CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 27/05/2018 – Lição 9: Ética Cristã e planejamento familiar



Este post é assinado por Eliel Goulart
Texto Áureo
“Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre, o seu galardão.” – Salmo 127.3

Verdade Prática
Gerar filhos, ou não, não é só uma questão de planejamento familiar, mas um encargo que abrange a obediência aos desígnios divinos para a família.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 1.24-31
24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi. 
25 E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. 
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. 
28 E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. 
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento. 
30 E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi. 
31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.
INTRODUÇÃO
Paz do Senhor!
Todos os versículos bíblicos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando não, a edição referida é informada.
O cristão sempre é confrontado com muitas questões morais tão complexas, ainda que a ética cristã básica seja tão singela: o amor. Porém, sabemos por experiência e a história demonstra que é, muitas vezes, difícil aplicar esta ética básica do amor.
O controle da natalidade e o planejamento familiar são exemplos de áreas de complexidades e dificuldades morais para o cristão.
O que traz desconforto ao cristão é a aparente questão de que planejamento familiar se refere a impedir a vida. E esta é a pergunta que geralmente é feita para este caso: é biblicamente e moralmente errado usar dispositivos artificiais que previnam a vida humana de ocorrer naturalmente? Estaria o cristão desobedecendo ao mandamento de Deus, de multiplicar-se e encher a terra, ao usar contraceptivos?
Ter filhos é tarefa de muita responsabilidade. Pensar e planejar a qualidade de vida que daremos aos filhos estão incluídas nas nossas responsabilidades de pais.
I – CONCEITO GERAL DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
1 – Controle de natalidade
Controle de natalidade é diferente de planejamento familiar. No controle de natalidade as medidas para as mulheres não engravidarem, não consideram a vontade delas.
O controle de natalidade é uma decisão política, vista como solução para conter o aumento populacional. Tal política, em geral, sofre influência da Teoria Populacional Malthusiana, que é uma teoria demográfica pensada pelo economista e pastor protestante da Inglaterra, Thomas Robert Malthus (1766-1834), no ano de 1789, em sua principal obra, Ensaio sobre o Princípio da População. Na época, a Inglaterra sofria as consequências da Primeira Revolução Industrial, como o êxodo rural, o desemprego e o aumento da população.  Ele propôs que a culpa ao crescimento da pobreza estava ligada ao crescimento populacional, fundamentada em duas ideias: que a população cresce em progressão geométrica, e a produção de alimentos em progressão aritmética. A população duplicava a cada 25 anos e a produção de alimentos era limitada.
Tal Teoria foi desfeita pela evolução da tecnologia, com a mecanização da produção agrícola, com a participação da mulher no mercado de trabalho, e até as políticas de bem-estar social, acabaram por conter o crescimento populacional.
A Índia, hoje com população em 2016 de 1,324 bilhão de habitantes, segundo dados do Banco Mundial, a maneira de o Estado pressionar pelo controle da natalidade, é através de perdas de prerrogativas. Por exemplo, não se pode prestar concurso público se tiver mais de dois filhos. Grande parte dos indianos almeja ser funcionário público, em razão dos bons benefícios existentes. Mas, para concorrer e mesmo depois de ingressar no serviço público, é proibido ter mais de dois filhos.
Na China, o partido comunista, que é o único que pode existir naquele país, liberou os casais, a partir de 2015, da política do filho único. Agora, a China permite duas crianças por casal.
2 – Planejamento familiar
O planejamento familiar é por decisão pessoal e de acordo com a vontade do casal, que decidem voluntariamente e com responsabilidade, o número de filhos aos quais possa dar qualidade de vida.
Há uso egoísta do planejamento familiar, mas porque alguém use dos controles da natalidade com intenção egoísta, não significa necessariamente que todos os que planejam a família são egoístas.
É necessário, no planejamento familiar, observar:
1 – Fator econômico: o casal pode adiar a família até que consiga cuidar dela com equilíbrio, o que é uma decisão sábia;
2 – Fator de saúde: seja física ou mental, não é errado limitar-se de ter filhos por questão de saúde.
3 – Há ainda fatores psicológicos, educacionais, emocionais.
Por Eliel Goulart
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada http://ebdcomentada.gdigital.com.br