Reumadese 2011 é sempre realizado no feriado da Páscoa
A União da Mocidade da Assembleia de Deus Sede de Rio Largo (Umadese), sob direção geral do pastor Arnóbio Tavares Lima e coordenação do diácono Edimilson Marinho e sua esposa, Ilka Marinho, promoveu, no feriadão de Páscoa, o Retiro Espiritual da juventude, o Reumadese 2011. O poder de Deus foi sem limites durante a atividade, cujo estava baseado em Js 1.5: “Ninguêm te resistirá todos os dias da tua vida, porque assim como fui com Moisés, assim serei contingo, não te deixarei e nem te desampararei todos os dias da tua vida”. O lema foi “Não Haverá Limites!”.
O retiro ocorre todos os anos neste mesmo período e tem sido uma fonte de renovação espiritual e de encontro com Deus para os jovens. Neste ano, o Reumadese aconteceu com uma programação de estudos da palavra, cultos de adoração e aprofundamento no conhecimento das Sagradas Escrituras, além da realização de várias atividades educativas, dinâmicas e de lazer.
No dia 21, sexta-feira, foi realizada a primeira manhã de consagração, adoração e estudo da palavra de Deus, onde foi manifestada no coração dos presentes a poderosa presença do Senhor. O louvor esteve a cargo do Ministério de Louvor Ô Glória. Esteve ministrando o primeiro estudo da palavra o cooperador Lucas Seda, da AD em Lourenço de Albuquerque, que, tomando como base Gênesis 39.21: “O Senhor, porém, era com José”, fez uma análise reflexiva acerca das experiências de José no Egito, enfocando que as vitórias alcançadas pelo personagem decorriam de sua fidelidade e obediência ao Senhor em toda a trajetória de sua vida.
No período da tarde da sexta-feira, foram estabelecidas quatro equipes (amarela, verde, vermelho e azul) para a participação nas provas previstas pelos organizadores do evento. Na avaliação das provas foram designados jurados para analisar o desempenho das equipes. Nas provas houve sempre muita correria e muito esforço de todos os retirantes, pois todas as equipes queriam atingir a pontuação máxima no resultado do retiro.
À noite foi realizada a confraternização de abertura tendo com o tema “As Cores”, onde muitas atividades dinâmicas foram desenvolvidas. Após, os retirantes foram convidados para a primeira hora de oração no período das 22 às 23 horas, quando as atividades do primeiro dia foram encerradas.
Na manhã do sábado, 22, os retirantes participaram da consagração festiva, estando a adoração ao Senhor ao cargo do Ministério de Louvor Ô Glória, com a participação especial do cantor Ednaldo, vindo de Maceió. Muitos jovens receberam oportunidade para expressar suas experiências com Deus no Reumadese. A ministração do estudo da palavra esteve sob a responsabilidade do pregador Adriano Oliveira, da AD em Maceió, que discorreu acerca da chamada do jovem Davi sob a instrumentalidade do profeta Samuel, para o serviço ao Senhor em Israel, contextualizando com o período em que Saul reinou sobre o povo.
Durante à tarde houve diversas atividades dinâmicas com competições entre as equipes. Foram desenvolvidas provas com a participação de todos, com divisão em grupos por gênero, permitindo aos retirantes momentos de descontração e alegria.
No culto à noite o louvor contou com a participação especial do cantor Ednaldo que louvou ao Senhor juntamente com o Ministério de Louvor Ô Glória. Após a adoração e o louvor, sob o poder do Espírito Santo, que ali renovou a muitos dos presentes, dando experiências espirituais na presença do Senhor a juventude ali reunida, o pregador Adriano com base em Levítico 6.1-8.
O preletor Adriano Oliveira discorreu acerca da lei do holocausto, extraindo daí cinco excelentes aspectos da verdadeira adoração a Deus. Segundo ensinou, para o fogo permanecer aceso sobre o altar, o verdadeiro adorador não pode e nem deve oferecer sacrifício a Deus de qualquer maneira, havendo exigências mínimas para a adoração, a saber: sinceridade e santidade. Para que o fogo não se apague sobre o altar e permaneça aceso, o verdadeiro adorador, segundo Adriano, deve colocar lenha nele a cada manhã através da oração. Para que o fogo não se apague sobre o altar, o verdadeiro adorador deve cuidar de sua vida diante de Deus, pois o holocausto deverá estar em ordem e o verdadeiro adorador precisa manter a chama do Espírito Santo viva em seu coração.
No domingo, último dia do Reumadese, a manhã com o Senhor contou com a participação do pregador Márcio Calheiros, da AD em Lourenço de Albuquerque, que ministrou o ensino da palavra baseando-se no texto que inspirou o lema deste evento, baseado em Js 1.5. Ele ensinou Ensinando aos presentes que o Senhor é um Deus que faz promessas e que as sustenta nas batalhas em que o povo enfrenta, já que está sempre presentes nos desafios. Deus falou poderosamente aos retirantes que ali foram alimentados pelo ensino da palavra do Senhor.
No período da tarde os retirantes desenvolveram atividades de limpeza do ambiente que foi ocupado nos três dias, passando em seguida as provas competitivas e dinâmicas. A atividade mais esperada é o “enduro”, um exercício de caráter militar onde os retirantes são levados a cumprir uma trilha que vai do campo até um trecho de alguns quilômetros por dentro de uma área de floresta, passando por terrenos acidentados, ladeados de densa vegetação atlântica, enfrentando áreas lamacentas e alagadas. É uma atividade na qual as equipes demandam grande energia física, cooperação, trabalho em equipe e raciocínio lógico e matemático para cumprir-la com pleno êxito, sendo, por isto mesmo, a atividade de maior emoção e envolvimento de todos os participantes.
No culto noturno de adoração, esteve ministrando a palavra do Senhor o presbítero James, da AD sede de Rio Largo, que, discorrendo sobre o tema do retiro, foi grandemente usado pelo Espírito Santo. A vida espiritual de muitos jovens foi renovada e Deus derramou fogo naqueles que ainda não haviam experimentado a experiência de avivamento em suas vidas.
O Senhor se fez presente com tanto poder que, mesmo após o encerramento da ministração da palavra e no momento final do culto, uma nuvem da glória do Senhor veio sobre o lugar e dons espirituais foram concedidos a vários dos presentes, levando a uma intensa adoração que se estendeu por mais de uma hora além do que se previa para o encerramento do culto.
Para o diácono Edimilson Marinho, coordenador da Umadese, o retiro espiritual atingiu os objetivos do evento: “Neste retiro o Senhor se fez presente de uma forma especial, não apenas renovando a vida espiritual de nossa juventude, mas também batizando com o Espírito Santo e com fogo. Isto porque o Senhor é fiel e honra aqueles que o honram e crêem em suas promessas, em sua fidelidade e no seu tremendo poder.”
Congregações