Amados, publicarei neste final de semana o esboço de minhas palestras no 6º Seminário da EBD da Assembleia de Deus em Parnamirim-RN. O presente conteúdo pode ser reproduzido por qualquer meio, desde que citada a fonte.
"O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco." (Filipenses 4.9)
"O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco." (Filipenses 4.9)
Introdução:
O termo "doutrina" deriva-se do grego didache, e pode significar o ato de ensinar ou o conteúdo do ensino. Na atualidade, podemos definir "doutrina" como: O conjunto de verdades fundamentais das Sagradas Escrituras, organizadas de forma sistemática ou metódica.
Conforme o texto de Filipenses 4.9:
- A doutrina (conjunto de saberes) é algo para ser aprendido, recebido e ouvido (aspectos teóricos ou conceituais), através do estudo informal (leituras, cultos ou reuniões de ensino, etc.) ou formal (cursos bíblicos ou teológicos em seus diversos níveis) da Bíblia sagrada.
- A doutrina é algo para ser visto em quem ensina e praticado por quem aprende (aspectos práticos ou vivenciais)
Observemos o texto abaixo:
"E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava. E muitos se maravilhavam de sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade." (Lucas 4.31-32)
Desta narrativa aprendemos que:
- O ensino da doutrina com poder, graça, clareza e profundidade fará com que os aprendentes se maravilhem.
- A vivência ou a prática da doutrina outorgará reconhecimento e autoridade aos ensinantes.
O valor da doutrina pode ser percebido:
- Em sua função de declaração da verdade bíblica revelada (referencial ou fundamento: credos, confissões, ):
a) Jo 7.16.17 – A doutrina de Jesus
b) At 2.42 – A doutrina dos Apóstolos
c) 1 Tm 4.16; Tt 2.1 – Passando o bastão para os jovens obreiros
- Em sua função apologética (defesa argumentativa e a justificação da fé cristã perante seus opositores e críticos):
a) Jd 3-4 – Lutando pela fé
b) Mc 7.7 – Preceitos de homens
c) 1 Tm 4.1 – Doutrina de demônios
- Em sua função evangelística e discipuladora (Mt 28.19-20)
O Ensino Doutrinário na Escola Bíblica Dominical
A EBD é o espaço educativo informal da igreja, onde o ensino doutrinário encontra as melhores condições (pelo menos deveria) de ser transmitido, pelas seguintes razões:
- Considera as características cognitivas, morais, sociais e biológicas dos alunos (etariedade)
- Conteúdo selecionado, sistematizado e direcionado considerando as peculiaridades de cada faixa etária
- Ambiente propício para o uso de recursos didáticos (ferramentas de apoio pedagógico)
- A proximidade entre ensinante/aprendente possibilita a dialogicidade/interacionalidade (Jo 3.1-21; Jo 4.1-30; Mt 16.13-20)
- A convivência entre ensinante/aprendente possibilita a afetividade (Jo 13.1)
Continua... fonte http://www.altairgermano.net