estenda também para toda a sua classe, refletindo no seu ministério. 
Jesus, o Mestre dos mestres, preocupava-se com o ser humano por inteiro, não apenas com o seu espírito. Ele anunciava o “Pão Vivo” que desceu dos céus, mas também alimentava os famintos com o pão terrestre. Ele falava sobre a Justiça do Reino, mas também a promovia para os pobres e oprimidos da Terra. Ele pregava sobre um corpo glorificado, mas sarava os que aqui eram enfermos. Jesus preparava o povo para as Bodas do Cordeiro, mas também se importava com as famílias formadas pelo matrimônio humano. Tal como mostra a lição de hoje. 
Você terá a oportunidade de falar para os seus alunos sobre esse Jesus, que prestigiou os noivos, comparecendo a um casamento e os poupando da humilhação pública ao realizar seu primeiro milagre – transformar a água em vinho. Muitos poderiam achar isso algo supérfluo. Mas o nosso Amado cuida de nós por inteiro e provê tudo o que precisamos, mesmo os detalhes ou o que aos olhos alheios não tenha tanta importância. Quem sabe hoje mesmo, você não está com uma necessidade assim, achando que Deus tem coisas “mais importantes” para fazer do que lhe ajudar em algo “tão pequeno”, se comparado a outras carências da humanidade. Mas saiba que esse Deus pessoal se importa com tudo relacionado a você. O Jesus que estava presente e operou nas Bodas de Caná é o mesmo que está presente e quer operar em cada área da sua vida! 
Jesus é o mesmo, o Todo-Poderoso, que cuida de nós em todo o tempo e nos provê tudo que necessitamos. Que esta mensagem anime o seu espírito, fortaleça a sua fé, contagiando também a de seus primários. Um trimestre abençoado para vocês!
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.  http://www.escoladominical.com.br