Lição 07 - Reconhecer e lidar com casos de bipolaridade

Lição 07 – 17 de fevereiro de 2019 – Editora BETEL


Reconhecer e lidar com casos de bipolaridade

SLIDES / VISUALIZAR / BAIXAR

HINOS SUGERIDOS
♫ Hino 5 

♫ Hino 193 

 Hino 434 

VÍDEO 1

VÍDEO 2

Sobre a bipolaridade

Como reagem as pessoas quando algo terrível acontece? Todos nós temos emoções, todos nós temos sentimentos e variações de humor. Esses sentimentos podem ser positivos, desencadeados por alguma causa externa ou mesmo interna como a satisfação gerada por coisas boas que fazemos, por exemplo, que nos impressiona positivamente, ou sentimentos negativos, ocasionados por algum tipo de decepção ou tristeza causadas por acontecimentos externos ou gerados por nós mesmos, que nos contrariam ou desagradam. Esse ciclo continuo nos acompanha por toda a vida e determina o quanto nossa vivência nos aperfeiçoa diante das dificuldades ou adversidades e nos recompensa diante das vitórias que, pela misericórdia do Senhor, nos trazem alegria e satisfação.
Deus, ao alto de Sua sabedoria e benevolência, nos capacitou com possibilidade de responder a esses estímulos, sejam positivos ou negativos, com resiliência, de forma que possamos aprender com nossos erros e acertos.
Pessoas que sofrem com o Transtorno Bipolar de Humor, porém, tem um desajuste nesse mecanismo mental e psicológico, passando a sofrer com episódios, às vezes, frequentes de euforia (mania) alternados por crises de depressão. Como já citado anteriormente esses episódios são separados, na maioria das vezes, por períodos de aparente normalidade que podem se estender por pouco ou muito tempo.
Durante o ciclo de mania (ou hipomania, um grau mais leve de excitação) a pessoa sente-se tão bem que nem dorme direito, está sempre vendo tudo ao seu redor de forma positiva, tem disposição para empreender vários projetos ao mesmo tempo (o que, quase nunca, consegue), porém, não pode ser contrariada em seus objetivos e pontos de vista, sob o risco de tornar-se irritadiça e agressiva.
Já, no período da depressão, esse mesmo indivíduo se retrai, começa a se portar de maneira introvertida, a sua percepção do mundo e das pessoas passa a ser pessimista, nada está bom, a vida para ele não vale a pena, não desenvolve interesse por nada e se torna totalmente improdutivo em suas relações laborais, sociais e familiares.
Se analisarmos sob a égide da psicologia formal, as pessoas portadoras desse tipo de transtorno parecem ter duas personalidades distintas e conflitantes.
A Igreja do Senhor, aqui na terra tem o papel preponderante de preparar o Reino de Deus para a volta de Jesus. Sendo assim, é importante que todos os membros do Corpo de Cristo estejam munidos com todas as armas para vencer as ciladas que o inimigo de nossas almas prepara diuturnamente para nós. A conscientização dos membros da Igreja sobre esses tipos de enfermidades psicológicas é de vital importância para que todos estejam preparados, quer para ajudar os que porventura venham a sofrer com essas mazelas, quer para nos manter lúcidos com relação às causas e gatilhos que possam causar esse tipo de doença.
É nosso dever como cristãos estender a mão e ajudar os mais fracos, assim como buscar ajuda espiritual e clínica quando detectamos sintomas de enfermidade na nossa alma.
Uma semana abençoada para todos os irmãos, na Paz do Senhor Jesus!
Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 1º Trimestre de 2019, ano 29 nº 110 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor – Enfermidades da Alma II – Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos - Pastor Israel Maia.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.
Editora CPAD – 2017 – História dos Hebreus – Flávio Josefo.
Editora Vida – 2014 – Manual Bíblico de Halley – Edição revista e ampliada – Nova versão internacional – Henry Hampton Halley – tradução: Gordon Chown.
https://www.revistaebd.com/