JUVENIS - Lição 7: A Bela e a Fera


4º Trim. 2012 - JUVENIS - Lição 7: A Bela e a Fera

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
4º Trimestre de 2009
Tema: O Que A Biblia Fala Sobre O Futuro Da Igreja
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi

LIÇÃO 7 - A BELA E A FERA

ENFOQUE BIBLICO
“E viu-se um grande sinal no céu; uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo de seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça.” (Ap 12.1)

OBJETIVOS
Enfatizar a vitoria de Cristo Jesus e de sua Igreja sobre as potestades do mal.
Despertar o interesse dos seus alunos pelas verdades bíblicas apresentadas mediante narrativas simbólicas.
Discorrer sobre o triunfo de Israel como povo de Deus durante a Grande Tribulação.

INTRODUÇÃO
A “Bela e a Fera” um assunto comovente que tem sua origem no Éden, quando esse tão terrível dragão inicia a seus ataques contra a raça humana. Conforme a idéia de nação israelita foi se definindo seus ataques foram se intensificando e quando a nação já estava formada a velha serpente lutou o máximo que pode para impedir o plano divino para salvar a raça humana. Procurou impedir o nascimento do Salvador, não conseguindo lutou para que ele não fosse a cruz. Como já sabemos do resultado, Jesus não só foi a cruz como morreu e ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos. Mesmo assim os ataques do inimigo não cessaram agora sua luta é contra a igreja, milhares foram mortos, outros tantos estão misturados com ideologias e dogmas. Mas a igreja fiel continua marchando, e como Jesus mesmo disse: “as portas do inferno não prevalecera contra ela” , Satanás não nos vencera. No final logo após a igreja sair daqui ele intensificara sua luta contra Israel devido as promessas de Deus para com aquele povo. Terminara na cadeia e depois será lançado no inferno. A fera não sairá vitoriosa em sua perseguição a Bela.

VENCENDO AS POTESTADES DO MAL
A teimosia de Satanás em querer destruir as coisas divinas vem de um período desconhecido para nós. Desde os primórdios da criação, e é inegável sua resistência, a Bíblia revela seu atrevimento, quando queria tomar a superioridade de Deus e estar acima das estrelas (anjos) (Is 14.12-15). É bem verdade que ele foi expulso e perdeu sua habitação (Ez 28.12-17), a partir daquele dia que aconteceu lá na eternidade, Satanás passou a ser o terrível tentador e o príncipe deste mundo (Jo 12.31;14.30;16.11) e como ele conseguiu iludir a terça parte dos anjos, também se tornou príncipe deles (Ef 2.2).
Trata-se de um personagem assustador com poderes no mundo espiritual e que age nos detalhes. Sua primeira atuação contra o ser humano encontrou em Genesis, quando ele aparece no Éden e através de métodos malignos e chamativos tira o homem da comunhão com Deus levando o a queda. Essa investida satânica levou o casal à expulsão da vida edênica, o homem ficou exposto a toda sorte de sofrimento e dor, uma criação perfeita e agora imperfeita a ponto da ciência entender que ele foi feito incompleto cheio de falhas a serem preenchidas. O sábio Salomão responde a essa questão que a filosofia, a psicologia enfim procura entender (Ec 7.29). De fato foi Satanás quem conseguiu através da serpente abrir essa lacuna no ser humano que causa a angustia, a dor, o sofrimento etc...

É um inimigo invencível? Não. Ele é vencível, mas não com armas carnais. Nesta lição vamos estudar um assunto interessante que o autor denominou a “Bela e a Fera”, mas o assunto é sobre uma mulher e um dragão. Um assunto simbólico que trataremos no ponto seguinte, mas por hora falaremos da mulher que é símbolo de Israel e o dragão que não precisa dizer que é Satanás. Esse assunto ocorrerá na segunda parte da tribulação ou no período chamado Grande Tribulação. Verificamos que tanto Jesus saiu de Israel, pois sua identidade humana é de judeu, quanto à igreja (lua) também tem inicio em Israel (Jerusalém). A perseguição satânica contra Israel é milenar, desde a corrupção dos descendentes de Sete (Gn 6.4-6), ele já sabia do nascimento de Jesus e outra coisa, como formar nação, uma vez que todos se corromperam? Já conhecemos a história de Noé, a arca e o dilúvio. Não satisfeito vem ele na bacia do Sinear, usando um homem chamado Ninrode, para que a ordem de Deus não fosse obedecida (Gn 11.1-9). A matança dos inocentes no Egito, a escravidão dos israelitas por Faraó, as propostas faraônicas por ocasião da saída do povo, a apostasia do bezerro de ouro, quantos morreram? (Ex 32.1,5,10,28).

A corrupção em Sitim (Nm25. 1-18), centenas morreram, quantos morreram quando a serpente incitou ao rei Davi a pecar? (2Sm 24.10-17). Lembra do projeto de Hamã? (Et 3.7-15). A mortandade de crinças por ocasião do nascimento de Jesus, a tentação no deserto, por fim na cruz Cristo Jesus despojou o valente, derrotando-o. Jesus fez isso como homem, tomando sobre si a culpa do pecado e como um cordeiro sem macula entrou ele mesmo diante de Deus e foi aceito seu sacrifício. A partir de então Satanás se torna inimigo ferrenho contra todos aqueles que aceitam a Cristo e passam a viver uma vida em santidade. A mulher tinha a lua aos seus pés, a perseguição inclui a igreja, Jesus deu autoridade a esta igreja para vencer a serpente (Lc 10.18-20). Portanto sabendo de quem se trata revistamo-nos de toda armadura de Deus (Ef 6.10-18)    

VERDADES BIBLICAS NOS SIMBOLOS APOCALÍPTICOS
A linguagem dos símbolos na Bíblia é fácil e ao mesmo tempo complicada, digo isto devido à divergência dos teólogos sobre o assunto. Principalmente os símbolos apocalípticos, nesse caso mesmo, o autor da lição foi categórico em afirmações, principalmente sobre o menino ele afirma sem duvida ser Jesus, embora cite outros interpretes. O comentarista da Bíblia “Dake”, na pg 2049, afirma que são os cento e quarenta e quatro mil, e apresenta quinze provas. Estando Dake correto em suas afirmações, aquilo que o autor explica sobre o Apocalipse que o capitulo 4, que daí por diante são as coisas que hão de acontecer. Dake pergunta: “como João poderia ver a ascensão histórica de Cristo como algo acontecendo entre as coisas que haveriam de acontecer no meio da 70ª semana de Daniel ou nos três anos e meio antes do segundo advento de Cristo?”

O pastor Armando Chaves Cohen também afirma ser Jesus o menino que nascerá da mulher, inclusive ele detalha o nascimento de Jesus das profecias a ressurreição (Estudos Sobre o APOCALIPSE – CPAD – RJ, 2001 - pgs 185,186) . O pastor Joel Leitão de Melo, também afirma que o menino é Jesus (Sombras Tipos e Mistérios da Bíblia – CPAD –RJ, 1989 – pg 147). Quanto ao pastor N.Lawrence Olson não afirma quem é, mas deixa transparecer ser os 144000, quando diz ser a derradeira investida de Satanás contra Israel. (O Plano Divino Através dos Séculos – CPAD – RJ, 1986 – pgs 126,127).

Finalmente analisaremos este e outros sinais na visão do pastor Antonio Gilberto que é o Consultor Teológico da CPAD. “ O Diabo sempre fez de tudo para que Jesus não nascesse, conflito já explicito no livro do Genesis e em todo o AT, como também vemos com clareza seus ataques registrado nos Evangelhos. Houve até momentos em que o inimigo parecia vencedor, no bezerro de ouro apenas a tribo de Levi ficou fiel ao Senhor. Mas graças a Deus que em todos os momentos críticos o inimigo perdeu a batalha, até que em uma noite os anjos anunciaram o nascimento de Jesus que caminhou passos retos e firme rumo a cruz do Calvário e agonizante bradou, triunfantemente: “Tudo esta consumado”.
A astúcia de Satanás representado no Dragão de sete cabeças falando de sua plenitude de astucia, usando seus sete chifres falando de seu imenso poderio. Usara diademas que significa domínio que durante milênios tem provocado mortes, guerras e intrigas. Ele não age só há uma constelação de estrelas malignas ao seu comando, que perseguirá a mulher (Israel) mesmo depois do arrebatamento da Igreja, fugindo ela para o deserto, Jesus falou desse tempo (Mt 24.16-22). Miguel virá em defesa a Israel (1Ts 4.16 – ARC, está mais original)” (Daniel e Apocalipse – CPAD-RJ, 1985 pgs 145 a 150)
Bem depois desses pareceres sobre a linguagem simbólica, principalmente as do Apocalipse vemos que são acontecimentos reais. Embora os Teólogos divirjam em algum pensamento, o significado central sobre a “Bela e a Fera” é que se trata da nação Israel, de onde viria Jesus e conseqüentemente a Igreja. Logo imaginamos a ira de Satanás, certamente ele estava por trás quando Elimeleque foi com sua família procurar comida em Moabe, quando todos morrem e Noemi fica com as noras sem solução alguma. Mas fica sem entender quando Rute casa-se com Boaz e gerou a Obede que é o pai de Jesse, pai de Davi.(Rt 4.13-18). Imagina a sua sagacidade ao levar o rei Davi a pecar com Bate-Seba, mas não entende nada quando Davi arrependido de Bate-Seba gera Salomão (Mt 1.7). Se fossemos contar a historia do Império Romano, a gravidez de Maria, o nascimento de Jesus, a mortandade dos inocentes. Sempre procurou destruir essa linhagem, pois daí nasceria aquele que tem o poder de vencê-lo (Gn 3.15). Mas em todas as investidas ele foi derrotado.   Aleluia!   

ISRAEL TRIUNFANDO NA GRANDE TRIBULAÇÃO
Como já vimos na lição anterior Israel fará aliança com o Anticristo, depois descobrira que se trata de um falso e enganador. Segundo a Bíblia o mundo e principalmente Israel passará por uma tribulação nunca antes vista na humanidade. Estudando o assunto sem nenhuma paixão entendemos que somente a intervenção divina poderá livrá-los de um massacre geral. Armamento por mais sofisticados que sejam não poderia vencer os inimigos de Israel, um dos motivos, a guerra será comandada pelo príncipe das trevas. Hoje ele pode incitar, fazer alguns males, mas naquele momento ele agira com total liberdade maligna, juntamente com as nações bodes (Ap 16.13,14). As taças são juízos relacionados ao reino da Besta (Ap16). Quando o sétimo anjo derramou a sua taça ele disse: “Está feito” (v 17), não haverá mais juízos sobre os ímpios a partir deste momento. Israel estará quase que dizimada, oprimidos na encosta do monte esperando somente o momento do extermínio.

Com certeza o acontecimento registrado sobre o momento será o maior da história da humanidade  (Ap1.7; Mt 24.30; Jd 14). Certamente os jornais do mundo todo estarão a espera de um massacre, opiniões favoráveis e contra estarão nos noticiários. Quando deixarão de olhar para Israel e passarão a olharem para cima. O céu se abrirá aparecerá um cavalo branco e seu cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro e com características singulares, seus olhos como chama de fogo, varias diademas na cabeça. “É o Verbo de Deus”  - quem pode imaginar o seu exercito, todos em cavalos brancos? Aos reis ele vem dizendo sou o Rei dos reis, aos senhores dirá sou O Senhor dos senhores.

Qual sua missão? Comer a carne dos reis, dos poderosos, dos cavalos, dos cavaleiros dos homens quer seja grande ou pequeno. Entendemos que ninguém poderá posicionar diante dele, nem mesmo os melhores aparatos de guerra, os intelectuais, todos terão que se dobrarem a ele. É ele o Senhor de todas as coisas. Alguns acontecimentos que estão registrados compartilharemos. Para salvar a Israel alguns eventos geofísicos estão registrados. Quando Jesus por seus pés sobre o monte das Oliveiras ele se abrira (Zc 14.4), separando Israel dos exércitos inimigos. Resumindo ninguém poderá resistir ao Senhor em sua segunda vinda. O remanescente de Israel será salvo (Rm 9.27)
Um pequeno resumo sobre o glorioso retorno de Cristo para salvar Israel:
Virá após a segunda metade da Tribulação (Mt 24.29)
Fenômenos acontecerão (Mt 24.29)
O Filho do Homem, visto por todos (Mt 24.30; Ap 19.11)
Exércitos virão do céu preparados para julgar os ímpios (Ap 19.14; Jd 14,15)
A vinda de Cristo será com poder e grande Gloria (Mt 24.30)
O lugar em que colocará os pés (Zc 14.3-5)
O lamento dos descrentes (Mt 24.30)
O reino do Anticristo se oporá a Cristo (Ap 19.19)
A Besta e o Falso Profeta serão os primeiros a irem para o inferno (Ap 19.20)
Satanás passará pela pior humilhação em toda a sua existência, Jesus o prenderá por mil anos (Ap 20.1-3)
Não quero aqui entrar em detalhes quando os santos do AT, ressuscitarão, e nem quanto a ressurreição dos mártires, a igreja vira com Jesus, Judas disse que foi a visão de Enoque (Jd 14). O que sabemos pela Bíblia é que estarão reinando com Cristo. Você estará lá? Estaremos lá?  A igreja (os santos) contemplada por Enoque participará desse grande evento e Israel será salvo. Amem!


CONCLUSÃO
Símbolo é algum objeto material representando verdades espirituais. Em geral é usado na linguagem e nas atividades dos homens. Às vezes para compreendermos as Escrituras Sagradas, necessitamos de uma noção dos símbolos. O livro do Apocalipse a linguagem simbólica está presente com uma dificuldade a mais. O apostolo João está arrebatado aos céus e vendo essas coisas lá, eis a razão dele mesmo dizer “como que”. Foi a melhor maneira encontrada por ele para deixar-nos estes acontecimentos futuros. Portanto professor ore a Deus, procure discernir bem os símbolos de forma clara, nunca procurando por emocionalismo ou achismo. Procurar também a famosa frase “os teólogos dizem”, mas qual foi o livro que você leu? Qual teólogo ou comentarista, com certeza ao se tratar de uma pesquisa, lá esta o nome. Pense nisto. 


OBRAS CONSULTADAS
·         SILVA, Severino Pedro – Doutrina das Ultimas coisas  - 5ª Edição 1990 – CPAD, 1988 – RJ
·         LAHAYE, Tim – O final dos Tempos – Abba Press Editora Ltda, 2004 –SP
·         SILVA, Antonio Gilberto da - Daniel e Apocalipse – Adaptado a EETAD, 2ª Edição 1995 – Campinas -SP
·         SILVA, Antonio Gilberto da – O Calendário da Profecia – CPAD,  RJ
·         MELO, Joel Leitão – Sombras Tipos e Mistérios da Bíblia – CPAD, 1989 -  RJ
·         OLSON, N. Lawrence – O Plano Divino Através dos Séculos – CPAD, 1986 – RJ
·         COHRN, Armando Chaves – Estudos sobre os Apocalipse -  CPAD, 2001 – RJ        

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
 fonte http://www.portalebd.org.br