LÍLIAN TOURINHO e THIAGO GOMES
Editora-geral e repórter
Era a comemoração do sexto ano de atividades do instituto
O Instituto Amigo Leal, cujo objetivo é assistir a famílias carentes da região do Tabuleiro do Martins, comemorou seis anos de atividades e de muitos benefícios com um culto especial no final do mês de abril. O cantor Sérgio Lopes, do Rio de Janeiro, foi um dos convidados da noite, assim como a cantora Gilvânia Martiliano e o Grupo Ômega. Como o evento tinha um cunho social também, o instituto arrecadou uma tonelada de alimentos não-perecíveis.
Toda a organização foi supervisionada pelo pastor José Luiz, líder da Assembleia de Deus no Tabuleiro do Martins, e contou com o apoio do deputado estadual Jota Cavalcante.
As músicas entoadas pelo poeta Sérgio Lopes provocaram um clima de adoração em todos que foram adorar ao Senhor neste culto. Segundo os organizadores, o cantor louvou a Deus com 14 músicas de seu repertório e demonstrou satisfação por compartilhar momentos tão agradáveis com o povo alagoano.
O diretor-administrativo do Amigo Leal, Gesiel Oliveira, membro da AD no Tabuleiro, explica que o instituto desenvolve os trabalhos sociais sem nenhuma verba pública, apenas com ajuda de voluntários, que contribuem para a continuidade do trabalho. “Hoje, o Amigo Leal tem ações de assistência médica, palestras trabalhistas, para quem procura empregos, e exames médicos para quem não pode pagar, além de arrecadar alimentos para serem doados a famílias carentes, que são cadastradas no nosso instituto”, diz Gesiel, lembrando que os profissionais trabalham voluntariamente.
Gesiel Oliveira conta que, mesmo com muitas dificuldades, o instituto tem atendido aos inúmeros pedidos de ajuda. “Dentre os colaboradores, o deputado estadual Jota Cavalcante tem se destacado. O trabalho tem sobrevivido graças ao irmão Jota, que tem dado total apoio ao projeto”, destacou.
Outro colaborador que merece destaque é o pastor José Luiz, que desde que assumiu a igreja no Tabuleiro do Martins tem se dedicado em fazer o trabalho crescer. “Ele, sem medir esforços, tem atendido as nossas necessidades, para que o trabalho não pare”, disse o diretor Gesiel.
Até o momento, segundo ele, 230 famílias foram cadastradas no instituto e são assistidas com ações nas áreas médica e jurídica. Tudo de graça e da melhor qualidade. “Temos 12 profissionais que são amigos leais. Estão conosco neste projeto e oferecendo o bem para a comunidade”, informou Gesiel.
SHOWS BENEFICENTES
Para ajudar aos trabalhos sociais, a entidade promove noites de louvor, com a colaboração de cantores renomados no cenário gospel brasileiro. Para Alagoas, a entidade já trouxe Fernanda Brum, Shirley Carvalhaes, Cristina Mel, Luiz de Carvalho, Soraya Moraes, Gisele Nascimento, Marcos Antonio, entre outros. “Vale destacar que todos vieram de forma voluntária, abraçando o projeto alagoano”, disse.
Até hoje foram arrecadadas mais de 35 toneladas de alimentos, atendimento médico, entrega de exames médicos, óculos, gás de cozinha, materiais de construção, cursos em parceria com algumas empresas, tratamento dentário, carteira de habilitação e empregos.
Congregações