ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Subsídio da Lição 7


AULA EM___DE______DE 2019 – LIÇÃO 7
(Revista: Central Gospel - nº 57)

Tema: Lucas, o Evangelho do Filho do Homem
Texto Bíblico Básico: Fp 2.5-11

Texto áureo: Mc 16.19
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição relembre da aula passada e siga adiante com essa.
"o Eterno entrelaçou-se, para sempre, com a história da Sua criação", com essa atitude o Senhor conquistou os corações dos santos formando a Igreja de Cristo e espalhando pelo mundo a mensagem mais sublime de todas, o amor.
 _______________________________________________
1. JESUS, O HOMEM PERFEITO
"Plenamente divino e plenamente humano!", esse é um mistério inefável, jamais poderemos desvendar para entender, só podemos dizer que Ele era 100% homem e 100% Deus.
1.1. Da genealogia de Adão
- "até Davi, comprovando, assim, Sua linhagem real", Mateus foi o único evangelho escrito em hebraico e intencionava mostrar para os judeus Jesus como rei da nação.
"utilizando recursos de um historiador", apesar de Lucas ser médico ele se mostra em Lucas e em Atos, como historiador e por isso ele busca os registros mais precisos.

1.2. A semente da mulher
- "definitivamente entendido com o nascimento de Jesus", Deus o chama de semente da mulher somente para demonstrar que Satanás seria derrotado por um homem uma vez que ele derrubou o homem no jardim do Éden agora seria um homem que o derrotaria.

2. JESUS, O HOMEM CHEIO DO ESPÍRITO


2.1. Na gestação do Filho do Homem, o Espírito do Senhor estava presente
"Maria perguntou ao anjo como se daria tal fato, posto que ainda fosse virgem", o mesmo anjo se aborrece com a resposta de Zacarias ao ser anunciado o nascimento de João Batista, mas não se aborrece ao ouvir de Maria, isso porque Zacarias tinha funções sacerdotais e tinha obrigação de saber se comportar diante do anjo do Senhor.

2.2. No batismo
- "o único a utilizar a expressão em forma corpórea de pomba", como se dissesse: "no corpo de uma pomba", Lucas fala como um estudioso, o que auxila no entendimento, pois é mais explicativo.
"anunciou a chegada de um novo tempo para a humanidade", essa é a função do Espírito Santo, anunciar ao mundo a chegada desse novo tempo.

2.3. Antes e depois da Tentação
- "pela virtude do Espírito, Jesus voltou para a Galileia", isso mostra que Jesus não estava fazendo uso de poderes divinos apenas era conduzido pelo Espírito Santo de Deus como deve ser com todos os crentes, isso mostra o quanto Ele é homem e isso explica o porque Ele buscava tanto a presença de Deus.
"pois Ele foi e voltou da Tentação cheio do Espírito", Ele deixou Seu trono de glória e se fez como nós e nos ensinou a importância de ser cheio do Espírito Santo de Deus, cada um deve buscar a exemplo do Filho do Homem.

3. JESUS, O HOMEM NA SOCIEDADE

3.1. Viveu como um bom cidadão
- "Ele não isentou o povo de seus compromissos", o povo de Deus é o povo que tem a ordenança de ser um exemplo para a sociedade, não pregamos a intolerância, não convidamos ninguém a fazer que guerra contra àqueles que não são fieis a Deus, pelo contrário, somos pautados pelo amor ao próximo.

3.2. Sentiu as dores humanas e indiferenças sociais
- "nossas piores dores serem conhecidas por Ele", a ideia de um Cristo sofredor é muito elevada do ponto de vista filosófico, é a ideia de apresentar um Cristo que entende bem o ser humano, que conhece suas aflições mais profundas e o pode salvar.
"a mensagem eterna que aproxima pessoas", o Evangelho deveria ser a mensagem patrocinada pelos governantes do mundo inteiro, pois promove a união entre as pessoas, mas convida as pessoas a abandonarem o pecado e isso a maioria não quer.

CONCLUSÃO
- "para que, assim, pudesse morrer", e por que precisou morrer, para poder alcançar aos corações dos homens e assim transformá-los, se fosse só um perdão de dívida simples, o ser humano continuaria do mesmo jeito, mas por ser um pagamento com preço de sangue, então as pessoas dão mais valor, nem todos na verdade, mas aqueles que valorizam são transformados para sempre.
- Faça a revisão.
- Corrija o questionário.

Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro) http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/