LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO




 


LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves 
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUESTIONÁRIO

NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  




TEXTO ÁUREO 
"E [JESUS] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele" (Mt 17.2,3). 


 
VERDADE PRÁTICA 
O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em CRISTO, o Messias prometido.
 
 
LEITURA DIÁRIA 
Segunda - Mt 17.3 O Messias e a tipologia
Terça - Mt 17.10 O Messias e a escatologia
Quarta - Mt 17.12 O Messias rejeitado
Quinta - Lc 9.35 O Messias esperado
Sexta - Mc 9.12 O Messias humilhado
Sábado - Lc 9.29 O Messias exaltado 
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- Mateus 17.1-8  (Também em Mc .2 e em Lc 9.29)
1Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte.2E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.3E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.4E Pedro, tomando a palavra, disse a JESUS: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias.5E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o.6E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo.7E, aproximando-se JESUS, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo.8E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a JESUS.
 
 
A Transfiguração de CRISTO (http://www.estudosdabiblia.net/d16.htm)
Quando DEUS veio à terra, na pessoa de JESUS, adotou uma forma humana. Fisicamente, JESUS se parecia como qualquer outro homem. Ele teve fome, sede, cansaço, etc. Sua divindade foi vista apenas indiretamente, em suas ações e suas palavras. Mas, numa ocasião, a glória divina interior de JESUS resplandeceu e se tornou visível. A história é contada em Mateus 17:1-8:
Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então disse Pedro a JESUS: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me compra-zo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou- lhes JESUS, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão JESUS.
 
A Glória de CRISTO
A Bíblia revela um DEUS unido, composto de três pessoas: o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO. João 1:1-2 diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com DEUS, e o Verbo era DEUS". JESUS estava com o Pai desde o princípio, compartilhando de sua natureza divina. Então, JESUS deixou o céu e veio à terra. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:14). Fisicamente, JESUS tinha todas as características de um homem; espiritualmente, ele compartilhava da natureza de DEUS. Na transfiguração, sua glória interna tornou-se visível externamente.
Temos que chegar a ver em JESUS a glória de DEUS. Uma razão por que JESUS se tornou um homem foi para manifestar a natureza de DEUS. JESUS é "o resplendor da glória" de DEUS e "a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3). Ele reflete perfeitamente a natureza e o caráter de DEUS. Quando olhamos para JESUS, podemos ver "a glória do Senhor" (2 Coríntios 3:18 - 4:6). A conversa de JESUS com Filipe ilustra estes pontos: "Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe JESUS: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras" (João 14:7-10). JESUS é a revelação, a manifestação do Pai (João 1:18). Você já pensou no que DEUS faria, diria ou pensaria se fosse um homem? Olhe para JESUS. Tudo o que JESUS disse e fez foi exatamente o que o Pai diria e faria se viesse à terra como um homem. Que pensamento espantoso: DEUS se revelou a nós em forma humana. O reconhecimento da glória do Pai, em JESUS, torna o estudo da vida de CRISTO uma experiência profundamente comovente.
 
A Autoridade de CRISTO
As religiões são, freqüentemente, baseadas em ensinamentos, filosofias, visões, etc. A religião de CRISTO é baseada na História. Pedro, um dos três que testemunharam a transfiguração, indicaram-na como evidência de que o evangelho não era uma fábula ou lenda: "Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de DEUS Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo" (2 Pedro 1:16-18). Este exemplo coloca JESUS numa categoria totalmente diferente da dos líderes de outras religiões do mundo. Qual deles foi transfigurado? A fé em CRISTO não é um salto no escuro, mas um passo razoável baseado em evidência histórica concreta.
JESUS está acima de tudo. Ele possui toda a autoridade no céu e na terra (Mateus 28:18). Ele está "acima de todo o principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro" (Efésios 1:21). JESUS merece nossa honra, respeito, adoração e obediência. O CRISTO que é soberano sobre o universo inteiro, deverá reinar também sobre minha vida.
Muitos há que reagem como Pedro. Quando viu JESUS, Moisés e Elias, juntos na montanha, ele recomendou a construção de três tendas. Que Pedro sugerisse trêstendas já era admirável. Moisés era o grande legislador e libertador do Velho Testamento. Elias estava entre os maiores dos profetas do Velho Testamento, arrebatado da terra sem morrer. Quão maravilhoso estar na presença deles! Podemos entender o desejo de Pedro de construir uma tenda para Moisés e outra para Elias. Mas, por quetrês tendas? Ah, ele estava elevando JESUS à mesma posição: Vamos dar para ele uma tenda também! Para Pedro, em vista da sua herança judia, ter posto JESUS a par com os grandes Moisés e Elias era algo admirável.
A resposta de DEUS mostrou que não deveria haver três tendas, nem duas, mas uma só. "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi". Moisés desvaneceu. Elias desapareceu. Somente JESUS permaneceu. Devemos construir somente uma tenda. Muitos constroem mais. Muitos constroem tendas para Moisés e Elias, não reconhecendo que não estamos mais sob a lei do Velho Testamento. Muitos constroem tendas para grandes líderes religiosos: Buda, Kardec, Joseph Smith, Ellen G. White, Edir Macedo, etc. Muitos levantam tendas para os pais, bem junto da tenda para JESUS. Outros armam uma tenda para sua igreja ou tradição religiosa. Colossenses 2 diz, vigorosamente, que toda a sabedoria, todo o conhecimento e a plenitude da divindade estão em CRISTO. Portanto, "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO" (v. 8). Temos que aceitar nada mais, nada menos do que CRISTO. Ele tem toda a autoridade no céu como na terra.
 
A Transfiguração dos Seguidores de CRISTO
"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em Glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o ESPÍRITO" (2 Coríntios 3:18). Temos que permitir que nossas vidas sejam transformadas pela glória de CRISTO. DEUS quer que compartilhemos de sua natureza divina (2 Pedro 1:4), e que CRISTO habite em nós (Colossenses 1:26-28; Gálatas 4:19; Efésios 2:19-22). Paulo escreveu: "Estou crucificado com CRISTO; logo, já não sou eu quem vive, mas CRISTO vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no filho de DEUS, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:19-20). Imagine-se acordando uma noite, com JESUS ao lado de seu leito. Você deixa seu corpo e CRISTO entra nele. Agora, seu corpo ainda pareceria exatamente o mesmo. Mas de agora em diante é CRISTO quem realmente habita em seu corpo. É claro que este evento não ocorrerá exatamente assim, mas seu resultado tem que ser assim. Tenho que permitir que minha vida, minhas ações, minhas palavras e até meus pensamentos sejam moldados como a imagem de CRISTO.
Mas como podemos realizar esta transformação? Depois que Moisés esteve na presença de DEUS, sua face mostrou-se tão brilhante que ele teve que cobrí-la com véu para que as pessoas pudessem olhar para ele. Paulo usa isto como uma ilustração de nossa transfiguração por CRISTO (2 Coríntios 3). Temos que olhar para CRISTO e deixar sua imagem nos transformar. Esta mudança ocorre através do conhecimento de CRISTO (2 Pedro 1:2-8; Colossenses 1:26-28). Em nosso estudo das Escrituras, temos que olhar para CRISTO e começar a agir como ele agia, falar como ele falava e pensar como ele pensava. Temos que chegar a conhecer CRISTO tão intimamente (por meio das Escrituras) e admirá-lo tão profundamente que o imitamos em cada pormenor. Muitas pessoas religiosas acabam fazendo umas poucas mudanças externas e chamam a isso cristianismo. Mas a glória de CRISTO era interna. Temos, não somente, que vestir uma máscara religiosa, mas temos que deixar a vida de CRISTO renovar nossas vidas de dentro para fora. Somente então CRISTO terá terminado sua obra em nossas vidas.
- por Gary Fisher

INTERAÇÃO
Caro professor, nesta lição estudaremos a respeito do profeta Elias no monte da Transfiguração. Este acontecimento teve como objetivo principal demonstrar que JESUS de fato era o Messias esperado. Moisés também apareceu neste episódio. Sabemos que ele tipificava a lei e Elias prefigurava os profetas que predisseram a vinda do Messias. No decorrer da lição, procure enfatizar que embora Moisés e Elias tivessem grande relevância na história do povo hebreu, eles não possuíam glória própria. Ainda que fossem homens fiéis ao Senhor, eram humanos, sujeitos a falhas e erros, porém, eles irradiavam a glória proveniente do CRISTO. Que possamos, como Filhos de DEUS, regenerados em JESUS CRISTO, irradiar também a glória do Profeta de Nazaré.

OBJETIVOS- Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever o episódio da transfiguração de JESUS.   
Explicar a tipologia representada em Moisés e Elias. 
Conscientizar-se de que JESUS era o Messias esperado.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para introdução da lição escreva a seguinte indagação no quadro de  giz: "O que foi a transfiguração?" Ouça os alunos com atenção, faça as considerações que achar necessárias. Conclua explicando que a transfiguração foi na verdade uma rápida demonstração da glória de JESUS CRISTO, o Rei dos reis. A divindade de JESUS foi revelada no monte da Transfiguração. Os discípulos que ali estavam puderam ver o Verbo que se fez carne. Ele é DEUS. Infelizmente, na atualidade, muitos não creem mais na divindade de JESUS, por isso, enfatize que JESUS foi cem por cento homem e cem por cento DEUS. Sua glória foi manifestada em plena humanidade!

PALAVRA-CHAVE: TRANSFIGURAÇÃO -  mudança de aparência, ou forma, mas não de essência.
Ato ou efeito de transfigurar. Estado glorioso, em que JESUS apareceu sobre o Monte Tabor. (http://www.dicionarioweb.com.br/transfigura%C3%A7%C3%A3o.html) - Monte Hermom ou Monte Tabor?

RESUMO DA LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO 
I. ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO 
1. Transfiguração.
2. Glória divina.
II. ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO  
1. Tipologia.
2. Escatologia.
III. ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO 
1. O Messias esperado. 
2. O Messias rejeitado.
IV. ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO 
1. Humilhação.
2. Exaltação.

SINÓPSE DO TÓPICO (1) A transfiguração provou para os discípulos e para nós aquilo que JESUS sempre fora: o verbo divino encarnado.
SINÓPSE DO TÓPICO (2) No evento da transfiguração, Moisés prefigurava a Lei e Elias os profetas. 
SINÓPSE DO TÓPICO (3) João era o Elias que havia de vir e JESUS era o Messias.  
SINÓPSE DO TÓPICO (4) JESUS deixou claro que a cruz faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas. 

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI- Subsidio Teológico
"Embora a Transfiguração fosse sem dúvida uma maravilhosa revelação da natureza essencial de JESUS, no contexto ela era também uma poderosa manifestação da natureza do reino que o nosso Senhor pretendia estabelecer com a sua morte.
[...] A chave para entendermos o pretenso significado da transfiguração é encontrada em Marcos 9.2, na frase 'seis dias depois'. O que havia acontecido antes dos seis dias?  JESUS havia falado sobre a sua cruz e depois a glória, e feito uma promessa específica: 'Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o Reino de DEUS com poder' (Mc 9.1).
Não é costume de Marcos indicar um preciso relacionamento entre os eventos. A frase 'seis dias depois' faz íntima ligação entre a transfiguração e a profecia de CRISTO sobre a sua morte e ressurreição - e a promessa que fez aos discípulos de que alguns veriam 'o Reino de DEUS com poder'" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 115).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII 
Subsidio Teológico
Embora a transfiguração fornecesse uma confirmação visível da divindade de CRISTO, os discípulos, perante os quais Ele havia exibido sua glória, já o havia reconhecido através dos olhos da fé (Mc 8.29). Porém não haviam reconhecido a natureza do seu reino: não entendiam a implicação de tomar a cruz e seguir a JESUS a fim de receberem uma nova vida.
Então JESUS transfigurou-se diante deles e, nessa transformação, eles viram 'o Reino de DEUS com poder' (Mc 9.1). Eles viram Aquele que apareceu em sua encarnação como um homem comum, brilhar de repente com um extraordinário esplendor. O que eles viram era uma verdadeira transfiguração - uma transformação revolucionária do estado de um ser para outro. Um estado de ser que indiscutivelmente exibia a glória e o poder de DEUS. É isso que a transfiguração redefine o reino para seus discípulos. Quando, depois da morte e ressurreição de CRISTO o reino de DEUS vier 'com poder', a característica marcante desse reino não será exércitos de anjos marchando para esmagar o poder de Roma. O reino de DEUS vem com poder a fim de mudar os seres humanos comuns em seres que escolheram seguir a JESUS. O reino, pelo menos até à volta de JESUS, consistirá em transformação, e não nas conquistas que eles desejavam" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 115).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que DEUS colocou entre as
nações. 6. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.40.
 
QUESTIONÁRIO LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO 
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
"E [JESUS] __transfigurou__-se diante deles; e o seu rosto __resplandeceu__ como o sol, e as suas vestes se tornaram __brancas__ como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele"
(Mt 17.2,3). 
 
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da __Transfiguração__ é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em __CRISTO__, o __Messias__ prometido.
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 
3- Onde encontramos o relato sobre a transfiguração nos evangelhos sinóticos e quais os personagens ai envolvidos?
(    ) Mt 17.1-13; Mc 9.2-8; Lc 9.28-36.
(    ) JESUS, Moisés, Elias, Pedro, Tiago e João.
 
I. ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO 
4- Quais fatos põem em evidência a identidade do Messias, o Filho de DEUS, na transfiguração de JESUS?
(    ) O texto sagrado relata que tão logo subiram ao Monte, JESUS foi transfigurado diante de Pedro, João e Tiago.
(    ) Diz o texto sagrado: "o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz" (Mt 17.2).
(    ) A palavra transfigurar, que traduz o termo grego metamorfose, mantém o sentido de mudança de aparência, ou forma, mas não mudança de essência.
(    ) A transfiguração mostrou aos discípulos aquilo que JESUS sempre fora: o verbo divino encarnado (Jo 1.1; 17.1-5).
(    ) Os discípulos observaram que o seu rosto brilhou como o sol (Mt 17.2).
(    ) O texto revela também que suas vestes resplandeceram (Mt 17.2).
 
5- Qual relação existe entre a glória divina e a transfiguração de JESUS?
(    ) Mateus detalha que durante a transfiguração "uma nuvem luminosa os cobriu" (Mt 17.5).
(    ) É relevante o fato de que Mateus, ao escrever o evangelho aos hebreus, põe em evidência o fato de que JESUS é o Messias anunciado no Antigo Testamento.
(    ) Isso pode ser visto na manifestação da nuvem luminosa, que está relacionada com a manifestação da presença de DEUS (Êx 14.19,20; 24.15-17; 1 Rs 8.10,11; Ez 1.4; 10.4).
(    ) Tanto Moisés como Elias, quando estiveram no Sinai, presenciaram a manifestação dessa glória.
(    ) Todavia, não como os discípulos a vivenciaram no Monte da Transfiguração  (Mt 17.1,2). 
 
II. ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO  
6- Qual a tipologia existente no evento da transfiguração, onde o texto destaca os nomes de Moisés e Elias (Mt 17.3)?
(    ) Para a Igreja Cristã, Moisés prefigura a Lei enquanto Elias, os profetas.
(    ) É perceptível, nessa passagem, que Moisés aparece como figura tipológica.
(    ) Mateus põe em evidência o pronunciamento do próprio DEUS: "Escutai-o" (Mt 17.5).
(    ) E Moisés havia dito exatamente estas palavras quando se referia ao Profeta que viria depois dele: "O SENHOR, teu DEUS, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis" (Dt 18.15).
(    ) A transfiguração revela que Moisés tem seu tipo revelado em JESUS de Nazaré e que toda a Lei apontava para Ele. 
 
7- Enquanto Moisés ocupa um papel tipológico no evento da transfiguração, Elias aparece em um contexto escatológico. Por que?
(    ) O texto de Malaquias 4.5,6 apresenta Elias como o precursor do Messias.
(    ) O Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento dessa Escritura: "E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto" (Lc 1.17).
(    ) Assim como Elias, João foi um profeta de confronto (Mt 3.7), ousado (Lc 3. 1-14) e rejeitado (Mt 11.18).
(    ) A presença do Batista, o Elias que havia de vir, era uma clara demonstração da messianidade de JESUS.
 
III. ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO 
8- O relato de Mateus sugere que os escribas não reconheceram a JESUS como o Messias, porque faltava um sinal que para eles era determinante - o aparecimento de Elias antes da manifestação do Messias (Mt 17.10). Como JESUS poderia ser o Messias se Elias ainda não havia vindo?
(    ) Tanto os rabinos como o povo comum sabiam que antes do advento do Messias, Elias haveria de aparecer (Ml 4.5,6; Mt 17.10).
(    ) JESUS revela então que nenhum evento no programa profético deixara de ter o seu cumprimento.
(    ) Elias já viera e os fatos demonstravam isso.
(    ) Elias havia sido um profeta do deserto, João também o foi; Elias pregou em um período de transição, João prega na transição entre as duas alianças; Elias confrontou reis (1 Rs 17.1,2; 2 Rs 1.1-4), João da mesma forma (Mt 14.1-4).
(    ) Mais uma vez fica claro: João era o Elias que havia de vir e JESUS era o Messias.
 
9- JESUS é o Messias rejeitado. Em qual contexto está inserida sua transfiguração?
(    ) O texto de Mateus 17.1-8, que narra o episódio da transfiguração, inicia-se com a sentença: "Seis dias depois" (Mt 17.1).
(    ) O texto coloca a transfiguração num contexto onde uma sequência de fatos deve ser observada.
(    ) Os eruditos ressaltam que "seis dias" é uma outra forma de dizer: "uma semana depois".
(    ) De fato, o texto paralelo de Lucas fala de "quase oito dias", isto é, uma semana depois (Lc 9.28).
(    ) O texto, portanto, põe o evento no contexto da confissão de Pedro (Mt 16.13-20) e no discurso de JESUS sobre a necessidade de se tomar a cruz (Mt 16.24-28).
(    ) O Messias revelado, portanto, em nada se assemelhava ao herói da crença popular. Pelo contrário, a sua mensagem, assim como a do Batista, não agradaria a muita gente e provocaria rejeição. 
 
IV. ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO 
10- Por que a preocupação dos discípulos sobre a relação do aparecimento de Elias e a manifestação do Messias?
(    ) Esse fato é demonstrado na pergunta que eles fazem logo após descer o monte da transfiguração (Mt 17.10).
(    ) Como D. A. Carson observa, o fato é que a profecia referente a Elias falava de "restaurar todas as coisas" (Mt 17.11) e os discípulos não entendiam como o Messias tão esperado pudesse morrer em um contexto de restauração.
(    ) CRISTO corrige esse equivoco, mostrando que a cruz faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas (Mt 17.12; Lc 9.31; Fl 2.1-11).
 
11- Quamto à exaltação da transfiguração de CRISTO, complete:
Muito tempo depois, o apóstolo Pedro ainda lembra dos fatos ocorridos e os cita em relação à exaltação e __glorificação__ de JESUS e, também, como prova da veracidade da __mensagem__ da cruz: "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO, seguindo __fábulas__ artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua __majestade__, porquanto ele recebeu de DEUS Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho __comprazido__" (2 Pe 1.16,17).  
 
CONCLUSÃO 
12- Complete:
Vimos, pois, que os eventos ocorridos durante a __Transfiguração__ servem para demonstrar que JESUS era de fato o Messias esperado. Tanto a Lei, tipificada aqui em __Moisés__, como os __Profetas__, representado no texto pela figura de Elias, apontavam para a revelação máxima de DEUS - o CRISTO JESUS. Essas personagens tão importantes no contexto bíblico não possuem glória própria, mas irradiam a glória proveniente do Filho de DEUS. Ele, sim, é o centro das __Escrituras__, do Universo e de todas as coisas (Cl 1.18,19; Hb 1.3; Fl 2.10,11).
 
fonte www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm