ESCOLA DOMINICAL BETEL - Conteúdo da Lição 10


Vivendo neste presente século
3 de junho de 2018


Texto Áureo
“Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente”. Tito 2.12

Verdade Aplicada
O referencial, em todas as áreas da vida, para o discípulo de Jesus viver neste mundo é a Palavra de Deus e a capacitação é dada pelo Espírito Santo.

Glossário
Derredor: Ao redor, em torno, em volta;
Diretrizes: conjunto de instruções;
Modus vivendi: Modo de viver.

Textos de Referência.
Efésios 4.17-21
17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido,
18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração,
19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21 Se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus,

Hinos sugeridos.
15, 111, 456

Introdução
Fomos libertos da escravidão do pecado, salvos pela maravilhosa graça de Deus, mas continuamos a viver neste mundo. Estamos no mundo, mas não somos do mundo (Jo 17.14, 16).

1. Algumas marcas do presente século.
Vivemos num mundo que nos desafia a todo o tempo. Esta é uma era de grandes transformações. Mudanças estão ocorrendo em todos os aspectos da vida. Alguns estudiosos afirmam que vivemos um período de “explosão do conhecimento”.

1.1. Influências do presente século.
Uma das marcas do final do século XX e início do XXI é o papel central da informação e do conhecimento aliado à globalização. A rapidez e a superficialidade dos relacionamentos, tanto entre os seres humanos, como também entre a pessoa e Deus, são outras características marcantes dos dias de hoje. Tais ocorrências têm influenciado profundamente o ser humano de forma integral: relacionamentos (social e familiar), psicológico, físico, espiritual, entre outros.

1.2. Desafios do discípulo de Cristo.
Contudo, mesmo após a sobrenatural experiência, tão radical, grandiosa e transformadora, ao ponto de a Bíblia designá-la de “novo nascimento” ou “ressurreição” (1Pe 1.23; Cl 3.1), continuamos no mundo. Isto é, morando no mesmo endereço, em contato com as mesmas pessoas, trabalhando na mesma empresa, estudando na mesma escola, comprando, vendendo, negociando, votando, passeando, brincando, passando por alguns momentos difíceis.

1.3. Mundo: estamos, mas não somos.
Alguns textos bíblicos descrevem o mundo, no sentido espiritual, como um sistema que está em competição com Deus, pois adota um “modus vivendi” sem considerar a vontade de Deus e o relacionamento do discípulo de Cristo com o mesmo. Lembremo-nos de que o “espiritual” influencia todas as áreas da vida humana: Jesus disse que os Seus discípulos estão no mundo, mas não são do mundo (Jo 17.14, 16); pois o mundo aborrece os que são discípulos de Jesus (Jo 15.18).

2. Vivendo como uma nova criatura.
Após uma breve constatação sobre algumas marcas do “presente século”, precisamos prosseguir na reflexão, pois não basta apenas conhecer as características deste mundo (no presente estudo, sempre no sentido enfatizado no tópico anterior), mas, sim, viver no presente século como uma nova criatura.

2.1. Luz e sal no mundo.
A Bíblia não apenas identifica as características do presente século e registra alertas de Deus, como também ressalta que o discípulo de Cristo permanece um tempo neste contexto e dá diretrizes de como viver. A vida do discípulo de Cristo não resume apenas em uma experiência pessoal, que se restringe somente à vida privada do ser humano. O poeta e pastor inglês John Donne escreveu: “Nenhum homem é uma ilha”, O próprio Jesus, ao orar pelos discípulos, pediu ao Pai não para tirá-los do mundo, mas para que os livrasse do mal e fossem santificados, pois estavam sendo enviados ao mundo para anunciar o Evangelho, enquanto aqui permanecessem (Jo 17.15-18).

2.2. Diferentes para fazer a diferença.
O chamado de Deus para que o Seu povo seja diferente vem desde o Antigo Testamento. Quando libertou o povo de Israel da escravidão no Egito, antes de introduzi-lo na Terra Prometida, Deus os levou ao Monte Sinai. Ali, deu orientações e ordenanças que deveriam nortear a vida do Seu povo durante o restante da peregrinação no deserto e quando se estabelecessem em Canaã. Deus disse que o Seu povo não deveria viver segundo os costumes do povo do Egito, onde haviam vivido tantos séculos, nem conforme os costumes do povo de Canaã, para onde o Senhor os estava levando (Lv 18.1-5)

2.3. Relacionamentos com Deus e a Sua Palavra.
Considerando as marcas do presente século mencionadas anteriormente e o fato de “Não sermos uma ilha”, a tendência é o conformismo, é sermos absorvidos pela cultura do mundo em que vivemos, é deixar-nos sermos conduzidos pela “moda”, é sermos envolvidos. Porém, assim como Deus falou para Israel, continua alertando o Seu povo neste tempo para não nos moldarmos ao sistema deste mundo (Rm 12.1-2). Desse modo, é preciso estarmos alertas, pois a mistura enfraquece, como aconteceu com Efraim (Os 7.8-9).

3. Despojar, renovar e revestir.
As três expressões que intitulam este tópico foram extraídas de Efésios 4. É interessante notar que as cartas paulinas são compostas de ensino e prática. Primeiro, é feita a exposição doutrinária; as verdades que norteiam a vida cristã; a ação divina para nos resgatar (Ef 1 a 3; Rm 1 a 11; Cl 1 e2; 1Ts 1 a 3; etc.). A seguir a ênfase é a conduta, o comportamento daquele que segue a doutrina exposta.

3.1. Doutrina e prática.
Nos três primeiros capítulos da epístola aos Efésios encontramos doutrina, princípios, plano de Deus; nos últimos três capítulos (4 a 6) a ênfase é o dia a dia, a prática da vida cristã, o viver do discípulo de Jesus Cristo em cada área da vida. Ser discípulo de Cristo é mais do que conhecimento e profissão de fé; é um novo viver. Antes da conversão, do novo nascimento, o discípulo de Jesus vivia segundo a natureza pecaminosa. Mas, depois da conversão, ainda que outros ao derredor continuem vivendo assim, o discípulo vive segundo novos padrões, pois tem um novo estilo de vida.

3.2. A importância da mente.
Interessante a ênfase do apóstolo Paulo quanto à importância da mente para um viver coerente com a fé que professamos em Cristo (Rm 12.2; Ef 4.17-21; Cl 3.2). Nós temos a mente de Cristo (1Co 2.16). Em Efésios 4.17-21, primeiro Paulo diz que viver dos que não nasceram de novo é resultado do entendimento obscurecido, da mente vazia, ignorância e teimosia. Em seu comentário sobre este texto, A. Barry escreveu acerca da sociedade pagã: “Ao perder a concepção viva de um Deus vivo, também perdeu a concepção do alvo e da perfeição da vida humana; e, assim sendo, passou a vagar sem alvo, sem esperança, sem cuidado”. Então, antes de falar das atitudes do discípulo de Cristo, Paulo diz que o mesmo aprendeu, ouviu e foi instruído acerca do novo viver.

3.3. Atitudes que fazem a diferença.
A seguir o texto de Efésios 4.22-24 destaca que é fundamental um contínuo despojar-se (v. 22), uma contínua renovação (v. 23) e um contínuo revestimento (v. 24). É preciso despojar-se das práticas da natureza pecaminosa do “velho homem”, com suas paixões descontroladas, engano e uma vida alheia em relação a Deus. É mais do que necessário cultivar a mente em constante renovação por intermédio da Palavra de Deus e uma contínua busca em oração sobre a vontade de Deus. É importante também vestir-se “com a nova natureza”, retratada por um viver correto e dedicado a Deus.

Conclusão.
Como discípulos de Jesus Cristo, devemos viver no presente século com atitudes pessoais e diárias de devoção, adoração e serviço a Deus e aos semelhantes (Rm 12). É o nosso culto “espiritual e autêntico”, enquanto estivermos neste mundo.

Questionário.

1. Desde quando vem o chamado de Deus para que o Seu povo seja diferente?
R: Desde o Antigo Testamento (Lv 18.1-5).

2. Qual a tendência do presente século?
R: O conformismo (Rm 12.1-2).

3. Por que é preciso estarmos alertas?
R: Porque a mistura enfraquece (Os 7.8-9).

4. Quais as três expressões extraídas de Efésios 4?
R: Despojar, renovar e revestir (Ef 4).

5. O que Efésios 4.22-24 destaca?
R: Que é fundamental um contínuo despojar-se, uma contínua renovação e um contínuo revestimento (Ef 4.22-24).

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 10

EDITANDO
AULA EM 03 DE JUNHO DE 2018 - LIÇÃO 10
(Revista Editora Betel)

Tema: Vivendo neste presente século

Texto Áureo: 2 Pe 3.18

INTRODUÇÃO
Professor(a), nessa lição ensine como devemos viver no tempo atual e enfatize a necessidade de santificação e ajuda entre os irmãos.
"salvos pela maravilhosa graça de Deus, mas continuamos a viver neste mundo", o grande projeto de Deus para a humanidade é separar um povo liberto neste mundo, mas não tirá-lo do mundo e sim deixar para que faça a diferença entre as pessoas perdidas. Essa é a nossa comissão.
"mas não somos do mundo", caminhamos nessa terra como peregrinos, assim como o povo de Deus caminhou no deserto. Devemos nos comportar como peregrinos, não esperar nada daqui, mas lutar pela nossa morada futura.
1. Algumas marcas do presente século.

1.1. Influências do presente século.
- "é o papel central da informação e do conhecimento aliado à globalização", essa é uma marca desse tempo, a informação ocupa centralidade, quem tem a informação consegue as melhores oportunidades e se destaca em todas as áreas. A globalização é o conjunto de recursos e meios que faz o mundo estar interligado nos negócios e na vida social.
"A rapidez e a superficialidade dos relacionamentos", a rapidez se refere ao fato de a pessoa conseguir se relacionar de forma fácil e por isso muito rápida, porém esse relacionamento é superficial, não tem profundidade, tem sumido a cada dia a figura do amigo confidente, aquele mais chegado que um irmão.
"como também entre a pessoa e Deus", infelizmente os crentes são influenciados por essa sociedade pós moderna e muitos querem ter um relacionamento superficial também com Deus.

1.2. Desafios do discípulo de Cristo.

- "ao ponto de a Bíblia designá-la de “novo nascimento” ou “ressurreição", devido a importância que a Palavra de Deus dá a esse fenômeno ao ponto de apresentar ele como uma mudança radical de estilo de vida da pessoa e chamar essa pessoa de "santa" independente de seu passado, é de se esperar que as coisas a nossa volta se modifiquem também, porém nada acontece de novo em torno de nós, é o mesmo mundo. Nós é que mudamos nele.
"passando por alguns momentos difíceis", sofremos com os mesmos problemas que todos os outros cidadãos do mundo, porém a diferença é que passamos com Jesus e somos guiados pelo Seu Espírito Santo e assim suportamos bem as adversidades. 

1.3. Mundo: estamos, mas não somos.
"pois adota um “modus vivendi” sem considerar a vontade de Deus", modus vivendi é um jargão que vem do latim que se refere a estilo do vida, o modo como a pessoa conduz a sua própria vida.
"pois o mundo aborrece os que são discípulos de Jesus", a palavra "aborrece" aqui se traduz por odiar, quer dizer que o mundo odeia os discípulos de Cristo. De fato já observamos pessoas que nos maltratam pelo simples fato de sermos servos do Senhor Jesus.  

2. Vivendo como uma nova criatura.

2.1. Luz e sal no mundo.
"O poeta e pastor inglês John Donne escreveu: “Nenhum homem é uma ilha”, esse poeta foi um pregador que viveu no século XVII, quando ele afirma que nenhum homem é uma ilha, significa que ninguém está sozinho, sempre haverá uma forma de relacionamento.
" pois estavam sendo enviados ao mundo para anunciar o Evangelho", Jesus sabia do perigo que cada um de nós correria no mundo, pois vivemos no meio da sujeira da pecado e Ele mesmo deu o exemplo do que devemos fazer uns pelos outros, orar para Deus guardar do mal e santificar.  
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com