(0 votos)
Objetivos da aula
Após a aula os alunos deverão descrever os muitos benefícios oferecidos por Cristo
bem como a obrigação de anunciar a Salvação.
Texto em estudo 1Co 13.4-10.13
A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece,
não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade.
O texto acima mencionado é a explicação de Paulo acerca do verdadeiro amor, o chamado “ágape” este é o amor de Deus, um amor livre de imperfeições, pois é justo, é correto, é total.
Bem diferente do amor humano, que é repleto de erros, malicia, injustiça.
Por fim ele conclui afirmando que das 3 forças que move o cristão, o amor permanecerá.
Introdução
Como me referi na lição anterior, após a lição 7 estaríamos estudando a condição do pecador já salvo; e nas demais lições veríamos os resultados da nova vida em Cristo.
A lição 9 tem como titulo “Os benefícios da Salvação” porém o comentário da revista está insuficiente, pois apenas faz menção do amor.
É evidente que este beneficio é um dos mais importantes, mas para a classe de adolescentes é interessante dar outros exemplos; pois eles estão se firmando na fé e precisam estar ciente destes benefícios, para que assim a sua fé seja aperfeiçoada.
Por esta razão achei por bem, fazer menção de outros benefícios, sem esquecer do amor.
I- Os benefícios da Salvação
Certa ocasião um dos discípulos de Jesus lhe perguntou o que eles receberiam visto terem abandonado tudo para seguir a Cristo?
E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.
E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou
pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos pelo Reino de Deus, e não haja de receber muito mais neste mundo e, na idade vindoura, a vida eterna (Lc 18.28-30).
Em outras palavras o Senhor lhe afirmou que eles seriam recompensados, o que condiz com um outro episódio a qual o Senhor ordenou “buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, as demais coisas lhe seriam acrescentadas” estas “demais coisas” podemos concluir como sendo as recompensas que receberiam pela obediência.
A Bíblia afirma que Deus recompensa aqueles que o buscam, (Hb 11.16)
Assim vemos que a Salvação traz benefícios além da própria salvação da Alma.
Quando vemos no dicionário o significado da palavra beneficio entendemos melhor:
Beneficio significa: Fazer benefício a; favorecer, melhorar; reparar, consertar:
É exatamente isto que a Salvação traz a vida do homem pecador, ela é totalmente melhorada, passa por uma transformação total.
Os benefícios são tanto imediatos como futuros, o novo nascimento; o ser uma nova criatura em Cristo; ter uma nova vida são benefícios imediatos, mas ainda há aqueles que são adquiridos durante essa nova vida, e os benefícios futuros.
II- O beneficio do Amor
Como mencionei acima este é um dos mais importante benefícios da salvação, o que podemos dizer que é a força vital do cristão “o amor” alias o que o apostolo Paulo menciona no texto em estudo desta lição; Paulo afirma que mesmo que distribuirmos toda a nossa riqueza, sem amor, nada valeria.
Porém este amor, não é o amor humano, o amor humano é imperfeito, o amor que Paulo se referiu é o amor “ágape”, ou seja, o amor de Deus. Sabemos que quando éramos pecadores não tínhamos esse amor. Em Tito 3.3 lemos que nós vivíamos no mundo odiando e sendo odiados, o amor era imperfeito porque além de outros fatos, amávamos somente aqueles que nos amávamos.
Porem a salvação nos trouxe como beneficio o amor de Deus, é isto que Paulo declara em Romano:
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5.5)
Através do amor de Deus, podemos amar de forma perfeita, não apenas quem nos ama, mas até nossos inimigos.
O beneficio do amor não está somente no fato de termos o amor de Deus em nossos corações, mas também no fato de desfrutarmos do amor de Deus para conosco, bem é verdade que Deus pela sua bondade e misericórdia abençoe até mesmo o ímpio, porem agora como filhos de Deus temos o seu amor a nosso favor.
É por meio do seu amor que somos protegidos, temos segurança neste mundo violento, a qual apostolo João afirmou que está no maligno (1Jo 5.19) porem todo o que é gerado por Deus, ou seja passou pelo novo nascimento o maligno não lhe toca. Isto significa que temos a proteção divina ao nosso lado. Além desta benção do amor divino temos outras, e tudo faz parte do beneficio do amor.
III- Os benefícios imediatos e futuros
A Bíblia nos afirma que a salvação é acompanhada de grandes e muitos benefícios, estes benefícios além de imediatos, ou seja, nesta vida, são também para o futuro, e isto envolve duas áreas da vida; espiritual e material.
1- Benefícios imediatos:
a) Beneficio de ter os pecados perdoados (Atos 10.43).
Na maioria das vezes que o Senhor dirigia a palavra aos que criam nele como Salvador, dizia a seguinte frase: “Perdoados estão os teus pecados”.
Vejamos dois exemplos:
• O paralítico de Cafarnaum (Mateus 9.2);
• A pecadora que ungiu os pés de Jesus (Lucas 7.48).
• O paralítico de Cafarnaum (Mateus 9.2);
• A pecadora que ungiu os pés de Jesus (Lucas 7.48).
O perdão não é apenas para os pecados cometidos no passado, mas também para os que
possivelmente poderemos cometer, porem o beneficio da salvação nos traz uma solução.
Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Sl 32.5)
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1Jo 1.7,9)
b) Beneficio de “Ter o direito de uma nova vida”
O apostolo Paulo em 2Co 5.17 afirma que quem esta em Cristo tem uma nova vida:
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
A transformação é total, Paulo diz as coisas velhas já se passaram, isto tem dois sentidos, tanto o espiritual como o material. Em nossas igrejas ouvimos muitas vezes os irmãos mencionarem o fato de que muitos desejariam estar na mesma posição do crente, é claro que isto não esta no fato de que os pecadores querem ser crentes, mas que; mesmo sem o conhecimento de Deus, pois estão presos e escravizados pelo pecado, eles desejam ter uma vida de paz, segura e esperança, porem não podem.
Foi exatamente isto que o Senhor respondeu para Nicodemos, quem não nascer de novo, não pode ver e nem entrar no Reino de Deus, somente os que nascem de novo, deste modo vemos que somente os que tem alcançado a salvação desfrutam deste beneficio, ter uma nova vida, com amor, segurança e esperança.
c) Beneficio de “Estar livre do jugo do diabo e do fardo do pecado”
Este beneficio é de caráter imediato e espiritual, a palavra jugo significa canga com que se jungem os bois para puxarem o arado ou carro, ou seja, é um pau que se põe nos ombros dos bois para puxarem fardos, carga.
No sentido figurado, jugo, quer dizer dominação, sujeição; e fardo, sofrimento. Porém Jesus promete uma libertação dupla, trocar este jugo da dominação pelo seu jugo suave, e o fardo do sofrimento, pelo seu que é leve.
Porem este beneficio é para aqueles que aceitam o seu convite:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. (Mt 11.28,29)
Aceitar o convite do Senhor significa buscar pela salvação e conseqüentemente todos os que o aceitam verdadeiramente se tornam livres do pecado.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres. (Jo 8.36)
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. (Rm 8.2)
d) Beneficio de “Ter o poder de se tornar filho de Deus”
Em Jo 1.12 afirma que todos que o receberam crendo no seu nome foram feitos filhos de Deus
As pessoas no mundo costumam se considerar como sendo um filho de Deus, mas na verdade na atual circunstâncias são apenas criaturas de Deus e não filhos, após o novo nascido o pecador é gerado por Deus através do Espírito Santo, crendo no Senhor lhe dado este direito.
As pessoas no mundo costumam se considerar como sendo um filho de Deus, mas na verdade na atual circunstâncias são apenas criaturas de Deus e não filhos, após o novo nascido o pecador é gerado por Deus através do Espírito Santo, crendo no Senhor lhe dado este direito.
Além dos privilégios de filho, este beneficio traz o direito a uma herança maravilhosa.
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. (Gl 4.7)
Existem muitos fatos que a Bíblia não descreve detalhadamente, porem temos alguns indícios, o apostolo Paulo certa ocasião disse que tudo que o homem imaginou no seu coração, é isto que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. (1Co 2.9)
e) Beneficio de “ter acesso direto a Deus”
Por meio de Jesus (João 10.9), temos acesso direto a Deus, podemos fazer por meio da oração, expondo os nossos problemas a Deus.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças (Fl 4.6).
No período do Antigo Testamento, nenhum homem tinha este privilégio de ir até a presença de Deus, apenas os sacerdotes podiam, mas o Senhor nos abriu um caminho, agora podemos entrar na presença de Deus, isto é um grande beneficio. Podemos orar agradecendo a Deus pelas suas bênçãos, podemos pedir pela solução dos nossos problemas, se orarmos Ele nos responde.
f) Beneficio da paz
No mundo em que vivemos cheio de violência, insegurança, as pessoas vivem com medo, alem desses temores externos, muitos passam por aflições internas, existe uma falta de paz na vida das pessoas sem Deus. mesmo não tendo consciência de somente há paz em Deus, elas buscam por ela, porém sem sucesso,
O crente recebe este beneficio, “a Paz” mas esta paz não é como a do mundo, esta paz é que o Senhor Jesus nos dá, observe;
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (Jo 14.27)
A Paz que o Senhor nos dá não é como a paz do mundo, que é passageira, pois ela está associada apenas a um momento feliz, de tranqüilidade, a Paz de Cristo muito superior, pois é de caráter espiritual.
Quando éramos pecadores não tínhamos paz interior, nossa consciência nos acusava por causa dos pecados, porem por meio da Salvação recebemos está paz, foi exatamente isto que o apostolo Paulo disse em Romanos, que agora sendo justificados pela fé, temos paz com Deus.
Assim a paz que sentimos é muito superior, pois estamos com nossa consciência limpa para com Deus porque estamos reconciliados, e interiormente desfrutamos de paz, alegria. Mesmo nos momentos difíceis da vida, não desesperamos, pois a paz nos tranqüiliza
2- Benefícios futuros
A Bíblia descreve vários benefícios que receberemos futuramente, porem isto para quem perseverar até o fim! As Escrituras não descrevem com detalhes, somente nos indica
que Deus cumprirá suas promessas, esses benefícios são de caráter espiritual.
Vejamos rapidamente alguns:
a) Beneficio de “estar livre do juízos vindouro”
A Bíblia afirma que Deus trará a juízo todos os pecadores que não aceitaram Jesus como o seu Salvador, estes serão condenados, e juntamente com o diabo serão lançados em um lugar horrível,
chamado lago de fogo e enxofre este lugar será manifestado no dia do Juízo Final.
Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados, (2Pe 4.9)
Um outro juízo que antecede ao juízo final é a grande tribulação, um período de grande sofrimento
Que terá inicio após o arrebatamento da Igreja, participar do arrebatamento é um beneficio da salvação, porém para os que perseverarem até o fim, andando diante de Deus de forma justa e correta, pois de outra forma poderão ser perder o arrebatamento, e assim passar por este juízo que tem como objetivo castigar as nações.
b) Beneficio de “ter o direito a vida eterna”
Quando Deus criou o homem o fez um ser que deveria viver para sempre, porem por causa do pecado, este atributo foi perdido, veio a condenação, veio a doença e a morte física.
Mas por meio da Salvação, Deus esta restituindo o homem a sua antiga posição, lhe dando a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)
Com o propósito de que o homem viva eternamente ao lado de Deus, quando o Senhor estava próximo da sua morte Ele havia revelado o seu propósito, ou seja, de voltar outra vez para
Buscar o homem, para que assim estivesse ao seu lado para sempre.
Pela ocasião do arrebatamento, a Bíblia afirma que seremos transformados, ou seja, nossos corpos serão glorificados, a qual será semelhante ao do Senhor, assim jamais morreremos.
c) Beneficio de “receber a herança de Deus”
O apostolo Paulo afirma que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, não sabemos exatamente o que herdaremos porque a bíblia não descreve, Paulo nos indica que é algo maravilhoso quando afirma que aquilo que o homem jamais imaginou no seu coração Deus t em preparado.
Paulo também menciona o fato de que iremos reinar com Cristo no milênio, certamente isto é parte da herança. O importante não é sabermos o que iremos receber, mas sim o fato de que todo o nosso trabalho tem uma recompensa, não porque merecemos, mas porque Deus é bom.
Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará (2Tm 2.12)
Conclusão
Ainda há muitos outros benefícios que a Salvação nos traz, porem estes descritos acima
São o suficiente para entendermos como fomos abençoados por Deus e por seu amor, estávamos perdidos no mundo, nem mesmo tínhamos o desejo de retornar a Deus, porem o seu braço de amor e compaixão nos alcançou.
Professor, por meio de versículos, exemplos práticos, bíblicos, ensine a seus alunos o quanto
é gratificante servir a Deus, pois os benefícios que Ele nos concede são muito maiores do que os que o mundo nos oferece; os do mundo são apenas ilusões passageiras, porem os benefícios de Deus são eternos
Que Deus os Abençoe.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair César S. Oliveira