Lição 13 - Haverá uma Segunda Vinda de Jesus?



1º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. OS SINAIS DA VINDA DE CRISTO
2. JESUS VIRÁ PELA SEGUNDA VEZ
3. ARREBATADOS SIM, ABDUZIDOS NÃO
4. VIGIAI E ORAI
OBJETIVOS
Reconhecer alguns sinais da vinda de Jesus;
Descrever as duas fases da segunda vinda de Cristo;
Refutar a equivocada ideia ufóloga da abdução alienígena.

Querido professor, com a graça de Deus, chegamos ao final de mais um trimestre. É sempre bom a cada mudança de ciclo reavaliar o que deu certo, o que pode ser melhorado, aprimorado, devidamente ajustado para a sua melhor qualidade de vida e ministério, assim como a de seus alunos. Não nos esqueçamos – o Reino de Deus, a Casa do Senhor, hoje não são paredes, mas sim pessoas. Portanto, cuide-se bem, para poder continuar cuidando também da sua família e alunos, que são seu ministério.
Nesta última aula nós vamos estudar sobre a esperança da glória, a nossa maior certeza e alegria – a volta de Jesus para buscar-nos como Igreja. Que tema feliz para fechar o trimestre com “chave de ouro”. Nossa oração é para que, no decorrer da aula, você e seus alunos sejam renovados e avivados nesta gloriosa esperança. E para uma preparação ainda mais rica deste momento, deixamos este subsídio da obra “A Segunda Vinda”, publicada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus.
A Esperança dos Santos Exige a Segunda Vinda
E aqui está um motivo final por que o Senhor precisa voltar à Terra: somente o seu retorno glorioso e triunfante pode cumprir a esperança dos santos. Deus jamais dá falsas esperanças; Ele sabe o que estamos esperando. O Senhor conhece o desejo ardente dos nossos corações. A sua Palavra nos dá todo motivo para ansiarmos o aparecimento do nosso Senhor Jesus Cristo – e Ele não decepcionará essa bem-aventurada esperança.
Pedro via a promessa da volta de Cristo como uma grande consolação para o povo de Deus em seus momentos de tribulação – “para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, s ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1.7).Pedro via a promessa da volta de Cristo como uma grande consolação para o povo de Deus em seus momentos de tribulação – “para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, s ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1.7).
Paulo exortou os crentes a terem essa mesma esperança: “[...] nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais, prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do Reino de Deus, pelo qual também padeceis; se de fato, é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder” (2 Ts 1.4-7).
Todos os crentes verdadeiros anseiam pelo dia em que Jesus Cristo voltará à Terra. Paulo caracteriza todos os cristãos como aqueles que “amam sua vinda” (2 Tm 4.8). João acrescenta: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, por que assim como é o veremos” (1 Jo 3.2). Em outras palavras, a volta de Cristo introduzirá instantaneamente a plenitude da nossa glorificação.
Por todas essas razões Cristo voltará. Em todo o Novo Testamento, somos ensinados a buscar a sua vinda, ansiar por ela, e aguardá-la pacientemente e com expectativa. Esta tem sido a bem-aventurada esperança de todo verdadeiro filho de Deus desde o princípio dos tempos. E o cumprimento dessa esperança está muito mais perto do que jamais esteve. (MACARTHUR JR., John. A Segunda Vinda. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp. 49,50).
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Por Paula Renata Santos
Editora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.  http://www.escoladominical.com.br