Lição 13 - Mulheres: as primeiras testemunhas da ressurreição

Lição 13 – 29 de setembro de 2019 – Editora BETEL

Mulheres: as primeiras testemunhas da ressurreição

SLIDES / VISUALIZAR / BAIXAR

HINOS SUGERIDOS
♫ Hino 183 

♫ Hino 291 

 Hino 545 

VÍDEO
 
Sobre as mulheres e a ressurreição
            Jesus foi enterrado perto do fim da sexta-feira, em um dia chamado de dia da preparação, quando tudo era preparado para o sábado, o dia em que nenhum trabalho poderia ser feito.
            Neste mesmo dia, as mulheres se organizaram para a unção do corpo de Jesus no dia seguinte ao sábado, visto que elas não poderiam fazer os preparativos no sábado. As especiarias eram usadas a fim de que a decomposição do corpo fosse retardada e o forte odor diminuído. Marcos 16.1 observa que as mulheres também compraram especiarias depois do sábado. Ao que tudo indica, as mulheres não esperavam a ressurreição.
            As mulheres chegaram bem cedo para ungir o corpo de Jesus. João 20.1 observa que ainda estava escuro, enquanto Mateus 28.1 fala da alvorada. Marcos 16.2 diz que era muito cedo. Alguns manuscritos mencionam apenas a ida das mulheres de Lucas 23.55.
            Mateus 28.2 diz que um terremoto moveu a pedra, que devia ter sido encaixada na frente da passagem da entrada do sepulcro. Mover a pedra seria possível, embora trabalhoso, para um grupo de pessoas. O terremoto determina como a rocha foi removida.
            Ao chegarem ao sepulcro, já aberto, as mulheres constataram que estava vazio, indicando que a ressurreição ocorrera. Dois varões apareceram, e suas vestes eram resplandecentes e lhes anunciaram que Jesus estava vivo, ungi-lo não seria necessário. Os anjos ainda lembram às mulheres que a ressurreição de Cristo já havia sido por Ele mesmo predita ainda na Galileia (Lc 9.22).
            As palavras que ouviram fizeram com que elas se lembrassem do que o Senhor Jesus havia dito. As primeiras testemunhas do sepulcro vazio dão o seu depoimento que é resumido em Lc 24.23.
            Essas mulheres foram: Maria Madalena (Lc 8.2; Mt 28.1; Mc 16.1; Jo 20.1), Joana (Lc 8.3) e Maria, mãe de Tiago (Mc 15.40; 16.1). Outras mulheres estavam com essas três durante o depoimento acerca da ressurreição de Jesus, Maria, a última ao pé da cruz e a primeira no sepulcro, teve o privilégio de transmitir a primeira mensagem da ressurreição.
            O ceticismo imperou entre os discípulos. É claro que eles não esperavam a ressurreição. As palavras das mulheres pareciam loucura aos ouvidos dos homens.
            As mulheres falaram que o corpo não foi encontrado no sepulcro de Jesus e que os anjos anunciaram que Ele estava vivo. No entanto, esses homens ainda estarem tristes indicava que não acreditaram no depoimento das mulheres.
            Até onde os discípulos sabiam, ainda não havia provas da ressurreição de Jesus. Eles queriam ver o Cristo ressuscitado. Tomé não foi o único a ter dúvidas (Jo 20.25).
            Pedro, já tendo passado pela experiência do cumprimento da palavra do Senhor (Lc 22.54-62, correu até o túmulo para checar a história das mulheres. É difícil dizer se ele acreditou na ressurreição após deixar o sepulcro. O fato de ficar admirado significa surpresa ou fé?
            A partir desses acontecimentos, o Senhor Jesus aparece para os discípulos várias vezes, apesar de só no evangelho de Lucas ser registrada a história dos dois discípulos a caminho de Emaús.
Uma semana abençoada para todos os irmãos, na Paz do Senhor Jesus!
Arlete Tavares / Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 3º Trimestre de 2019, ano 29 nº 112 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor – Lucas – Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o Filho do homem – Bispo Samuel Ferreira.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.
Editora CPAD – 2017 – História dos Hebreus – Flávio Josefo.
Editora Vida – 2014 – Manual Bíblico de Halley – Edição revista e ampliada – Nova versão internacional – Henry Hampton Halley – tradução: Gordon Chown.
https://www.revistaebd.com