Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos Vencendo as Aflições da Vida - "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (Salmos 34:19). Comentários da revista da CPAD: Pr. Eliezer de Lira e Silva Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva QUESTIONÁRIO
Na Bíblia encontramos o registro de vários casos de inveja, o que nos proporciona preciosos exemplos sobre o tema. Caim invejou Abel por que DEUS se agradou mais da oferta dele do que da sua (Gn 4:1-16). Os filisteus invejaram a Isaque por que o Senhor o tinha prosperado (Gn 26:14). Raquel invejou Léia por que esta podia ter filhos (Gn 30:1). Os irmãos de José tinham inveja dele por que ele agradava ao seu pai (Gn 37:11; At 7:9). Datã e Abirão invejaram Moisés e Arão por que estes eram dedicados ao Senhor e eram os escolhidos Dele (Sl 106:16,17). Saul invejou a Davi por que DEUS lhe deu conquistas, a cabeça de Golias e o amor do povo (1 Sm 18: 6-16; 19:5). Os líderes judeus entregaram JESUS por que tinham inveja de suas obras (Mt 27:18, Mc 15:10). O Grande Sacerdote do partido dos saduceus e seus companheiros puseram os apóstolos na prisão por inveja dos sinais e maravilhas que o Senhor realizava através deles (At 5:17,18). Simão, o Mago, invejou os apóstolos por que estes oravam e as pessoas eram batizadas com o ESPÍRITO SANTO (At 8:14 -25). Os judeus invejaram Paulo e Barnabé por que estes conseguiram reunir uma grande multidão para ouvi-los (At 13:44-46). Os judeus de Tessalônica ficaram com inveja de Paulo e Silas por que muitos se converteram ao evangelho, inclusive senhoras muito ricas (At 17:1-9). Enfim, a partir da queda do homem no jardim do Éden a humanidade sujeitou-se a este sentimento perverso e autodestrutivo. Para um melhor estudo importa definirmos o que vem a ser inveja. É comumente aceito que este sentimento pode ser definido como o desejo que leva o ser humano a querer ter ou ser o que outro ser humano conquistou ou é. A principal razão, portanto, da inveja ser pecado é que a pessoa invejosa deixa de perceber que DEUS reservou bênçãos para todas as pessoas, inclusive ela, e passa a ambicionar tola e desnecessariamente o que é de outrem.
37.1-40 NÃO TE INDIGNES. Este salmo não é uma oração, mas uma série de expressões ou instruções em forma de provérbios a respeito da sabedoria segundo DEUS. Seu tema concerne a atitude do crente ante o aparente sucesso dos ímpios e das tribulações dos justos (Sl 49; 73). Ensina que os ímpios serão por fim abatidos e perderão tudo que conseguiram na terra, enquanto os justos, que permanecem leais a DEUS, gozarão da sua presença, ajuda e direção na terra e herdarão a salvação e o céu. Segundo o NT, a herança do crente é o novo céu e... nova terra (ver Ap 21.1). Sl 73.3 Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.
O salmista, um fiel servo de DEUS (vv. 1,13), ficou desanimado ao comparar as suas aflições com a evidente prosperidade e felicidade de muitos ímpios (vv.
2,3). Porém, DEUS restaura a confiança do salmista nEle e nos seus caminhos, ao revelar o fim trágico dos ímpios e a verdadeira bênção dos justos (vv. 16-28).
17 ENTENDI EU O FIM DELES. DEUS revela ao salmista o destino final dos ímpios. (1) Isso coloca seu problema na perspectiva tanto da eternidade (vv. 17-20) como da suprema bem-aventurança do crente (vv. 25-28). No final, todos os justos serão felizes e vitoriosos com DEUS, ao passo que os ímpios perecerão. (2) Levando em conta a breve duração da nossa vida, se avaliarmos as coisas daqui, tão-somente da nossa perspectiva limitada, terrena e humana, é bem possível ficarmos desanimados e frustrados. Precisamos ter a Palavra revelada de DEUS e seu ESPÍRITO SANTO, para completarmos a jornada da vida com fé e confiança na bondade e justiça de DEUS.
Provérbios 3:31 Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos.
Provérbios 14:30 O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos. Provérbios 23:17 Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, sê no temor do SENHOR todo o dia. Provérbios 24:1 Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles, Provérbios 24:19 Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios. Provérbios 27:4 Cruel é o furor e a impetuosa ira, mas quem parará perante a inveja? Eclesiastes 4:4 Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras trazem ao homem a inveja do seu próximo. Também isso é vaidade e aflição de espírito. Eclesiastes 9:6 Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram e já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
Diligência no trabalho e aprimoramento profissional são muitas vezes motivados por mera competição com o próximo e por concorrência egoísta. Tais motivações são autodestrutivas (vv. 4-6). DEUS quer, antes, que primemos pela moderação, fazendo boas obras, tendo uma maneira de viver santa e sossegada e cooperando uns com os outros (vv. 9,10).Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram e já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
Isaías 11:13 E desterrar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim. Mc 7.21 Porque hdo interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
O coração impuro corrompe nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações (Pv 4.23; Mt 12.34; 15.19). Gn 30:1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro. Gn 26.14 (Isaque) e tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. Gn 37.11 (José) Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém, guardava este negócio no seu coração.
Sl 106.16 (Datã e Abirão) E tiveram inveja hde Moisés, no acampamento, e de Arão, o santo do SENHOR.
Nm 12.2 E disseram: Porventura, falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou btambém por nós? cE o SENHOR o ouviu. (inveja de Moisés - Arão e Miriã )
1Sm 18.8 Então, Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu emal aos seus olhos; e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão fsó o reino? (Saul com inveja de Davi)
Atos 5:17, levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,
At 7.9 E os patriarcas, movidos de inveja, venderam a José para o Egito; mas DEUS era com ele. At 13.45 Então, os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia.
At 17.5 Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos dentre os vadios, e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e, assaltando a casa de Jasom, eprocuravam tirá-los para junto do povo. (queriam matar Paulo). Romanos 1:29 estando cheios de toda iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Romanos 13:13 Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.1 Coríntios 3:3 porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?
Filipenses 1:15 Verdade é que também alguns pregam a CRISTO por inveja e porfia, mas outros de boa mente; Tito 3:3 Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia einveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
Tiago 3:14 Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. AMARGA INVEJA. "Amarga inveja" é o vício que impele a pessoa a cuidar somente dos seus próprios interesses. A inveja ou ambição egoísta na igreja é: (1) "terrena", i.e., polui aquilo que é santo e que é do ESPÍRITO; (2) "animal", i.e., não-espiritual; carnal; sem o ESPÍRITO SANTO; e (3) "diabólica", i.e., inspirada por demônios (ver 1 Tm 4.1). Tiago 3:16 Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa.
A inveja na vida de JESUS - Marcos 15:9-10 E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que vos solte o Rei dos Judeus? Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado. Mt 27.18 Porque sabia que por inveja o haviam entregado.
INTERAÇÃO A Palavra de DEUS recomenda-nos que sejamos cheios do ESPÍRITO SANTO, pois assim não daremos lugar às obras da carne (Gl 5.16). Sabemos que a inveja procede da nossa natureza pecaminosa, da nossa carne. Precisamos nos encher constantemente do ESPÍRITO SANTO para que possamos ter uma vida santa e justa, livre do pecado. DEUS nos chamou para uma vida de santidade e pureza, por isso, na lição de hoje estudaremos dois graves pecados que não deveriam jamais encontrar lugar no coração dos crentes: a inveja e a maldade. A Bíblia declara que os que cometem tais coisas, se não se arrependerem, "não herdarão o Reino de DEUS" (Gl 5.21). OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: Saber que a inveja está presente no coração do homem desde a queda. Discutir a respeito das consequências da inveja na vida do crente. Conscientizar-se dos males advindos da maldade. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Providencie cópias da tabela abaixo para os alunos. Inicie a lição fazendo as seguintes indagações: "O que é inveja?" "Como o crente pode livrar-se deste sentimento pecaminoso?" Ouça com atenção os alunos e explique que a carne e o espírito são opostos. Somente teremos vitória sobre as obras da carne, o pecado, se andarmos em ESPÍRITO (Gl 5.16). Em seguida, leia e discuta com os alunos os tópicos apresentados na tabela.
Desejos pecaminosos x Fruto do ESPÍRITO | |
Desejos pecaminosos | O fruto do ESPÍRITO é |
Iníquos | Bom |
Destrutivos | Produtivo |
Fáceis de inflamar-se | Difícil de inflamar-se |
Difíceis de conter | De fácil controle |
Egoístas | Dedicado |
Opressivos e possessivos | Libertador e cuidadoso |
Decadentes | Estimulador |
Pecaminosos | Santificado |
Mortais | Abundante de vida |
Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro, CPAD, p.1642. |