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TEXTO ÁUREO
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até do que do alto sejais revestidos de poder" (Le 24.49).
 
 
VERDADE PRÁTICA
O ESPÍRITO SANTO ajuda-nos a viver de maneira santa e habilita-nos a realizar, com eficácia, a obra do Senhor JESUS CRISTO.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 2.37-41 - Os resultados do Pentecostes
Terça - At 8.14-17 - Os crentes de Samaria recebem o batismo com o ESPÍRITO SANTO
Quarta - At 11.22-24 - O evangelho em Antioquia
Quinta - At 13.1-3 - O ESPÍRITO SANTO e a obra missionária
Sexta - Ef 4.11 - O ESPÍRITO SANTO e os dons ministeriais para a Igreja
Sábado - Mt 28.19,20 - A Grande Comissão
 
 
 
LEITURA BÍBLlCA EM CLASSE - Lucas 24.46-49; Atos 1.4-8
Lucas 24
46 - E disse-Ihes: Assim está escrito, e assim convinha que o CRISTO padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; 47 - e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. 48 - E dessas coisas sois vós testemunhas. 49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
RESSUSCITASSE DOS MORTOS. A ressurreição de JESUS CRISTO é uma das verdades essenciais do evangelho (1 Co 15.1-8). Qual a importância da ressurreição de CRISTO para os que nEle crêem?
(1) Ela comprova que Ele é o Filho de DEUS (Jo 10.17,18; Rm 1.4).
(2) Garante a eficácia da sua morte redentora (Rm 6.4; 1 Co 15.17).
(3) Confirma a verdade das Escrituras (Sl 16.10; Lc 24.44-47; At 2.31).
(4) É prova do juízo futuro dos ímpios (At 17.30,31).
(5) É o fundamento pelo qual CRISTO concede o ESPÍRITO SANTO e a vida espiritual ao seu povo (Jo 20.22; Rm 5.10; 1 Co 15.45), e a base do seu ministério celestial de intercessão pelo crente (Hb 7.23-28).
(6) Garante ao crente a sua futura herança celestial (1 Pe 1.3,4) e sua ressurreição ou transformação quando o Senhor vier (ver Jo 14.3; 1 Ts 4.14ss).
(7) Ela põe à disposição do crente, na sua vida diária, a presença de CRISTO e o seu poder sobre o pecado (Gl 2.20; Ef 1.18-20; Rm 5.10).
24.47 ARREPENDIMENTO E A REMISSÃO DE PECADOS. Os discípulos somente deviam pregar o perdão dos pecados juntamente com o arrependimento do pecador. O pregador que anuncia a salvação como uma simples crença ou religião fácil, ou uma formal aceitação da salvação gratuita, sem nenhum compromisso voluntário do pecador de obedecer a CRISTO e à sua Palavra, está pregando um falso evangelho. O verdadeiro arrependimento inclui o abandono do pecado, i.e., um elemento fundamental e imutável do verdadeiro evangelho neotestamentário (ver Mt 3.2).
24.47 EM TODAS AS NAÇÕES. O próprio CRISTO institui a obra missionária cristã como uma tarefa santa e obrigatória da igreja. Missões é um tema prioritário, tanto no Antigo como no Novo Testamento (Gn 22.18; 1 Rs 8.41-43; Sl 72.8-11; Is 2.3, 45.22-25; Mt 28.19; At 1.8, 28.28; Ef 2.14-18).
24.49 A PROMESSA DE MEU PAI. A promessa de meu Pai refere-se ao derramamento do ESPÍRITO SANTO (ver At 1.4; 2.4). Vemos esta promessa no AT, em Is 32.15, 44.3; Jl 2.28; Ez 39.29; e no NT, em Jo 14.16,17,26; 15.26; 16.7; At 1.4-8; 2.17,18,33,38,39. Os discípulos aguardaram o cumprimento desta promessa em oração perseverante (ver At 1.14). O crente atual que busca o batismo no ESPÍRITO SANTO deve fazer a mesma coisa.
 
Atos 1
4 - E, estando com eles, determinou-Ihes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. 5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o ESPÍRITO SANTO, não muito depois destes dias. 6 -Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 7 - E disse-Ihes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que oPai estabeleceu pelo seu próprio poder. 8 - Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
1.4 A PROMESSA DO PAI. O prometido dom do Pai (Jl 2.28,29; Mt 3.11) é o batismo no ESPÍRITO SANTO (ver v. 5). O cumprimento desta promessa, no entanto, é descrito como ser cheios do ESPÍRITO SANTO (2.4). Assim, batizado no ESPÍRITO e cheio do ESPÍRITO , às vezes, são usados como equivalentes nas Escrituras. A partícula grega que aparece nos pertinentes textos do NT leva para a tradução com ou no ESPÍRITO SANTO, em se tratando do batismo pentecostal. Este batismo com ou no ESPÍRITO SANTO, não deve ser identificado com o recebimento do ESPÍRITO SANTO na ocasião da regeneração. São duas obras distintas do ESPÍRITO, muitas vezes separadas por um período de tempo.
1.5 BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO. A preposição com é a partícula grega en, que pode ser traduzida como em ou com . Por isso, muitos preferem a tradução sereis batizados no ESPÍRITO SANTO . Da mesma forma, batizados com água pode ser traduzido batizados em água . O próprio JESUS é aquele que batiza no ESPÍRITO SANTO os que nEle crêem.
1.8 RECEBEREIS A VIRTUDE. O termo original para virtude é dunamis, que significa poder real; poder em ação. Esse é o versículo-chave do livro de Atos. O propósito principal do batismo no ESPÍRITO SANTO é o recebimento de poder divino para testemunhar de CRISTO, para ganhar os perdidos para Ele, e ensinar-lhes a observar tudo quanto CRISTO ordenou. Sua finalidade é que CRISTO seja conhecido, amado, honrado, louvado e feito Senhor do povo de DEUS (cf. Mt 28.18-20; Lc 24.49; Jo 5.23; 15.26,27).
(1) Poder (gr. dunamis) significa mais do que força ou capacidade; designa aqui, principalmente, o poder divino em operação, em ação. O batismo no ESPÍRITO SANTO trará o poder pessoal do ESPÍRITO SANTO à vida do crente.
(2) Note que neste versículo Lucas não relaciona o batismo no ESPÍRITO SANTO com a salvação e regeneração da pessoa, mas com o poder celestial no interior do crente para este testemunhar com grande eficácia.
(3) A obra principal do ESPÍRITO SANTO no testemunho e na proclamação do evangelho diz respeito à obra salvífica de CRISTO, à sua ressurreição e à promessa do batismo no ESPÍRITO (cf. 2.14-42).
1.8 SER-ME-EIS TESTEMUNHAS. O batismo no ESPÍRITO SANTO não somente outorga poder para pregar JESUS como Senhor e Salvador, como também aumenta a eficácia desse testemunho, fortalecido e aprofundado pelo nosso relacionamento com o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO por termos sido cheios do ESPÍRITO (cf. Jo 14.26; 15.26,27).
(1) O ESPÍRITO SANTO revela e torna mais real para nós a presença pessoal de JESUS (Jo 14.16-18). Uma comunhão íntima com o próprio JESUS CRISTO resultará num desejo cada vez maior da nossa parte de amar, honrar e agradar nosso Salvador.
(2) O ESPÍRITO SANTO dá testemunho da justiça (Jo 16.8,10) e da verdade (Jo 16.13), as quais glorificam a CRISTO (Jo 16.14), não somente com palavras, mas também no modo de viver e no agir. Daí, quem tem o testemunho do ESPÍRITO SANTO a respeito da obra redentora de JESUS CRISTO, manifestará com certeza, à semelhança de CRISTO, o amor, a verdade e a justiça em sua vida (cf. 1 Co 13).
(3) O batismo no ESPÍRITO SANTO outorga poder para o crente testemunhar de CRISTO e produz nos perdidos a convicção do pecado, da justiça e do juízo (ver Jo 16.8). Os
efeitos desta convicção se tornarão evidentes naqueles que proclamam com sinceridade a mensagem da Palavra e naqueles que a recebem (2.39,40).
(4) O batismo no ESPÍRITO SANTO destina-se àqueles cujos corações pertencem a DEUS por terem abandonado seus maus caminhos (2.38; 3.26), e é mantido mediante a mesma dedicação sincera a CRISTO (ver 5.32).
(5) O batismo no ESPÍRITO SANTO é um batismo no ESPÍRITO que é santo (cf. ESPÍRITO de santificação, Rm 1.4). Assim, se o ESPÍRITO SANTO realmente estiver operando em nós plenamente, viveremos em maior conformidade com a santidade de CRISTO. À luz destas verdades bíblicas, portanto, quem for batizado no ESPÍRITO SANTO, terá um desejo intenso de agradar a CRISTO em tudo o que puder. Noutras palavras: a plenitude do ESPÍRITO complementa (i.e., completa) a obra salvífica e santificadora do ESPÍRITO SANTO em nossa vida. Aqueles que afirmam ter a plenitude do ESPÍRITO, mas vivem uma vida contrária ao ESPÍRITO de santidade, estão enganados e mentindo. Aqueles que manifestam dons espirituais, milagres, sinais espetaculares, ou oratória inspiradora, mas não têm uma vida de verdadeira fé, amor e retidão, não estão agindo segundo o ESPÍRITO SANTO, mas segundo um espírito impuro que não é de DEUS (Mt 7.21-23; cf. Mt 24.24; 2 Co 11.13-15. Mais exposição sobre testemunhar de CRISTO, em 13.31.
 
INTRODUÇÃO - O verbo “agir” é como que a categoria seminal semântica de todos os verbos cujo significado exprime uma ação e, ainda, de todos as conjugações na voz ativa. Ora, a semântica impele-nos a dizer que quem age é o agente.
Assim o ESPÍRITO SANTO, como pessoa, age na vida do cristão, tanto em sua decisão de se converter, quanto em sua decisão de mudança, como em sua aceitação de JESUS como salvador e senhor. Depois age em sua vida cristã inteira, orientando, guiando e capacitando, até o dia do arrebatamento.
O ESPÍRITO SANTO trabalha em nosso livre-arbítrio, em nossa vontade, em nossa mente, em nossos sentimentos, procura por todos os meios nos convencer do pecado, da justiça e do juízo. É como uma discussão, uma luta de pensamentos, tudo isso travado em nossa mente. A luta acaba quando o homem se deixa convencer pelo ESPÍRITO SANTO.
 
I. O RELACIONAMENTO DO ESPÍRITO SANTO COM A HUMANIDADE
O que desejamos do ESPÍRITO SANTO (DEUS) deve ser gerado primeiro no reino espiritual, através da oração. Como nossos desejos devem ser iguais aos do ESPÍRITO SANTO, pois estamos em comunhão com ELE, então serão prontamente atendidos.
Ez 22.30 “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” ERC.
“Sucedeu mais que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais” Ne 6.1.
 
Não se pode receber orientação e ajuda do ESPÍRITO SANTO se não O reconhecermos como pessoa e pessoa que vive em nós e conosco - um amigo mais chegado que um irmão - alguém que conhece mais sobre nós do que nós mesmos - UM AMIGO ÍNTIMO.
 

1 Coríntios 2: 1-16
1  E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.2  Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.3  E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.4  A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;5  Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.6  Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;7  Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;8  A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.9  Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.10  Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.11  Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.12  Mas nós näo recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.13  As quais também falamos, näo com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.14  Ora, o homem natural näo compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e näo pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.15  Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.16  Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
 
1. O ESPÍRITO SANTO operando em nossas faculdades mentais.
Orar em línguas edifica-nos (1 Co 14.4). Isso relaciona-se ao nosso crescimento mental, isso nos fala de fortalecimento e proteção mental. "Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" (Cl 3.2).
 
Pensar claramente é ganhar a batalha da mente e manter cativos seus pensamentos corretos.

" Revesti-vos de toda a armadura de DEUS, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo". (Efésios 6,11).
A palavra "cilada" no grego corresponde a palavra "METHODIA", de onde vem a nossa palavra portuguesa "MÉTODO". Isso significa que Satanás é dono de uma estratégia total, bem ordenada, eficaz, comprovada ao longo do tempo e que funciona como por encanto.
 
"Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais" (Efésios 6,12).
Observe que a luta de que nos fala o apóstolo Paulo não é uma luta visível, mas MENTAL.
 
"E a quem perdoardes alguma coisa, também eu. E o que eu perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de CRISTO, para que não sejamos vencidos por Satanás, pois não ignoramos os seus ARDIS" (II Coríntios 2,10-11).
A palavra "ardis" no grego é derivada de uma palavra cuja raiz significa: MENTE. Assim, parafraseando as palavras do apóstolo Paulo acima, podemos dizer o seguinte:
"Nosso desejo é que o inimigo não nos agarre, mediante a confusão dos nossos pensamentos, porque estamos bem conscientes de sua estratégia dirigida às nossas mentes".
 
"Mas se o nosso evangelho ainda está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de CRISTO, que é a imagem de DEUS" (II Coríntios 4, 3-4).
"Pois DEUS, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, é quem brilhou nos nossos corações, para a iluminação do conhecimento da glória de DEUS, na face de JESUS CRISTO" (II Coríntios 4, 6).
"Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. As armas da nossa guerra não são carnais, mas sim poderosas em DEUS para a destruição das FORTALEZAS. Derrubamos todo o raciocínio e toda a altivez que se levante contra o conhecimento de DEUS, e levamos cativo todo o PENSAMENTO à obediência de CRISTO" (II Coríntios 10, 4-5).
"Não andeis ansiosos por coisa alguma; mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em CRISTO JESUS. Quanto ao mais irmãos, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisto pensai." (Filipenses 4, 6-8)
 
A mente carnal é a "morte"; é "inimizade contra DEUS"; "não está sujeito à lei de DEUS, nem mesmo pode estar"; "não pode agradar a DEUS" (Romanos 8:6-8). Que contradição uma igreja alegar ser "de CRISTO" quando as pessoas que a compõem têm a mente carnal que não pode agradar a DEUS!

O remédio do ESPÍRITO para a mente carnal é:  "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS" (Romanos 12:2).  Renovação da mente!  Transformação!  Metamorfose!  Livrar a mente das disposições e dos interesses carnais, enchendo-a com as disposições e os interesses espirituais! Essa é outra forma de dizer: "Habite, ricamente, em vós a palavra de CRISTO" (Colossenses 3:16).  Não é tarde demais. Deixe que ele te molde. A felicidade eterna está em jogo.
 
2. O ESPÍRITO SANTO operando nos sentimentos e vontades.
Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. (1Co 14.3).
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo (João 16:8-11).
Sustentamos esta passagem como se referindo primariamente a uma obra indireta do Espírito, porque a diferença entre a obra direta e indireta do Espírito é para se ver mais tarde sob o exame do Seu trabalho nos perdidos. A conversão é o resultado direto da ação do ESPÍRITO SANTO em seu trabalho de convencimento e posterior desejo de arrependimento e necessidade de perdão.
 
3. O ESPÍRITO SANTO e a adoção.
"Porque todos os que são guiados pelo ESPÍRITO de DEUS, esses são filhos de DEUS" (Rm 8.14).
"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos; Aba, Pai" (Rm 8.15).
"O mesmo ESPÍRITO testifica com o nosso espírito, que somos filhos de DEUS" (Rm 8:16).
 
II. O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE
1. A presença constante do ESPÍRITO SANTO.
Jo 14.16 Eu pedirei ao Pai, e ele vos dará outro consolador (Paráclito), que estará convosco para sempre. 17 Ele é o ESPÍRITO da verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis porque permanece convosco e está em vós.
 
2. O desenvolvimento da relação com o Divino ESPÍRITO SANTO.
I João 2.27, o Senhor declara: E a unção que vós recebestes d’Ele, fica em vós, e não tendes necessidade de que algum vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
Efésios 1.17 O DEUS do nosso Senhor JESUS CRISTO, o Pai da Glória, vos dê em seu conhecimento, o ESPÍRITO de sabedoria e de revelação
João 16.13 Mas, quando vier aquele ESPÍRITO da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
 
3. Ser "cheio do ESPÍRITO SANTO".
"E não vos embriagueis com vinho ... mas enchei-vos do ESPÍRITO" (Efésios 5:18).
É nossa obrigação o enchimento e não obrigação de DEUS - O ESPÍRITO SANTO mora dentro de nós e conosco. À medida que falamos em línguas, adoramos e glorificamos a DEUS e exaltamos a JESUS como nosso Senhor e salvador, vamos nos enchendo e ai nos tornamos aptos a realizar a obra de DEUS na unção e no poder do ESPÍRITO SANTO.
 
Desenvolve no crente o Fruto do ESPÍRITO
A nossa convivência diária com o ESPÍRITO SANTO desenvolve em nós o caráter de CRISTO.
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra tais coisas não existe lei” (Gálatas 5:22,23).
 
 
 
III. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO CAPACITA-NOS A FAZER A OBRA DE DEUS
1. Intrepidez para testemunhar.
O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.
Atos 4.13 Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus.
Atos 4.29 - Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra,
Atos 4.31 - E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Atos 13:46 - Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios.
Atos 26:26 - Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.
2 Coríntios 3:12 - Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
2 Coríntios 7:4 - Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação e transbordante de gozo em todas as nossas tribulações.
2 Coríntios 10:2 - rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne.
2 Coríntios 11:21 - Envergonhado o digo, como se nós fôssemos fracos, mas, no que qualquer tem ousadia (com insensatez falo), também eu tenho ousadia.
Efésios 3:12 - no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.
Hebreus 10:19 - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus,
 
2. Formação de discípulos.
(Atos 13:3) - Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
 
3. Chamados para servir.
Disse o ESPÍRITO SANTO:
(Atos 13:2) - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o ESPÍRITO SANTO: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
 
A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO - BEP - CPADAt 5.3,4 “Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao ESPÍRITO SANTO e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a DEUS.”

É essencial que os crentes reconheçam a importância do ESPÍRITO SANTO no plano divino da redenção. Sem a presença do ESPÍRITO SANTO neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana (Gn 1.2; Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30). Sem o ESPÍRITO SANTO, não teríamos a Bíblia (2Pe 1.21), nem o NT (Jo 14.26, 1Co 2.10) e nenhum poder para proclamar o evangelho (1.8). Sem o ESPÍRITO SANTO, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo. Este estudo examina alguns dos ensinamentos básicos a respeito do ESPÍRITO SANTO.

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO. Através da Bíblia, o ESPÍRITO SANTO é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade (2Co 3.17,18; Hb 9.14; 1Pe 1.2). Ele é uma Pessoa divina como o Pai e o Filho (5.3,4). O ESPÍRITO SANTO não é mera influência ou poder. Ele tem atributos pessoais, a saber: Ele pensa (Rm 8.27), sente (Rm 15.30), determina (1Co 12.11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão. Foi enviado pelo Pai para levar os crentes à íntima presença e comunhão com JESUS (Jo 14.16-18,26). À luz destas verdades, devemos tratá-lo como pessoa, que é, e considerá-lo DEUS vivo e infinito em nosso coração, digno da nossa adoração, amor e dedicação (ver Mc 1.11).

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO.
A revelação do ESPÍRITO SANTO no NT.
(a) O ESPÍRITO SANTO é o agente da salvação. Nisto Ele convence-nos do pecado (Jo 16.7,8), revela-nos a verdade a respeito de JESUS (Jo 14.16,26), realiza o novo nascimento (Jo 3.3-6), e faz-nos membros do corpo de CRISTO (1Co 12.13). Na conversão, nós, crendo em CRISTO, recebemos o ESPÍRITO SANTO (Jo 3.3-6; 20.22) e nos tornamos coparticipantes da natureza divina (2Pe 1.4).
(b) O ESPÍRITO SANTO é o agente da nossa santificação. Na conversão, o ESPÍRITO passa a habitar no crente, que começa a viver sob sua influência santificadora (Rm 8.9; 1Co 6.19). Note algumas das coisas que o ESPÍRITO SANTO faz, ao habitar em nós. Ele nos santifica, i.e., purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos da escravidão ao pecado (Rm 8.2-4; Gl 5.16,17; 2Ts 2.13). Ele testifica que somos filhos de DEUS (Rm 8.16), ajuda-nos na adoração a DEUS (At 10.45,46; Rm 8.26,27) e na nossa vida de oração, e intercede por nós quando clamamos a DEUS (Rm 8.26,27). Ele produz em nós as qualidades do caráter de CRISTO, que O glorificam (Gl 5.22,23;  1Pe 1.2). Ele é o nosso mestre divino, que nos guia em toda a verdade (Jo 16.13; 14.26; 1Co 2.10-16) e também nos revela JESUS e nos guia em estreita comunhão e união com Ele (Jo 14.16-18; 16.14). Continuamente, Ele nos comunica o amor de DEUS (Rm 5.5) e nos alegra, consola e ajuda (Jo 14.16; 1Ts 1.6).
(c) O ESPÍRITO SANTO é o agente divino para o serviço do Senhor, revestindo os crentes de poder para realizar a obra do Senhor e dar testemunho dEle. Esta obra do ESPÍRITO SANTO relaciona-se com o batismo ou com a plenitude do ESPÍRITO. Quando somos batizados no ESPÍRITO, recebemos poder para testemunhar de CRISTO e trabalhar de modo eficaz na igreja e diante do mundo (1.8). Recebemos a mesma unção divina que desceu sobre CRISTO (Jo 1.32,33) e sobre os discípulos (2.4; ver 1.5), e que nos capacita a proclamar a Palavra de DEUS (1.8; 4.31) e a operar milagres (2.43; 3.2-8; 5.15; 6.8; 10.38). O plano de DEUS é que todos os cristãos atuais recebam o batismo no ESPÍRITO SANTO (2.39). Para realizar o trabalho do Senhor, o ESPÍRITO SANTO outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de CRISTO (1Co 12—14). Estes dons são uma manifestação do ESPÍRITO através dos santos, visando ao bem de todos (1Co 12.7-11).
(d) O ESPÍRITO SANTO é o agente divino que batiza ou implanta os crentes no corpo único de CRISTO, que é sua igreja (1Co 12.13) e que permanece nela (1Co 3.16), edificando-a (Ef 2.22), e nela inspirando a adoração a DEUS (Fp 3.3), dirigindo a sua missão (13.2,4), escolhendo seus obreiros (20.28) e concedendo-lhe dons (1Co 12.4-11), escolhendo seus pregadores (2.4; 1Co 2.4), resguardando o evangelho contra os erros (2Tm 1.14) e efetuando a sua retidão (Jo 16.8; 1Co 3.16; 1Pe 1.2).
(3) As diversas operações do ESPÍRITO são complementares entre si, e não contraditórias.
Ao mesmo tempo, essas atividades do ESPÍRITO SANTO formam um todo, não havendo plena separação entre elas. Alguém não pode ter
(a) a nova vida total em CRISTO,
(b) um santo viver,
(c) o poder para testemunhar do Senhor ou
(d) a comunhão no seu corpo, sem exercitar estas quatro coisas. Por exemplo: uma pessoa não pode conservar o batismo no ESPÍRITO SANTO se não vive uma vida de retidão, produzida pelo mesmo ESPÍRITO, que também quer conduzir esta mesma pessoa no conhecimento das verdades bíblicas e sua obediência às mesmas.
 
O ESPÍRITO SANTO E A SUA OBRA NOS SALVOS. Já vimos que o Espírito habita em todo o crente. Esta moradia é para a realização de uma obra nos crentes. A obra consiste de:
(1) Dar garantia de salvação.
Romanos 8:16; 2 Coríntios 1:22; Efésios 1:14. O Espírito não só testemunha aos crentes da filiação atual, mas da garantia de salvação final. É neste ultimo sentido que a obra do Espírito é um "penhor", que quer dizer "hipoteca, uma parte do preço de compra adiantada como garantia de que a transação será completada". A presença do Espírito em nossos corações proporciona-nos uma prelibação do céu e é uma garantia de recebermos a herança "incorruptível e impoluta, que não fenece, reservada no céu" para nos "que somos guardados pelo poder de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no ultimo tempo" (1 Pedro 1:4,5).
(2) Confortando, ensinando e iluminando.
João 16:7; 1 Coríntios 2:9-12; Efésios 1:17; 1 João 2:20,27.
(3) Liderando em obediência e serviço.
Romanos 8:14; Gálatas 5:16; Atos 8:27,28.
(4) Chamando para serviço especial.
Atos 13:2,4. "O Espírito Santo não só dirige o teor geral da vida cristã, mas chama homens para trabalhos especiais, tais como missões, o ministério, ensino, etc."
"Esta passagem não nos conta como o Espírito chama homens, presumivelmente porque Ele não chama sempre homens do mesmo modo. Cabe-nos a nós estarmos prontos a ser chamado, desejá-lo e então esperar que o Espírito Santo nos chame. Ele não chama a todos para o trabalho missionário estrangeiro, ainda que todo cristão devera estar pronto a responder a esse chamado. Ele chama, contudo, todo cristão para algum campo de serviço e o conduzirá, se ceder, a esse campo especifico" (Bancroft).
(5) Distribuindo dons espirituais.
1 Coríntios 12:4-11. Notai que "a manifestação do Espírito é dada a todo o homem (Isto é, todo o homem salvo) para o que for útil" (1 Coríntios 12:7). Nenhum homem salvo pode dizer verdadeiramente, portanto, que está falto de habilidade espiritual no serviço do Senhor.
(6) Fortificando no serviço.
Atos 1:8; 1 Coríntios 2:4; 1 Tessalonicenses 1:5.
(7) Fazendo frutífero.
Gálatas 5:22-25.
(8) Ditando oração e intercedendo.
Romanos 8:26,27; Gálatas 4:6.
(9) Movendo a adorar.
Filipenses 3:3. Foi dito: "Em nossas orações somos tomados com as nossas necessidades, em nossas ações de graça somos tomados com as nossas bênçãos, mas em nossa adoração somos tomados com Deus mesmo".
(10) Finalmente, vivificando o corpo do crente.
Romanos 8:11-23.
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/tpaul_s/doutrinabiblica/cap10.html
 
INTERAÇÃO
Professor, enfatize o fato de que o ESPÍRITO SANTO nos capacita e habilita-nos a realizar a obra de DEUS. Sem Ele não temos condições para cumprir eficazmente a Grande Comissão que nos confiou JESUS. Podemos ver que os discípulos de JESUS antes do batismo com o ESPÍRITO SANTO eram tímidos e bem temerosos, mas após o revestimento de poder eles tornaram-se ousados e corajosos. Eles saíram por toda parte anunciando a Palavra de DEUS. Precisamos do Consolador! Permita que o ESPÍRITO SANTO controle e guie a sua vida. Siga a orientação de Paulo - "ser cheio do ESPÍRITO" (Ef 5.18) e seja um instrumento nas mãos de DEUS.
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a atuação do ESPÍRITO SANTO na humanidade.
Compreender que não podemos viver sem a presença do ESPÍRITO SANTO.
Conscientizar-se de que o Batismo com o ESPÍRITO SANTO capacita o crente no serviço de Reino.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, para introduzir o tópico II da lição, sugerimos que você reproduza na lousa, em cartolina ou no data show, o esquema da página seguinte, ou tire cópias.
Explique aos alunos que a renovação do ESPÍRITO SANTO é necessária na vida do crente. Discuta com eles as implicações espirituais de se ter um relacionamento diário com o ESPÍRITO SANTO. Conscientize-os da necessidade de uma renovação espiritual diária em suas vidas. Conclua, enfatizando que somente cheio do ESPÍRITO SANTO somos capazes de obedecer à voz do Senhor. Boa aula!
 
 
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 4 - ESPÍRITO SANTO - AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS

INTRODUÇÃO
O Dia de Pentecostes inaugurou uma nova fase no relacionamento do ESPÍRITO SANTO com a humanidade (At 2).
I. O RELACIONAMENTO DO ESPÍRITO SANTO COM A HUMANIDADE
1. O ESPÍRITO SANTO operando em nossas faculdades mentais.
2. O ESPÍRITO SANTO operando nos sentimentos e vontades.
3. O ESPÍRITO SANTO e a adoção.
II. O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE
1. A presença constante do ESPÍRITO SANTO.
2. O desenvolvimento da relação com o Divino ESPÍRITO SANTO.
3. Ser "cheio do ESPÍRITO SANTO".
III. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO CAPACITA-NOS A FAZER A OBRA DE DEUS
1. Intrepidez para testemunhar.
2. Formação de discípulos.
3. Chamados para servir.
CONCLUSÃO
Fomos chamados para a santificação e o serviço.
 
SINOPSE DO TÓPICO (1)
O ESPÍRITO SANTO age nas faculdades mentais, sentimentos e vontades do homem a fim de operar a adoção do Pai.
SINOPSE DO TÓPICO (2)
O ESPÍRITO SANTO trabalha na vida do crente, aperfeiçoando o caráter, moldando a personalidade e controlando o temperamento.
SINOPSE DO TÓPICO (3)
o batismo com o ESPÍRITO SANTO dá intrepidez ao crente para testemunhar, capacitando-o para fazer a obra de DEUS.
 
VOCABULÁRIO
Atividades Filantrópicas: Ajuda aos necessitados.
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
MENZIES, Willian w.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
PALMA, Anthony D. O Batismo no ESPÍRITO SANTO e Com Fogo: Os Fundamentos e a Atualidade da Doutrina Pentecostal. I. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
 
SAIBA MAIS PELA Revista Ensinador Cristão CPAD, nº 46, p. 38.
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Eclesiológico - "A Obra da Igreja ".
A Igreja tem tríplice objetivo. [...] O primeiro objetivo da Igreja é a evangelização do mundo. Da mesma maneira que JESUS CRISTO veio para buscar e salvar o perdido, assim também a extensão de seu corpo nesta era, a Igreja, deve compartilhar desse interesse (Mt 18.11).
[...] O segundo objetivo da Igreja é ministrar a DEUS, como diz o catecismo de uma grande denominação: "A principal e mais elevada finalidade do homem consiste em glorificar a DEUS e desfrutar dEle para sempre" (The Westminster Larger Catechism. Richmond: Presbyterian Comitee of Publication, 1939, pág. 162).
[...] Há um terceiro objetivo da Igreja neotestamentária: edificar um corpo de santos (crentes dedicados), nutrindo-os a fim de que se conformem à imagem de CRISTO. O evangelismo é a conquista de novos convertidos; a adoração é a Igreja voltada para DEUS; a nutrição é o desenvolvimento dos novos convertidos em santos maduros. DEUS preocupa-se grandemente em que os recém-nascidos cresçam na graça (à base de Ef 4.11-16; cf. 1 Co 12.28; 14.12). Paulo enfatiza repetidamente o anelo de DEUS pela maturidade espiritual dos crentes (1 Co 14.12; Ef 4.11-13; CI 1.28,29)" (MENZIES, Willian W.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, pp.1 38,1 39,143).
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Histórico-Missiológico
"O Poder Para Testemunhar - Nos círculos pentecostais, nenhum aspecto dos propósitos do batismo no ESPÍRITO tem recebido mais atenção do que a sua utilização para a evangelização do mundo. Isso é firmemente baseado em Atos 1.8: 'Recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra'. O livro de Atos é um comentário desses dois temas relacionados, que os discípulos receberiam poder quando o ESPÍRITO viesse sobre eles e de que eles seriam testemunhas de JESUS por todo o mundo.
Quando JESUS disse aos seus discípulos que eles seriam suas 'testemunhas', o pensamento não é tanto que seriam seus representantes, embora isso seja verdade, mas sim que iriam atestar a sua ressurreição. A idéia do testemunho ocorre ao longo do livro de Atos; ela é aplicada geralmente aos discípulos (1 .8,22; 2.32; 3.15; 5.32; 10.39,41; 13.31) e especificamente a Estêvão (22.20) e a Paulo (22.15; 26.16).
A evangelização mundial pelos pentecostais, que aconteceu no século XX, é um testemunho da realidade da experiência pentecostal. Infelizmente, alguns historiadores e missiologistas da igreja moderna foram lentos ao reconhecer a tremenda contribuição do movimento pentecostal com relação à propagação do evangelho por todo o mundo. Os pentecostais não podem e não se atrevem a negar a obra maravilhosa e freqüentemente sacrificial dos missionários ao longo da história da Igreja, que não experimentaram o batismo no ESPÍRITO como compreendido pelos pentecostais. Nós agradecemos a DEUS por todos os corpos eclesiásticos e todas as agências missionárias que contribuíram para a empreitada missionária mundial. E como outros assuntos previamente discutidos, a diferença entre esses missionários e os pentecostais está no nível da gradação. Seria irresponsável os pentecostais dizerem que os outros não sabem nada sobre o poder do ESPÍRITO.
A associação entre o poder (do grego dunamis) e o ESPÍRITO SANTO é freqüentemente feita no Novo Testamento, onde os dois termos são intercambiáveis (por exemplo, Lc 1.35; 4.14; At 10.38; Rm 15.19; 1Co 2.4; 1 Ts 1.15). O poder do ESPÍRITO SANTO concedido aos primeiros discípulos, no entanto, não pode se restrito ao poder para evangelizar" (PALMA, Anthony D. O Batismo no ESPÍRITO SANTO e Com Fogo: Os Fundamentos e a Atualidade da Doutrina Pentecostal. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp.86,87).