Possível sucessor do papa vê crime em casais do mesmo sexo




O cardeal ganense Peter Turkson, 63, é presidente do Conselho de Justiça e Paz do Vaticano. É popular na África por suas aparições na TV. De linha conservadora, defende a ortodoxia (Foto: AP)
O cardeal ganense Peter Turkson, 63, é presidente do Conselho de Justiça e Paz do Vaticano. É popular na África por suas aparições na TV. De linha conservadora, defende a ortodoxia (Foto: AP)








O cardeal de Gana, Peter Turkson, um dos possíveis candidatos a substituir o papa Bento 16, que deixará ocargo a partir de 28 de fevereiro, é a favor da criminalização da homossexualidade. Foi o que ele disse ao site ” National Catholic Register”, em uma entrevista publicada em fevereiro de 2012.
Ao comentar o projeto de lei sobre a criminalização da homossexualidade que tramita no Poder Legislativo de Uganda, Turkson, responsável pelo Departamento da Justiça e Paz e porta-voz do Vaticano para as questões sociais, afirmou que algumas das sanções impostas a homossexuais na África, entre elas a morte, são um “exagero”, mas argumentou que a “intensidade da reação provavelmente é compatível com a tradição.”
Turkson disse ainda não considerar a homossexualidade um estilo de vida. “… a última coisa que queremos [a Igreja] é infringir o direito das pessoas. Mas quando você está falando sobre o que é chamado de ‘estilo de vida alternativa’, são estes os direitos humanos?”, questionou o cardeal, que emendou a justificativa com uma crítica ao secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, que pediu que o continente africano acabasse com a criminalização aos homossexuais. “Ele [Ban ki-moon] precisa reconhecer que há uma sutil distinção entre moralidade e direitos humanos, e é isso que precisa ser esclarecido.”
Se eleito no Conclave, que, segundo o Vaticano, está previsto para começar entre 15 e 20 de março, Turkson seria o primeiro pontífice negro e africano da história. O cardeal é especialista na Bíblia, já que estudou as Sagradas Escrituras no Instituto Pontifício Bíblico de Roma, onde se formou em 1980 e se tornou doutor nessa mesma matéria em 1992. Além do inglês e da língua nativa fante, o cardeal ganês fala francês, alemão, hebraico e italiano – idioma muito importante, dado que o papa também se torna bispo de Roma. Para completar, Turkson também escreve em latim e grego.
Ele, que em março de 2011 foi designado por Bento 16 como mediador do Vaticano no conflito da Costa do Marfim, também se destaca como um grande diplomático fonte http://seligapiloes.blogspot.com.br/