SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (153) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (189) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (401) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (597) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

31 maio 2018

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 03/06/2018 – Lição 10: Ética Cristã e vida financeira



Este post é assinado pelo pastor Eliel Goulart
Texto Áureo
“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?” – Isaías 55.2a

Verdade Prática
As finanças do crente devem ser bem administradas para ele garantir o sustento da família, contribuir na manutenção da igreja local e ajudar o próximo.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
I Crônicas 29.10-14; I Timóteo 6.8-10
I Crônicas 29.10 Pelo que Davi louvou ao Senhor perante os olhos de toda a congregação e disse: Bendito és tu, Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade. 
11 Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe. 
12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo. 
13 Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos e louvamos o nome da tua glória. 
14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos.
I Timóteo 6.8 Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 
Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 
10 Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
INTRODUÇÃO
Paz do Senhor!
Todas as citações de versículos são da Almeida Revista e Corrigida. Quando usada outra tradução, a edição correspondente é informada.
O nosso Deus é o:
1 – Criador;
2 – Doador;
3 – Benfeitor;
4 – Sustentador;
5 – Provedor da Vida!
Ageu 2.8 – “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.”
Deus tem o direito divino sobre tudo que possuímos. Pela Sua Soberania, Ele exerce domínio sobre todos nós, e dispõe todas as coisas conforme lhe parecer bom. A Soberania de Deus é exercida em harmonia com outros atributos divinos: Sabedoria, Retidão e Bondade, por exemplos.
I Crônicas 29.14b – “Porque tudo vem de ti, e da tua mão te damos.” Nós somos apenas mordomos de Sua generosidade. Mordomo é aquele encarregado de administrar os bens alheios, a casa alheia e suas tarefas. Reconhecer esta verdade resulta em bênçãos para o homem. Porque se alguém vê os bens como seus, arrisca a então amar o dinheiro que é a raiz de toda espécie de males – I Timóteo 6.10.
Visando a preservação espiritual do homem, o respeito e reverência que Lhe devemos em benefício da humanidade e de seu progresso, que o Senhor avisa: “Minha é a prata, e meu é o ouro.” – Ageu 2.8.
I – UMA TEOLOGIA PARA A VIDA FINANCEIRA
1 – Uma vida financeira equilibrada
Provérbios 30.7 a 9 – “Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o SENHOR?  Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus.”
Esta petição de Agur é expressa de duas maneiras:
1 – Negativamente, declarando o que ele não quer;
2 – Positivamente, declarando o que ele deseja.
Mas, trata-se de uma única petição, apenas expressa de duas maneiras.
Se devemos orar contra o amor ao dinheiro, então não devemos desejar e nem buscar os excessos de bens terrenos.
Se devemos orar contra a pobreza, então ter uma relação mística e supersticiosa, buscando uma pobreza intencional, tal como vemos em monges católicos romanos, não é um estado de equilíbrio cristão e nem parte da religião aceitável a Deus.
A razão da petição de Agur é o seu temor de que a muita riqueza o leve à prática do mundanismo e a afastar-se de Deus.
Por outro lado, ele teme que a muita pobreza o leve a furtar e apoiar-se em injustiças e mentiras.
Nós temos dever para com Deus e para com o próximo!
Assim a medida de nossos esforços e desejos por bens materiais, e o desfrutar disso, deve estar submissa às vantagens espirituais e esperanças celestiais.
Para vivermos com equilíbrio a vida financeira, devemos:
1 – Evitar as transgressões para adquirir bens terrenos;
2 – Evitar de pôr-nos diante de ocasiões que nos exponham às transgressões.
Agur ensinou que há uma miséria na falta, e um perigo no excesso.
Ele orou pedindo nem mais e nem menos que o suficiente.
Enfim, o que podemos aprender desta oração?
1 – Que é lícito orar por bênçãos temporais;
2 – Que Deus é o provedor das bênçãos temporais e espirituais;
3 – Que pobreza e riqueza são dois extremos;
4 – Que Deus é o único melhor juiz para conceder o que está no meio delas;
5 – Orar assim a Deus é uma expressão de submissão, de adoração e de obediência.
Há um ditado inglês que diz: “É melhor um fogo que aqueça do que uma queimadura.”
Por Eliel Goulart
Para continuar lendo CLIQUE AQUI
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada http://ebdcomentada.gdigital.com.br 

LIÇÃO 05 - A INSTITUIÇÃO DA MONARQUIA EM ISRAEL / SUBSÍDIOS / CLASSE ADULTOS

Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD, pastor Osiel Gomes