Lição 6 - Jesus Cura um Homem Doente



2º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que a bondade de Deus não tem limites e Ele está pronto a nos atender em nossas dificuldades.
Ponto central: A bondade de Deus alcança a todos que confiam nEle. 
Memória em ação: “O Senhor Deus é bom. Em tempos difíceis, Ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção” (Na 1.7).

     Querido (a) professor (a), na próxima aula vamos contar às crianças a história de um homem que, há 38 anos, esperava o milagre de surgir uma mão amiga para lhe ajudar. Se na aula passada falamos sobre a importância da amizade verdadeira em nossas vidas, agora vamos refletir, através de João 5.1-18, sobre a falta que ela nos faz. Como sabemos, esta mão amiga surgiu e foi o primeiro milagre que aquele pobre deficiente encontrou – Jesus Cristo, nosso maior e melhor amigo, que nunca nos desampara.
      Podemos extrair inúmeros aprendizados da lição de hoje. Como sua revista bem direciona, nosso foco é que a criança aprenda sobre a bondade de Deus, que alcança a todos, mesmo os mais excluídos, desalentados, pobres e solitários. Que seus primários saibam, desde já, que nunca estarão sozinhos, pois dispõem de um fiel amigo que vem com provisão e salvação, mesmo nos momentos mais difíceis.
     Como temos lhe dito repetidas vezes, professor (a), uma das mais eficientes metodologias para transmitir um conhecimento aos seus alunos é através de sua própria vida. Por isso, a cada mensagem que se prepara para transmiti-los, deixe que primeiro seja transmitida ao seu coração pelo Espírito Santo. Quem sabe na lição passada, ao falar daqueles quatro leais amigos, você tenha se entristecido por não identificar nenhum em sua vida?! Contudo, hoje ouve do maior e melhor amigo que Ele sempre esteve e estará ao seu lado.
     Quem de nós não tem um problema ou motivo de oração tão antigo quanto o do paralítico dessa história?! Anos de espera, de expectativas frustradas, às vezes de desânimo e cansaço. Mas muitas vezes estamos engessados, imobilizados, pela crença de que não há ou há apenas uma única saída para o nosso caso. Quando na verdade o Todo-Poderoso pode nos surpreender, nos enviando o milagre de uma maneira totalmente diferente da que nos apegamos, quem sabe há décadas. O que pode estar te paralisando nesta dor, na sua caminhada?
      Não importa qual seja o caso, ou o quão sem saída ele pareça, creia que o Salvador está ao seu lado. E mais do que te levar até o “tanque”, até à solução, Ele tem poder para ser essa solução para você!
      Traga à sua memória situações que, através da mão amiga de Jesus, você superou, mesmo parecendo insuperável. Recordar dessas guerras vencidas com a ajuda do nosso mais fiel e poderoso amigo fortalece a nossa fé para continuarmos crendo e nos movendo, até ver o milagre consumado.
     Por isso, sugerimos que você promova à turma um momento de testemunhos. Sente-se com as crianças em círculo e peça que eles se lembrem e narrem os medos que eles já superaram, problemas na escola, em casa, com algum amiguinho, etc. Ouça atentamente, encorajando os demais a também participarem. Uma boa maneira de fazer isto é começar por você. Conte da maravilhosa bondade de Jesus em sua vida e do quanto vale a pena confiar nesse maravilhoso amigo. Ao final, ore com as crianças, agradecendo e pedindo que nada nos paralise ou abale nossa fé em Cristo.
       O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.  http://www.escoladominical.com.br