Lição 11 - Inveja, um grave pecado I Plano de Aula


3º Trim 2012 - Lição 11 - Inveja, um grave pecado I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2012
VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA - Muitas são as aflições do justo mas o Senhor o livra de todas
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP)

PLANO DE AULA Nº 11    
LIÇÃO Nº 11 – INVEJA, UM GRAVE PECADO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do trimestre, entramos agora no quinto e penúltimo bloco do trimestre, quando estudaremos os “dramas de relacionamento”, as aflições decorrentes de um mau relacionamento com o próximo.
- O primeiro dos “dramas de relacionamento” que estudaremos é a inveja, um grave pecado que tem acompanhado a humanidade desde os seus primórdios.
2º SLIDE  I – O PECADO FERIU OS RELACIONAMENTOS HUMANOS
- O pecado fez com que os relacionamentos entre os homens deixassem de ser harmônicos e fonte de prazer e crescimento, como era o propósito divino quando da criação, para se tornar uma fonte de conflitos e de sofrimentos.
- Com a entrada do pecado no mundo, o homem passou a ter um comportamento individualista e egocêntrico, o que o levou a ter atitudes que visavam o seu próprio bem-estar, nem que, para isto, tivesse de prejudicar o outro.
3º SLIDE
- Ao buscar única e exclusivamente os seus interesses imediatos, o homem abriu caminho para o surgimento da inveja e da maldade.
- Em vez de “ter os olhos abertos”, com o pecado, o homem foi cegado pelo diabo (II Co.4:4), querendo supostamente o seu imediato bem-estar, mas produzindo a sua própria destruição e a do próximo.
4º SLIDE
 “Inveja” é:
a)  “sentimento em que se misturam o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade, prosperidade de outrem”;
b) “desejo irrefreável de possuir ou gozar, em caráter exclusivo, o que é possuído ou gozado por outrem”; 
c) “a tristeza sentida diante do bem de outrem e o desejo imoderado de dele se apropriar”.
5º SLIDE  II – A INVEJA: UM PECADO QUE GERA OUTROS PECADOS
- “Inveja”  - latim “invidia,ae”, - “'que tem ou lança mau-olhado, que tem inveja, invejoso', de invidére 'olhar de modo malévolo, lançar mau-olhado”.
- “Invídia” significa “não ver” - Mt.6:22,23
6º SLIDE
- Antigo Testamento -  “qana’” (קנא), com sua derivada “q’inah” (קנאח) -  há um componente de “zelo” e de “ciúme”, um “ardor que causa ira”.
- Novo Testamento -  “phthonos” (φθόνος) e “zelos” (ζήλος) - “ciúme, um ardor que causa ira”, um “mau olhar”.
7º SLIDE
- A inveja, ao longo da história da teologia, assumiu a posição de um “pecado capital” - um pecado que gera outros pecados  (Sl.42:17 “in initio”).
- A inveja leva à prática de outros pecados. Na Bíblia Sagrada, sempre que se revela que alguém tinha inveja, isto aparece como justificativa, como explicação para a prática de outros pecados.
8º SLIDE
Casos de inveja relatados na Bíblia (I):
a) Caim – a inveja levou à prática do homicídio (Gn.4:5,6);
b) Raquel – a inveja levou à prática da murmuração e revolta contra Deus e ao nascimento do filho que daria origem à apostasia em Israel (Gn.30:1-6);
c) filhos de Jacó – a inveja levou ao maltrato e venda de José e à mentira (Gn.37:11; At.7:9);
9º SLIDE
Casos de inveja relatados na Bíblia (II):
d) Coré, Datã e Abirão (Nm.16:103; Sl.106:16) – a inveja deu origem à rebelião;
e) Asafe (Sl.73:2,3) – a inveja quase levou à apostasia;
f) Edom (Ez.35:11; Ob.12) – a inveja levou ao ódio e à aliança com os inimigos de Israel, à guerra.
10º SLIDE
Casos de inveja relatados na Bíblia (III):
g) principais dos sacerdotes e doutores da lei (Mt.27:18; Mc.15:10) – a inveja levou à rejeição de Cristo pelos judeus;
h) sumo sacerdote e saduceus do Sinédrio(At.5:17,18) – a  inveja levou ao início da perseguição contra a Igreja;
i)  judeus desobedientes de Tessalônica (At.17:5) – a inveja levou à interrupção do trabalho evangelístico aos tessalonicenses e à perseguição contra o Evangelho ali;
11º SLIDE
- A inveja é sempre acompanhada de outros pecados. Quem se deixa dominar pela inveja, não tem condições de resistir à prática de outros pecados, pois estará completamente dominado pelo mal. (Gn.4:7; Pv.27:4).
- Agostinho (354-430) - a inveja é o “pecado diabólico por excelência”, “o caruncho da alma que tudo rói e reduz a pó”  (Pv.14:30).
12º SLIDE  III – COMO EVITAR A INVEJA
- A inveja “…é um pecado que passa desapercebido pelos que estão próximos, mas, que consome a vida que a hospeda” (Elias R. de Oliveira).
 - A inveja origina-se no exato instante em que deixamos de ver os bens de Deus em relação a nós, deixamos de perceber a misericórdia e a graça divinas em relação à nossa pessoa.
13º SLIDE
- Podemos evitar a inveja se (I):
a) tivermos consciência de nosso imerecimento (Jó 42:1-6);
b) lembrarmos que Deus não faz acepção de pessoas (Dt.10:17; At.10:34) e que, portanto, não somos superiores a pessoa alguma (Fp.2:3);
c) buscarmos satisfação apenas em Cristo (Jo.4:34; (I Tm.6:5,6);
d) formos tementes a Deus (Pv.23:17);
14º SLIDE
- Podemos evitar a inveja se (II):
e) tivermos uma vida de santificação, mortificando a carne, fonte da inveja (Gl.5:17,21; I Co.3:3; II Co.12:20);
f) sendo conformes à sã doutrina, não ingressando em contendas doutrinárias inconsequentes (I Tm.6:3,4);
g) tendo e exercendo o amor de Deus (I Co.13:4);
15º SLIDE
- Na Igreja, jamais devemos invejar o irmão – devemos nos alegrar com o seu sucesso, pois ele contribui para edificação do corpo de Cristo (Ef.4:15,16; I Pe.2:15).
- Desde o tempo de Paulo, muitos até pregam o Evangelho por inveja (Fp.1:17), mas, mesmo que soframos com isso, alegremo-nos com a salvação das almas (Fp.1:18,19).  “Nós nos combatemos mutuamente e é a inveja que nos arma uns contra os outros. Pois bem, alegrai-vos com o progresso do vosso irmão e imediatamente Deus será glorificado por vós” (João Crisóstomo).
 16º SLIDE
- A inveja é incompatível com uma vida de santidade, com uma vida de comunhão ao Senhor (I Pe.2:1,2; Tt.3:3).
- A inveja é um “atestado de inferioridade” (Napoleão Bonaparte). É a nítida assunção de que se é inferior e que o que se deseja é que a superioridade do outro seja destruída.
17º SLIDE
- O verdadeiro servo de Deus deve se alegrar com os que se alegram (Rm.12:15).
- O Senhor abomina todo aquele que se alegra da desgraça do outro, mesmo que se trate de um inimigo seu (Pv.24:17,18).
18º SLIDE  IV – A PRÁTICA DA MALDADE COMO CONSEQUÊNCIA DA INVEJA
- Os “filhotes da inveja” são os pecados que sempre a acompanham - a prática da maldade.
- Maldade (Gn.4:13)  é a palavra hebraica “ ‘avon” (עןו), que tem como variante a palavra “ ‘avvone” (עןוז), (Sl.51:5) – pecado, iniquidade.
19º SLIDE
- A prática do mal, a maldade é algo que Deus não suporta (Is.1:13).
- Praticar o mal é aborrecer a Deus, é deliberadamente se afastar do Senhor e, em virtude disto, cair sob a Sua ira (Ex.20:5; Dt.5:9; Sl.5:5; Is.13:11; Jr.14:10). O Senhor está ao lado daquele que não pratica a maldade (Nm.23:21).
20º SLIDE
- Para termos comunhão com Deus, é necessário que sejamos purificados de nossa maldade (Is.1:16).
- A maldade é característica daqueles que não conhecem a Deus (Rm.1:29), cujos corpos são instrumentos da maldade para a maldade (Rm.6:19).
21º SLIDE
- A prática do mal por parte daqueles que dizem servir a Deus é motivo de grande reprovação por parte do Senhor (Is.1:10-16).
- Deus abomina os que se apressam a fazer o mal (Pv.6:16-19)
22º SLIDE
- Não se pode, nos relacionamentos com o próximo, fazer o mal ao outro, mas, sim, devemos sempre vencer o mal com o bem (Rm.12:17,21).
- Devemos ser imitadores de Cristo, que passou por esta terra fazendo bem, e neste fazer bem denunciou que Deus era com Ele (At.10:38).
23º SLIDE
- A vingança é prerrogativa exclusiva do Senhor, que Ele não dá a ninguém (Dt.32:35; Sl.94:1; Is.61:2; Rm.12:19).

- Quando praticamos o mal contra alguém, em nome de uma suposta “justiça”, que é, na verdade, exercício de vingança, estamos nos pondo no lugar de Deus, o que é assaz grave.
24º SLIDE
- A prática do mal faz com que tenhamos de pagar pelo mal praticado Deus visita a maldade, faz com que o mal praticado seja trazido àquele que o praticou (Ex.20:5; Dt.5:9; 28:20; I Rs.2:44; Sl.125:5; Jr.7:12; 14:10; 23:2; 51:24).
- É a “lei da ceifa” - Jó 4:8; Os.8:7; Gl.6:7-9.
25º SLIDE
- A “inveja” é um “não ver”, pois, ao motivar as pessoas a praticarem o mal, está, na verdade, levando as pessoas a se voltarem contra Deus, a estarem, no limite, prejudicando a si mesmas (Mc.9:40; Lc.9:50)
- Nos relacionamentos com o próximo, devemos tão somente fazer o bem, o que deve ser aprendido por nós com o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Is.7:15,16).
26º SLIDE
- Esforcemo-nos, portanto, a fazer o bem, a praticar o bem, a desejar somente o bem daqueles que estão à nossa volta, do nosso próximo.
- Deixar de fazer o bem quando o podemos é também praticar o mal, pois se constitui em pecado (Tg.4:17).


 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO