ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 2


AULA EM 09 DE JULHO DE 2017 – LIÇÃO 2
(Revista: Editora Betel)

Tema: O COMUNICADOR E A MENSAGEM DE SALVAÇÃO

Texto Áureo: 1 Co 9.22
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição ensine a necessidade de sermos espelhos de Jesus no mundo, de aprendermos com Ele e refletir para os demais a Sua luz.
“a partir de um contato direto”, essa é a nossa tarefa, Deus não vai enviar ninguém para fazê-la em nosso lugar, nem anjo e nem um outro profeta. Alguns crentes oram para que Deus envie alguém, quando deveria orar para que o Senhor lhe dê oportunidades.
“uma tarefa que exige vida prática”, se referindo à prática de levar a Palavra, não adianta somente ficar orando ou bolar excelentes estratégias, é preciso sair em campo.
________________________________________
1. A comunicação do Evangelho
“Quão formosos os pés dos que anunciam, indicando que aquele que anuncia a Palavra de Deus ao mundo possui um status diferenciado diante de Deus. 

1.1. Anunciando o Evangelho de Cristo.
- “pode parecer simples, mas não é, muitos dos nossos irmãos de antigamente evangelizavam sem qualquer estratégia ou preparo, mas atualmente não pode ser assim. As pessoas a serem evangelizadas estão mais esclarecidas e complexas.
“as atitudes falam mais do que qualquer palavra”, não o que nós falamos que vai contar na decisão da pessoa, mas sim como demonstramos acreditar naquilo que falamos.
“o evangelista será questionado”, deverá está pronto a lançar argumentos para explicar a sua fé.
- “principalmente, estar equipado com a Palavra”, deve estar pronto para argumentar, nunca pensar em dizer somente “Jesus te ama.” sempre precisará do algo mais.

1.2. A conexão entre mensagem e mensageiro.
- “ não podem ser como atores de comercial de TV, de uns tempos para cá, as pregações e os cultos tem sido produzido com o objetivo de atrair pessoas para as igrejas e não com o objetivos de levá-las ao céu. Por isso tem se usado muitas técnicas de marketing.
“um produto que eles mesmos não usam”, assim tem sido muitos que tem pregado, tentam passar a importância, por exemplo da santidade, que geralmente não vivem. Por isso quem anuncia o evangelho deve-se ter uma conduta cristã irrepreensível.
“apresenta a verdade de Deus tal como ele a vê e vive”, se o crente viver aquilo que está anunciando, ele com certeza o anunciará com tanta convicção que convencerá as pessoas.
“pregação sincera, e até mesmo mansa”, em contraste com as pregações fervorosas que existem por aí, que impressionam pela eloquência, mas não possuem conteúdo suficiente para adentrar aos corações.
“chegar ao coração, quando anunciada com a totalidade”, pode ser assimilada e guardada no coração devido a sua forma de transmissão feita por alguém que vive o que prega, por isso algumas mensagens transmitidas com os grito de uma suposta unção são logo esquecidas. 

1.3. Entender para comunicar.
- “leitura devocional da Bíblia, é a leitura que visa as práticas devocionais como a adoração, a santificação e a busca pela presença de Deus. Alguns passam a observar a Bíblia de forma didática, apenas para aprender algo específico a fim de ministrar uma aula ou estudo e outros abandonam qualquer estudo da Palavra de Deus.
“Como anunciar aquilo que desconhecemos?”, ninguém pode dar o que não tem, como se pode falar de fé sem conhecer o que é a fé e ela vem pelo ouvir a Palavra de Deus.
“sem dedicar tempo à leitura e meditação”, fale aos alunos que todo crente deveria ter uma agenda de leitura diária e infalível, seria como parte do diálogo que Adão tinha com Deus diariamente pela viração do dia no Éden, a outra parte seria a oração. Na oração nós falamos com Deus e na Palavra o Senhor fala conosco, isso é diálogo.  
_____________________________________________
2. A MENSAGEM E O MENSAGEIRO
“não conformar com uma vida espiritual medíocre”, uma espiritual medíocre é ter um contato razoável com Deus, fazer um mínimo necessário para evitar problemas.
- “que todos alcancem a maturidade”, a maturidade é o estado de vida espiritual adulta, onde a pessoa deixa a meninice e passa a tomar decisões mais baseadas na Palavra de Deus.

2.1. O mensageiro deve ser exemplo.
- “ser completo em Jesus Cristo somente para seu benefício, ser completo significa ser cheio do Espírito Santo e do conhecimento de Cristo, isso não deve ser só para a pessoa se sentir bem.
“nos tornarmos um modelo para os outros”, nesse caso o objetivo é a evangelização onde passamos a testemunhar de Cristo com a nossa vida.
“Jesus Cristo como um arquétipo”, o arquétipo é um modelo, Jesus é o nosso modelo padrão de vida cristã. Sempre que os crentes forem tomar decisões devem buscar se espelhar no que Jesus faria na mesma situação.
“os cristãos de Tessalônica foram exemplos para todos os fiéis”, enquanto houver pessoas nas quais podemos espelhar as nossas ações, o evangelho continuará a crescer, porém no momento em que a corrupção começar a se instaurar dentro das igrejas, então virá o fim.

2.2. O mensageiro deve amadurecer espiritualmente.
“como os discípulos evoluíra, lendo os evangelhos não parecem ser os mesmos apóstolos do livro de Atos, não se tornaram perfeitos, porém operaram sinais e maravilhas pelo poder de Deus em suas vidas.
“Ele deu elementos para análises e reflexões”, aqui são os discípulos aprendendo com Jesus, obtendo o conhecimento que os habilitaria a fazer a obra que Deus haveria de lhes ordenar. Notamos hoje alguns irmãos bem intencionados, porém querendo trabalhar antes de adquirirem o conhecimento necessário.
“fala pela primeira vez acerca da cruz”, e também falou pela primeira vez acerca da Igreja que seria edificada, sobre o fundamento da afirmação de ser Ele o Cristo Filho de Deus.
“serem dependentes do Mestre em tudo”, esse é o mandamento mais difícil para um seguidor de Cristo, mas não é o mais difícil, pois houveram na História da humanidade diversos homens e mulheres de Deus que deixaram tudo e serviram a Jesus em Sua obra.

2.3. A grandeza da revelação divina.
- “a cegueira espiritual (2Co 4.3-4), essa cegueira consiste em não perceber as coisas espirituais, não entendê-las e não saber quando é Deus falando ou quando não é.
“conserva a mente de muitos na escuridão”, é o inimigo que não deixa que as pessoas percebam a luz de Deus, não deixa as pessoas notarem que por traz de tudo isso há um Deus criador de tudo e que em breve haveremos de prestar contas com Ele.
“meio pelo qual a luz brilha no coração das pessoas”, quando a pessoa entende e aceita o sacrifício de Jesus ela passa a ter o véu da escuridão tirado de sobre si e passa a enxergar na vida coisas que não havia visto antes.
________________________________________
3. A MENSAGEM DA SALVAÇÃO

3.1. O vazio da alma humana.
- “o homem perdeu a comunhão com o Pai, isso fica claro quando Adão e Eva são expulsos da presença de Deus em Gn 3.24 de lá para cá toda a humanidade estava expulsa da presença do Senhor.
“por obras, religiosidade”, se referindo à Lei de Moisés que estabelecia cerimonias e sacrifícios religiosos para se obter perdão.
“sente um vazio existencial”, esse é o vazio de Deus no coração humano, pois todos fomos feitos para sermos preenchidos pelo Senhor e quando a pessoa está afastada de Deus fica faltando uma parte dela a ser preenchida.
- “inquietação que o ser humano sente”, essa é uma informação importante para para o evangelismo, pois o crente já pode abordar a pessoa sabendo de vazio que a falta de Deus na vida dela está causando.
“Como escreveu Agostinho, em “Confissões”, Agostinho era bispo católico doutor e escritor, considerado santo pela igreja Católica.

3.2. O plano de Deus para a salvação do homem.
- “é de suma importância que conheçamos bem o caminho, não se pode falar do que não se conhece, por isso exorte os alunos a se aprofundarem no conhecimento do significado do plano maravilhoso da salvação.
“nossa missão não é julgá-la”, alguns crentes perdem boas oportunidades de evangelizar por tentarem condenar o erro antes de o pecador ter a noção da dimensão de seu pecado. É necessário primeiro apresentar Cristo à pessoa.
“o assunto principal não seja deixado de lado”, o assunto principal é a salvação da alma, mas somos tentados e estimulados a falar de outras coisas. O comunicador da mensagem deve cuidar para que isso não aconteça, pois é artimanha de Satanás. 
“apresentar dúvidas e curiosidades”, principalmente se for desviado, muitas das pessoas evangelizadas estão interessadas apenas em que se faça uma oração por ela, sua casa e sua família, mas poucos estão querendo receber a Jesus como Salvador.

3.3. Jesus, o tema central.
“como ele conduz e proclama o Evangelho: “pregamos...a Cristo, Paulo tinha conhecimento para divagar sobre muitos assuntos, mas preferia anunciar a Jesus o salvador e sua obra maravilhosa sobre a cruz.
“morreu por nossos pecados...foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia”, esse é um pequeno resumo do plano da salvação, a obra de Jesus, morreu, ressuscitou e subiu ao céu. 

CONCLUSÃO
- “ a todos aqueles que ainda não a conhecem, mesmo que a pessoa já tenha ouvida falar de Jesus, na maioria dos casos não conhecem o plano da salvação de verdade, por isso devemos estudar e nos aprofundar nele.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO
1. O que o cristão deve saber manejar bem?
R: A Palavra de Deus (2Tm 2.15).

2. O que a Bíblia nos adverte?
R: A não se conformar com uma vida espiritual medíocre (Rm 12.1-2).

3. Como o homem tenta encontrar a Deus?
R: Por meio das obras, religiosidade ou suas próprias invenções (Ec 7.29).

4. Qual o Evangelho que Paulo anunciava?
R: “Cristo morreu por nossos pecados...foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia” (1Co 15.1-4).

5. Por que devemos nos esforçar para testemunhar de Cristo?
R: Porque a seara é realmente muito grande, mas ainda são poucos os ceifeiros (Mt 9.37).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula! marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/