Lição 9, Ética Cristã e Planejamento Familiar 2º Trimestre de 2018 - Título: Valores Cristãos - Enfrentando As Questões Morais de Nosso Tempo

Comentarista: Pr. Douglas Baptista, Líder da Assembleias de DEUS Missão em Brasília - DF
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454.
 
 
PARA MIM O ANTI ÉTICO É FALAR SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR, POIS A BÍBLIA NÃO DÁ QUALQUER RESPALDO PARA ISTO.
 
 
TEXTO ÁUREO“Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre, o seu galardão.” (Sl 127.3).
LIMITARIA EU A HERANÇA E O GALARDÃO DO SENHOR EM MINHA CASA?????
 

VERDADE PRÁTICAGerar filhos, ou não, não é só uma questão de planejamento familiar (GERAR FILHOS NÃO É PLANEJAMENTO FAMILIAR, MAS OBEDIÊNCIA A DEUS E SUA PALAVRA), mas um encargo que abrange a obediência aos desígnios divinos para a família.
ENTÃO DEVEMOS GERAR TANTOS FILHOS QUANTO NOSSO SENHOR DESEJAR.

LEITURA DIÁRIASegunda – Gn 1.28; 2.23,24; 9.1 DEUS ordenou o ser humano a procriar
Terça – Sl 127.3-5 Gerar filhos era sinal de benevolência do Altíssimo
Quarta – 1 Sm 1.6,7 A esterilidade era motivo de preconceito e de discriminação
Quinta – Lc 14.28-32 O planejamento é enaltecido por JESUS CRISTO (O QUE??? ONDE JESUS ELOGIOU PLANEJAMENTO FAMILIAR????)
Sexta – Tg 4.13-15 Nossos projetos precisam da aprovação divina
Sábado – 1 Tm 5.8 A Palavra de DEUS ensina a responsabilidade com a nossa família (CRIAR OS FILHOS NA ADMOESTAÇÃO DO SENHOR - SIM).

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 1.24-3124 – E disse DEUS: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi. 25 – E fez DEUS as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu DEUS que era bom. 26 – E disse DEUS: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. 27 – E criou DEUS o homem à sua imagem; à imagem de DEUS o criou; macho e fêmea os criou. 28 – E DEUS os abençoou e DEUS lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. 29 – E disse DEUS: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento. 30 – E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi. 31 – E viu DEUS tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.
 
OBJETIVO GERAL - Conscientizar a respeito da importância do planejamento familiar. (ABSURDO)
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar o conceito geral de planejamento familiar;  (ABSURDO)
Compreender o que as Escrituras Sagradas dizem a respeito do planejamento familiar;  (ABSURDO)
Discutir a ética cristã e o limite do número de filhos. (ABSURDO)
 
INTERAGINDO COM O PROFESSORSabemos que os filhos são dádivas de DEUS, contudo a decisão de tê-los ou não, ou a decisão quanto ao número de filhos é uma resolução que o casal deve tomar em conjunto (O QUE???? ONDE FICA A BÍBLIA, ONDE FICA DEUS NISSO???? NÃO HÁ QUALQUER APOIO NA BÍBLIA PARA SE DECIDIOR QUANTOS FILHOS SE VAI TER). O crente não precisa temer o planejamento familiar, pois desde que não seja feito por meios abortivos, tal atitude não é pecaminosa e não trará prejuízos ao casal (O QUE???? NÃO HÁ QUALQUER APOIO POR PARTE DA BÍBLIA SOBRE ISTO - NÃO MATARÁS - A VIDA PARA DEUS INICIA ANTES DO SEXO). Criar e educar filhos nos dias atuais é uma tarefa nada fácil, por isso é preciso pensar e orar antes de tomar a decisão de colocar uma criança no mundo (O QUE??? ISSO É UMA AULA DE FALTA DE FÉ EM DEUS???? SE DEUS CUIDA DE PASSARINHOS E DE FLORES, NÃO CUIDARÁ DE N´[OS????).. 
O planejamento familiar permite aos cônjuges analisarem algumas questões bem relevantes para uma família funcional, tais como a saúde física e mental do marido e da mulher, a idade cronológica e as condições financeiras (AGORA VAMOS ENSINAR EGOÍSMO, FALTA DE FÉ EM DEUS????. Os filhos são para toda a vida, por isso é preciso que o casal busque a orientação divina por meio da oração e se submeta a ela.
 
PONTO CENTRAL - O planejamento familiar é imprescindível para uma família funcional (O QUE????? FUNCIOINAR O QUE NESTA CASA???? O INFERNO???? FILHOS SÃO BÊNÇÃOS, NÃO SÃO MALDIÇÕES)..
 
Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.
Salmos 127:1-5
 
 
Resumo da Lição 9, Ética Cristã e Planejamento Familiar
I – CONCEITO GERAL DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
1. Controle de natalidade.
2. Planejamento familiar.
II – O QUE AS ESCRITURAS DIZEM SOBRE O PLANEJAMENTO FAMILIAR
O planejamento familiar, desde que não seja feito por meio de aborto e meios abortivos, não contraria a Palavra de DEUS.
1. A família e a procriação da espécie.
2. O planejamento familiar no Antigo Testamento.
3. O planejamento familiar no Novo Testamento.
III – ÉTICA CRISTÃ E O LIMITE DO NÚMERO DE FILHOS
1. A questão do fator de multiplicação.
2. A questão ética no planejamento familiar.
 
PARA MIM O ANTI ÉTICO É FALAR SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR, POIS A BÍBLIA NÃO DÁ QUALQUER RESPALDO PARA ISTO.
 
pílula anticoncepcional inibe a ovulação e por isso a mulher não entra no período fértil. Além disso ela impede a dilatação do colo do útero, diminuindo a entrada de espermatozoides, evitando que o útero tenha condições para o desenvolvimento do bebê.
OU SEJA É UM ABORTO OCULTO. PAIS NÃO MATEM SEUS FILHOS. NÃO MATARÁS É A ORDEM DE DEUS.
 
 Entende-se planejamento familiar como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal. (LEI Nº 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE 1996. CAPÍTULO I DO - PLANEJAMENTO FAMILIAR Artigo 2º)
Constituição da República Federativa do Brasil, parágrafo 7º do artigo 226 cita que "fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal...(sendo) vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas". (ou seja, o planejamento familiar não é obrigatório, é opcional a cada casal, devendo o mesmo decidir pelo fazer ou deixar de fazer - ENTÃO O CRENTE NÃO DEVE FAZER, JÁ QUE NÃO É OBRIGADO A FAZER E A BÍBLIA NÃO CONCORDA COM ISSO.
 
Mt 6.6.25 NÃO ANDEIS CUIDADOSOS. 
PLANEJAMENTO FAMILIAR É ANTIBÍBLICO E PROVA DE FALTA DE FÉ EM DEUS.
6.30 SE DEUS ASSIM VESTE A ERVA. 
As palavras deste versículo contêm a promessa de Deus a todos os seus filhos nesta era de aflições e incertezas. Deus prometeu tomar as providências para nosso alimento, vestuário e demais necessidades. Não precisamos preocupar-nos nesse sentido, mas fazer a nossa parte, viver para Deus e deixá-lo reinar em nossa vida (v. 33), certos de que assumirá a plena responsabilidade por uma vida totalmente entregue a Ele (1 Pe 5.7; Fp 4.6).
CASAIS QUE SE CASAM E NÃO QUEREM FILHOS ESTÃO JOGANDO FORA AS BÊNÇÃOS DE DEUS EM SUAS VIDAS E ESTÃO DANDO PROVA DE SUA FALTA DE FÉ NA PROVIDÊNCIA DIVINA PARA SEU FUTURO.
 
Jr 1.5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta. 
***Antigamente o Diabo usava espadas para matar crianças (tempo do nascimento de Moisés e de Jesus), hoje usa anticoncepcionais e outros métodos mais sofisticados, porém métodos assassinos, como o aborto.
ANTES QUE EU TE FORMASSE... TE SANTIFIQUEI. Antes de Jeremias nascer, Deus já havia determinado que ele seria profeta. Assim como Deus tinha um plano para a vida de Jeremias, Ele também tem um para cada pessoa. Seu alvo é que o crente viva segundo a sua vontade e deixe que Ele cumpra seu plano em sua vida. Assim como no caso de Jeremias, viver segundo o plano de Deus pode significar sofrimento; porém Deus sempre opera visando o melhor para nós (ver Rm 8.28).
 
Vejamos Gênesis 38:8-10. O Texto Sagrado declara que Deus matou Onã. Porque? Não foi por não querer dar descendência a seu irmão, debaixo do rigor maior da Lei de Moisés a pena disso era "meramente" a humilhação pública, não a morte (Dt. 25:5-10). No tempo de Onã não existia a lei mosaica ainda. Até aí só um crime acarretava a morte, exatamente o assassínio. Sendo que a vida está na semente, quando Onã despejou a semente no chão ele matou a vida humana na semente, propositadamente, assassinou. E Deus cobrou! Podemos acrescentar aqui - Êxodo 21:22-23. Um feto também é gente, e quem provocar a morte de um feto leva a pena máxima.
 
“Examinai tudo. Retende o bem.” (1Ts 5.21). 
1 Jo 4.1 PROVAI... OS ESPÍRITOS. O motivo para provar todo espírito (i.e., pessoa impelida ou inspirada por algum espírito), é que "muitos falsos profetas" se abrigarão na igreja. Isso acontecerá, principalmente, pelo aumento da tolerância da igreja quanto a doutrinas antibíblicas, perto do fim dos tempos (ver Mt 24.11; 1 Tm 4.1; 2 Tm 4.3,4; 2 Pe 2.1,2). O cristão deve testar todos que, sendo cristãos professos, são mestres, escritores, pregadores e profetas, e mesmo todo indivíduo que afirma que sua obra ou mensagem provém do Espírito Santo. O crente nunca deve crer que certo ministério ou experiência espiritual é de Deus, somente porque alguém afirma isto. Além disso, nenhum ensinamento, nem doutrina, devem ser aceitos como verdadeiros somente por causa de sucesso, milagres, ou unção aparente da pessoa, OU POR SER FAMOSA, INTELIGENTE, TER MUITOS DIPLOMAS, TER SUCESSONA MÍDIA TELEVISIVA OU OUTRA QUALQUER OU PERTENCER A ALGUMA FAMOSA EDITORA DE LIVROS (Mt 7.22; 1 Co 14.29; 2 Ts 2.8-10; 2 Jo 7; Ap 13.4; 16.14; 19.20). 
(1) Qualquer ensino deve ser testado, comparando-o com a revelação da verdade de Deus, nas Escrituras (ver Gl 1.9). 
(2) É o conteúdo do ensino que precisa ser testado. O ensino tem o mesmo tipo de conteúdo e sentido do ensino apostólico segundo o NT? Deve ser recusado qualquer ensino que alguém afirma ter recebido do Espírito Santo ou de anjo, OU VINDA DE ALGUM CATEDRÁTICO FAMOSO, mas que não pode ser confirmado pela sã exegese bíblica. 
(3) A vida do mestre deve ser averiguada quanto ao seu relacionamento com o mundo ímpio, e quanto ao senhorio de Cristo na vida da pessoa (vv. 2,6; Rm 10.9).

Para o cristão, ter ou não ter filhos, não é apenas uma questão biológica, mas uma decisão que envolve fé, amor e obediência aos princípios de Deus para a família.
2 Tm 4.4 À VERDADE. A Palavra de Deus deve ser nosso supremo guia quanto à verdade e norma de vida. 
(1) Devemos ter a Palavra de Deus, dada pelo Espírito Santo, como nosso guia único e suficiente, no julgamento daquilo que cremos e fazemos. 
(2) A tendência de certas igrejas de formular doutrinas, práticas ou novas verdades, partindo de experiências subjetivas, de milagres, do sucesso, dos alvos centralizados nos homens, SUCESSO EDITORIAL E OUTROS, sem sólida autenticidade bíblica, será um dos meios principais de Satanás semear engano durante a apostasia dos últimos dias (ver Mt 24.5,11; 2 Ts 2.11)
 
Pv 17.6 Coroa dos velhos são os filhos= Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.
Gn 15.2 
Um pai, pedindo filhos= Então, disse Abrão: Senhor JEOVÁ, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer.
Gn 17.15,16
 Promessa de filhos= Disse Deus mais a Abraão: a Sarai, tua mulher, não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Porque eu a hei de abençoar e te hei de dar a ti dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.
1 Sm 1.7 
O choro da mulher estéril = E assim o fazia ele de ano em ano; quando ela subia à Casa do SENHOR, assim a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
1 Sm 1.5 
O SENHOR LHE TINHA CERRADO A MADRE. A esterilidade de Ana é atribuída diretamente à ação divina. Deus não lhe permitira ter filhos, a fim de prepará-la para o nascimento de Samuel. Da mesma maneira, Deus pode, às vezes, permitir que tenhamos decepções ou então conduzir-nos à situações em que nos sentimos inaptos ou inferiores, para que assim Ele possa
continuar a realizar a sua vontade em nossa vida. Devemos então fazer conforme fez Ana levar diretamente ao Senhor as nossas circunstâncias e nossas mágoas, e esperar nEle (vv. 10-19; ver Rm 8.28 nota).
1 Sm 1.10,11 
Um filho dado a Deus = Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente.E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
1 Sm 1.11 
UM FILHO... AO SENHOR O DAREI. Ana demonstrou sua dedicação ao Senhor, pela sua disposição de dedicar seu filho à obra do Senhor. Os pais crentes de hoje também podem expressar sua dedicação a Deus e à sua obra, dedicando seus filhos e filhas ao ministério ou à obra missionária em outros países. Pais que apóiam, incentivam e oram por seus filhos desfrutarão grandemente do favor de Deus.1.11 SOBRE A SUA CABEÇA NÃO PASSARÁ NAVALHA. Não cortar o cabelo fazia parte do voto de nazireado (ver Nm 6.5,14 notas).1.20 TEVE UM FILHO... SAMUEL. Embora este livro, na sua maior parte, trate da transição, na história de Israel, do período dos juízes para o da monarquia, seus oito primeiros caps. ocupam-se do nascimento, infância e liderança profética de Samuel, o último juiz de Israel. Esse profeta de Deus antecedeu a instituição do reino em Israel, cujo rei devia permanecer submisso à Palavra de Deus e ao seu Espírito, manifestos em Samuel (11.14-12.25). Através da Bíblia, o profeta, como representante de Deus em Israel, tinha precedência sobre o rei e todos os demais cargos (cf. Ml 4.5,6; Lc 7.24-28).1.28 AO SENHOR EU O ENTREGUEI. Ana deve ser reconhecida como exemplo da mãe segundo a vontade de Deus. Desde o primeiro momento em que desejou ter um filho, ela, decididamente e em oração, o apresentava diante do Senhor (vv. 10-28). Ela considerava seu filho uma dádiva graciosa da parte de Deus, e expressou sua intenção de cumprir seu voto, entregando seu filho ao Senhor (vv. 11,24-28; ver o estudo PAIS E FILHOS)
 Lc 1.31 Um filho especial =
E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
1.28 AGRACIADA. Maria foi agraciada mais do que todas as outras mulheres, porque lhe foi concedido ser a mãe de Jesus. Mas as Escrituras não ensinam em lugar algum que devemos dirigir-lhe orações, nem adorá-la, nem atribuir-lhe títulos especiais. Maria é digna do nosso respeito, mas somente o Filho é digno da nossa adoração. 
(1) Maria foi escolhida por Deus porque ela achou graça diante dEle (cf. Gn 6.8). Sua vida santa e humilde agradou tanto a Deus, que Ele a escolheu para tão sublime missão (2 Tm 2.21). 
(2) A bênção de Maria, por ter sido escolhida, trouxe-lhe grande alegria, mas também muita dor e sofrimento (ver 2.35), uma vez que seu Filho seria rejeitado e crucificado. Nesta vida, a chamada de Deus sempre envolve bênção e sofrimento, alegria e tristeza, sucesso e desilusão.
1.35 O SANTO. Tanto Mateus como Lucas declaram de modo explícito e inconfundível que Jesus
nasceu de uma virgem (v. 27; Mt 1.18,23). O Espírito Santo viria sobre ela, e o Filho seria concebido mediante uma intervenção divina milagrosa. Por causa da sua concepção milagrosa, Jesus será o Santo , ou seja: Ele não terá qualquer mácula do pecado. 
1.38 SEGUNDO A TUA PALAVRA. Maria submeteu-se plenamente à vontade de Deus e confiou na sua mensagem através do anjo. Aceitou alegremente a honra e ao mesmo tempo o opróbrio resultante de ser a mãe da divina criança. As jovens crentes devem seguir o exemplo de Maria quanto à castidade, ao amor a Deus, à fidelidade à sua Palavra e à disposição de obedecer ao Espírito Santo.
 
GÊNESIS 1.27,28= E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
1.28 FRUTIFICAI, E MULTIPLICAI-VOS. O homem e a mulher receberam o encargo de serem frutíferos e de dominarem sobre a terra e o reino animal. - 
(1) Foram criados para constituírem lares para a família. Esse propósito de Deus, declarado na criação, indica que Ele volta-se para a família que o serve e que a criação de filhos é algo de máxima prioridade no mundo (ver Ef 5.21; Tt 2.4,5;). 
(2) Deus esperava deles que lhe dedicassem todas as coisas da terra e que as administrassem de modo a glorificar a Deus e cumprir o propósito divino (Sl 8.6-8; Hb 2.7-9). 
(3) O futuro da terra passou a depender deles. Quando pecaram, trouxeram ruína, fracasso e sofrimento à criação de Deus (3.14-24; Rm 18.19-22). 
(4) É obra exclusiva de Jesus Cristo restaurar a terra à sua posição e função perfeitas, na sua vinda, no fim desta era (Rm 8.19-25; 1 Co 15.24-28; Hb 2.5-8; ver Ap 21.1)

GÊNESIS 30.1,22,23= 
1 Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel inveja de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morro.
O desejo de ter filhos é natural à uma mulher e de ser amada por seu esposo é seu ideal de vida, note que Raquel já estava no desespero e a ponto de desejar morrer se não tivesse filhos.
22 E lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre. 
Não é que DEUS tinha se esquecido, mas que era preciso ser lembrado, ou seja, os filhos deveriam ser desejados a ponto da mãe suplicar para que os tivesse.
23 E ela concebeu, e teve um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha.
30.1 
DÁ-ME FILHOS. Estes versículos registram a constituição da família de Jacó, cujos filhos fundaram as tribos de Israel. Na narrativa vemos Deus operando para cumprir o seu sumo propósito, a despeito das fraquezas, das lutas e das falhas humanas na família de Jacó. 
 Na Bíblia nunca se encontra alguém desejando ou pedindo a DEUS: Não me dê filhos; ou Não me dê mais filhos.
1 CORÍNTIOS 7.5= Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.
Note que aqui o tempo em que há separação sexual entre o casal é para orarem, ou seja é um tempo curto e tempo para buscarem o prazer e a paz do reino espiritual e não carnal. Não está se referindo a tempo dedicado a evitar filhos.
 
DEVEMOS
1- Analisar as questões do controle da natalidade e planejamento familiar à luz da ética cristã.
A ÉTICA CRISTÃ DEVE SER SUBMISSA A PALAVRA DE DEUS QUE INCENTIVA A PROCRIAÇÃO, NUNCA APOIA CONTROLE DE NATALIDADE E NEM PLANEJAMENTO FAMILIAR.
2- Reconhecer que a vontade de Deus, acerca da limitação de filhos, está acima das razões e dos argumentos humanos. 
OU SEJA, DEUS NUNCA FALOU SOBRE EVITAR FILHOS, MAS SIM EM TÊ-LOS COMO SINAL DE SUA BENÇÃO.
 
Para os "modernos" (INCLUSIVE CRENTES) tudo é normal desde que seus interesses sejam satisfeitos. A questão financeira é colocada acima da fé em DEUS e em sua palavra.
 
 
Controle da natalidade. 
Convênios firmados pelo governo do Brasil vem proporcionando aos municípios a aplicação das mais modernas técnicas na área de planejamento familiar. Diante desse monstruoso trabalho, resultados catastróficos vem sendo colhidos.
É permitido, principalmente, às famílias de baixa renda um direito de escolha do número de filhos que os casais desejam ter. Desde a implantação deste programa, houve uma sensível redução na taxa de natalidade, na ordem de 30% no país.
*** É o assassinato em massa legalizado e estimulado por aqueles que não temem a DEUS. Existem já países onde não existem mais jovens, a população envelhecida está triste e sem a força de trabalho de que precisa para o progresso que o país necessita; tudo em nome da falta de DEUS em suas vidas.
 
 9.1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.
 
A natalidade no Antigo Testamento.
a) Filhos, uma bênção de Deus. 
Gn 16.2 Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. (Não ter filhos é maldição provinda de DEUS)
Gn 16.2 Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. (A maior humilhação para uma mulher era não ter filhos, maior até que permitir ao marido adulterar, para que tivessem um filho).
Gn 17.16 Abençoá-la-ei, e também dela te darei um filho; sim, abençoá-la-ei, e ela será mãe de nações; reis de povos sairão dela. (Ter filhos é bênção de DEUS)
Gn 30.6 Então disse Raquel: Julgou-me Deus; ouviu a minha voz e me deu um filho; pelo que lhe chamou Dã.
(Filho resposta de DEUS à oração.)
b) Não ter filhos era sinal de infelicidade. 
Gn 30.1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão eu morro.
(Não ter filhos causava inveja e discórdias entre irmãs e poderia causar a separação entre Raquel e seu amado Jacó.Ver Gn 30.20.Gn 30.14-16 diz que até se tomava remédios para se conceber. (MANDRÁGORAS. Esta erva é considerada um afrodisíaco, i.e., um estimulante sexual)
c) Ter família numerosa era sinal de bênção. 
Sl 127.3-5 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.
Filhos são herança de DEUS = Como vemos nossos filhos? O que estamos fazendo com a nossa herança que DEUS nos deu?
Fruto do ventre é galardão ou prêmio = Cabe a nós aceitarmos ou recusarmos os presentes de DEUS para nós; será que DEUS nos daria um presente ruim?
Flechas = Os filhos não são nossos, eles vão um dia ter suas próprias famílias, são flechas atiradas ao mundo. São também para defenderem e tratarem de seus pais na velhice dos mesmos.
Enche deles sua aljava = Aljava é a vasilha onde se coloca as flechas nas costas. Assim os muitos filhos devem encher nossas casas de alegria, segurança e prosperidade.
Lembrem-se pais e mães de que os filhos são flechas que um dia vão e vocês dois, pai e mãe devem investir um no outro para que terminem seus dias em paz, harmonia, juntos como começaram; dando exemplo para seus filhos.
3. A natalidade no Novo Testamento.
a) A natalidade enaltecida. 
Gl 4.4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,
Ainda bem que esta mulher não teve a infeliz idéia que muitas mulheres têm hoje, a de abortar.
Jo 10.1 Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. (A porta de entrada aqui na terra é o nascimento físico, a porta que Satanás entrou aqui foi outra, mas aquele que veio para nos salvar entrou pela mesma porta que nós para mostrar sua humanização e conseqüente capacitação para nos salvar do pecado).
b) Ter filhos, uma bênção de Deus. 
Mt 18.2,4 COMO UMA CRIANCA. Receber o reino de Deus como criança significa recebê-lo de maneira tão singela, humilde, confiante e sincera, que nos voltamos contra o pecado e aceitamos Cristo como nosso Senhor e Salvador, e Deus como nosso Pai celestial. E... AS ABENÇOOU. Cristo se interessa profundamente pela salvação das crianças e pelo seu crescimento espiritual. Os pais cristãos devem empregar todos os meios da graça ao seu alcance para levar seus filhos a Cristo, porque Ele anseia recebê-los, amá-los e abençoá-los
 
O cristão e o planejamento familiar. 
Não existe planejamento familiar feito pelo ser humano que seja apoiado por DEUS.
Orientação quanto à natalidade. Aspectos a serem considerados: 
a) A vontade de Deus. 
Duvidamos que DEUS daria uma multidão de filhos a alguém que o teme, sendo que estes filhos passariam fome. Na Bíblia não vemos mulheres com excesso de filhos. (Quando uma mulher tinha mais do que três filhos é porque poderia cuidar de mais de três filhos; DEUS é fiel.
Mt 6.33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
b) Alimentação, saúde e educação digna. 
Mt 6.25-34 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; Contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
c) A abstenção permitida. 
Para orar, não para evitar filhos. 
3. O posicionamento cristão.
a) A limitação de filhos. 
Não encontramos base Bíblica para isso. Quem controla a família é DEUS, ELE e somente ELE sabe o futuro e cuidará para que tenhamos o tamanho da família que deseja que tenhamos.
b) O planejamento possível.  
Possível, mas não autorizado por DEUS e sua Palavra. A escolha e decisão cabe ao casal.
Dt 30.19 O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
 
CONCLUSÃO
Os filhos são bênçãos do Senhor (Sl 127.3-5; 128.3,4) e não devem ser evitados por razões egoísticas e utilitaristas.
Observações Importantes segundo meu entendimento (Pr.Luiz Henrique de Almeida Silva):
É interessante que algumas pessoas acham que existe para DEUS diferença entre o velho e novo testamento quando a questão é filhos. Por exemplo,  temos visto comentários dizendo que no novo concerto ter poucos filhos ou não tê-los é normal e é perceptível uma alusão ao planejamento familiar apoiado por DEUS, o que não é verdade. Não há respaldo Bíblico para o planejamento familiar. Na Bíblia só encontramos mulheres clamando a DEUS por filhos, nunca pedindo para não tê-los. Estamos vivendo época de egoísmo e materialismo, onde as pessoas só se importam com seu conforto e vida sossegada sem trabalho e sem cruz. A falta de fé em DEUS e em sua provisão tem levado casamentos ao fracasso total e conseqüente separação por falta das maiores bênçãos de DEUS no casamento, os filhos. Velhos têm acabado suas vidas no asilo devido à falta de quem cuide dos mesmos na velhice; eles mesmos decidiram ter poucos filhos, agora estão amargando a colheita do que plantaram.
Mesmo se o Estado proibisse haveria a aprovação de DEUS para a não obediência ao Estado e sim a DEUS. (Êx 2.1,2 Foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.A mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. (Assim Moisés escapou da morte). Terra para todos existe, o que falta é deixarem os homens de pensarem que são donos dela.
Estamos citando idéias de PAPA, RABINOS, MÉDICOS, PASTORES e PROFESSORES; mas o que diz DEUS? Lembrem-se de que a infalível PALAVRA DE DEUS é a BÍBLIA e lá não vamos encontrar apoio para evitar filhos, abortar ou planejá-los; encontraremos sim o desejo em tê-los e quantos mais, melhor. Somente em casos extremos como de perigo de morte da mãe é que poderíamos arriscar um aborto ou evitar uma gravidez; sabendo que estamos nos arriscando mesmo assim em ofender a DEUS pela nossa pequeníssima ou nenhuma fé. Que DEUS nos ajude a não estimularmos estes pecados aos nossos alunos.
 
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - Planejamento familiar não é controle de natalidade, mas é a paternidade-maternidade responsável. (O QUE??? - É ANTIBIBLICO)
SÍNTESE DO TÓPICO II - O planejamento familiar não contraria as Escrituras Sagradas. (CONTRARIA SIM - “Eis que os filhos são herança do SENHOR e o fruto do ventre, o seu galardão.” Sl 127.3; Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra).
SÍNTESE DO TÓPICO III - O planejamento familiar é uma questão ética que precisa ser analisada a luz da Palavra de DEUS e discutida pela Igreja. (O QUE??? ENTÃO NÃO PRECISA SER DISCUTIDA JÁ QUE NÃO É DE DEUS).
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP1“[...] Neste século, em que a maternidade já é vista como algo sem tanto valor por parte de certos segmentos da sociedade; quando, por outro lado, há quem deseje ardentemente ter um filho, em função da infertilidade; quando a reprodução in vitro já é uma realidade; o problema do chamado ‘controle da natalidade’ ou do planejamento familiar é sempre atual.
Esse é um tema preocupante em termos da ética cristã. Isso porque para o cristão, ter ou não ter filhos não é apenas uma questão biológica, mas uma decisão que envolve fé, amor e obediência aos princípios de DEUS para a família. Para os não-cristãos, a questão é respondida de modo pragmático. Há pessoas que, em função de sua vida individualista e hedonista, ter filhos é um empecilho à liberdade de cada um.
De acordo com a ONU, o planejamento familiar ‘é o exercício da paternidade responsável, e a utilização voluntária e consciente por parte do casal, do instrumento necessário à planificação do número de filhos e espaçamentos entre uma gestação e outra. Pressupõe o uso de métodos anticoncepcionais produzidos pela ciência’. Notemos que há uma diferença fundamental entre ‘o controle da natalidade’ e o planejamento familiar, na visão sociológica. O primeiro pressupõe medidas rígidas (controles) impostas por determinado governo, interferindo na liberdade de um casal ter ou não determinado número de filhos. O segundo utiliza métodos persuasivos (O QUE???? ENGANAM AS PESSOAS COM MÍDIAS E PRODUTOS ABORTIVOS GRATUITOS INCENTIVAM NÃO A VIRGINDADE, MAS O USO DE PRESERVATIVOS E PÍLULAS), buscando a adesão dos casais à limitação do número de filhos, bem como o espaçamento entre gestações, com o concurso de meios científicos à disposição das famílias” (LIMA, Elinaldo Renovato de. Ética Cristã: Confrontando as questões morais do nosso tempo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp. 55-57)
 
CONHEÇA MAIS TOP1
*Um encargo entregue pelo Senhor
“FRUTIFICAI E MULTIPLICAI-VOS. O homem e a mulher receberam o encargo de serem frutíferos e de dominarem sobre a terra e o reino animal. (1) Foram criados para constituírem lares para a família. Esse propósito de DEUS, declarado na criação, indica que Ele volta-se para a família que o serve e que a criação de filhos é algo de máxima prioridade no mundo [...].”
 
Para conhecer mais leia “Bíblia de Estudo Pentecostal”, CPAD, p.34.
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP2
“Procriar, uma determinação divina (Gn 1.28)
Após criar os céus e a terra, com a luz cósmica, a terra (porção seca), os mares, os animais, e a vegetação, DEUS criou o homem, de modo especial, dizendo: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança [...]’ (Gn 1.26). ‘E criou DEUS o homem à sua imagem; à imagem de DEUS o criou; macho e fêmea os criou. E DEUS os abençoou e DEUS lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a’ (Gn 1.27,28). Este foi o primeiro mandamento dado ao homem pelo Criador após criar o ser humano, masculino e feminino. Note-se que este mandamento foi dado antes da Queda. Assim, já estava implícita a sexualidade, tendo o homem os órgãos e o instinto sexual, com plena capacidade reprodutiva. Isso põe em terra a falsa ideia de que o pecado de Adão foi o ato sexual. DEUS criou os órgãos sexuais com propósito definido.
Os que se opõem a qualquer tipo de limitação de filhos, ou planejamento familiar, argumentam que, se DEUS disse ‘crescei e multiplicai-vos’, não é correto limitar filhos. Mas, conforme podemos depreender da Bíblia, DEUS não exige do homem o tamanho de sua família ou prole (O QUE?????? - ONDE NA BÍBLIA DIZ PARA EVITAR FILHOS?). O número de filhos nunca foi especificado na Bíblia, como condição especial para o cumprimento da vontade divina (O QUE???? NA BÍBLIA TODA É CONSIDERADO MALDIÇÃO NÃO TER FILHOS). DEUS não estabeleceu, de modo rígido, taxativo, o multiplicador” (O QUE???? MAS TAMBÉM DEUS NUNCA DISSE QUALQUER COISA SOBRE EVITAR FILHOS OU PLANEJAR O TAMANHO DE SUA FAMÍLIA - CABE A ELE - DEUS - DETERMINAR QUANTOS FILHOS CADA UM DEVE TER) (LIMA, Elinaldo Renovato de. Ética Cristã: Confrontando as questões morais do nosso tempo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp. 57-58).
 
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO TOP3“O controle da natalidade é medida de caráter coercitivo, determinada por governos, com o intuito de diminuir o crescimento populacional. Como o cristão deve posicionar-se ante essa atitude impositiva, por parte dos governos em diversos países do mundo? (EXEMPLO MAIOR CHINA)
Entendemos que o cristão não deve concordar com o ‘controle da natalidade’, visto que, visando fins utilitaristas e econômico-sociais, configura uma intervenção direta na vontade de um casal, quanto a ter ou não ter filhos.
O planejamento familiar não interfere na decisão do casal. Apenas orienta quanto à natalidade” (O QUE???? ISSO É CONTRÁRIO À BÍBLIA) (LIMA, Elinaldo Renovato de. Ética Cristã: Confrontando as questões morais do nosso tempo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp. 61-62).
 
PARA REFLETIR - A respeito do tema “Ética Cristã e Planejamento Familiar”, responda:O que é controle de natalidade? Procedimentos de políticas demográficas com o objetivo de diminuir ou até mesmo impedir o nascimento de crianças. Tais medidas são adotadas pelos governos totalitários para refrear o aumento da população de um país.
Em que consiste o planejamento familiar? Consiste em instituir a paternidade-maternidade responsável. Trata-se de uma decisão voluntária e sensata por parte dos pais quanto ao número de filhos que possam ter com dignidade (O QUE??? - ISSO É ANTIBIBLICO - SÓ DEUS TEM O PODER DE DECIDIR QUANTOS FILHOS O CASAL DEVERÁ TER).
O que DEUS disse após criar o primeiro casal? Após criar o primeiro casal, DEUS o abençoou e disse: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 1.28).
Em relação à fertilidade, o que vemos tanto no Antigo quanto no Novo Testamento? Vemos que a fertilidade era vista como uma dádiva divina: “Eis que os filhos são herança do SENHOR e o fruto do ventre, o seu galardão.” (Sl 127.3).
Segundo a lição, a ordem de DEUS para “procriar” é geral ou específica? Explique. A ordem de procriação é “geral” e não “específica”; ou seja, DEUS ordenou a reprodução da raça humana, não a reprodução de cada pessoa. (A ORDE DE DEUS É: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 1.28) - Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta. Salmos 127:1-5.
ORDEM DE DEUS MULTIPLICAR, FRUTIFICAR, ENCHER A TERRA, BEM AVENTURADO O QUE TEM MUITOS FILHOS. - ISSO É BÍBLIA.

 
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 74, p40.
 
MUITO INFELIZ A LIÇÃO 9 DA CPAD.
 
AJUDA BIBLIOGRÁFICA
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. 
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia - Myer Pearman - Editora Vida
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
Comentário Bíblico TT W. W. Wiersbe
Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W. Wiersbe
CRISTOLOGIA - A doutrina de JESUS CRISTO - Esequias Soares - CPAD
Ética Cristã - Norman Geisler - Sociedade Religiosa Edições Vida Nova - Caixa Postal 21266, São Paulo-SP 04602-970
Ética - Pr. Humberto Schimitt Vieira - MANUAL DE ETICA MINISTERIAL - Cantares - Gravadora e Editora - www.gravadoracantares.com.br
ÉTICA E O MELHOR NEGOCIO - Por John Maxwell
Ética ministerial - Jânio Santos de Oliveira - Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de DEUS Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro - janio-construcaocivil.blogspot.com
Dicionário Bíblico Wycliffe - CPAD
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
http://www.gospelbook.netwww.ebdweb.com.brhttp://www.escoladominical.nethttp://www.portalebd.org.br/, Bíblia The Word.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Revista Ensinador Cristão - CPAD.Revista CPAD - Lições Bíblicas - 2002 - 3º Trimestre - Ética Cristã - Pr. Elinaldo Renovato de Lima
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Teologia Sistemática Pentecostal - A Doutrina da Salvação - Antonio Gilberto - CPAD
Teologia Sistemática - Conhecendo as Doutrinas da Bíblia - A Salvação - Myer Pearman - Editora Vida
Teologia Sistemática de Charles Finney
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. As novas fronteiras da Ética Cristã. CPAD.
DOUGLAS, Baptista. Valores Cristãos: enfrentando as questões morais do nosso tempo. CPAD
GILBERTO, Antonio, et al. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.
Legislação Brasileira de Transplante de Órgãos. 2002.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
https://detonandoamatrix.wordpress.com/2012/01/25/as-diferenc%CC%A7as-fisiolo%CC%81gicas-entre-homens-e-mulheres-parte-2/

Comentário Bíblico Wesleyana - Editora Vida  http://www.apazdosenhor.org.br