ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 13


AULA EM 29 DE SETEMBRO DE 2019 - LIÇÃO 13
(Revista Editora Betel)

Tema: Mulheres: as primeiras testemunhas da ressurreição
Texto Áureo: Lc 24.7

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição relembre que o testemunho das mulheres nunca foi levado a sério em Israel, mas o Senhor Jesus as escolheu para serem suas primeiras testemunhas da ressurreição.
"nos mostra a importância da presença feminina no ministério de Jesus", na verdade as mulheres são de uma forma geral, muito eficazes e ativas no serviço do Senhor, às vezes ocorrem cultos em que nenhum homem aparece para cultuar, então o pastor trabalha com as irmãs que estão disponíveis. Em muitos lugares o grupo de irmãs é bem mais participativo do que o de homens.
"além de serem contribuintes do Seu ministério", com certeza elas não eram cooperadoras somente com dinheiro, mas com todo tipo de serviço de logística, como lavar e preparar comida.
1. O sepulcro é visitado pelas mulheres

1.1. Elas visitaram visitaram no primeiro dia da semana
- "era difícil para uma pessoa conseguir abri-lo sozinha", o texto não revela como elas planejavam abrir o sepulcro, mas podemos entender que a força não era um problema para elas, ao que parece elas pretendiam empurrar a pedra mesmo.
"enquanto os outros discípulos estavam recolhidos em algum lugar", na verdade os discípulos poderiam ser presos caso aparecessem no sepulcro, já as mulheres não seriam.

1.2. Elas prepararam especiarias
"pelo fato dele haver ressuscitado, já não era mais necessária", não há nada que possamos dar ao Senhor de que Ele esteja precisando, mas o Senhor recompensa nossas ofertas,  veja que aquelas mulheres foram agraciadas sendo as primeiras a testemunhar da ressurreição do Mestre.
1.3. Elas não acharam o corpo de Jesus
- "tornou-se a mais poderosa mensagem: a do túmulo vazio.", a ressurreição do Senhor Jesus é o principal fundamento da fé Nele, na fé de que Ele é o Filho de Deus, sem a ressurreição do Mestre, o Evangelho não teria razão de ser e logo teria acabado.
Veja isso:
"E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.", 1 Co 15.13,14

2. Anjos confortaram as mulheres

2.1. A perplexidade das mulheres
- "É marcante no evangelho de Lucas o registro das atividades dos anjos", é marcante até hoje no nosso meio a presença dos anjos, porém temos um grande trabalho, por conta de irmãos e líderes que promovem adoração e excesso de dedicação a manifestação angelical. Existem outros também que acreditam que os anjos são nossos serviçais e ficam dando ordens a anjos de classes angelicais elevadas. Alguns cultos se tornam motivo de chacota e desconfiança, muito triste isso!

2.2. Novas informações às mulheres
- "Não está aqui, mas ressuscitou.", até hoje há uma placa com essa inscrição no local onde teria sido o túmulo do Senhor no monte Calvário.

2.3. As mulheres recordam as palavras de Jesus
- "Convém que o Filho do homem seja entregue", ninguém atentou nos detalhes destas palavras, e quando de fato aconteceu ninguém se lembrou do que o Senhor dissera.
"vezes que lembramos as Palavras de Jesus somos livres", isso se aplica a toda a doutrina de Cristo, o problema é que só damos ouvidos ao que nos interessa, as bênção e as promessas de vitórias.

3. O testemunho das mulheres

3.1. As mulheres anunciaram a ressurreição primeiramente
"Pedro que resolveu ir ao sepulcro e analisar por si mesmo", foi junto com João, os primeiros a demonstrarem fé após a ressurreição do Mestre.
"para não ficar qualquer dúvida dos relatos", quer dizer que foi melhor as mulheres verem primeiro, pois a confiança que se depositava nas mulheres naquela época era mínima, por isso alguns estudiosos que buscam comprovar a existência de Jesus diante dos céticos, afirmam que se a história da ressurreição fosse uma invenção, como alguns dizem, não se afirmaria que as primeiras testemunhas foram mulheres.  

3.2. Quem eram as mulheres que anunciaram
...

3.3. A notícia da ressurreição atestada
- "mas que foram atestados depois (Lc 24.11-12)", a própria pesquisa de Lucas é bem depois dos fatos, e Paulo também menciona em sua carta aos Coríntios, 1 Co 15.13,14

"um deles se chamava Cleopas", não fazia parte dos onze, mas era discípulo. Provavelmente ele estava entre os setenta que Jesus enviou durante Seu ministério.
"E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.", Lc 10.1

CONCLUSÃO
- "aqueles discípulos dispersos e céticos foram de tal modo impactados e transformados", eles passaram a ter fé de novo no Mestre, pois o revestimento para pregar o Evangelho só veio depois no dia de Pentecostes. Até a descida do Espírito Santo o número do discípulos só decaia.
Faça a revisão e corrija o questionário.

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)     https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/