A CBN News, foi ao aeroporto Ben Gurion, quando mais 50 membros da tribo Bnei Menashe fazem história.
O grupo foi apenas o primeiro de uma migração muito aguardada. Cerca de 2 mil membros da tribo vivem em Israel, mas há cinco anos o governo parou seu retorno.
“Me sinto em casa”, disse um membro da tribo. Outro disse a CBN News que estava “emocionado, sobrecarregado. Você sabe, é algo inexplicável o sentimento em meu coração. Eu queria chorar. Estou emocionalmente perdido e com minhas palavras“.
Uma recente decisão permite a todos os Bnei Menashe a regressar, sendo num total de 7 mil pessoas.
“As dez tribos estiveram perdidas para nós por séculos, mas nunca perderam sua identidade.”,disse Michael Freund e Shavai Israel CBN News.
Freund tem trabalhado durante anos para ver este momento. Disse que acredita que o retorno de Bnei Menashe cumpre a profecia bíblica.
“O profeta Isaias disse ‘al tera qui ka ani’, que significa “Não temas porque eu estou contigo, diz o Senhor“, explica Freund. “‘Me israch avi zerecha’”, que se traduz “vou trazer o seu filho a partir do leste”.
“Estes são os descendentes de Israel e eles estão voltando desde o leste”, disse ele. “É como uma manchete de hoje, escrita pelo profeta Isaías 25 ou 2.600 anos atrás. Ela é fenomenal”.
“O Império Assírio exilou a tribo de Manasses cerca de 3 mil anos atrás. Embora se estabelecesse ao nordeste da Índia, membros da tribo tem mantido suas raízes judaicas por mais de 2 mil anos.”
Várias organizações cristãs ajudaram a trazer para casa. “Na verdade os profetas hebreus disseram que quando Deus reunir o seu povo judeu de volta de todos os confins da terra nos últimos dias haveria ajuda dos gentis para levá-los de volta“, disse David Parsons, da Embaixada Internacional Cristã em Jerusalém.
Espera-se que cerca de 300 membros da tribo volte para Israel em janeiro, aguardando ainda milhares de pessoas para o retorno.
Traduzido e adaptado de Cbn por Portal Padom