SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADOLESCENTES (3) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) ADULTOS (9) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇARIO (10) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE BETEL JOVENS (37) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (74) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (155) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Fome (1) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3156) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (191) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (411) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (601) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

26 setembro 2018

CPAD Adultos – 3º Trimestre de 2018 – 30-09-2018 – Lição 14: Entre a Páscoa e o Pentecostes



Esse post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar (…) E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” – Atos 2.1,4

Verdade Prática

Sem a Páscoa, não há Pentecostes; e, sem o Pentecostes, a Páscoa perde a sua eficácia: somente a redenção em Jesus Cristo, que está junto ao Pai, traz o derramamento do Espírito Santo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Êxodo 34.18-29
18 A Festa dos Pães Asmos guardarás; sete dias comerás pães asmos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado do mês de abibe; porque no mês de abibe saíste do Egito. 
19 Tudo o que abre a madre meu é; até todo o teu gado, que seja macho, abrindo a madre de vacas e de ovelhas; 
20 o burro, porém, que abrir a madre, resgatarás com um cordeiro; mas, se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; todo primogênito de teus filhos resgatarás. E ninguém aparecerá vazio diante de mim.
21 Seis dias trabalharás, mas, ao sétimo dia, descansarás; na aradura e na sega descansarás. 
22 Também guardarás a Festa das Semanas, que é a Festa das Primícias da sega do trigo, e a Festa da Colheita no fim do ano. 
23 Três vezes no ano, todo macho entre ti aparecerá perante o Senhor Jeová, Deus de Israel; 
24 porque eu lançarei as nações de diante de ti e alargarei o teu termo; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante do Senhor, teu Deus.
25 Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da Festa da Páscoa ficará da noite para a manhã. 
26 As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor, teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe. 
27 Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque, conforme o teor destas palavras, tenho feito concerto contigo e com Israel. 
28 E esteve Moisés ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do concerto, os dez mandamentos.
29 E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai (e Moisés trazia as duas tábuas do Testemunho em sua mão, quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que o Senhor falara com ele. 

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Três palavras resumem ao livro de Levítico: adoração, serviço e santidade.
Esta lição trata de duas festividades: a Páscoa e o Pentecostes.
Ambas estão nas primeiras solenidades dos primeiros meses do ano. Equivalendo-se aos nossos meses de março e abril, o mês de Abibe – que significa “espigas verdes” – também denominado mês de Nisã, é o primeiro dos meses.
Êxodo 12.2 – “Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.”
Compreende-se, então, que o Senhor estabeleceu um novo calendário para Israel. Um tempo tão marcante, ou seja, o da libertação da escravidão do Egito e o início de relacionamento e comunhão com o Senhor. Os povos ao redor de Israel, que derivavam da geração rebelde de Babel, tinham o seu próprio calendário.
Promulgando um novo calendário, um novo tempo, uma nova contagem dos tempos, o Senhor Deus de Israel o separa dos demais povos.
Vamos relacionar as festividades citadas na Leitura Bíblica em Classe:
A primeira, a Páscoa. Data: 14 do mês de Abibe. Quatro dias antes, no dia dez, os israelitas começam o preparo, escolhendo um cordeiro ou um cabrito, sem mancha, reservando-o em observação até o dia 14, já mencionado, somente então seria sacrificado.
Levítico 23.4 e 5 – “Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis no seu tempo determinado: no mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a Páscoa do Senhor.”
Em seguida, a festa dos pães asmos. Levítico 23.9 a 14. O que se destaca aqui é que por sete dias, não poderiam ter fermento em casa. Portanto, os pães eram comidos sem fermento.
  • Em curso a estas duas solenidades, os israelitas moviam, no dia seguinte após o sábado da Páscoa, um molho dos primeiros frutos da terra. Levítico 23.10 a 12a.
  • Após, contava-se sete semanas. Celebrava-se, então a Festa das Semanas. Cinquenta dias depois da Páscoa. Era festa de gratidão pelas primeiras colheitas. Pelas primícias dos frutos produzidos. Levítico 23.15 a 21.
Estas festas eram encontros de todo o povo de Israel com o Senhor.
Quatro verdades se revelam nestas festividades:
1 – responsabilidades da Aliança;
2 – instrução;
3 – reflexão;
4 – comunhão.
Estas festas da Páscoa e do Pentecostes, tipificam para nós, crentes da Nova Aliança, os dois emblemas do Evangelho Pleno: salvação e batismo com o Espírito Santo.
O crente passa pelo Calvário e prossegue ao Pentecostes.
Os pioneiros pentecostais das Assembleias de Deus, no início do Século XX, chegaram ao Brasil, pregando o Evangelho Pleno:
Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e voltará!

I – CRISTO, NOSSA PÁSCOA

1 – Definição

Páscoa – hebraico, pesach. É um substantivo masculino, que ocorre 49 vezes no Antigo Testamento. E com a definição de “passar por cima”.
 A palavra Páscoa é usada pela primeira vez em Êxodo 12.11. Observem que o versículo destaca que não é uma refeição comum. “Esta é a Páscoa do Senhor.” São palavras enfáticas! É o cordeiro de Deus. Sinal de passagem, proteção da morte, preservação da vida. Era para comer apressadamente, mas com reverência solene.

2 – Cerimônia pascoal

Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
vantagens
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
https://ebdcomentada.com/