SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (72) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (151) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (187) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (395) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (593) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

24 março 2012

JARDIM DE INFÂNCIA - LIÇÃO 13 – Jesus Volta para o Céu


1º Trim. 2012 - JARDIM DE INFÂNCIA - LIÇÃO 13 – Jesus Volta para o Céu
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFÂNCIA – CPAD
1º Trimestre de 2012
Tema: A vida de Jesus
Comentaristas: Verônica de Oliveira Araujo & Marta Doretto
LIÇÃO 13 – JESUS VOLTA PARA O CÉU
Texto Bíblico: João 21.1-25; Atos 1.6-11
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus morreu e ressuscitou para nos dar garantia de salvação.
A palavra é...
SOZINHO
Pinte os desenhos abaixo e cole em um cartaz cada discípulo (de forma a deixar um espaço no meio). Enfatize que eles estavam tristes porque pensavam que Jesus não estava mais com eles. Mas logo Jesus se fez presente (cole o desenho de Jesus no meio deles). Ele está conosco todos os dias. Ele nunca nos deixa só.
Jd_1trim2012_L13_fig 1.png
Imagem: www.blogtiale.blogspot.com
Aprendendo a Bíblia
“Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês.” (João 14.18 – NTLH)
Desenhe e recorte nuvens, de tamanho que possa escrever partes do versículo dentro de cada uma. Cole palitos de churrascos no verso. Chame alunos para que auxilie segurando as nuvens e instrua para que todos leiam em voz alta.
Enfatizando que onde quer que estejamos, Jesus sempre está conosco. Ele jamais nos deixa sozinho. Não devemos ter medo. Ele sempre nos protege e ajuda.
História Bíblica
Na lição passada, estudamos que Jesus por nos amar, foi crucificado e morreu na cruz, sendo sepultado em um local que parecia uma caverna e colocaram uma pedra na entrada.
Mas vocês se lembram que Jesus havia dito que iria ressuscitar (viver novamente)? Lembram?
Então, passou o sábado inteiro e a noite e nada aconteceu. Os discípulos ora acreditavam, ora achavam que não. Assim resolveram ir pescar.

No domingo bem cedinho, antes até dos passarinhos acordarem, algumas mulheres que serviam e amavam a Jesus resolveram ir ao sepulcro para colocar perfumes no corpo de Jesus. Mas, ao chegar lá, virão que a enorme pedra que haviam colocado na entrada, estava removida, ou seja, foi rolada para o lado.
Elas se olhavam espantadas, perguntando-se o que teria acontecido, nesse momento elas ouviram uma voz linda que lhes disse:
__ Jesus não está aqui na sepultura.
Quando elas olharam era um anjo que estava falando. Ele estava assentado bem em cima da pedra rolada. E o anjo continuou a dizer:
__ Não fiquem assustadas, Jesus não está mais aqui. Ele ressuscitou como havia dito a vocês. Corram, conte isso aos outros. Ele está vivo.
Elas se apressaram em fazer o que o anjo lhes disse. Quando estavam saindo, o próprio Jesus estava diante delas e disse.
__ Estou vivo. Vá conte aos meus amigos.
Cheias de alegria, as mulheres correram até onde os discípulos estavam, e começaram a falar:
__ Jesus está vivo. Ele ressuscitou. Nos o vimos.
Mas os discípulos quase não conseguiam acreditar nisso. Pedro e João saíram correndo e foram até o sepulcro, chegando lá viram os lençóis em que haviam enrolado Jesus, dobrados e colocados no canto. Mas estava vazio. Eles não viram Jesus. Então voltaram rapidamente onde estavam os outros e disseram:
__ É verdade. O corpo de Jesus não está na sepultura.
Nisso chegaram dois discípulos que vinham de uma aldeia chamada Emaús e disseram:
__ Nós vimos Jesus. Estamos a caminho de Emáus quando Ele se aproximou, caminhou conosco, conversando e nos explicando as profecias que falava de sua morte e ressurreição, orou pelo alimento e depois desapareceu diante de nossos olhos.
Foi um alvoroço só. Todos falavam ao mesmo tempo, era muita alegria. Enquanto todos falavam, ouviram a voz de Jesus que apareceu no meio deles e disse:
__ Paz seja com vocês meus amigos e amigas. Quero que de hoje em diante vocês contem a todas as pessoas da terra que Eu estou vivo. Digam a elas que sou o Salvador. Ensinem a elas o que ensinei a vocês, e diga que devem obedecer a Deus. Que eu vou ao céu, mas voltarei para buscar aos que me aceitarem como Salvador para morar no céu comigo.
Jesus ficou quarenta dias com os discípulos, ensinando-os. Depois desses quarenta dias, Jesus os levou a um monte, despediu-se deles e subiu para o céu.
Eles então começaram a dizer para todas as pessoas que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo para morrer em nosso lugar, e ressuscitou e todas as pessoas que crer e aceitá-Lo como Salvador, terá seus pecados perdoados, seu coração ficará limpinho de todo o mal e poderá morar no céu.
Fixando a aprendizagem
Amplie o desenho e imprima para os pequenos (as) colorir
Jd_1trim2012_L13_fig 2.jpg
Imagem: www.criancaevang.blogspot.com
Fontes consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
·         Enciclopédia Bíblica de trabalhos manuais. Editora Shedd, 1ª Edição, 2006, SP
Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.

fonte http://www.portalebd.org.br

PRIMÁRIOS - Lição 13 – O Nosso Salvador Jesus Voltará


1º Trim. 2012 - PRIMÁRIOS - Lição 13 – O Nosso Salvador Jesus Voltará
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
1º Trimestre de 2012
Tema: Jesus é o nosso Salvador
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa
LIÇÃO 13 – O NOSSO SALVADOR JESUS VOLTARÁ
Texto Bíblico: João 21.1-17; At 1.6-11
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus após cumprir sua missão (morrer na cruz para salvar a humanidade) ressuscitou e voltou para o céu, mas prometeu voltar para levar todos os que crer e ser fiéis a Deus para morar com Ele.
Frase do dia...
JESUS VOLTARÁ PARA ME BUSCAR
Amplie e cole o desenho baixo em um cartaz e escreva embaixo a frase do dia. Enfatize que a imagem corresponde ao dia em que Jesus vier arrebatar os crentes da igreja para o céu.
Pri_1trim2011_L13_ fig 1.jpg
Imagem: www.iara-carla.blogspot.com
Memória em Ação
“E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também..”(João 14.3 – NTHL)
Desenhe e recorte nuvens, de tamanho que possa escrever partes do versículo dentro de cada uma. Cole palitos de churrascos no verso. Chame alunos para que auxilie segurando as nuvens e instrua para que todos leiam em voz alta.
Explorando a Bíblia
Vocês se lembram que na semana passada falamos que quando Jesus ressusucitou e apareceu aos discípulos, foi um alvoroço só?
Todos falavam ao mesmo tempo, era muita alegria. Enquanto todos falavam, ouviram a voz de Jesus que apareceu no meio deles e disse:
__ Paz seja com vocês meus amigos e amigas. Quero que de hoje em diante vocês contem a todas as pessoas da terra que Eu estou vivo. Digam a elas que sou o Salvador. Ensinem a elas o que ensinei a vocês, e diga que devem obedecer a Deus. Que eu vou ao céu, mas voltarei para buscar aos que me aceitarem como Salvador para morar no céu comigo.
— Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.
Jesus apareceu a eles de muitas maneiras, durante quarenta dias, provando, sem deixar dúvida nenhuma, que estava vivo. Os apóstolos viram Jesus, e ele conversava com eles a respeito do Reino de Deus.
Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: —Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo.
Em outra ocasião em que estava com os discípulos, eles lhe perguntaram:
— É agora que o senhor vai devolver o Reino para o povo de Israel?
Jesus respondeu:
— Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade. Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.
Jesus ficou quarenta dias com os discípulos, ensinando-os. Depois desses quarenta dias, Jesus os levou a um monte, e  Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais.
 Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram:
— Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.
Eles então começaram a dizer para todas as pessoas que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo para morrer em nosso lugar, e ressuscitou e todas as pessoas que crer e aceitá-Lo como Salvador, terá seus pecados perdoados, seu coração ficará limpinho de todo o mal e poderá morar no céu.
Oficina criativa
Amplie o desenho e imprima para os pequenos (as) colorir
Pri_1trim2011_L13_ fig 2.jpg
Imagem: www.criancaevang.blogspot.com
Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Enciclopédia Bíblica de trabalhos manuais. Editora Shedd, 1ª Edição, 2006, SP
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

fonte portal ebd

JUNIORES - LIÇÃO 13 – Jesus ensina o Caminho para o Céu


1º Trim. 2012 - JUNIORES - LIÇÃO 13 – Jesus ensina o Caminho para o Céu
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
1º Trimestre de 2012
Tema: Os ensinos de Jesus
Comentaristas: Damaris Ferreira da Costa & Luciana Alves de Sousa
LIÇÃO 13 – JESUS ENSINA O CAMINHO PARA O CÉU
Texto Bíblico:  João 14.1-6
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØIdentificar o certo e o errado de nossas ações; Reconhecer que para viver bem sobre a terra precisamos escolher todos os dias entre a vida e a morte.
Exercitando a memória
“Jesus respondeu: Eu sou o Caminho a verdade e a vida”. (Jo 14.6 - NTLH)
Introdução
Os planos que elaboramos para nossa vida, nem sempre são bons. Devemos sempre compará-los com o que diz a Palavra de Deus, agindo assim certamente seremos felizes.  
Escolhendo o caminho
A Bíblia nos fala, em Mateus 7.13-14, sobre dois caminhos. O texto se refere a um caminho estreito e outro espaçoso. Esses caminhos guiam nossa carreira da fé e nós mesmos escolhemos qual deles seguir.
Essa escolha pessoal, ninguém tem o poder de fazer com que alguém siga um desses caminhos obrigatoriamente. Muitos filhos de crentes, sem entenderem nada sobre a fé de seus pais, até parecem seguir pelo mesmo caminho que eles. Com o passar do tempo, se vêem estacionados nas dúvidas e problemas que suas escolhas erradas lhe trazem. Parados nas indecisões desta vida perdem tempo ficando cada vez mais atrasados na carreira da fé, no caminho para o céu.
O ser humano anda a largos passos ao contrário da vontade de Deus e somente ao encontrar as boas novas do Evangelho de Jesus é que conseguimos encontrar o caminho que o conduz cada vez  mais para perto de Deus. Esse caminho é aquele que o texto chama de apertado e diz que por isso poucos são os que o encontram. Esse caminho é o próprio Senhor Jesus.
Mas por que então é chamado de apertado? E por que poucos o encontram? Porque sua mensagem, apesar de ser a fonte da vida, é difícil de ser aceita e cumprida por pessoas tão distantes de Deus. Por isso esse caminho é difícil de ser encontrado. Porque as pessoas preferem seguir aquilo que é mais fácil e não requer muito esforço.
Seguir Jesus é renunciar sua própria opinião e ter a DELE em cada situação da vida. Abrir mão de ser como se acha que deve ser para ver como Ele diz que tem que ser. É obedecer aos Seus mandamentos tão esquecidos e repudiados pela maioria esmagadora dos religiosos orgulhosos e arrogantes que acham que podem amar a Deus sem demonstrar isso em ações.
Seguir Jesus é ser tratado como Ele próprio foi. Significa: sofrer todos os tipos de perseguições, ser caluniado, zombado, desprezado. Mas isso também significa ser mais que vencedor e, no fim da carreira, receber a coroa da vida das mãos do SENHOR. Jesus logo virá nos buscar e é esta esperança que nos fortalece a cada dia na carreira da fé.
Devemos a cada dia, diante de cada situação escolher manter-se no caminho apertado porque sabemos que Ele conduz ao céu. Paulo em Atos 24.14 diz: “Mas confesso-te que, conforme aquele Caminho, a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas”.
Os maus caminhos
“Se o meu povo, que se chama por meu nome, se humilhar e orar, e me buscar, e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7.14).

Há “caminhos” (escolhas) que te conduzem à conseqüências desastrosas.  Por exemplo: as drogas, o alcoolismo, a prostituição, vícios de todas natureza, sejam quais forem, até mesmo games, se não for dosado e virar um vicio irá te prejudicar, e trazer males à sua vida e saúde.
Cada ação que você pratica, cada decisão que toma, tudo o que você faz tem efeito imediato sobre as pessoas a sua volta — e sobre você mesmo. E isso é muito importante. Você faz o seu caminho e vai ter de percorrê-lo. Suas ações ditarão se sua vida será alegre ou triste, se tudo correrá bem ou se você terá a impressão de andar com os pneus vazios. Se você for egoísta e manipulador, sofrerá as conseqüências. Se você for gentil e atencioso, acabará recebendo a justa recompensa — e não vai ser no céu, mas aqui e agora.
Qualquer coisa que você faça e a maneira como você a faz voltarão para você em grandes quantidades. Isso não é uma ameaça, apenas uma observação. Aqueles que fazem o bem recebem o bem. Aqueles que agem mal recebem o mal. Eu sei que há muitas pessoas que parecem ter tudo na vida e ainda assim são desprezíveis. Mas elas não dormem direito à noite. Não têm ninguém que realmente goste delas. São tristes, solitárias e assustadas. Mas as pessoas que andam obedecendo a Deus, distribuindo um pouco de amor e gentileza acabam sendo recompensadas com a presença de Deus.
Você é o que faz. Olhe para as pessoas que espalham alegria e verá sorrisos em seus rostos. Olhe para os que intimidam os outros e os obrigam a fazer tudo à sua maneira, essa gente arrogante, exigente e perversa, e você verá em seus rostos profundas linhas de infelicidade e as marcas do medo, rugas onde deveria haver tranqüilidade. Não há cremes, bronzeadores ou cirurgia plástica que apague essas marcas.
Conclusão
Tenha cuidado ao escolher seu caminho. Tudo o que você oferece volta para você. Você colhe o que semeou. Melhor agir sempre corretamente. Faça sempre o que é certo. Você sabe o que é certo ou errado. Depois, quando for se deitar na cama, não só poderá descansar, como vai dormir o sono dos justos.
"Faça sempre o que é certo. Você sabe o que é certo ou errado."
Agindo corretamente você estará no CAMINHO, estará em Jesus. E terá grande alegria e satisfação pois estará na vontade de Deus e ELE te ajudará em tudo o que fizer. Isso te conduzirá a verdadeira felicidade.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
  • www.trabalhinhos.blogspot.com
  • Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.
fonte portal ebd