Vídeos mostram Bin Laden a ensaiar discursos e a ver TV na casa de Abbottabad |
As autoridades norte-americanas revelaram ontem cinco vídeos de Osama bin Laden apreendidos na casa de Abbottabad onde vivia refugiado e onde foi morto por soldados dos EUA. O vídeo mais revelador mostra-o a ver na televisão reportagens sobre si e sobre o 11 de Setembro. Um responsável americano afirmou que os dados apreendidos provam que Bin Laden era ainda o líder operacional da al-Qaeda.
Em quatro dos vídeos Bin Laden ensaia discursos com mensagens e ameaças que depois surgiam nas televisões e na imprensa de todo o mundo. Não é clara a data em que terão sido filmados. A excepção é o quinto vídeo, que o mostra sentado a ver TV e que se presume tenha sido filmado na casa de Abbottabad em data recente.
O líder da al-Qaeda tinha nessa casa TV por satélite, computador e vários telefones móveis. "Essa casa era um centro de comando e controlo", afirmou, sob anonimato, um responsável da CIA: "Não ha dúvida de que continuava activo no planeamento operacional e que dirigia as decisões tácticas."
O material, considerado a mais importante apreensão alguma vez feita à rede terrorista, indica que Bin Laden comandava as acções da al--Qaeda no Iémen e na Somália.
Os peritos esperam que estes dados revelem o esconderijo de outros líderes terroristas e quem nas chefias do Paquistão apoiou Bin Laden e continua a apoiar a al-Qaeda.
OBAMA COM SOLDADOS QUE FIZERAM RAIDE
O presidente dos EUA, Barack Obama, visitou Fort Campbell, no Kentucky, para conhecer e condecorar o grupo de SEAL que matou Osama bin Laden. Durante o encontro, não foi revelado a Obama quem do grupo fez os disparos fatais sobre Bin Laden. O presidente conheceu igualmente o cão que participou no raide em Abbottabad. Antes, num discurso perante centenas de tropas regressadas do Afeganistão, o presidente prometeu: "Vamos conseguir derrotar a al-Qaeda." n
ZAWAHIRI TERÁ TRAÍDO BIN LADEN
O informador que levou as tropas dos EUA até Osama bin Laden no Paquistão terá sido o próprio nº 2 da al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri. A revelação surge no jornal saudita ‘Al-Watan’, segundo o qual o médico egípcio queria substituir Bin Laden na chefia da al-Qaeda. O jornal diz que foi um aliado de Zawahiri
a levar Bin Laden para Abbottabad, onde foi morto depois de outro homem ao serviço do egípcio conduzir até lá os SEAL.
Fonte: Correio da Manhã
fonte AD PIANCO