ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 3


#COMPARTILHANDOJESUS
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?", Rm 10.14

Para impactar 
Ainda que pareça que através dos avanços tecnológicos o mundo todo tem sido alcançado pelo Evangelho, devemos saber que mais de dois bilhões de pessoas nunca ouviram falar do nome de Jesus, mas com sua ajuda, jovem, podemos quebrar essas barreiras.

Textos de Referência.
Mt 28.16-20

Introdução
Nesta lição, trataremos da importância de compartilhar o amor de Cristo à todas as pessoas. Vivemos em uma época em que compartilhamos fotos, viagens, comidas, experiências e tantas coisas mais, mas nos esquecemos, muitas vezes, de compartilhar o mais importante: " As boas novas de salvação".
#pontochave
"Devemos evangelizar hoje os que estão perto, mas também quebrar barreiras e alcançar esse mundo que anda a passos largos para a perdição".

1. ANUNCIANDO AS BOAS-NOVAS
"E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.", Mc 1.15

1.1. Trocando as prioridades 
Os dias de hoje são marcados pelo ritmo frenético, trabalho, escola, família, amigos, viagens e tantas coisas mais, que até parece muito pouco um dia ter apenas 24 horas, porém, dentro desta vida alucinante que temos, esquecemos (muitas vezes) ou não arrumamos tempo para algo tão importante na vida do cristão, o Evangelismo.
Um dos maiores inimigos do Evangelismo na atualidade é a inversão de prioridades, já que colocamos à frente do Reino de Deus, o trabalho, os amigos, os familiares, os estudos e etc., e isso faz com que as boas-novas de salvação fiquem para segundo plano.
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.", Mt 6.33

1.2. Esse é o tempo!
Estamos diante do maior e mais rápido avanço tecnológico de toda a história da humanidade; informações que podem ser absorvidas quase que instantaneamente por milhões de pessoas, contato em tempo real com muitos do outro lado do mundo, meios de locomoção incrivelmente avançados, mas algumas coisas não evoluíram na mesma velocidade, por exemplo, o desejo ardente de falar de Jesus para todo o mundo. Isto se fez necessário pois, existem nações que ainda não conhecem a Jesus e sua missão de amor.
Jesus conta muito com todos e principalmente com a juventude cristã que pode ser e fazer a diferença quanto ao "Ide".
Devemos evangelizar hoje os que estão perto, mas também quebrar barreiras e alcançar esse mundo que anda a passos largos para a perdição
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.", At 1.8

#pararefletireadorar
"Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos e pequenos nas mãos de um grande Deus." Hudson Taylor

2. ESTRATÉGIAS MISSIONÁRIAS
"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.", 1 Co 9.22

2.1. Sendo amigo de todos
O trabalho missionário tem dois níveis de alcance principais, que geralmente são utilizados dentro da missão evangelística. O primeiro é o nível local, ou seja, um trabalho feito dentro de uma pequena zona territorial, que pode ser uma vizinhança, uma roda de amigos, colegas de trabalho e etc.
O segundo nível é conhecido como alcance universal, onde o trabalho de evangelização alcança uma larga escala.
O trabalho local é extremamente importante, pois se deriva do contato pessoal, ou seja, a conversa com pessoas, a ajuda, a atenção, a oportunidade de sanar dúvidas individualmente, tudo isso lança sementes que poderão germinar, se transformar em árvores e dar belos frutos frutos no futuro (Mt 13.23).

"Jesus conta muito com todos e principalmente com a juventude cristã que pode ser e fazer a diferença quanto ao "Ide"

2.2. Usando a tecnologia
A tecnologia se destaca sobre os demais meios de comunicação, pois tem o poder de alcançar milhares de pessoas em escala global e, estas por sua vez, interagem entre si, inclusive em tempo real, se assim desejarem. Muitos cristãos e igrejas vêm utilizando essa importante e eficaz ferramenta para anunciar as boas-novas de salvação no país e além fronteira, onde os seus pés nunca pisariam!
3. MUITO TRABALHO A FAZER
A organização Alliance for the Unreached (Aliança para os não alcançados) divulgou uma pesquisa onde 3,2 bilhões de pessoas no mundo ainda não tiveram a oportunidade de ouvir ou aprender sobre o Evangelho.

3.1. Não podemos parar
Dados revelam que, a cada minuto no mundo, 180 pessoas nascem e cerca de 102 morrem, isso denota uma urgência em se apresentar o Evangelho de Cristo a esta humanidade perdida (Mt 28.19).

3.2. Vencendo as barreiras
O maior cinturão da resistência ao Evangelho é a janela 10x40, onde se encontram 61 países que têm uma forte rejeição a entrada do Evangelho, porém, existem missionários que estão mudando o rumo de alguns povos nessa faixa, fazendo com que pessoas se rendam aos pés de Cristo. Você, jovem, precisa fazer parte desse projeto. Você é importante na propagação do evangelho!

Conclusão
O Evangelho precisa ser propagado à todas as nações, e cada membro do corpo de Cristo é uma peça fundamental para alcançar este objetivo. Jovem, Jesus conta com sua capacidade, vontade e dedicação para que o mundo conheça a verdade que é Jesus Cristo.
#aprendeu
1. Qual é um dos maiores inimigos do Evangelismo na atualidade?
2. Quais são os dois níveis de alcance principais que geralmente são utilizados dentro da missão evangelística? 
3. Qual é o maior cinturão de resistência ao Evangelho no mundo hoje?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)