SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (153) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (189) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (401) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (597) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

23 agosto 2018

CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 26-08-2018 – Lição 9: Jesus, o Holocausto Perfeito



Esse post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feito uma vez.” – Hebreus 10.10

Verdade Prática

Os holocaustos da Antiga Aliança eram transitórios e imperfeitos, mas o sacrifício de Jesus Cristo é perfeito e eterno, porque Ele morreu e ressuscitou eficazmente por toda a humanidade.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Levítico 1.1-9
1 E chamou o Senhor a Moisés e falou com ele da tenda da congregação, dizendo: 
2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.
3 Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor. 
4 E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito por ele, para a sua expiação. 
5 Depois, degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue e espargirão o sangue à roda sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação. 
6 Então, esfolará o holocausto e o partirá nos seus pedaços. 
7 E os filhos de Arão, os sacerdotes, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. 
8 Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo em cima do altar. 
9 Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isto queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra, então a edição é mencionada.
Hebreus 10.12 – “Mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus.”
Logo em seu início, o livro de Levítico traz instruções reveladas por Deus, detalhando os sacrifícios oferecidos no Tabernáculo. Tudo apontando para o sacrifício perfeito, melhor, superior de nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
O Senhor Jesus fez tudo que era necessário para a expiação e o fim do pecado. Fez tão eficazmente e suficiente, que nunca será necessário outro sacrifício.
  1. H. Spurgeon (1834-1892):
“Oh! Se o último fio não tivesse sido tecido na nossa veste de justiça, Ele estaria providenciando agora. Se a última parcela de nossa dívida não tivesse sido paga, ele estaria quitando agora. Se a última pedra do edifício da redenção não estivesse assentada, Ele nunca descansaria, até que, como sábio construtor, tivesse posto a pedra de cima do templo espiritual da nossa salvação. Oh! Mil vezes não, porque o fato dele estar assentado, prova que a Sua obra está consumada.”
No Tabernáculo não havia cadeira, pois repetiam-se os sacrifícios dia após dia. No Santo dos Santos celestial, Cristo descansa de Sua obra perfeita.
João 19.30 – “Está consumado.”

I – O HOLOCAUSTO, O SACRIFÍCIO MAIS ANTIGO

1 – Definição de holocausto

Holocausto – do substantivo feminino olah. Ocorre 289 vezes no Antigo Testamento. A acepção para o propósito desta lição é a que define esta palavra do hebraico, como “ir para cima.” Que sobe, que ascende. (Strong).
Holocaustos se tratam das ofertas queimadas, sejam de novilhos, carneiros, cabras, pombas e pombos, que eram totalmente queimadas, e sua fumaça subia para Deus. O holocausto tem o significado de consagração plena e pessoal a Deus.
O holocausto estava na classe dos sacrifícios expiatórios, ações de graças e de adoração.
Expiar é cobrir.
Levítico 1.1 a 3 – “E chamou o Senhor a Moisés e falou com ele da tenda da congregação, dizendo: 
Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.
Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.”
O Tabernáculo estava erguido e a glória do Senhor o encheu – Êxodo 40.17 e 34 – de tal modo, que Moisés não podia entrar na tenda da congregação. Então, as primeiras ordenanças foram transmitidas da tenda da congregação a Moisés. Os versículos finais de Êxodo se ligam aos sete primeiros capítulos de Levítico.
Observe na leitura do versículo 2 – “Fala aos filhos de Israel…” – que as instruções sobre os diferentes sacrifícios são dirigidas a todo o povo, e não especificamente, em primeira instância, aos sacerdotes que ensinavam a doutrina de Deus a Israel.
E não era a primeira vez que tais ofertas, detalhadas aqui em Levítico, são instituídas. Oferta de paz existia desde a Queda do primeiro homem. Levítico regulamenta o que já existia, trazendo ordem e adaptação prática, para uso da nação israelita. Tanto é que o versículo não se inicia no imperativo “Traga!”, ao contrário, começa assim: “Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor…”, denotando que havia o costume.
Tendo indicado quais os animais, o primeiro na ordem das ofertas, está o holocausto. Que é dividido em holocausto de gado (Levítico 1.3 a 9) e holocausto do rebanho miúdo (Levítico 1.10 a 13).
O animal indicado tinha que ser o melhor, sem doenças, sem nenhum defeito.
Por isso, mais tarde, o clamor do profeta Malaquias contra o desvio do povo – Malaquias 1.14 – “Pois maldito seja o enganador, que, tendo animal em seu rebanho, promete e oferece ao Senhor uma coisa vil.” Coisa vil, isto é, com defeito.
O holocausto era oferecido:
1 – Como ordenado;
2 – Publicamente;
3 – Como consagração;
4 – Alegremente.

2 – Objetivos do holocausto

Dois objetivos:
1 – Aproximação;
2 – Comunhão.
O holocausto teve amplo significado e, certamente, era o mais geral dos sacrifícios.
Romanos 12.1 – “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
“Apresenteis” tem o significado original de “pôr de lado”.
É uma entrega a Deus de algo que é nosso. Nosso coração, nossa mente, nossos talentos, nossa devoção, nosso tempo, nosso esforço próprio, nosso desprendimento. Barnabé vendeu uma propriedade, e trouxe o preço dela, depositando-o aos pés dos apóstolos. Mas, mais do que esta oferta voluntária e sacrificial, Barnabé deu-se a si mesmo a favor de Deus e de Seu Reino. Vieram depois Ananias e Safira, e reteram parte da oferta e reteram a si mesmos. 
É uma entrega voluntária. Deus não toma sacrifícios por força, mas permite ao homem vir voluntariamente reconhecer a Ele como Deus. Mas, observe que toda ação, mesma a voluntária, tem motivo. A liberdade de trazer o holocausto, implica a ausência de restrições. A rendição era voluntária.
É uma entrega completa. Assim como não se oferecia parte do animal, mas a vítima do sacrifício era dada totalmente, assim também o Senhor quer a nossa plena entrega a Ele. Nenhuma área de nossa vida deva estar separada para outro propósito, senão para o Senhor.
Até o sangue era aspergido ao redor do altar. Todas as partes do animal era queimadas sobre o altar.
Nós devemos seguir a Cristo totalmente.
Lucas 9.62 – “E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.”
Não devemos reter nenhum preço… fomos comprados por Cristo. Espírito, alma e corpo.

3 – A tipologia do holocausto

Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
ebdcomentada.com

LIÇÃO 05 - A INSTITUIÇÃO DA MONARQUIA EM ISRAEL / SUBSÍDIOS / CLASSE ADULTOS

Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD, pastor Osiel Gomes