AULA EM 09 DE JULHO DE 2017 – LIÇÃO 2
(Revista: Editora Betel)
Tema: O COMUNICADOR E A MENSAGEM DE SALVAÇÃO
Texto Áureo: 1 Co 9.22
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição ensine a necessidade de sermos espelhos de Jesus no mundo, de aprendermos com Ele e refletir para os demais a Sua luz.
- “a partir de um contato direto”, essa é a nossa tarefa, Deus não vai enviar ninguém para fazê-la em nosso lugar, nem anjo e nem um outro profeta. Alguns crentes oram para que Deus envie alguém, quando deveria orar para que o Senhor lhe dê oportunidades.
- “uma tarefa que exige vida prática”, se referindo à prática de levar a Palavra, não adianta somente ficar orando ou bolar excelentes estratégias, é preciso sair em campo.
________________________________________
1. A comunicação do Evangelho
- “Quão formosos os pés dos que anunciam”, indicando que aquele que anuncia a Palavra de Deus ao mundo possui um status diferenciado diante de Deus.
1.1. Anunciando o Evangelho de Cristo.
- “pode parecer simples, mas não é”, muitos dos nossos irmãos de antigamente evangelizavam sem qualquer estratégia ou preparo, mas atualmente não pode ser assim. As pessoas a serem evangelizadas estão mais esclarecidas e complexas.
- “as atitudes falam mais do que qualquer palavra”, não o que nós falamos que vai contar na decisão da pessoa, mas sim como demonstramos acreditar naquilo que falamos.
- “o evangelista será questionado”, deverá está pronto a lançar argumentos para explicar a sua fé.
- “principalmente, estar equipado com a Palavra”, deve estar pronto para argumentar, nunca pensar em dizer somente “Jesus te ama.” sempre precisará do algo mais.
1.2. A conexão entre mensagem e mensageiro.
- “ não podem ser como atores de comercial de TV”, de uns tempos para cá, as pregações e os cultos tem sido produzido com o objetivo de atrair pessoas para as igrejas e não com o objetivos de levá-las ao céu. Por isso tem se usado muitas técnicas de marketing.
- “um produto que eles mesmos não usam”, assim tem sido muitos que tem pregado, tentam passar a importância, por exemplo da santidade, que geralmente não vivem. Por isso quem anuncia o evangelho deve-se ter uma conduta cristã irrepreensível.
- “apresenta a verdade de Deus tal como ele a vê e vive”, se o crente viver aquilo que está anunciando, ele com certeza o anunciará com tanta convicção que convencerá as pessoas.
- “pregação sincera, e até mesmo mansa”, em contraste com as pregações fervorosas que existem por aí, que impressionam pela eloquência, mas não possuem conteúdo suficiente para adentrar aos corações.
- “chegar ao coração, quando anunciada com a totalidade”, pode ser assimilada e guardada no coração devido a sua forma de transmissão feita por alguém que vive o que prega, por isso algumas mensagens transmitidas com os grito de uma suposta unção são logo esquecidas.
1.3. Entender para comunicar.
- “leitura devocional da Bíblia”, é a leitura que visa as práticas devocionais como a adoração, a santificação e a busca pela presença de Deus. Alguns passam a observar a Bíblia de forma didática, apenas para aprender algo específico a fim de ministrar uma aula ou estudo e outros abandonam qualquer estudo da Palavra de Deus.
- “Como anunciar aquilo que desconhecemos?”, ninguém pode dar o que não tem, como se pode falar de fé sem conhecer o que é a fé e ela vem pelo ouvir a Palavra de Deus.
- “sem dedicar tempo à leitura e meditação”, fale aos alunos que todo crente deveria ter uma agenda de leitura diária e infalível, seria como parte do diálogo que Adão tinha com Deus diariamente pela viração do dia no Éden, a outra parte seria a oração. Na oração nós falamos com Deus e na Palavra o Senhor fala conosco, isso é diálogo.
_____________________________________________
2. A MENSAGEM E O MENSAGEIRO
- “não conformar com uma vida espiritual medíocre”, uma espiritual medíocre é ter um contato razoável com Deus, fazer um mínimo necessário para evitar problemas.
- “que todos alcancem a maturidade”, a maturidade é o estado de vida espiritual adulta, onde a pessoa deixa a meninice e passa a tomar decisões mais baseadas na Palavra de Deus.
2.1. O mensageiro deve ser exemplo.
- “ser completo em Jesus Cristo somente para seu benefício”, ser completo significa ser cheio do Espírito Santo e do conhecimento de Cristo, isso não deve ser só para a pessoa se sentir bem.
- “nos tornarmos um modelo para os outros”, nesse caso o objetivo é a evangelização onde passamos a testemunhar de Cristo com a nossa vida.
- “Jesus Cristo como um arquétipo”, o arquétipo é um modelo, Jesus é o nosso modelo padrão de vida cristã. Sempre que os crentes forem tomar decisões devem buscar se espelhar no que Jesus faria na mesma situação.
- “os cristãos de Tessalônica foram exemplos para todos os fiéis”, enquanto houver pessoas nas quais podemos espelhar as nossas ações, o evangelho continuará a crescer, porém no momento em que a corrupção começar a se instaurar dentro das igrejas, então virá o fim.
2.2. O mensageiro deve amadurecer espiritualmente.
- “como os discípulos evoluíra”, lendo os evangelhos não parecem ser os mesmos apóstolos do livro de Atos, não se tornaram perfeitos, porém operaram sinais e maravilhas pelo poder de Deus em suas vidas.
- “Ele deu elementos para análises e reflexões”, aqui são os discípulos aprendendo com Jesus, obtendo o conhecimento que os habilitaria a fazer a obra que Deus haveria de lhes ordenar. Notamos hoje alguns irmãos bem intencionados, porém querendo trabalhar antes de adquirirem o conhecimento necessário.
- “fala pela primeira vez acerca da cruz”, e também falou pela primeira vez acerca da Igreja que seria edificada, sobre o fundamento da afirmação de ser Ele o Cristo Filho de Deus.
- “serem dependentes do Mestre em tudo”, esse é o mandamento mais difícil para um seguidor de Cristo, mas não é o mais difícil, pois houveram na História da humanidade diversos homens e mulheres de Deus que deixaram tudo e serviram a Jesus em Sua obra.
2.3. A grandeza da revelação divina.
- “a cegueira espiritual (2Co 4.3-4)”, essa cegueira consiste em não perceber as coisas espirituais, não entendê-las e não saber quando é Deus falando ou quando não é.
- “conserva a mente de muitos na escuridão”, é o inimigo que não deixa que as pessoas percebam a luz de Deus, não deixa as pessoas notarem que por traz de tudo isso há um Deus criador de tudo e que em breve haveremos de prestar contas com Ele.
- “meio pelo qual a luz brilha no coração das pessoas”, quando a pessoa entende e aceita o sacrifício de Jesus ela passa a ter o véu da escuridão tirado de sobre si e passa a enxergar na vida coisas que não havia visto antes.
________________________________________
3. A MENSAGEM DA SALVAÇÃO
3.1. O vazio da alma humana.
- “o homem perdeu a comunhão com o Pai”, isso fica claro quando Adão e Eva são expulsos da presença de Deus em Gn 3.24 de lá para cá toda a humanidade estava expulsa da presença do Senhor.
- “por obras, religiosidade”, se referindo à Lei de Moisés que estabelecia cerimonias e sacrifícios religiosos para se obter perdão.
- “sente um vazio existencial”, esse é o vazio de Deus no coração humano, pois todos fomos feitos para sermos preenchidos pelo Senhor e quando a pessoa está afastada de Deus fica faltando uma parte dela a ser preenchida.
- “inquietação que o ser humano sente”, essa é uma informação importante para para o evangelismo, pois o crente já pode abordar a pessoa sabendo de vazio que a falta de Deus na vida dela está causando.
- “Como escreveu Agostinho, em “Confissões”, Agostinho era bispo católico doutor e escritor, considerado santo pela igreja Católica.
3.2. O plano de Deus para a salvação do homem.
- “é de suma importância que conheçamos bem o caminho”, não se pode falar do que não se conhece, por isso exorte os alunos a se aprofundarem no conhecimento do significado do plano maravilhoso da salvação.
- “nossa missão não é julgá-la”, alguns crentes perdem boas oportunidades de evangelizar por tentarem condenar o erro antes de o pecador ter a noção da dimensão de seu pecado. É necessário primeiro apresentar Cristo à pessoa.
- “o assunto principal não seja deixado de lado”, o assunto principal é a salvação da alma, mas somos tentados e estimulados a falar de outras coisas. O comunicador da mensagem deve cuidar para que isso não aconteça, pois é artimanha de Satanás.
- “apresentar dúvidas e curiosidades”, principalmente se for desviado, muitas das pessoas evangelizadas estão interessadas apenas em que se faça uma oração por ela, sua casa e sua família, mas poucos estão querendo receber a Jesus como Salvador.
3.3. Jesus, o tema central.
- “como ele conduz e proclama o Evangelho: “pregamos...a Cristo”, Paulo tinha conhecimento para divagar sobre muitos assuntos, mas preferia anunciar a Jesus o salvador e sua obra maravilhosa sobre a cruz.
- “morreu por nossos pecados...foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia”, esse é um pequeno resumo do plano da salvação, a obra de Jesus, morreu, ressuscitou e subiu ao céu.
CONCLUSÃO
- “ a todos aqueles que ainda não a conhecem”, mesmo que a pessoa já tenha ouvida falar de Jesus, na maioria dos casos não conhecem o plano da salvação de verdade, por isso devemos estudar e nos aprofundar nele.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.
QUESTIONÁRIO
1. O que o cristão deve saber manejar bem?
R: A Palavra de Deus (2Tm 2.15).
2. O que a Bíblia nos adverte?
R: A não se conformar com uma vida espiritual medíocre (Rm 12.1-2).
3. Como o homem tenta encontrar a Deus?
R: Por meio das obras, religiosidade ou suas próprias invenções (Ec 7.29).
4. Qual o Evangelho que Paulo anunciava?
R: “Cristo morreu por nossos pecados...foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia” (1Co 15.1-4).
5. Por que devemos nos esforçar para testemunhar de Cristo?
R: Porque a seara é realmente muito grande, mas ainda são poucos os ceifeiros (Mt 9.37).
Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)
Boa Aula! marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/