SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

03 outubro 2016

FURACÃO MATTHEW AVANÇA PELO CARIBE COM VENTOS DE 215 KM/H


Matthew é um grande furacão de categoria 4 e ainda hoje deverá atingir as populosas áreas costeiras dos maiores países caribenhos. Os modelos estimam tormentas que podem despejar entre 500 mm e 1000 mm de chuva sobre o para o Haiti.




Imagem de satélite do furacão Matthew. Clique na imagem para ver a animação feita pelo satélite geoestacionário GOES.

Imagens de satélite registradas às 10h00 BRT mostravam que Matthew se localizava sobre as coordenadas 15.4N e 74.9W, a 355 km do sudeste de Kingston, Jamaica e 450 km do sudoeste de Porto Príncipe, capital do Haiti.

Matthew é um poderoso sistema ciclônico de categoria 4, com ventos sustentados de 215 km/h e rajadas que chegam a atingir 260 km/h. A pressão barométrica estimada por aviões caça-furacões é de 943 hectopascais.

O sentido de deslocamento da tempestade é em sentido norte, a 9 km/h. Mantendo essa dinâmica, Matthew atingirá a costa da Jamaica e sudoeste do Haiti na noite de segunda-feira e o leste de Cuba, na terça-feira.

Previsõa de deslocamento e intensidade do furacão Matthew, em outubro de 2016.

Devido à grande quantidade de chuva esperada, entre 500 e 1000 mm acumulados, todas as áreas costeiras da Jamaica, Haiti e leste de Cuba estão sob alerta máximo, sob riscos de alagamentos, deslizamentos e inundações relâmpago.

Recordes
Matthew rapidamente se intensificou ao longo da sexta-feira e chegou à categoria 5, sendo o ciclone mais forte no Atlântico desde Felix, em 2007. Além disso, Matthew quebrou recorde do poderoso furacão Ivan, em 2004, e se tornou o ciclone no Atlântico que chegou à categoria 5 mais ao sul desde o começo dos registros.

De acordo com o colaborador do Painel Global, Alisson Phelippef, devido ao cisalhamento e um ciclo de substituição da parede do olho, o ciclone perdeu força para categoria 4, mas pode voltar a se fortalecer ainda nesta segunda. Além disso, poderá haver "storm surge", que é a maré ciclônica.

"Isso pode causar ainda mais inundações no Haiti. Jamaica, Cuba e República Dominicana também podem ter acumulados ao redor dos 500 mm, até terça-feira. Bahamas e toda costa Leste dos EUA devem acompanhar esse ciclone com atenção", explicou o estudioso.


Via Apolo 11