SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (153) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (189) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (401) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (597) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

02 maio 2011

Muçulmanos atacam seminário e forçam cristãos a fugirem

PAQUISTÃO (11º) - A agência de notícias International Christian Concern (ICC) recebeu informações de que no dia 30 de abril, um grupo de muçulmanos atacou um seminário presbiteriano em Gujranwala, após ter acusado um cristão de profanar o Alcorão. Cerca de três mil cristãos fugiram da área temendo por suas vidas.

O grupo acusou o pastor Eric Isaac, antigo líder de uma igreja presbiteriana, de ter queimado o Alcorão. Ele foi preso.

A polícia conseguiu impedir que a multidão – cerca de quatro mil pessoas – causasse maiores danos às residências e igrejas na área. Muitos policiais foram feridos pela multidão. Cerca de 130 manifestantes foram presos.

Essa não é a primeira vez que muçulmanos acusam cristãos de profanar o Alcorão em Gujranwala. Mushtaq Gill e seu filho Farrukh Gill foram acusados pela mesma acusação. Mesmo a polícia sabendo que as alegações eram falsas, eles prenderam Mushtaq e Farrukh devido à pressão dos muçulmanos. A polícia os libertou, mas eles foram presos novamente.

De acordo com a lei de blasfêmia paquistanesa, a profanação do Alcorão é um crime punível em prisão perpétua. Blasfemar contra o profeta islâmico, Maomé, é punível de morte.

Tradução: Deborah Stafussi


Fonte: International Christian Concern

Em Bangladesh, acusações forjadas contra seis cristãos

  
BANGLADESH (47º) - O juiz indeferiu o caso contra os seis voluntários de saúde que trabalhavam no nordeste de Dhaka, capital de Bangladesh. Eles foram acusados em março de “ferir os sentimentos religiosos” na área em que os muçulmanos eram contrários à distribuição de literatura cristã para as pessoas atendidas.

Os seis cristãos estavam trabalhando na área oferecendo tratamento grátis para os moradores pobres em Damurhuda, distrito de Chuadanga, e foram presos em 24 de março e soltos três dias depois, após pagamento da fiança.

Mannan Mridha, pastor do movimento Caminho de Paz (com 490 igrejas domésticas no nordeste de Bangladesh) que organiza os atendimentos de saúde na região disse para um médico voluntário japonês oferecer panfletos cristãos e Bíblias aos pacientes; o médico disse aos pacientes que eles não eram obrigados a pegá-los, disse Mridah a Compass.

Alguns muçulmanos despertaram os moradores da região contra o médico, e eles furiosos foram à polícia pedindo a prisão de seis cristãos voluntários que trabalhavam com ele com base na seção 54 do código penal do país. A polícia indiciou os seis cristãos nativos, menos o médico estrangeiro, por ferir os sentimentos religiosos (seção 295-A do código penal de Bangladesh.)

“A perseguição é uma lembrança sombria de como são vulneráveis os cristãos em uma sociedade majoritariamente muçulmana, mesmo que o direito de liberdade de expressão e pensamento seja permitido em nossas leis,” diz Mridha.

Segundo a lei pela qual foram presos, os suspeitos deveriam ser submetidos ao processo 15 dias após o início da investigação, mas como eles falharam nessa parte, os cristãos poderiam ser ouvidos no dia 10 de abril, diz seu advogado Mohammad Aksijul, conhecido como Ratan.

O juiz indeferiu todas as queixas, pois, após questionar o policial que fez as prisões, não ficou convencido sobre o que realmente aconteceu, e por isso o caso dos cristãos foi arquivado.

O policial Mohammad Jobaer disse que “os cristãos estavam distribuindo Bíblias secretamente, e que os moradores só aceitaram por educação. Por isso, a população se irritou muito com o trabalho médico feito pelo doutor e por seus associados.”

O advogado Ratan disse que Bangladesh é um país antigo, e por isso é permitido pregar outras religiões com liberdade.

“Isso é permitido em nossa constituição,” diz ele. “Então, prender os cristãos por distribuir Bíblias e panfletos é entrar em conflito com o que a lei diz.”

Tradução: Lucas Gregório


Fonte: Compass Direct

AD CAJAZEIRAS: 1º CONGRESSO DE SENHORES COM JAIR SANTOS





De forma inédita na Paraíba, a Assembléia de Deus em Cajazeiras realizou o 1º Congresso de Homens nos dias 30 de abril e 1º de maio de 2011. O tema central do congresso era Gênesis 17.1 que diz "Anda na minha presença e sê perfeito".

Cerca de 40 irmãos, entre eles diáconos, presbíteros, cantores e porteiros, formavam um grande conjunto de homens de Deus que. estavam ali durante dois reservados exclusivamente paa adorar a Deus e aperfeiçoar o conhecimento menditando na ministração da Palavra de Deus.
Uma equipe de apoio formada por cerca de 15 jovens faziam o trabalho de infra-estrutura: recepção dos visistantes, portaria, recolhimento de ofertas, atendimentos dos serviços gerais durante o congresso, tudo para que os obreiros pudessem aproveitar ao máximo o 1º Congresso dos Homens.

A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO
A realização do congresso teve um apoio fundamental do pastor da igreja Pr. Luiz Dércio Santiago, para quem o congresso de homens representa um momento único dos homens de Deus adorar e exaltar com cânticos o Deus dos Céus, além de servir de um momento especial para se aperfeiçoar o conhecimento espiritual sobre a Palavra de Deus.
VISITANTES
Muitos visitantes e curiosos afluíram para o Templo Central da Assembleia de Deus em Cajazeiras para ver de perto com era um congresso de homens. Tanta gente não coube no templo e foi preciso pôr um telão na lateral da igreja e muitas cadeiras, por onde o pessoal que estava fora acompanhou todo o congresso.

Vários pastores e várias caravanas das cidades circunvizinhas, como Sousa, Marizópolis, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Cachoeira dos Índios, etc., se dirigiram a Cajazeiras para adorar a Deus no referido congresso. Da cidade de João Pessoa estava o Pastor Marcos Padilha, de Recife estava o cantor Jair Santos, de Marizópolis o Pastor Isaque Fabrício e muitos outros.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO CANTOR JAIR SANTOS
O 1º Congresso de Homens em Cajazeiras teve a participação especial do cantor evangélico Jair Santos, que desde quando era criança, perfazendo mais de 25 anos de carreira e 18 CDs gravados. Jair Santos congrega na Assembleia de Deus em Recife/PE.

Durante o congresso o cantor Jair Santos adorou a Deus com vários hinos, apresentando um repertório composto por hinos consagrados de sua carreira e por hinos novos, ocasião em que o mesmo estava fazendo o lançamento do 18º CD que recebeu o título de "Chegou o Tempo".

TRANSMISSÃO AO VIVO DO CULTO DE ENCERRAMENTO
O culto de encerramento na noite do domingo (1º) foi transmitido AO VIVO pelo site http://www.adsousa.com.br/ que além da transmissão ao vivo, ainda fez uma grande cobertura com mais de 100 foto e com diversas matérias sobre o congresso.

Se você quiser ver um vídeo do cantor Jair Santos cantando o hino O Senhor do Tempo no 1º Congresso de Homens da AD Cajazeiras basta clicar AQUI ou no canal de vídeos do site adsousa.com.br (TV ADSousa) no youtube e conferir dois vídeos do referido cantor.

Para ver toda a cobertura fotográfica do evento clique AQUI ou no link abaixo.
fonte AD SOUSA

Igreja on-line transmitirá cultos em 3D pelo Facebook


Adoradores terão a oportunidade de escutar a Bíblia, sermões, cantar hinos e fazer pedidos de oração

Igreja on-line transmitirá cultos em 3D pelo Facebook
´Fundada em 2006 com cultos em 2D,uma igreja online está criando uma nova forma de divulgar a Palavra de Deus fazendo cultos em 3D através do Facebook.

A rede social tem hoje 600 milhões de usuários no mundo e foi pensando nesses números que os fundadores do ministério planejaram divulgar o evangelho desta forma.

Atrás das telas de computadores e iPhones, adoradores terão a oportunidade de escutar as leituras da Bíblia e um sermão, cantar os hinos e introduzir pedidos de oração. Os internautas também terão a oportunidade de responder com um “amém” ou “zzzz” através de um medidor de feedback em tempo real.

Mark Howe da igreja on line, esclarece por meio de um comunicado que o projeto não tenta ‘parecer da moda e pós-moderno’.  ”Nossa aplicação de Facebook é uma tentativa de se envolver com um fenômeno cultural em seus próprios termos, enquanto mantém o Evangelho que tem transformado tantas culturas ao longo dos séculos.”

A igreja começou como uma comunidade em 2D, com um mural e chat como pontos de encontro principais. Em 2009 mudou para um novo sistema de software e desenvolvimento de um ambiente 3D e foi registrada no Reino Unido, com a adesão em todo o mundo.

O ministério virtual pretende criar fóruns de diálogo e encontros ocasionais em vida real e também criar um espaço sagrado e uma comunidade acolhedora e de testemunho na Internet.


Fonte: The Christian Post

Alice Maciel fará tarde de autógrafos em filial da CPAD


Logo após, ela se apresentará na inauguração do novo templo da AD de Casimiro de Abreu (RJ)

Alice Maciel fará tarde de autógrafos em filial da CPAD
A cantora da Patmos Music Alice Maciel fará tarde de autógrafos na filial da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) em Nova Iguaçu (RJ), nesta quarta-feira (04), entre as 16h30 e 17 horas.

Logo após, ela se apresentará na inauguração do novo templo da AD de Casimiro de Abreu (RJ). 

A cantora Alice Maciel nasceu na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Seu primeiro CD oficial foi gravado em 2000, "Digno de Todo Louvor", com produção independente. Atualmente a cantora já tem nove CDs gravados e um DVD. 

O novo álbum da cantora gravado pela Patmos tem como título O Grande Salvador.


Fonte: Patmos Music

Bíblia King James completa 400 anos nesta segunda


Durante o dia estão programados eventos comemorativos em todo o mundo

Bíblia King James completa 400 anos nesta segunda
A versão King James da Bíblia completa oficialmente 400 anos nesta segunda-feira após meses de celebração mundial.

Varias autoridades participaram da leitura da Bíblia, desde o príncipe Charles da Inglaterra, que leu uma passagem, para o YouTube, até o ateu Christopher Hitchens.

Para celebrar essa data a Society Nation Bible fará uma exposição de Bíblias antigas, incluindo a primeira edição da King James (1611). Essa exposição será realizada em frente ao edifício do Capitólio dos EUA em nos dias 02 e 03 de maio. 

Estudiosos da Bíblia, incluindo o cristão indiano Vishal Mangalwadi, dará uma palestra sobre a importância da King James e sua influência sobre o desenvolvimento da civilização ocidental e da América na Universidade George Washington em Washington, DC.

E na terça-feira, será realizada uma reunião perto da tenda exposição no National Mall, que incluirá a leitura de uma resolução bipartidária do Congresso, Câmara Concurrent Resolução 38, reconhecendo o aniversário e a influência da Bíblia.

"Em suas páginas estão as respostas para nossos dilemas atuais, incluindo a economia, Médio Oriente, e até mesmo impasse político", afirma Doug Levesque da Society Nation Bible, patrocinadora do evento.

Para comemorar o 400º aniversário, a YouVersion, organizou um  mutirão de leitura na segunda-feira. Pessoas de todo o mundo vão ler a King James em 400 segundos.

De acordo com LifeWay Research, 67% dos adultos americanos possui um Bíblia King James.

Fonte: Christian Today / Redação CPAD News

Paquistanês narrou no Twitter sem saber ataque que matou Bin Laden




O ataque que matou Osama Bin Laden foi narrado no site de microblogging Twitter em tempo real por um consultor de informática paquistanês.

Bem antes de a morte do líder da Al-Qaeda ser noticiada pela mídia ou confirmada pelo presidente Barack Obama, Sohaib Athar, um morador de Abbottabad de 33 anos, descreveu em tempo real, no Twitter, o ataque que acontecia a alguns quilômetros de sua casa.

Por volta de 1h da manhã desta segunda, horário local (17h de domingo no horário de Brasília), ele disse no Twitter que um helicóptero sobrevoava a região, algo raro, segundo ele.

Em seguida, ele descreveu "uma explosão capaz de sacudir janelas" e disse: "espero que isso não seja o começo de algo desagradável".

Pouco tempo depois, Athar disse que os relatos online eram de que os helicópteros que sobrevoavam o local não eram paquistaneses.

Ele então fez a seguinte observação: "Engraçado, mudar para Abbottabad fazia parte da estratégia de 'ficar seguro'".

Athar teria deixado sua cidade natal, Lahore, e se mudado para a cidade - que abriga uma academia militar - para escapar da violência.

Em seguida, ele postou um mapa com a localização aproximada da explosão.

Quanto veio à tona a notícia de que Osama Bin Laden havia sido morto no ataque, Athar começou a juntar e-mails que estava recebendo da imprensa e se descreveu no Twitter como "o cara que blogou ao vivo o ataque contra Osama sem saber".

Em entrevista à BBC, Athar disse que está sendo inundado por pedidos de entrevista e e-mails vindos de várias partes do mundo.

Ele também disse não estar surpreso por ser o único a ter escrito sobre os acontecimentos em tempo real.

"Eu venho twitando há 5 ou 6 anos e tenho twitado sobre Abbottabad porque ninguém falar sobre o lugar. Na verdade, ninguém aqui usa twitter. Todo mundo usa o Facebook."
fonte paulo lopes weblog

Lançamento do CD Basta Uma Palavra em Nova Lima - MG



Grande Concentração com os Adolescentes na Ass. de Deus em Nova Lima, igreja presidida pelo Pr. José Geraldo. O culto mais uma vez foi marcado pelo poder de Deus, foi lindo ver muitos adolescentes sendo renovados e batizados com o Espirito Santo, chorando e glorificando a Deus em frente o altar.

Que possamos a cada dia orar pelos Adolescentes de nossas igrejas, para que o Senhor os livre das más companhias e que todos permaneçam firmes na presença de Deus sendo a cada dia revestidos pelo Espirito Santo para fazerem a diferença por toda parte do mundo.

Que o nosso Deus continue capacitando e encorajando os Adolescentes de Nova Lima e que as bênçãos do Senhor seja com cada um que se empenhou para realizar essa linda festa!

Osama Bin Laden resistiu e foi morto com um tiro na cabeça



Quarto onde o terrorista foi morto

da BBC Brasil

Autoridades dos Estados Unidos disseram que o fundador e líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden (foto), foi morto com um tiro na cabeça após resistir à prisão, em uma operação conduzida por uma unidade de elite do Exército americano na cidade de Abbottabad, a 100 quilômetros de Islamabad, no Paquistão.

A morte de Bin Laden acontece quase dez anos depois dos atentados de 11 de setembro, em que quase 3 mil pessoas morreram.

Segundo relatos do governo americano, Bin Laden foi morto em uma mansão cercada por muros de até seis metros de altura, que era oito vezes maior que outras casas na região e foi avaliada em "vários milhões de dólares", apesar de não ter telefone ou conexão de internet. A operação teria durado cerca de 40 minutos.

A mídia nos Estados Unidos noticiou que o corpo foi "enterrado no mar" para evitar que o túmulo de Osama Bin Laden fosse tratado como um local sagrado. Isso teria sido feito em menos de 24 horas depois da morte em respeito à prática islâmica.

O feito foi descrito pelo presidente Obama como "a conquista mais significativa até hoje nos esforços de nossa nação para derrotar a Al Qaeda".

A notícia foi recebida com festa por uma multidão reunida do lado de fora da Casa Branca, em Washington, mas os Estados Unidos já colocaram suas embaixadas ao redor do mundo em estado de alerta, temendo represálias.

A morte de Osama Bin Laden foi confirmada pelo presidente americano, Barack Obama, em um pronunciamento exibido ao vivo pela televisão às 23h35 de domingo em Washington (0h35 de segunda-feira no Brasil).

"Nesta noite, posso relatar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da Al-Qaeda, e um terrorista que é responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes", disse o presidente americano.

"Justiça foi feita", acrescentou Obama, ao anunciar a morte de Bin Laden no discurso transmitido da Casa Branca.

O líder da Al-Qaeda era acusado de comandar dezenas de atentados, incluindo as explosões em duas embaixadas americanas no Leste da África em 1998 e os ataques de 11 de setembro de 2001, que mataram cerca de 3 mil pessoas no World Trade Center, em Nova York, e no Pentágono, em Washington.

Bin Laden ocupava o primeiro lugar na lista de criminosos mais procurados pelos Estados Unidos, e as forças americanas tentavam capturá-lo desde antes de 2001.

Segundo Obama, a operação que matou Bin Laden não deixou nenhum americano ferido.

Autoridades americanas dizem que três outros homens teriam sido mortos no ataque - um dos filhos de Bin Laden e dois de seus mensageiros. Uma mulher também teria sido morta após ser usada como "escudo" e outras duas mulheres teriam ficado feridas.

Um helicóptero usado na operação sofreu "problemas técnicos" e foi, depois, destruído e abandonado. A equipe deixou o local em um segundo helicóptero.

Um morador da região, Nasir Khan, disse à agência Reuters que os helicópteros foram alvo de "fogo pesado" vindo de atiradores que estavam em terra.

O tamanho e a sofisticação do complexo residencial "chocou" as autoridades americanas. A mansão fica a menos de 1 km da Academia Militar do Paquistão, a principal base militar do país.

Segundo Obama, a operação que levou à morte de Bin Laden foi autorizada por ele na semana passada, após vários meses de coleta de informações de inteligência.

Autoridades americanas afirmaram que há quatro anos os serviços de inteligência identificaram um mensageiro de confiança de Bin Laden. Dois anos atrás, sua área de operação foi descoberta e, em agosto passado, a mansão de Abbottabad foi localizada, dando início à missão.

Foto do Bin Laden divulgada
pela TV. Ela seria falsa
"Na semana passada, eu decidi que tínhamos informações de inteligência suficientes para agir e autorizei uma operação para capturar Osama Bin Laden e trazê-lo à Justiça", afirmou o presidente Obama.

"A morte de Bin Laden marca a realização mais significativa até hoje nos esforços de nossa nação para derrotar a Al-Qaeda", disse Obama. "No entanto, sua morte não marca o fim dos nossos esforços."

Segundo o presidente americano, a Al-Qaeda deve continuar a tentar realizar novos ataques contra os Estados Unidos. "Precisamos continuar vigilantes, em casa e no exterior", acrescentou.

Obama afirmou ainda que os Estados Unidos "não estão e nunca estarão em guerra contra o Islã", lembrando que Bin Laden não era um líder muçulmano, e sim um "assassino" de muçulmanos.

"Na verdade, a Al-Qaeda massacrou inúmeros muçulmanos em muitos países, incluindo o nosso. Por isso, sua morte deve ser bem recebida por todos os que acreditam na paz e na dignidade humana", completou. 
fonte PAULO LOPES WEBLOG

EUA comunicam que Bin Laden foi morto em operação militar de 40 minutos


Folha Online
Com agências internacionais
Associated Press
Osama bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, em foto de data desconhecida
Osama bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, em foto de data desconhecida
Líder da rede terrorista Al Qaeda foi o responsável pelo ataque às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001
O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, foi morto com um tiro de um dos cerca de 20 militares da Marinha dos Estados Unidos que invadiram, de helicóptero, sua mansão de alta segurança em Abbottabad, a cerca de 50 km da capital paquistanesa.
A operação durou 40 minutos e deixou ainda um dos filhos de Bin Laden, uma mulher e dois homens mortos. Nenhum militar americano ficou ferido. Os detalhes da ação ainda não foram confirmados pelo governo dos EUA, mas autoridades americanas e testemunhas paquistanesas revelaram algumas informações à imprensa.
"Depois da meia noite [16h em Brasília], um grande número de militares cercou o complexo residencial [de Bin Laden]. Três helicópteros estavam sobrevoando o local", disse Nasir Khan, morador da cidade de Abbottabad, onde fica a mansão do líder terrorista. "De repente, houve tiros do chão em direção aos helicópteros. Houve um intenso tiroteio e eu vi um dos helicópteros cair", disse Khan, que viu a batalha de seu telhado.
Oficiais americanos consultados pela agência de notícias Reuters confirmaram que um dos helicópteros americanos foi perdido, mas disseram que houve uma falha mecânica e que todos os tripulantes foram retirados em segurança. Um oficial americano citado pelo jornal "Telegraph" descreveu a operação como "cirúrgica", realizada por uma equipe pequena para minimizar efeitos colaterais, termo que designa morte de civis.
Os militares teriam descido de corda no complexo de Bin Laden, que resistiu, iniciando um novo tiroteio no local. Bin Laden teria morrido com um tiro na cabeça. Os disparos dos marines americanos mataram ainda um de seus filhos e dois importantes aliados que viviam no complexo com suas famílias. Uma mulher também foi morta após ser usada como escudo humano por um dos homens de Bin Laden. Outras duas mulheres ficaram feridas. Depois da ação, os americanos deixaram o local em helicópteros.
O governo paquistanês afirmou que só soube da operação quando ela havia acabado. Em pronunciamento feito na TV na noite deste domingo (1º), o presidente norte-americano, Barack Obama, confirmou a morte e agradeceu a ajuda do Paquistão. O trabalho conjunto foi mencionado no discurso (leia íntegra aqui).
A identidade da equipe que matou Bin Laden também está sendo mantida sob sigilo, mas o próprio Barack Obama revelou que a CIA (agência de inteligência americana) esteve envolvida no planejamento e execução da operação. O que se sabe é que os homens fazem parte de uma unidade SEAL - a força de elite da Marinha, cujo nome é um anagrama com as iniciais de sea, air e land (mar, ar e terra em inglês).
MANSÃO
Abbottabad é um destino popular de férias de verão, localizado em um vale cercado de morros verdes perto da Caxemira paquistanesa. Militantes islâmicos, principalmente os que lutam na Caxemira indiana, costumavam ter campos de treinamento perto da cidade.
A mansão de Bin Laden na cidade foi construída em 2005. Alguns jornais especulam que ela já tenha sido construída com todos os recursos de segurança para manter o líder da Al Qaeda seguro. Na época em que foi construído, o complexo residencial ficava em uma área isolada, no fim de uma estrada de terra. Com os anos, contudo, mais casas surgiram nos arredores.
Mesmo assim, a mansão se destacava das demais. Segundo o jornal "Telegraph", ela ocupava uma área oito vezes maior que qualquer vizinho. Era protegida ainda por dois portões de segurança e muros de cinco metros, com arame farpado no topo.
O prédio principal, a casa de Bin Laden, tem três andares. Poucas janelas de todo o complexo tinham vista para a parte externa e o terraço era escondido dos vizinhos por um muro de dois metros. Apesar do tamanho, não havia telefone ou internet e todo o lixo produzido no complexo era queimado, segundo oficiais americanos consultados pela Reuters. "Tudo que vimos, a segurança extremamente elaborada, o passado dos moradores e seu comportamento e a localização do complexo eram perfeitamente consistentes com o que nossos especialistas esperavam de um refúgio de Bin Laden", disse um dos nomes da administração Obama, em condição de anonimato.
INVESTIGAÇÃO
A inteligência americana chegou ao complexo residencial após mais de quatro anos investigando um dos aliados mais confiáveis de Bin Laden, que oficiais americanos disseram ter sido identificado pelos homens capturados após os ataques de 11 de Setembro.
"Detentos também identificaram esse homem como um dos poucos espiões de confiança de Bin Laden. Eles indicaram que ele estaria vivendo com Bin Laden ou sendo protegido por ele", disse um funcionário de alto escalão do governo americano.
Em agosto de 2010, as autoridades descobriram que o mensageiro vivia com seu irmão e familiares em um prédio de alta segurança. O mensageiro e um de seus irmãos estariam entre os mortos na operação. "Quando nós vimos o complexo onde os irmãos viviam, ficamos chocados com o que vimos: um complexo extremamente único", disse o funcionário.
"O resumo de nossa investigação é que lá havia um alvo terrorista de grande valor. Os especialistas que trabalharam neste tema por anos descobriram uma grande probabilidade de que o terrorista que se escondia lá era Osama bin Laden", disse outro funcionário da administração Obama.
Em março, Obama ficou sabendo dos resultados da investigação e realizou a primeira de cinco reuniões na Casa Branca. Nestes encontros, ele soube de todos os detalhes da operação. Os EUA chegaram a consideram um ataque de míssil por um avião não tripulado, mas excluíram a possibilidade pelos riscos de um grande número de civis mortos. Em vez disso, Obama autorizou na sexta-feira (29) a operação de helicóptero que seria realizada nas primeiras horas de domingo, no horário paquistanês.

LIÇÃO 05 - A INSTITUIÇÃO DA MONARQUIA EM ISRAEL / SUBSÍDIOS / CLASSE ADULTOS

Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD, pastor Osiel Gomes