SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (153) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (189) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (401) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (597) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

20 agosto 2018

Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas Lição 09: Relacionando-se com os Estudos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se com os estudos.
- Perguntem:
Quem está estudando o ensino Fundamental, o Médio ou curso superior?
Quem já concluiu o ensino Fundamental, o Médio ou curso superior?
Aguardem as respostas.
Escrevam no quadro a quantidade de alunos para cada modalidade de ensino.
- Depois, conversem com os alunos sobre a importância dos estudos para a vida deles.
- Depois, utilizem a dinâmica “Hábitos de Estudo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. 
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Hábitos de Estudo
Objetivo: Estimular o hábito de estudar.

Material:
Quadro ou cartolina
Material digitado sobre hábitos de estudo(vejam no procedimento) para cada aluno
Procedimento:
1 - Perguntem: Como vocês se organizam para estudar? Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.
2 - Depois, peçam para que os alunos façam uma encenação de algumas formas de estudar relatadas pelos alunos.
3 - Analisem as respostas e as encenações, questionando se dessa forma está havendo boa assimilação dos conteúdos.
4 - Agora, peçam para que os alunos apontem atitudes que podem melhorar a forma de estudar.
5 - Falem: Vamos ver agora algumas ações importantes para que haja maior aproveitamento nos estudos(entreguem estas orientações por escrito para cada aluno):
- Planeje o que vai estudar e siga cuidadosamente seu planejamento.
- Organize um horário fixo de estudo, crie uma rotina diária.
- Procure um local de estudo com iluminação adequada e tranquilo, onde não circulem pessoas, onde haja silêncio(desligue a TV, rádio, MP3, celular).
- Procure manter o foco de sua atenção na leitura, não se distraia.
- Tenha perto de você o que vai usar, como: papel, caderno, lápis, caneta, dicionário etc.
- Evite ler deitado, o mais adequado é utilizar uma mesa ou uma escrivaninha, pois facilita fazer anotações.
- Leia de preferência durante o dia.
- Leia o texto em voz alta e depois procure escrever as ideias principais.
- Organize uma pasta ou fichário com suas anotações e dúvidas.
- Realize pesquisas em livros, revistas e sites confiáveis.
- Revise a matéria no dia da explicação do professor.
- Fazer um cronograma com as atividades e avaliações a serem realizadas.
6 – Perguntem: Qual ou quais destas ações você tem mais dificuldade?
Aguardem as respostas e mostrem a importância dessas ações, lembrando-lhes dos resultados positivos que aparecerão, dessa forma vocês estarão estimulando os alunos a criar hábitos de estudo.
Por Sulamita Macedo.

LIÇÃO 05 - A INSTITUIÇÃO DA MONARQUIA EM ISRAEL / SUBSÍDIOS / CLASSE ADULTOS

Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD, pastor Osiel Gomes