LIÇÃO 7 - A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS


 
 
TEXTO ÁUREO"Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor" (Fp 3.1a).

VERDADE PRÁTICAPara quem ama a DEUS o mais importante é ter um coração renovado pela ação do ESPÍRITO SANTO.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Ts 5.16 Regozijai-vos sempre
Terça - Sl 32.11 Alegrai-vos no Senhor
Quarta - Ne 8.10 A alegria do Senhor é a nossa força
Quinta - Rm 8.31-39 A alegria de saber que DEUS é por nós
Sexta - Atos 13.50-52 Alegria em meios às perseguições
Sábado - Fp 3.3 A verdadeira circuncisão cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Filipenses 3.1-10
1 Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. 2 Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! 3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a DEUS no ESPÍRITO, e nos gloriamos em JESUS CRISTO, e não confiamos na carne. 4 Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, 6 segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. 7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por CRISTO. 8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de CRISTO JESUS, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a CRISTO 9 e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em CRISTO, a saber, a justiça que vem de DEUS, pela fé; 10 para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte;
 
3.2 CÃES... MAUS OBREIROS... CIRCUNCISÃO. A maior provação de Paulo era a tristeza que sentia e experimentava por causa dos que distorciam o evangelho de CRISTO. Seu amor a CRISTO, à igreja e à verdade redentora, era tão forte que o levou a opor-se energicamente àqueles que pervertiam a doutrina pura, e a descrevê-los como "cães" e "maus obreiros" (ver 1.17; Gl 1.9; cf. Mt 23). O termo grego "circuncisão", como é empregado por Paulo aqui, significa "mutiladores do corpo" e refere-se ao rito da circuncisão segundo o ensino dos falsos mestres judaizantes, afirmando que o sinal da circuncisão conforme o AT era necessário à salvação. Paulo declara que a verdadeira circuncisão é uma obra do ESPÍRITO no coração da pessoa, pela qual o pecado e o mal são cortados (v. 3; Rm 2.25-29; Cl 2.11).
3.8-11 PARA QUE POSSA GANHAR A CRISTO. Estes versículos revelam o coração do apóstolo e a essência do cristianismo. O maior anseio na vida de Paulo era conhecer a CRISTO e experimentar de modo mais íntimo sua comunhão e presença. Nessa busca vemos os seguintes aspectos:
(1) Conhecer a CRISTO pessoalmente, bem como a seus caminhos, sua natureza e caráter, segundo a revelação da Palavra de DEUS. O verdadeiro conhecimento de CRISTO envolve ouvirmos a sua palavra, seguirmos o seu ESPÍRITO, atendermos a seus impulsos com fé, verdade e obediência, e identificar-nos com seus interesses e propósitos.
(2) Ser achado em CRISTO (v. 9), i.e., ser unido e ter comunhão com Ele produz a justiça que somente é experimentada como dom de DEUS (1.10,11; 1 Co 1.30).
(3) Conhecer o poder da sua ressurreição (v. 10), i.e., experimentar a renovação da vida espiritual, o livramento do poder do pecado (Rm 5.10; 6.4; Ef 2.5,6) e o poder do ESPÍRITO SANTO para levar a efeito um testemunho eficaz, a cura, os milagres e, finalmente, a nossa própria ressurreição dentre os mortos (v. 11; Ef 1.18-20).
(4) Compartilhar das aflições de CRISTO mediante a abnegação, a crucificação da carne e o sofrimento por amor a CRISTO e à sua causa (cf. 1.29; At 9.16; Rm 6.5,6; 1 Co 15.31; 2 Co 4.10; Gl 2.20; Cl 1.24; 4.13)
3.9 A JUSTIÇA QUE VEM DE DEUS. A justiça do crente consiste, em primeiro lugar, em ser perdoado do pecado, justificado e aceito por DEUS, mediante a fé (ver Rm 4.5).
(1) Nossa justiça, no entanto, é mais do que isso. A Palavra de DEUS declara que nossa justiça é CRISTO, o próprio Senhor JESUS, habitando em nosso coração (cf. 1.20,21; Rm 8.10; 1 Co 1.30; Gl 2.20; Ef 3.17; Cl 3.4); no AT o Messias é referido como o "Renovo justo" e "O SENHOR Justiça nossa" (ver Jr 23.5,6). Noutras palavras, a justiça que possuímos não é de nós mesmos, mas de JESUS, em quem colocamos a nossa fé (1 Co 1.30; Gl 2.20). Mediante a presença dEle em nós, tornamo-nos nEle "justiça de DEUS" (ver 2 Co 5.21).
(2) O fundamento da nossa salvação e nossa única esperança de justificação é a morte sacrificial de CRISTO e seu sangue derramado no Calvário (Rm 3.24; 4.25; 5.9; 8.3,4; 1 Co 15.3; Gl 1.4; 2.20; Ef 1.7; Hb 9.14; 1 Pe 1.18,19; 1 Jo 4.10) e sua vida ressurreta dentro do nosso coração (ver Rm 4.22; Rm 4.25; 5.9,10; 8.10,11; Gl 2.20; Cl 3.1-3; ver Rm 4.22).
 
 
Qualidades que caracterizam os Verdadeiros Crentes (MacArthur, J. (2001). Philippians (309). Chicago: Moody Press).
(Filipenses 3:1-3) 
Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês. Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo ESPÍRITO de DEUS, que nos gloriamos em CRISTO JESUS e não temos confiança alguma na carne, (3:1–3).
A boa notícia do perdão e vida eterna é o coração do Novo Testamento. Mateus, Marcos, Lucas e João registro do ministério de CRISTO, que veio para "buscar e salvar o que estava perdido" (Lucas 19:10). Atos registra a propagação do evangelho em todo o mundo romano. As epístolas desdobrar rico conteúdo do evangelho teológico. Eles também exortar os crentes à santidade prática que o evangelho exige. Apocalipse registra o triunfo final do evangelho na consumação da história humana.
Mas junto com a apresentação do evangelho é um tema intimamente relacionado com uma preocupação crítica. Tendo claramente estabelecida a verdade do evangelho, os escritores do Novo Testamento estão preocupados que as pessoas não se engane sobre a autenticidade de sua salvação. Assim, o Novo Testamento desafia constantemente crentes professos se examinar e se
certificar de que sua fé é genuína.
A preocupação com a autenticidade de salvação foi pela primeira vez no Novo Testamento pelo precursor do, Messias João Batista. Em um movimento que parece chocante no nosso dia de "user-friendly" abordagens para apresentar o evangelho, João corajosamente enfrentou os falsos crentes de sua época: "Quando viu muitos fariseus e saduceus que vinham ao batismo, disse-lhes: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Portanto dar frutos dignos de arrependimento "(Mt 3:7-8).
Em uma das passagens mais sérias na Bíblia, JESUS advertiu, "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor' entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus vai entrar. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e em teu nome não expulsamos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?' E então eu lhes direi: 'Eu nunca sabia que você; Afasta de mim, você que praticam a iniqüidade "(Mt 7:21-23).
Mais tarde, JESUS reiterou que a advertência de uma parábola:
"Eis que o semeador saiu a semear e quando semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. Outras caíram em lugares pedregosos, onde não havia muita terra, e logo nasceu, porque não tinha profundidade do solo. Mas quando o sol se ergueu, foram queimadas, e porque não tinha raiz, secou-se. Outras caíram entre os espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na para fora. E outra caiu em boa terra e deu fruto, um a cem, outro a sessenta e outro trinta. Quem tem ouvidos, ouça. "(Mateus 13:3-9).
Como explicou a parábola em particular aos seus discípulos, o seu ponto tornou-se inequivocamente clara-não todos os que responderem ao evangelho são verdadeiramente salvos:
"Escuta, portanto, a parábola do semeador. Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele a quem foi semeado à beira da estrada.
Aquele a quem foi semeado nos lugares pedregosos, este é o homem que ouve a palavra e logo a recebe com alegria, ainda que não tem raiz firme em si mesmo, mas é apenas temporária, e quando a aflição ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. E aquele a quem foi semeado entre os espinhos, este é o homem que ouve a palavra, e a preocupação do mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. E aquele a quem foi semeado em boa terra, este é o homem que ouve a palavra e a entende; que dá fruto e produz, um a cem, outro a sessenta e outro trinta "(Mateus 13:. 1823).
Simão, o Mago é um exemplo clássico de um crente falso. Ele ouviu a proclamação de Filipe do evangelho e parecia acreditar:
Agora havia um homem chamado Simão, que anteriormente estava praticando magia na cidade e surpreendente o povo de Samaria, dizendo ser alguém grande, e todos eles, do menor para o maior, estavam dando atenção a ele, dizendo: "Este homem é o que é chamado o Grande Poder de DEUS. "E eles foram dando-lhe atenção, porque ele teve durante muito tempo surpreendeu-os com suas artes mágicas. Mas, quando creram em Filipe, pregando as boas novas do reino de DEUS e do nome de JESUS CRISTO, eles foram batizados, tanto homens como mulheres. Mesmo o próprio Simão, creram, e depois de ser batizado, ele continuou com Felipe, e como ele observou sinais e grandes milagres acontecendo, ele estava constantemente espantado. (Atos 8:9-13).
Por todas as indicações exteriores de conversão de Simão era real. Ele fez uma profissão de fé, publicamente identificado com JESUS CRISTO no batismo, e até mesmo "continuou com Philip" (Atos 8:13). Mas nem tudo era como parecia, como encontro mais tarde com Simão Pedro e João revela:
Agora, quando os apóstolos em Jerusalém ouviram que Samaria recebera a palavra de DEUS, enviaram lá Pedro e João, que desceu e orou para que eles pudessem receber o ESPÍRITO SANTO. Para Ele ainda não tinha caído sobre nenhum deles, pois eles haviam apenas sido batizados em nome do Senhor JESUS. Então eles começaram colocando suas mãos sobre eles, e eles receberam o ESPÍRITO SANTO. Agora, quando Simão viu que o ESPÍRITO foi concedido através da imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: "Dê a esta autoridade para mim também, para que todos a
quem eu impuser as mãos receba o ESPÍRITO SANTO. "Mas Pedro disse-lhe:"
Que sua prata perecer com você, porque você pensou que poderia obter o dom de DEUS com dinheiro! Você não tem nenhuma parte ou porção nesta matéria, para o seu coração não é reto diante de DEUS. Portanto se arrepender dessa maldade de vocês, e roga ao Senhor que, se possível, a intenção do seu coração pode ser perdoado. Pois vejo que você está no fel da amargura e do cativeiro da iniqüidade. "Mas Simon respondeu, e disse:" Ore ao Senhor para me-vos, portanto, nada de que o que você disse pode vir em cima de mim. "(Atos 8:14-24).
Tragicamente, até mesmo pedido de Simão Pedro que rezem por ele não revelar um coração arrependido. Ele não estava buscando o perdão (ou ele teria orado por ele mesmo), mas apenas o alívio das consequências temporais de seu pecado. Igreja primitiva tradição Simon nomes como o fundador do que mais tarde se tornou o gnosticismo, e relata sua afirmação blasfema à divindade (JO Harold Brown, Heresias [Garden City, NY: Doubleday, 1984], 50).
Os escritores das epístolas também alertou as pessoas para não ser enganado sobre a realidade de sua salvação. Paulo exortou os Coríntios, "Test-se para ver se você está na fé, examinar-se! Ou você não reconhece isso sobre si mesmos, que JESUS CRISTO está em vós, a menos que de fato você falhar no teste "(2 Coríntios 13:5;... Cf 1 Cor 11:28)?. Ele advertiu seu amado filho na fé Timóteo sobre os "sustentando uma forma de piedade, embora tenham negado o seu poder" (2 Tm 3:5.). Escrevendo para um outro jovem pastor, Tito, Paulo advertiu de pessoas que "professam conhecer a DEUS, mas
pelas suas obras o negam, sendo abomináveis e desobedientes e sem valor para qualquer boa obra" (Tito 1:16). Judas escreveu sobre "pessoas ímpias [na Igreja] que transformam a graça de nosso DEUS em libertinagem e negam o nosso único Soberano e Senhor, JESUS CRISTO" (Judas 4). O Senhor JESUS CRISTO advertiu a igreja apóstata de Laodicéia: "Porque és morno, e nem frio nem quente, vou vomitar-te da minha boca" (Ap 3:16). Ambos James (cf. 1:212, 13-18, 19-27, 2:1-13, 14-26; 3:1-12, 13-18; 4:1-12, 13-17; 5 :1-11, 13-18) e 1 João (cf. 1:6; 2:3-4, 9-11, 15-17; 3:3-10, 13-15, 18, 19, 23-24 ; 4:7-8; 5:2) marcas lista de genuína fé salvífica.
Infelizmente, apesar dos avisos claros das Escrituras, muitos são enganados sobre a sua verdadeira condição espiritual. Embora eles pensam que estão no caminho estreito que leva ao céu, eles são realmente no caminho largo que conduz ao inferno. Eles baseiam sua falsa segurança de salvação de uma série de provas que, na realidade não provam nada. (Para uma discussão mais ampla de provas falsas de salvação, ver Matthew Mead, O Quase Cristão Descoberto [Reprint; Beaver Falls, na Pensilvânia: Soli Deo Gloria, sd]; Gardiner Spring, os traços que distinguem do caráter cristão [Reprint; Phillipsburg, NJ : Presbiteriana e Reformada, sd]; John MacArthur, O Evangelho Segundo JESUS [rev ed, Grand Rapids:.. Zondervan, 1994]; John MacArthur, obras a fé: O Evangelho Segundo os Apóstolos [Dallas: Word, 1993].).
Muitas pessoas descansar a sua esperança de salvação em um evento passado. Eles podem ter orado para receber CRISTO como uma criança, avançou em resposta a uma chamada de altar, assinaram uma carta, ou umcompromisso em um retiro. Às vezes, pessoas bem-intencionadas incentivar essas falsas esperanças, oferecendo o que se pode chamar Eles apresentam o seguinte silogismo aparentemente plausível para aqueles que rezam para receber a CRISTO "garantia silogística.": "João 1:12 diz que" todos quantos o receberam, aos deu-lhes o direito de se tornarem filhos de DEUS, mesmo para aqueles que crêem no seu nome ", você só recebeu a CRISTO, por isso você se tornou um filho de DEUS" Infelizmente, esse silogismo só é verdade se a premissa menor ("você. CRISTO acaba de receber ") é verdadeira. E esse é o ponto em questão. Como observado anteriormente, JESUS ensinou na parábola dos solos que uma profissão de fé infrutífera não prova nada. A fé genuína inevitavelmente produzir transformações na vida de uma pessoa, a fé falsa ou mortos não vontade (cf. Tiago 2:14-26). Escritura nada aponta as pessoas de volta para uma experiência de conversão para validar a sua salvação, a questão é uma vida transformada. Simão, o Mago não só fez uma profissão de fé, mas também foi batizado e continuou com Felipe por um tempo. No entanto, como sua conduta indica ainda, que ele nunca foi salvo (Atos 8:2123).
Um segundo não prova da fé salvadora é uma vida superficialmente moral. É certamente verdade que a nova natureza rompe o padrão de constante pecado (cf. 1 João 3:9), e que todos os cristãos devem viver uma vida de crescente pureza moral (cf. Mt 5:48;. 1 Pedro 1:14 -16). O inverso não é verdadeiro, no entanto, todos os que vivem a vida exteriormente morais não forem resgatados. Muitos incrédulos são honestos, generosos, e procuram viver de acordo com padrões éticos elevados. Tal comportamento é louvável, mas não diz nada sobre o seu estado espiritual. Pode impressionar "homem" que "olha para o exterior," mas não vai enganar "o Senhor", que "olha para o coração" (1 Sam 16:7;... Cf Pv 21:2). JESUS denunciou severamente os líderes mais exteriormente morais religiosos de Seus dias: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Para sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Então você também exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade "(Mateus 23:27-28).
Pessoas não salvas podem se comportar de acordo com padrões morais, por muitas razões. Alguns o fazem porque têm medo de DEUS. Outros sentem a pressão dos colegas para se conformar com os padrões e expectativas de seu grupo de pares. As crianças muitas vezes levam vidas morais para agradar seus pais e evitar a punição. E o mais trágico de tudo, muitas pessoas acreditam que viver uma vida moral vai buscá-los ao céu. Seja qual for a motivação, moralidade externa não salva ninguém, uma vez que aos olhos de DEUS "todos nós somos como o imundo, e todas as nossas boas
obras são como uma roupa suja, e todos nós murcharão como uma folha, e as nossas iniqüidades, como o vento nos arrebatam "(Is 64:6), e" pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele "(Rom. 3:20;. Cf. Gl 2:16).
O exemplo do jovem rico mostra que viver uma vida moral não pode salvar ninguém. Ele alegou ter mantido (pelo menos aparentemente) os Dez Mandamentos (Mateus 19:20). Mas a sua pergunta a JESUS: "Mestre, que coisa boa que devo fazer para que eu possa obter a vida eterna?" (Mt 19:16), revela que sabia que ele não tenha a vida eterna. Comentários Stephen Charnock.
A opinião de ganhar a vida eterna pela observação de fora da lei, vai aparecer muito insatisfatória para uma consciência inquisidora. Este governante afirmou, e certamente se confiantemente crer, que ele havia cumprido a lei (v. 20): "Tudo isso tenho observado desde a minha juventude," ainda não tinha nenhuma satisfação completa em sua própria consciência; sua misgave coração, e começou em cima de alguns sentimentos dentro de si, que algo mais era necessário, e que ele havia feito pode ser muito fraco, muito curta para filmar bloqueio do céu para ele. E a esse propósito, ele vem para CRISTO, para receber instruções para o remendar-se de tudo que estava com defeito. (A existência e atributos de DEUS [Reprint; Grand Rapids: Baker, 1979], 2:212).
Esse fato foi confirmado por sua recusa em seguir JESUS (Mt 19:2126).
Outro equívoco comum é que um mero conhecimento dos fatos do evangelho é uma evidência da salvação. Mas, mesmo "os demônios crêem [a verdade], e tremem" (Tiago 2:19). Muitas pessoas sabem a verdade do evangelho, mas permanecem sem perdão e sob condenação eterna. Teólogos liberais têm muitas vezes detalhada conhecimento das verdades da Escritura, mas criticá-los e se recusam a acreditar neles. O escritor de Hebreus diz de tais pessoas, "A palavra que ouviram não lhes aproveitou, porque não estava unida pela fé naqueles que a ouviram" (Hb 4:2). Ninguém, é claro, pode ser salvo a menos que ele conhece os fatos do evangelho, que DEUS é santo, que ele é um pecador por quem CRISTO morreu uma morte substitutiva na cruz, e que a salvação é unicamente pela graça mediante a fé. Mas mero assentimento intelectual a essas verdades não é igual fé salvadora, que inclui confiança e compromisso. Para saber a verdade, mas se recusam a agir sobre ela apenas resulta em maior condenação (Lucas 12:47-48), e não a salvação.
Os escribas religiosos e morais e fariseus, depois de observar a vida de CRISTO, ouvi-lo falar, e vendo os Seus milagres, concluiu que JESUS "expulsa os demônios só por Belzebu o governante dos demônios" (Mt 12:24). Desde que tinham deliberadamente se recusou a acreditar na verdade, JESUS declarou a respeito deles: "Por isso vos digo que, qualquer pecado e blasfêmia serão perdoados pessoas, mas a blasfêmia contra o ESPÍRITO não será perdoada. Quem disser uma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado, mas quem falar contra o ESPÍRITO SANTO, não lhe será perdoado, nem neste mundo nem no porvir "(Mateus 12:31-32 ). Os escribas e fariseus ouviram a verdade, mas eles o rejeitaram e foram condenados eternamente. Como os escribas e fariseus, Judas viu os milagres de JESUS e ouviu a Sua pregação. Mas, apesar de três anos em sua presença, ele também rejeitou a verdade, traiu JESUS, e está perdido para sempre.
O escritor de Hebreus também alertou sobre falsos crentes apóstatas:
Pois, no caso daqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do ESPÍRITO SANTO, e provaram a boa palavra de DEUS e os poderes do mundo vindouro, e depois se afastaram , é impossível renová-los novamente para arrependimento, visto que de novo crucificando para si mesmos o Filho de DEUS e colocá-lo para abrir vergonha. (Hebreus 6:4-6)
Nem é a prova de atividade religiosa da salvação. Muitos dos que estão no caminho largo que conduz ao inferno fielmente à igreja, são batizados, a comunhão, e participar dos outros rituais de sua igreja. "Manter a aparência de piedade, embora tenham negado o seu poder" (2 Tm 3:5.), Estão tragicamente enganados a pensar que sua atividade religiosa prova que eles são salvos. Eles são como os apóstatas de Israel, de quem DEUS declarou:
"Este povo se aproxima com suas palavras e me honra com seu serviço de bordo, mas eles removem seus corações longe de mim, e sua reverência para mim consiste em tradição aprendidas de cor" (Isaías 29:13; Cf. 58:1-4).
As virgens loucas da parábola de JESUS representam essas pessoas. Embora na aparência eles não eram diferentes das virgens prudentes (que representam os remidos), eles realmente representam pessoas não regeneradas, que não estará pronto para o retorno de CRISTO (Mt. 25:1-13). Ananias e Safira parecia não ser diferente dos outros membros da igreja de Jerusalém, até que sua ganância e a hipocrisia eram desmascarados (Atos 5:111). O Senhor JESUS CRISTO declarou à igreja de Sardes, "Conheço as tuas obras: tens fama de estar vivo, mas estás morto" (Ap 3:1 NVI). Uma forma externa da religião sem a realidade para dentro da salvação resultará em condenação eterna.
A última prova não de salvação é o serviço em nome de CRISTO. É uma dura realidade que muitos que pregam o evangelho não são salvos. Mesmo Judas, o filho da perdição (João 6:70-71; 17:12), pregou o evangelho (Mateus 10:4-7). "Muitos [essas pessoas] dirão [JESUS] naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome, e em teu nome não expulsamos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?' E então [Ele ] lhes direi: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade "(Mt 7:22-23).
Em Filipenses 3:1-3 Paulo acrescenta que o ensino bíblico sobre a questão da distinção entre a fé genuína e falso. Tanto por implicação e explicitamente, ele apresenta cinco qualidades de verdadeiros crentes: eles se regozijam no Senhor, o discernimento exercício, a adoração no ESPÍRITO, glória em CRISTO JESUS, e não confiamos na carne.

VERDADEIROS CRENTES ALEGRAREI NO SENHOR
Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! (3:1a) Finalmente (para loipon) é melhor traduzida como "além disso", "assim, então," ou "agora então." É uma palavra de transição não, a conclusão, uma vez que metade dos Filipenses segue. Joy é um tema
importante, tanto em Fl (cf. 1:4, 18, 25, 2:2, 17-18, 28-29; 4:1, 4, 10) e no resto do NT, onde ela aparece em sua substantivo e formas verbais cerca de 150 vezes. Aqui, como em 4:4, 10 (cf. Lucas 1:47), Paulo liga para alegrar um relacionamento, comandando os crentes a se alegrar no Senhor. A esfera em que a alegria existe é na sua relação com o Senhor JESUS CRISTO.
A alegria de que Paulo escreve não é o mesmo que a felicidade (a palavra relacionada ao "acaso" prazo), o sentimento de alegria associada com eventos favoráveis. Na verdade, a alegria persiste em face da fraqueza, dor, sofrimento, até mesmo a morte (cf. Tiago 1:2). Alegria bíblica produz uma profunda confiança no futuro que se baseia na confiança no propósito de DEUS e poder. Isso resulta na ausência de qualquer medo final, uma vez que a relação em que se baseia é eterna e inabalável (Sl 16:11;. John 16:22). Nem é uma emoção humana produzida; que os comandos de Paulo mostra que
alegria é um ato da vontade em escolher obedecer a DEUS. O resultado é uma emoção sobrenatural produzido, fruto de andar no ESPÍRITO (Rm 14:17; Gal 5:22.). Assim, regozijando-se marcas de verdadeiros crentes (cf. Pss 9:14;. 13:5; 32:11; 33:1, 21; 35:9; 40:16; 51:12; 70:4, Lucas 10:20; João 15:11; 17:13, Rm 15:13;. 1 Tessalonicenses 5:16).

VERDADEIROS CRENTES PRATICAM O DISCERNIMENTO
Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês. Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! (3:1b–2) 
Depois de comandar os filipenses a alegrar-se, Paulo se volta para o seu próximo tema importante na epístola. Sua advertência forte e direto implica uma outra marca distintiva dos verdadeiros crentes: a sua capacidade de discernir. Ninguém pode ser salvo, que não entende as verdades fundamentais do evangelho (Rm 6:17; 10:14, 17). Mas desde que o discernimento, como a fé, precisa crescer e amadurecer, pastores e presbíteros devem alertar a igreja de falsos mestres (Ef 4:11-14). Assim, para Paulo a escrever as mesmas coisas de novo não era problema para ele, porque era uma salvaguarda necessária para a Filipenses. Os falsos mestres, anunciando a salvação através do ritual, o legalismo cerimônia, e, representa uma séria ameaça para eles. Salvaguarda (asphales) significa, literalmente, para não tropeçar, tropeçar, ou ser derrubado. Paulo advertiu fielmente os filipenses para que eles não tropeçar (cf. Atos 20:31).
A frase para escrever as mesmas coisas novamente indica que Paulo está prestes a elaborar sobre algo que ele tenha mencionado anteriormente. O apóstolo, sem dúvida, tem em mente a sua exortação em 1:27-28:
Conduzir-se de um modo digno do evangelho de CRISTO, de modo que se eu vir vê-lo ou permanecer ausente, eu vou ouvir de vocês que estais firmes num só espírito, com uma mente lutando juntos pela fé do evangelho; em nada alarmado com o seu adversário, que é um sinal de destruição para eles, mas de salvação para você, e que também da parte de DEUS.
Nesta passagem, Paulo disse aos filipenses não devem se alarmar com os seus adversários; na presente passagem, ele diz-lhes como reconhecê-los. Ele descreve esses falsos mestres que se opunham ao evangelho por meio de três termos, cada um introduzido por uma forma imperativa do verbo blepo (cuidado).
Paulo primeiro descreve os falsos mestres como cães. Ao contrário dos cães de estimação (kunarion) descritos em Mateus 15:26-27, Kuon (cães) refere-se aos catadores selvagens que assolaram cidades antigas. Esses canalhas vagavam em bandos, alimentando-se de lixo (Ex. 22:31; 1 Reis 14:11; 16:4; 21:23-24) e, ocasionalmente, atacar seres humanos. Foram desprezados, e "cão" era frequentemente usado como um termo depreciativo (cf. Dt 23:18; 1 Sm 17:43, 24:14; 2 Sam 9:8; 16:9; 2 Reis 8...: 13;. Sl 22:16; Rev. 22:15). De fato, os judeus nos tempos bíblicos comumente chamado
com desprezo para os gentios como cães.
Surpreendentemente Paulo, um judeu, chamou a estes judeus (ver a discussão abaixo) cães falsos professores. Ele advertiu os filipenses a tomar cuidado com aqueles que chamam outros cães, mas na realidade são cães-se. A descrição do apóstolo é montagem. São cães imundos e sujos? Assim são os falsos mestres. São cães ferozes e perigosos, e devem ser evitados? Assim
são os falsos mestres. Assim são todos aqueles que ensinam a salvação pelas obras.
As palavras de Paulo parecem duras e sem amor no actual clima de tolerância e diversidade. Mesmo muitos na igreja considerá-lo sem amor e de divisão de apontar o erro doutrinário. No entanto, verdade e amor não são mutuamente exclusivas, e os crentes são chamados a ambos (Ef. 4:15), bem como ao discernimento (cf. John MacArthur, Faith Reckless: Quando a Igreja perde a sua vontade de Discernir [Wheaton, Illinois : Crossway, 1994). A Escritura ensina que a salvação é pela graça somente através da fé (Ef 2:8-9). Aqueles que ensinam o contrário são vorazes, lobos selvagens (Mateus 7:15, Atos 20:29), provedores de doutrinas de demônios (1. Tim 4:1), que as pessoas usher na estrada ampla para o inferno (Mt 7:13 ). Pastores e presbíteros devem advertir seus rebanhos contra eles. Qualquer desvio da verdadeira doutrina de CRISTO deve ser evitado (2 João 9-11).
Embora os falsos mestres se orgulhavam de sua justiça supostamente, eles estavam em maus obreiros realidade. Normalmente, os envolvidos na externos, rituais, religiões cerimoniais ver-se como fazendo DEUS bom e agradável. O próprio Paulo foi uma vez orgulhoso de "avançar no judaísmo ultrapassava a muitos dos contemporâneos de [sua] entre compatriotas [sua], sendo mais extremamente zeloso [sua] tradições ancestrais" (Gl 1:14). Depois de sua conversão, o apóstolo percebeu que todas as suas boas obras eram inúteis: "Tudo para mim era lucro, essas coisas que eu considerei perda por causa de CRISTO. Mais do que isso, eu conto tudo para ser perda de vista do valor sublimidade do conhecimento de CRISTO JESUS, meu Senhor, por quem sofri a perda de todas as coisas, e contá-los, mas o lixo para que eu possa ganhar a CRISTO "(Filipenses 3:7-8). Em vez de ver a si mesmo como fazer o bem aos olhos de DEUS, Paulo, no final de seu ministério, senti que ele era de fato o lugar dos pecadores (1 Tm. 1:15-16).
Somente os crentes controlados pelo ESPÍRITO SANTO pode fazer verdadeiras boas obras (Ef 2:10; Col. 1:10;. 2 Timóteo 2:21; 3:17, Tito 2:14). Os incrédulos podem fazer coisas ruins por razões ruins. Eles também podem fazer coisas boas, mas só por orgulho egoísta, não para a glória de DEUS. Somente os redimidos pode fazer boas ações motivadas por um desejo de glorificar a DEUS. Os falsos mestres que assola os filipenses se viam como agradar a DEUS, ganhando seu favor (e sua salvação) através de seu zelo pela lei. Mas Paulo expôs para os trabalhadores orgulhosas maus que eram.
Descrevendo-os como a circuncisão falsa, Paulo claramente identificados esses falsos mestres como seus adversários perenes, os judaizantes. Esses judeus legalistas negado o evangelho da graça, ensinando que a circuncisão e guardar a Lei de Moisés eram necessárias para a salvação (Atos 15:1). O Concílio de Jerusalém condenou os seus ensinamentos heréticos (Atos 15:129), assim como Paulo (por exemplo, Gal 1:6-9; 2:16-21; 3:2-14, 22-25; 5:1 -. 4, 11-14). A salvação é pela graça somente através da fé.
A circuncisão tem sido sempre essencial para o povo judeu, uma vez que é a marca distintiva da aliança de DEUS com o seu antepassado, Abraão (Gn 17:11, Atos 7:8). Tão de perto que eles se identificam com a circuncisão que se refere a judeus como a circuncisão ou os circuncidados (Atos 10:45; Rom 15:08;; 11:2.. Gal 2:7; Ef 2:11;. Col. 3 : 11, 4:11; gentios Tito 1:10), e como a incircuncisão ou os incircuncisos (Jz 14:3, 15:18; 1 Sm 14:6; 17:26; 31:4, 2 Sam. . 1:20; Atos 11:3; Gal 2:7-9; Ef 2:11;. Colossenses 3:11). Em obediência ao mandamento de DEUS, todo menino judeu era (e é) circuncidado ao oitavo dia após seu nascimento (Gn 17:12;. Lev 12:3). A circuncisão foi tão significativa que não circuncisados homens judeus estavam a ser cortado da comunidade da aliança (Gn 17:14). Embora a circuncisão tem, através dos séculos, desde proteção contra algumas doenças, que não era o propósito principal de DEUS em ordenar-lo. Circuncisão graficamente ilustrada depravação do homem, que se manifesta em nenhum lugar mais do que no ato procriador, porque é então que a natureza do pecado é passada para uma nova geração (Sl 51:5; 58:3). A circuncisão era um símbolo, retratando a necessidade do homem de ser purificados do pecado, a raiz mais profunda do seu ser. O derramamento de sangue envolvido no ato físico da circuncisão poderia simbolizar a necessidade de um sacrifício para realizar essa limpeza.
Como o batismo na Nova Aliança, a circuncisão era para refletir uma realidade interior. DEUS ordenou aos israelitas: "Circuncidai-vos ao Senhor e remover os prepúcios do vosso coração" (Jr 4:4;. Cf 9:26;. Lev 26:41; Dt 10:16;. 30:6, Ez. 44:7, 9). Infelizmente, pela circuncisão Paulo do dia tinha-se tornado um mero ritual exterior, destituído de seu significado espiritual a que se destina:
Pois de fato a circuncisão tem valor se você praticar a lei, mas se você é um transgressor da lei, a tua circuncisão se tornou incircuncisão. Portanto, se o homem não circuncidado mantém as exigências da Lei, não será a sua incircuncisão ser considerada como circuncisão? E aquele que é fisicamente incircuncisos, se ele continuar a Lei, ele não vai julgá-lo que apesar de ter a letra da lei e circuncisão és transgressor da lei? Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas ele é um judeu que é interiormente, e circuncisão a que é que é do
coração, pelo ESPÍRITO, não pela letra, e o seu louvor não é de homens, mas de DEUS. (Rm 2:25-29) O povo judeu zelosamente observada exteriores cerimônias religiosas, mas seu coração havia se tornado tão separou de DEUS que a sua "circuncisão [tinha] tornado em incircuncisão." Em outras palavras, o símbolo isolado da realidade não tem sentido. Em seguida, Paulo acrescentou: "Aquele que está fisicamente incircuncisos, se ele continuar a Lei, ele não vai julgá-lo que apesar de ter a letra da lei e circuncisão és transgressor da lei?" DEUS, o apóstolo declarou, prefere não circuncidados, mas obediente gentios para judeus circuncidados, mas desobediente. True "a circuncisão é o que é do coração, pelo ESPÍRITO." No ritual não-circuncisão, batismo, comunhão, ou qualquer outro, pode transformar o coração. E apenas aqueles com corações transformados podem agradar a DEUS.
Os judaizantes se viam como consagrado a DEUS, e a sua circuncisão como emblemático dessa realidade. Mas a deles era uma circuncisão falso. Katatome (circuncisão false) significa literalmente "mutilação", a Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento) usou o verbo relacionado katatemno para descrever religioso pagão mutilação em Levítico 21:5 e 1 Reis 18:28. Indiciamento do apóstolo dos judaizantes é chocante. Porque não reflete um coração limpo, sua circuncisão foi tão sem sentido quanto a mutilação ritual nas religiões pagãs.
Em Gálatas 5:12 Paulo expressa esta verdade muito ainda mais: "Eu gostaria que aqueles que estão incomodando você ainda se mutilam." Apokopto ("mutilam") é um termo ainda mais forte do que katatome. No seu Testamento usa outra Nova é traduzida como "cortar" ou "cortar" (Marcos 9:43, 45; João 18:10, 26; Atos 27:32). Mas, em extra-bíblica literatura grega, apokopto também foi usado de castração (Walter Bauer, William F. Arndt e F. Wilbur Gingrich, um léxico Grego-Inglês do Novo Testamento e literatura cristã Outros precoce [Chicago:. Univ of Chicago , 1979], 93), e que é o sentido em que Paulo usou em Gálatas. Ponto do apóstolo é que, se os judaizantes acreditavam que o mero ritual da circuncisão fora agrada a DEUS, por que não tomar essa devoção ao seu extremo último e castrar-se? A circuncisão (ou qualquer ritual ou cerimônia externa) tem sentido se não reflete um coração transformado. Aqueles que ensinam o contrário não são pessoas louváveis religiosos fazendo seu melhor para agradar a DEUS. Eles são fornecedores de doutrinas de demônios (1 Tm. 4:1), que detêm "a uma forma de piedade, embora tenham negado o seu poder" (2 Tm. 3:5). Os crentes devem "evitar tais homens" (2 Tm 3:5.).
Ao contrário dos judaizantes, o katatome, a circuncisão falsa, os crentes são a peritome, a verdadeira circuncisão. Eles têm uma purificação interior espiritual, não uma marca de sentido para fora. Três qualidades explícitas no versículo 3 identificar crentes como a verdadeira circuncisão.

VERDADEIROS CRENTES ADORAM NO ESPÍRITO
nós que adoramos pelo ESPÍRITO de DEUS (3:3a) 

A primeira qualidade de um crente genuíno é um coração que transborda com a adoração. A origem desse culto é sobrenatural, porque o ESPÍRITO de DEUS gera. Trata-se de adoração e louvor a DEUS, e transcende rituais externos ou cerimônias. Os seres humanos são adoradores inveterados. Mas adorar solicitado pela cultura, tradição culpa, medo, desejo de aceitação e popularidade, ou para ganhar bênçãos, é inaceitável a DEUS. A habitação ESPÍRITO SANTO pede adoração verdadeira e aceitável por amor do Senhor. Uma vez que Ele habita somente os cristãos (Rm 8:9), só eles podem verdadeiramente adorar seu Salvador.
Falando a uma mulher samaritana (João 4:1-26), JESUS claramente definida a verdadeira adoração e aceitável. Chocado com a sua exposição onisciente de sua vida dissoluta (vv. 16-18), ela tentou mudar de assunto: "Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vocês dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar "(vv. 19-20). Em resposta, JESUS declarou: "Mulher, crê-me, uma hora vem, quando nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai" (v. 21). A verdadeira adoração acontece no coração, e não em um local sagrado.
O Senhor revelou então uma segunda verdade sobre a verdadeira adoração: "Vós adorais o que não sei, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus" (v. 22). Adoração aceitável é baseado nas verdades da salvação revelado nas Escrituras, que foram dadas ao povo judeu (Rm 3:2). Não é para ser realizada de acordo com os caprichos dos adoradores. Então JESUS deu a definição mais clara de adoração em todas as Escrituras: "Mas vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, pois são estes que o Pai procura para
seus adoradores. DEUS é espírito, e aqueles que o adoram o adorem em espírito e verdade "(vv. 23-24). A frase repetida duas vezes "em espírito e verdade", define a essência da verdadeira adoração.
DEUS salva os crentes para adorá-Lo. São esses "verdadeiros adoradores [que] adorarão o Pai em espírito e em verdade" que "o Pai procura para seus adoradores." Os verdadeiros cristãos são aqueles que adoram a DEUS de coração, em obediência à Sua Palavra. No Salmo 29:2 Davi exorta: "Tributai ao Senhor a glória devida ao Seu nome, adorai o Senhor vestidos de trajes santos." Salmo 95:6 acrescenta: "Vinde, adoremos e prostremo-nos, vamos nos ajoelhar diante do Senhor . nosso Criador "A adoração é mais elevado dever da humanidade; nas palavras do Catecismo Menor de Westminster," O fim principal do homem é glorificar a DEUS e gozá-lo para sempre ".
Latreuo (adoração) poderia ser melhor traduzida como "para prestar um serviço espiritual e respeitosa". A verdadeira adoração vai além de louvar a DEUS, cantando hinos, ou participar de um culto de adoração. A essência da adoração é viver uma vida de serviço obediente a DEUS. "Não negligencie fazendo o bem e partilha", recomenda o escritor aos Hebreus, "porque com tais sacrifícios DEUS se agrada" (Hb 13:16). A verdadeira adoração envolve cada aspecto da vida.
Várias características marcam os verdadeiros adoradores. Primeiro, eles amam a DEUS. Isso está em contraste gritante com os incrédulos, que o odeiam. JESUS declarou em João 7:7, "O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia, porque dele testifico que as suas obras eram más." Em Romanos 1:30 Paulo descreve os incrédulos como "inimigos de DEUS" (cf. Nm . 10:35; Dt 7:10;. 2 Crônicas 19:2;.. Sl 81:15, João 15:23-24), enquanto em Romanos 8:7, o apóstolo ressalta que "a mentalidade da carne é hostil para com DEUS. "amor dos cristãos a DEUS nunca vai ser perfeito neste mundo, mas estará sempre lá.
Porque os verdadeiros adoradores amam a DEUS, eles encontram nele sua fonte de alegria e prazer. Eles reconhecem que "a alegria do Senhor é a força [deles]" (Neemias 8:10). Eles "cantam de alegria no Senhor" (Sl 33:1;. Cf Pss 84:2;. 92:4; 95:1; 98:4), porque eles estão cheios ", com a alegria do ESPÍRITO SANTO" (1 Tessalonicenses 1:6;. cf Rom 14:17..). Como o salmista, que encontram em "DEUS [seu] grande alegria" (Sl 43:4). Verdadeiro adoradores "prazer de reverenciar nome [dele]" (Neemias 1:11), e atender a exortação de Davi, "Deleita-te também no Senhor" (Sl 37:4). A contemplação da glória e a majestade de DEUS e que Ele tem feito em suas vidas, é a sua suprema alegria e prazer.
Os verdadeiros adoradores também têm uma relação de confiança confiante em DEUS que produz paz. Que a paz não se baseia em suas circunstâncias, mas em sua relação com DEUS. Eles podem exclamar com os salmistas: "Como suspira a corça pelas ribeiros de água, assim suspira a minha alma por ti, ó DEUS" (Salmo 42:1), e "Quem mais tenho eu no céu senão a Ti? E além de ti, não desejo nada na terra "(Sl 73:25). Esta "paz de DEUS, que excede todo o entendimento" (Fp 4:7) vem apenas para aqueles que "procuram primeiro o seu reino e a sua justiça" (Mt 6:33).
A verdadeira adoração está no poder do ESPÍRITO de DEUS, porque somente Ele pode produzir o amor, alegria e paz que caracterizam os verdadeiros adoradores (cf. Gal. 5:22). Aqueles que adoram na carne "aproximar-se com suas palavras e honra [DEUS] com o seu serviço de bordo, mas eles removem seus corações longe de [ele], e sua reverência por [ele] é composto por tradição aprendidas de cor" (Is 29:13).
Os verdadeiros adoradores são dedicados a DEUS, Ele não tem rival para o seu afeto. "Adoram o Senhor [seu] DEUS e servi-Lo somente" (Mt 4:10), sabendo que Ele "não vai dar [Seu] glória para outro" (Isaías 42:8; 48:11).
Eles afirmam declaração de JESUS que "aquele que ama seu pai ou sua mãe mais que a mim não é digno de mim, e quem ama o filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim" (Mt 10:37). Segurando nada de volta, eles "presente corpos [seu] um sacrifício vivo e santo e agradável a DEUS, que é [seu] culto racional" (Rm 12:1).
Os verdadeiros cristãos não são simplesmente marcado por freqüentar a igreja ou de executar tarefas religiosas, mas por um coração adorer
 
OS VERDADEIROS ADORADORES SE GLORIAM EM CRISTO JESUS
que nos gloriamos em CRISTO JESUS (3:3b) Kauchaomai (glória) descreve ostentando com alegria exultante sobre o que uma pessoa é mais motivo de orgulho. É um termo favorito de Paulo; 35 de seus trinta e sete aparições no Novo Testamento são em suas epístolas. Ele pode ser usado em um sentido negativo para descrever orgulhoso, ostentando inadequado (Rom por exemplo, 2:17, 23;.. Gal 6:13). Kauchaomai também é usado, no entanto, para descrever a alegria dos crentes em CRISTO exultando (por exemplo, Rm 5:2, 11;. 1 Coríntios 1:31;.. Gal 6:14), como é aqui. Os verdadeiros cristãos dar o crédito por tudo o que somos e temos para
o Senhor JESUS CRISTO. Com Paulo eles declaram: "Pela graça de DEUS sou o que sou" (1 Coríntios 15:10;... Cf Fil 3:8-9) e "Por isso, em CRISTO JESUS eu encontrei motivo para jactância em coisas relativas a DEUS "(Rom. 15:17).
Eles obedecem a ordem bíblica "Aquele que se gloria, glorie no Senhor" (1 Cor 1:31;. 2 Coríntios 10:17;. Cf Pss 20:7;.. 34:2; Jeremias 9:23-24. ; Gal 6:14)..
Em contraste, falsos crentes "vangloriar segundo a carne" (2 Coríntios. 11:18), acreditando que suas boas obras e atividades religiosas eles ganham graça diante de DEUS. Mas a salvação é "pela graça ... mediante a fé; ... é dom de DEUS", "não é ... um resultado de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9;.. Cf. Rm 3 : 27). Era a verdade bíblica de que os homens pecadores não podem fazer nada para merecer a salvação que levou os reformadores a ensinar que a salvação é sola fide (somente pela fé) e sola gratia (somente pela graça). Aqueles que pensam que podem ganhar a graça
de DEUS por suas próprias obras dão evidência de que lhes falta a fé salvadora.

OS VERDADEIROS ADORADORES NÃO DEPOSITAM CONFIANÇA NA CARNE e não temos confiança alguma na carne (3:3c)
A carne representa homem caído humanidade, não redimido, que retrata a capacidade humana para além de DEUS. Ao contrário do "muitos [que] ostentam segundo a carne" (2 Coríntios. 11:18), os verdadeiros cristãos não confiamos nele. Eles entendem que "é o ESPÍRITO que vivifica, a carne para nada aproveita" (João 6:63), e concorda com a declaração de Paulo:
"Porque eu sei que nada de bom habita em mim, isto é, na minha carne" (Rm . 7:18). Porque é caído e sem solução, a carne não pode fazer nada para agradar a DEUS, que serve apenas a lei do pecado (v. 25). Portanto, é uma característica distintiva dos remidos que eles "não andam segundo a carne, mas segundo o ESPÍRITO" (8:4), porque "a mentalidade da carne é a morte" (v. 6;. Cf v. 13) e "os que estão na carne não podem agradar a DEUS" (v. 8).
Por causa da influência difusa da carne do pecado (o que os teólogos chamam de depravação total), ninguém pode, em qualquer salvação mérito caminho. Somente aqueles que se afastam pecaminosas auto-esforço e abraçar a verdade da salvação pela graça através da fé que estão salvos. Que marca o arrependimento genuíno que é um elemento necessário da fé salvadora (cf. Marcos 1:15, Lucas 5:32, 13:3, 5; 15:7, 10; 24:47, Atos 3:19; 5:31 ; 11:18; 17:30, 20:21, 26:20;. Romanos 2:4, 2 Coríntios 7:10;.. 2 Tm 2:25; 2 Pedro 3:9). O verdadeiro arrependimento envolve tristeza sobre o mal
de atos pecaminosos; falso arrependimento envolve apenas tristeza sobre suas nefastas conseqüências. O falso arrependimento se preocupa com a conduta; verdadeiro arrependimento com a condição interior do homem. Falsas promoções arrependimento com os sintomas, o verdadeiro arrependimento com a doença. Somente o verdadeiro arrependimento, o que coloca nenhuma confiança na carne, não conduz à salvação.

Perdendo para Ganhar
(Filipenses 3:4-11) 

embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de CRISTO. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de CRISTO JESUS, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a CRISTO e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em CRISTO, a justiça que procede de DEUS e se baseia na fé. Quero conhecer a CRISTO, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos. (3:4–11)
Esta passagem autobiográfica apresenta o testemunho da salvação mais dramática e convincente no Novo Testamento, a do apóstolo Paulo. É também uma das declarações mais significativas da doutrina da salvação nas Escrituras, revelando o trabalho interno de DEUS em um pecador verdadeiramente arrependido e crente. O apóstolo diz que estava acontecendo em sua mente quando ele conheceu o CRISTO ressuscitado no caminho de Damasco. Atos 9:1-9 fornece o registro histórico da dramática conversão de Paulo:
Agora Saul, ainda respirando ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu cartas dele para as sinagogas de Damasco, de modo que, se encontrasse alguns pertencentes ao Caminho, homens e mulheres, ele os conduzisse presos a Jerusalém. Como ele estava viajando, aconteceu que ele se aproximava de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e ele caiu no chão e ouviu uma voz que lhe dizia, e "Saulo, Saulo, por que me persegues?" ele disse: "Quem és Tu, Senhor?" E Ele disse: "Eu sou JESUS a quem tu persegues, mas levantar-se e entrar na cidade, e isso será dito o que você deve fazer." Os homens que viajavam com ele pararam espantados, ouvindo a voz mas não vendo ninguém. Saulo levantou-se no chão e, embora seus olhos estavam abertos, ele não conseguia ver nada, e guiando-o pela mão, levaram-no a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Mas desde que o relato de Lucas de que o incidente não revela surpreendente a transformação no pensamento de Paulo, em Filipenses 3:4-11 o apóstolo se fornece os detalhes da obra do ESPÍRITO no seu coração. A salvação é um ato soberano de DEUS em que Ele invade a escuridão pecadores "com a luz gloriosa de Sua verdade, e redime-los. Paulo descreve o milagre do interior que transformou-o do arco perseguidor dos cristãos em seu líder mais amado. Naquele dia, na Estrada de Damasco o CRISTO vivo atravessou a cegueira espiritual dos soberbos, fariseu hipócrita, Saulo de Tarso. Como
resultado, sua confiança em suas realizações religiosas foi quebrado, e a raiz de sua auto-confiança foi para sempre desenraizados como convicção e verdade inundou sua alma escura.
Nesta passagem, Paulo fala da salvação como uma operação ou de uma troca. Ele ainda usa a terminologia de empresas e contabilidade nos versículos 7 e 8, que formam o coração da passagem. Kerdos ("ganho") descreve o que está na coluna do lucro; zemia ("perda") que está na coluna perda; ". De contar" hegeomai significa "contar", ou Paulo passou a vida acumulando o que ele imaginava era pessoalmente ganhou justiça que iria alcançar a salvação. Mas quando ele conheceu CRISTO, o apóstolo percebeu que todas essas coisas eram realmente na coluna perda. Trocou-los todos para a justiça que vem de DEUS, na base da fé. Esse intercâmbio é o tema desta passagem.
JESUS descreveu a salvação como uma troca ou transação, na verdade, uma troca de tudo o que o pecador é para todos que CRISTO é. Em Mateus 16:25-26 Ele disse: "Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por minha causa a encontrará. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? ? Ou que dará o homem em troca da sua alma "Em Mateus 13, JESUS contou duas parábolas que ilustram a troca envolvida na salvação:
O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou e escondeu novamente, e de alegria sobre ele, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. (V. 44)
Novamente, o reino dos céus é semelhante a um negociante que busca boas pérolas finas, e ao encontrar uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou-a. (Vv. 45-46).
Ambas as parábolas imaginar pessoas que acumularam riqueza terrena. Mas eles encontram no reino dos céus (a esfera da salvação regras onde DEUS) um tesouro muito mais valioso. Eles, então, de bom grado vender tudo o que tem que ter esse tesouro. Então deve pecadores abandonar tudo por CRISTO.
Paulo interrompe seu testemunho aqui para reforçar o ponto que ele fez no versículo 3, que os crentes "são a verdadeira circuncisão, que adoram em ESPÍRITO de DEUS e de glória em CRISTO JESUS e não confiamos na carne." Eles não confiam em sua auto-justiça para ganhar a salvação. Mas como observado no capítulo anterior deste volume, os filipenses estavam sendo agredidos pelo grupo herético conhecido como os judaizantes. Eles eram judeus legalistas falsos mestres que ensinavam que a circuncisão e obediência à Lei de Moisés eram necessárias para a salvação. Paulo advertiu os
Filipenses contra os judaizantes, em termos inequívocos, sem rodeios denunciando-os como "cães", "maus obreiros", e a "circuncisão falso" ou mutilação (3:2).
Depois de ter desmascarado os judaizantes no versículo 2 e cristãos definida como a "verdadeira circuncisão" no versículo 3, Paulo antecipa resposta aos judaizantes ". Eles, sem dúvida, argumentar que os filipenses, sendo gentios, não entendi a rica herança do judaísmo. Mas o mesmo não se pode dizer do apóstolo Paulo. Suas credenciais eram judeus impecável, facilmente igualando ou superando os dos judaizantes. Ele sabia em primeira mão tudo o que o judaísmo tinha para oferecer. Descrevendo sua vida antes de sua conversão, Paulo escreveu: "Eu estava avançando no judaísmo ultrapassava a muitos dos meus contemporâneos entre os meus compatriotas, sendo mais extremamente zeloso minhas tradições ancestrais" (Gl 1:14). No jargão de hoje, ele "esteve lá ... feito isso."
Se alguém poderia ter alcançado a salvação por esforço próprio, que teria sido Paulo. Suas credenciais impressionantes lhe permitiu declarar enfaticamente que eu poderia até confiar na carne. Se alguém tem uma mente que confiar na carne, eu muito mais. Paulo não fez essa declaração aparentemente orgulhosa para aumentar o seu ego, ou para reivindicar superioridade espiritual sobre os outros. Ele entendeu a tolice de se gabar, e fez isso somente para fins de argumentação. Assim como fez na situação em Corinto (cf. 2 Coríntios. 11:16-0:01), Paulo expõe suas próprias credenciais
para contrariar argumentos de seus oponentes tolos.
O testemunho de Paulo pode ser dividida em duas partes, com base na terminologia contabilização em versos 7 e 8 observado anteriormente. O primeiro apóstolo enumera as coisas que ele já imaginou estar na coluna de lucro espiritual, comprando a vida eterna para ele, mas que na realidade eram na coluna perda, condenando-o. Essa coluna pode ser intitulado "créditos religiosas que não impressionam a DEUS." A coluna de lucro espiritual verdadeira pode ser dirigido "os benefícios ultrapassam de conhecer a CRISTO."

CRÉDITOS RELIGIOSOS QUE NÃO IMPRESSIONAM A DEUS circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. (3:5–6)
Paulo relaciona sete itens que ele já colocou em sua coluna proveito espiritual, mas agora coloca em sua coluna perda. Quando ele entendeu o evangelho de CRISTO, o apóstolo percebeu que todos essas credenciais, realizações, privilégios e direitos não valiam nada. Paulo não está dizendo que eles não são de nenhum valor social, cultural, educacional, ou histórico.
Em vez disso, ele está dizendo que eles não são de nenhum valor salvífica, que não podiam salvá-lo ou qualquer outra pessoa.

SALVAÇÃO NÃO É POR RITUAL circuncidado no oitavo dia de vida, (3:5a)
Paulo começa com a circuncisão, porque essa era a principal questão para os judaizantes (cf. Atos 15:1;. Gal 6:12-13). O apóstolo passou por definir o rito do judaísmo (Gen. 17:10-12;. Lev 12:3), quando ele foi circuncidado ao oitavo dia após seu nascimento. O texto grego diz literalmente: "no que diz respeito à circuncisão uma Dayer oitava." Ao contrário de alguns dos judaizantes, Paulo não era um prosélito gentio ao judaísmo. Ele era um judeu de nascimento e seguiu os rituais judaicos desde o início. No momento adequado, ele tinha ido a cerimônia que iniciou-o em o povo da aliança. Ele, assim como a maioria dos judeus, tinha esquecido há muito tempo que a circuncisão era retratar de forma dramática como pecador e precisa de limpeza são as pessoas, e tinha feito a cirurgia um emblema da
justiça.
No entanto, Paulo inclui a circuncisão, o rito mais importante no judaísmo, em sua coluna perda espiritual. A salvação não vem por qualquer ritual ou cerimônia, se a circuncisão judaica, a missa católica romana, criança ou o batismo de adultos, ou a observância protestante da Ceia do Senhor.

SALVAÇÃO NÃO É POR RAÇA pertencente ao povo de Israel (3:5b)
Declaração de Paulo de que ele era da nação de Israel apóia a idéia  de que alguns dos judaizantes eram gentios convertidos ao judaísmo. Mas Paulo era por nascimento membro do povo escolhido de DEUS, de quem DEUS declarou: "Você só eu escolhi entre todas as famílias da terra" (Amós 3:2;.. Cf Ex 19:5-6;. Sl 147 :19-20). Ele herdou todas as bênçãos de ser parte da nação aliança. Escrevendo aos Romanos, o apóstolo delineadas algumas dessas bênçãos:
Então, que vantagem tem o judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão? Grande em todos os aspectos. Em primeiro lugar, que lhe foram confiados os oráculos de DEUS. (Rm 3:1-2).
Porque eu poderia desejar que eu me fizeram anátema, separado de CRISTO, por amor de meus irmãos, meus parentes segundo a carne, que são israelitas, a quem pertence a adoção de filhos, e a glória, e os convênios e entrega da lei e do culto, e as promessas, quais são os pais, e de quem é o CRISTO segundo a carne, que é sobre todos, DEUS bendito para sempre. Amem. (Rm 9:3-5)
Paulo era um descendente físico de Abraão, Isaque e Jacó, uma herança que o povo judeu invocados, juntamente com a circuncisão, para a salvação. Mas herança racial, como a circuncisão, é incapaz de salvar ninguém, nenhuma posição diante de DEUS é adquirida por nascimento.

SALVAÇÃO NÃO É POR IMPORTÂNCIA à tribo de Benjamim, (3:5c)
Outra das credenciais aparentemente impressionantes de Paulo é que ele era um membro da tribo de Benjamin, uma das tribos mais proeminentes em Israel. Benjamin era o mais novo dos dois filhos nascidos de mulher favorito de Jacó, Rachel. Ele também foi o último dos filhos de Jacó para nascer e o único nascido na Terra Prometida. Saul, primeiro rei de Israel, era um membro da tribo de Benjamin (1 Sam 9:21;. 10:21, Atos 13:21). Quando a Terra Prometida foi dividida entre as doze tribos, a cidade santa de Jerusalém foi incluída no território de Benjamim (Jz 1:21). Quando o reino
dividido após a morte de Salomão, só Benjamin e Judá permaneceu leal à dinastia davídica. O grande líder Mordecai, usado por DEUS junto com Ester para salvar os judeus do genocídio, também era da tribo de Benjamin (Est. 2:5). Assim, a tribo de Benjamim foi um dos mais nobres de Israel.
Durante o dia de Paulo, muitos judeus já não sabia a que tribo a que pertenciam. Casamentos durante os anos de exílio turva as linhas tribais. Mas a família de Paulo Benjamim permaneceram puros. Que novamente elevou acima alguns dos judaizantes, que provavelmente não sabiam sua descendência tribal. Mas o status privilegiado de Paulo como homem de Benjamim não impressionam a DEUS. Situação familiar nada tem a ver com a salvação.

SALVAÇÃO NÃO É POR TRADIÇÃO Verdadeiro hebreu dos hebreus; (3:5d)
Paulo não contribuir pessoalmente qualquer coisa para ganhar os três primeiros privilégios na sua lista, mas os herdou de seus pais. Os quatro últimos são coisas que ele próprio alcançados. A afirmação do apóstolo para ser um hebreu de hebreus é melhor entendida como uma declaração de que à medida que crescia para a idade adulta Paulo estritamente mantida herança tradicional da sua família judia. Ele nasceu em Tarso, uma cidade na Ásia Menor, e não em Israel. Mas ao contrário de muitos judeus na diáspora (dispersão), Paulo permaneceu firmemente comprometidos com a linguagem (Atos 21:40), as tradições ortodoxas, e os costumes de seus antepassados. Ele não se tornou um judeu helenizado (cf. Atos 6:1; 9:29), aquele que havia sido assimilado a cultura greco-romana. Em vez disso, ele deixou Tarso para Jerusalém para estudar com o famoso rabino Gamaliel (Atos 22:3; 26:4). Com tanta força que Paulo se apegam à sua herança judaica que ele poderia declarar com confiança, "Então, todos os judeus conhecem meu modo de vida desde a minha juventude, que desde o início foi gasto entre o meu povo e em Jerusalém" (Atos 26:4 ). Devoção zelosa Paulo a sua herança judaica era muito conhecido. No entanto, depois que ele viu a glória de CRISTO, tornou-se apenas mais um item transferido do ganho para a coluna de perda.

SALVAÇÃO NÃO É POR RELIGIÃO quanto à lei, fariseu (3:5e)
Paulo exercia a sua herança judaica ao extremo. Ele era tão zelosos da lei que ele se tornou um fariseu. Para o Sinédrio Paulo declarou: "Irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus" (At 23:6). Na sua audição perante Agripa, Paulo testemunhou: "Eu vivia como um fariseu conforme a mais severa seita da nossa religião" (Atos 26:5). Para se tornar um fariseu era alcançar o maior nível em devoto, o judaísmo legalista. Os fariseus foram supremamente devotado à Lei, incluindo o Antigo Testamento e todas as tradições que haviam sido adicionadas a ela. Na verdade, a palavra fariseu provavelmente
deriva de um verbo hebraico "separar", significando que eles foram separados para o Direito. A Lei termo não se limita ao Pentateuco ou Velho Testamento, mas inclui todo o sistema rabínico de prescrições. JESUS disse que eles tinham realmente substituído essas tradições para a Lei de DEUS (Mateus 15:1-9).
A origem dos fariseus não se sabe ao certo, mas a seita provavelmente surgiu formalmente durante o período intertestamentário. Ele vinha se desenvolvendo desde a época de Esdras, quando a preocupação com a lei de DEUS foi revivida (Neemias 8:1-8). Apesar de relativamente poucos em número (o primeiro do século escritor judeu Flávio Josefo estimada seu número em 6.000), que teve a maior influência religiosa sobre as pessoas comuns. Para ser um fariseu era para ser um membro de um grupo de elite, influente e altamente respeitado de homens que viveram meticulosamente a
conhecer, interpretar, guarda, e obedecer à lei.
Estado querido Paulo como um fariseu era apenas mais um item em sua coluna perda espiritual. Nenhum sacerdote, monge, estudioso teológica, ou membro de uma seita devoto pode alcançar a salvação por esse envolvimento.

SALVAÇÃO NÃO É POR DEDICAÇÃO quanto ao zelo, perseguidor da igreja (3:6a)
Como outra prova de seu zelo pela sua herança judaica, Paulo confessou que tinha sido um perseguidor da igreja. Os judeus visto zelo,como a suprema virtude religiosa. É uma moeda de duas faces; um lado é o amor, o ódio aos outros. Para ser zeloso é amar a DEUS e odiar o que ofende. Amor zeloso, mas equivocada de Paulo de DEUS o levou a odiar e perseguir o cristianismo.
A intensidade do seu zelo pode ser visto no grau em que perseguiu a igreja. Depois do martírio de Estevão, Paulo "começou a devastar a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres fora, ele iria colocá-los na prisão" (Atos 8:3). Então devastadoramente eficaz foi a perseguição que a Igreja de Jerusalém se espalhou: "Portanto, aqueles que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra" (Atos 8:4). Mais tarde, "Saulo [Paulo], respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu cartas dele para as sinagogas de Damasco, de
modo que, se encontrasse alguns pertencentes ao Caminho, tanto homens e mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém "(Atos 9:1-2). Sua perseguição foi tão violento que, após a conversão de Paulo "toda a audição daqueles ele continuou a se surpreender, e diziam: 'Não é este o que em Jerusalém destruído os que invocavam este nome, e que tinha vindo aqui com o propósito de trazê-los vinculado aos principais sacerdotes? "(Atos 9:21). Ele lembrou a multidão enfurecida, em Jerusalém, "E persegui este caminho até à morte, prendendo, e pondo homens e mulheres em prisões, como também o
sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos podem testemunhar. A partir deles que também recebi cartas para os irmãos, e começou a Damasco, a fim de trazer até mesmo aqueles que estavam lá para Jerusalém como prisioneiros de ser punida "(Atos 22:4-5). Descrevendo a sua perseguição aos cristãos em sua defesa perante Agripa, Paulo declarou:
Então, pensei para mim mesmo que eu tinha que fazer muitas coisas hostis ao nome de JESUS de Nazaré. E este é apenas o que eu fiz em Jerusalém, não só eu bloquear muitos dos santos nas prisões, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, mas também quando eles estavam sendo condenados à morte eu dava o meu voto contra eles. E como, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, eu tentei forçá-los a blasfemar; e sendo furiosamente furioso com eles, eu continuei perseguindo-os até nas cidades estrangeiras. (At 26:9-11).
A vergonha do que tinha feito ficou com Paulo para o resto de sua vida. Em 1 Coríntios 15:09, disse: "Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de DEUS". Aos Gálatas ele escreveu: "Porque você já ouviu falar da minha modo de vida anterior no judaísmo, como eu costumava perseguir a igreja de DEUS além da medida e tentou destruí-lo "(Gl 1:13). No final de sua vida, ele confessou a Timóteo: "Eu antigamente era um blasfemo, perseguidor, e um agressor violento. No entanto, eu alcancei misericórdia, porque agi por ignorância, na incredulidade "(1 Tm 1:13.).
Em termos de zelo, Paulo foi um dos judaizantes melhor. Eles só proselitismo da Igreja, ele havia perseguido-lo. Seu zelo por DEUS levou-o a implacavelmente, inexoravelmente, e impiedosamente tentar acabar com o cristianismo. Paulo era sincero, mas errado. O mundo está cheio de pessoas que, como ele, são sinceros em suas crenças religiosas. Eles vão fazer qualquer esforço, pagar qualquer preço, e sacrificar algo em suas tentativas de agradar a DEUS. Eles podem ser devotos, judeus ortodoxos, fiéis católicos romanos que assistir à missa regularmente, ou mesmo os protestantes que
estão envolvidos em cultos e cerimônias. Eles podem orar, jejuar, ou viver na pobreza, e procurar fazer o bem humano. Mas o zelo religioso não garante nada. Essas pessoas podem estar absolutamente errado. Quando Paulo enfrentou a realidade de JESUS CRISTO, o zeloso perseguidor da igreja percebeu que sua paixão desvairada era um assassino espiritual e pertencia na coluna perda espiritual.

SALVAÇÃO NÃO É POR JUSTIÇA LEGAIS quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. (3:6b)
Antes de sua conversão, Paulo exteriormente conformes à justiça que há na lei. Novamente, Paulo usa a Lei no sentido amplo da tradição judaica, não apenas o Antigo Testamento. Aqueles que observaram a sua vida teria encontrado o seu comportamento irrepreensível. Ele não era, naturalmente, negando que ele pecou. Isso seria uma contradição, tanto a teologia judaica e seu testemunho em Romanos 7:7-11:
Que diremos, pois? É a lei pecado? Que isso nunca aconteça! Pelo contrário, eu não teria chegado a conhecer o pecado senão pela lei, porque eu não teria sabido sobre a cobiça se a lei não tivesse dito, mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, produziu em "Não cobiçarás". me cobiça de todos os tipos, para além do pecado lei é morta. Certa vez eu estava vivo além da Lei, mas quando veio o mandamento, o pecado reviveu e eu morri, e este mandamento, que viria a resultar na vida, provou resultar em morte para mim, porque o pecado, tomando uma oportunidade através do mandamento ,
enganou-me e por isso me matou.
Mas por todas as aparências, Paulo foi para as pessoas que o conheceram um judeu que viveu modelo pela lei judaica. Ele não foi, no entanto, como Zacarias e Isabel, que "eram ambos justos diante de DEUS, andando sem repreensão em todos os mandamentos e as exigências do Senhor" (Lc 1:6).

Paulo aparentemente tinha tudo. Ele tinha sofrido os rituais apropriados, ele era um membro do povo escolhido de DEUS, ele era de uma tribo favorecida em Israel, ele tinha escrupulosamente mantido sua herança ortodoxa, ele foi um dos legalistas mais devotos do judaísmo, ele era zeloso ao ponto que ele perseguia os cristãos, e ele rigidamente conformados com as exigências externas do judaísmo. No entanto, ele viu que como inúteis para a salvação e a realidade da salvação pela graça mediante a fé em JESUS CRISTO foi revelado a ele. O apóstolo não veio a acreditar que essas coisas eram boas,
mas CRISTO era melhor, em vez disso, ele viu todos eles tão ruim. Eles eram mortais, porque o enganou em pensar que ele estava certo com DEUS. A religião falsa engana a mente e, conseqüentemente, condena a alma.

OS BENEFÍCIOS DE POSSUIR O CONHECIMENTO DE CRISTO Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de CRISTO. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de CRISTO JESUS, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a CRISTO e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em CRISTO, a justiça que procede de DEUS e se baseia na fé. Quero conhecer a CRISTO, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos. (3:7–11)
A declaração, mas qualquer coisas eram ganhar para mim, essas coisas que eu considerei perda por causa de CRISTO resume a mudança dramática que ocorreu na perspectiva de Paulo, quando conheceu CRISTO. Todos os tesouros estimados em sua coluna ganho de repente tornou-se déficits. Mas pela graça maravilhosa de DEUS, as coisas que ele erroneamente imaginado lhe daria a
vida eterna foram substituídos por cinco benefícios incomparáveis que eram seu em CRISTO.

CONHECIMENTO
Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de CRISTO JESUS, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a CRISTO e ser encontrado nele (3:8–9a)
A frase forte mais do que isso é uma seqüência de cinco intraduzível partículas grego (literalmente, "mas de fato, portanto, pelo menos, mesmo").
Ele enfatiza o contraste entre os créditos religiosas que não impressionam a DEUS e os benefícios incalculáveis de conhecer a CRISTO. No versículo 7, Paulo contou os créditos religiosas nos versículos 5 e 6 como perda, aqui ele se expande essa convicção e declara todas as coisas para ser perda de vista do valor sublimidade do conhecimento de CRISTO JESUS. O verbo traduzido como "eu ter contado" no versículo 7 está no tempo perfeito, o mesmo verbo traduzido aqui eu conto está no tempo presente. Isso indica que todas as obras meritórias que Paulo havia contado para ganhar o favor de DEUS, e qualquer que ele poderia fazer no presente ou futuro, mas são perdas.
Paulo abandonou seus últimos sucessos religiosos tendo em vista o valor sublimidade do conhecimento de CRISTO JESUS. O huperchon particípio (o valor superando) se refere a algo de valor incomparável. A palavra conhecer no texto grego não é um verbo, mas uma forma de substantivo a gnose, a partir do ginosko verbo, que significa conhecer experimentalmente ou experimentalmente pelo envolvimento pessoal. O conhecimento superando de CRISTO que Paulo descreve aqui é muito mais do que mero conhecimento intelectual dos fatos sobre ele.
O Novo Testamento freqüentemente descreve os cristãos como aqueles que conhecem a CRISTO. Em João 10:14 JESUS disse: "Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me." Em João 17:3 Ele definiu a vida eterna como conhecê-Lo: "Esta é a vida eterna, para que saibam Você, o único DEUS verdadeiro, e a JESUS CRISTO a quem enviaste. "aos Coríntios, Paulo escreveu:" Porque DEUS, que disse: "Luz deve brilhar para fora das trevas", é quem brilhou em nossos corações, para o Luz do conhecimento da glória de DEUS na face de CRISTO "(2 Coríntios. 4:6),
enquanto em Efésios 1:17 ele orou" que o DEUS de nosso Senhor JESUS CRISTO, o Pai da glória, vos dê a . um espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele "Em sua primeira epístola João declarou:" E sabemos que o Filho de DEUS veio e nos deu entendimento para que possamos saber o que é verdadeiro, e nós estamos naquele que é verdadeiro, em Seu Filho JESUS CRISTO. Este é o verdadeiro DEUS e a vida eterna "(1 João 5:20). A salvação envolve um conhecimento pessoal, relacional do Senhor JESUS CRISTO.
Para os gregos, a gnose poderia descrever secreta, culto, comunhão mística com a divindade. Aqueles que foram iniciados no mistério alegou ter subido além do conhecimento mundano possuída pelas massas. Eles imaginaram que só eles desfrutado alguma experiência pessoal de sua divindade. Os gregos sempre buscou um estado tão elevado através de folia bêbado. No segundo século, a perigosa heresia do gnosticismo tentou sincretizar o conceito grego de gnose e da verdade cristã. Como suas contrapartes pagãos, os gnósticos afirmaram um maior conhecimento, mais verdadeiro de DEUS que o cristão comum experimentado. Mas Paulo usa gnose aqui para descrever a comunhão com CRISTO transcendente que toda a experiência verdadeiros crentes.

Há também um contexto do Antigo Testamento para gnose. O verbo foi usado na Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento) para traduzir a palavra hebraica yada. Yada muitas vezes denotado um conhecimento íntimo, até mesmo uma união ou vínculo de amor. Ela foi utilizada algumas vezes nas Escrituras como um eufemismo para o ato sexual (eg, Gen. 4:1, 17, 25; 19:8; 24:16; Números 31:17-18, 35;.. Jz 21:11-12 ; 1 Sam 1:19).. Ele também descreveu vínculo de amor de DEUS íntima com Israel: "Você só tem eu soubesse de todas as famílias da terra" (Amós 3:2 NVI). Assim, a palavra pode ter a conotação tanto de um conhecimento transcendente e um vínculo de amor íntimo.

Adicionando calor pessoal para o conceito teológico do conhecimento de CRISTO JESUS, Paulo descreve-lo como meu Senhor. Essa tríplice descrição abrange três escritórios de CRISTO de profeta, rei, sacerdote e. CRISTO vê-Lo como o Messias, o mensageiro ou profeta de DEUS. JESUS vê-Lo como Salvador, enfatizando seu papel como Sacerdote dos crentes grande alta. Senhor vê-Lo como Rei soberano sobre toda a criação. A salvação vem somente através do conhecimento profundo de amor e união íntima com JESUS CRISTO que DEUS nos dá pela graça mediante a fé. Comentando sobre o conhecimento do crente de CRISTO, FB Meyer escreveu:
Podemos conhecê-lo pessoalmente intimamente face a face. CRISTO não vive nos séculos, nem em meio às nuvens do céu: Ele está perto de nós, conosco, compassing nosso caminho na nossa deitado, e conheces todos os nossos caminhos. Mas não podemos conhecê-Lo nesta vida mortal, exceto através da iluminação e do ensino do ESPÍRITO SANTO .... E nós certamente deve conhecer a CRISTO, não como um estranho que se transforma em visitar durante a noite, ou como o rei exaltado dos homens-lá deve ser do conhecimento interno como daqueles a quem Ele conta Seus próprios amigos
familiares, a quem Ele confia com seus segredos, que comem com ele do Seu próprio pão.
Para conhecer a CRISTO na tempestade da batalha, para conhecê-Lo, no vale da sombra, para conhecê-lo quando a luz solar irradia nossas faces, ou quando eles estão obscurecidos com o desapontamento e tristeza, para saber a doçura de Seu trato com canas quebradas e pavio que fumega; saber a ternura de sua simpatia e força de sua mão direita, tudo isso envolve muitas variedades da experiência de nossa parte, mas cada um deles, como as facetas de um diamante vai refletir a beleza prismático de Sua glória a partir de um novo ângulo. (A Epístola aos Filipenses [Grand Rapids: Baker, 1952], 16263).
Para o inestimável privilégio de conhecer JESUS CRISTO, Paulo alegremente sofreu a perda de todas as coisas pelas quais ele poderia ter pedido para ganhar a salvação fora de CRISTO. O apóstolo foi tão longe como a contá-los, mas o lixo para que ele pudesse ganhar (pessoalmente o caso) CRISTO. Todos os esforços para obter a salvação através da realização humana são lixo, tanto quanto o pior vício. Skubalon (lixo) é uma palavra muito forte, que poderia também ser traduzida como "desperdício" esterco "," "chorume", ou mesmo "excremento". Paulo expressa na linguagem mais forte possível
seu desprezo absoluto para todos os créditos religiosos com os quais ele tinha procurado para impressionar o homem e DEUS. Tendo em vista o valor sublimidade do conhecimento de CRISTO, eles são inúteis. Paulo teria de coração endossou declaração de Isaías que "todos nós somos como o imundo, e todas as nossas boas obras são como uma roupa suja, e todos nós murcharão como uma folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, leva-nos longe "(Is 64:6).
A frase nele expressa a verdade Pauline familiar que os crentes estão em CRISTO, um conceito encontrado mais de setenta e cinco vezes em suas epístolas. Os crentes são inextricavelmente ligados com CRISTO em uma vida íntima e amor vínculo. "Já estou crucificado com CRISTO", escreveu Paulo aos Gálatas, "e já não sou eu quem vive, mas CRISTO vive em mim, e a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de DEUS , que me amou e Se entregou por mim "(Gl 2:20).

JUSTIÇA não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em CRISTO, a justiça que procede de DEUS e se baseia na fé. (3:9b)
Paulo passou sua vida adulta tentando inutilmente obter uma justiça de seu próprio derivado de manter a lei. Que a justiça e um de auto-esforço, a moralidade externa, ritual religioso, e as obras morais, todos produzidos pela carne tinha sido um fardo esmagador, insuportável (cf. Mt 23:04; Atos 15:10;. Lucas 11:46 ). Embora Paulo fez o seu melhor, ele ficou muito aquém do padrão de DEUS (cf. Rom 3:23)., Que ninguém pode responder: "Agora sabemos que tudo o que a lei diz, ele fala para aqueles que estão debaixo da Lei, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo pode tornar-se
responsável perante DEUS, porque pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele, porque pela lei vem o conhecimento do pecado "(Rm
3:19-20 ;. cf Atos 13:39;. Gal 2:16; 3:10-13; 5:4;. Ef 2:8-9). Ele era como o resto de seus compatriotas que, "não saber sobre a justiça de DEUS e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de DEUS" (Rm 10:3).

Em Romanos 7:9-13, Paulo amplia o despertar em seu coração:
Certa vez eu estava vivo além da Lei, mas quando veio o mandamento, o pecado reviveu e eu morri, e este mandamento, que viria a resultar na vida, provou resultar em morte para mim, porque o pecado, tomando uma oportunidade através do mandamento , enganou-me e por isso me matou. Então, a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom. Assim fez o que é bom se tornar uma causa de morte para mim? Que isso nunca aconteça! Pelo contrário, foi o pecado, a fim de que possa ser mostrado para ser pecado efetuando minha morte através do que é bom, para que através
mandamento o pecado se tornaria totalmente pecaminosa.
Uma vez que, embora dedicado à lei do judaísmo, ele foi viver e pensar para além da lei de DEUS. Quando ele enfrentou a verdadeira lei divina, ele se via como um pecador morto em pecado e se dirigiu para a morte eterna. A lei do judaísmo deu-lhe vida, pensou. A lei de DEUS o matou. Quando ele viu a si mesmo como absolutamente pecaminosa, ele renunciou obras de justiça de sua própria ação e aceitou o dom gratuito da justiça de DEUS pela graça.
Paulo, trocou alegremente a carga de hipocrisia legalista para a justiça que é pela fé em CRISTO, a justiça que vem de DEUS, na base da fé. A fé é a confissão, confiante contínuo de total dependência e confiança em JESUS CRISTO para os requisitos necessários para entrarmos no reino de DEUS. Envolve mais do que mero assentimento intelectual da verdade do evangelho, a fé salvadora inclui a confiança no Senhor JESUS CRISTO e se entregar ao Seu senhorio. É com base na fé que a justiça ... vem de DEUS para os pecadores arrependidos.
Justiça é direito de pé diante de DEUS e aceitação por ele. Que os pecadores arrependidos têm o seu pecado imputado a CRISTO e Sua justiça imputada a eles é o coração do evangelho. Em 2 Coríntios 5:21, Paulo declarou que DEUS "fez com que Ele [CRISTO] que não conheceu pecado, pecado em nosso nome, para que nos tornássemos justiça de DEUS nele." Paulo prazer lançar o manto esfarrapado da sua própria justiça e estendeu as mãos vazias para receber o glorioso manto real da justiça de DEUS em CRISTO. Esta doutrina é o cerne do evangelho. Na cruz, DEUS julgou JESUS como se ele tivesse cometido pessoalmente cada pecado cometido por cada pessoa que sempre acreditou verdadeiramente. Quando um pecador abraça JESUS como Senhor e confia apenas em Seu sacrifício pelo pecado, DEUS trata o pecador como se ele viveu a vida sem pecado de CRISTO (cf. Is 53,. 2 Coríntios 5:21;. 1 Pedro 2:24).

PODER Quero conhecer a CRISTO, ao poder da sua ressurreição (3:10a)
Paulo já havia mencionado o conhecimento profundo e vivencial de JESUS CRISTO que vem a salvação (v. 8). Mas ainda o clamor de seu coração era para que eu possa conhecê-Lo. Esse conhecimento poupança inicial de CRISTO se tornou a base de busca ao longo da vida de Paulo de um conhecimento sempre mais profundo de Seu Salvador. Especificamente, Paulo desejou experimentar o poder da Sua ressurreição. Ele sabia que não havia poder na lei. Ele também sabia que não havia poder em sua carne para vencer o pecado ou servir a DEUS (cf. Rom. 7:18). Mas porque ele sabia que CRISTO e teve sua justiça imputada a ele, Paulo havia recebido o ESPÍRITO SANTO e o mesmo poder espiritual que ressuscitou JESUS dentre os mortos.
Sua ressurreição foi a maior demonstração do poder de CRISTO.
Ressuscitar dentre os mortos (cf. Jo 2:19-21; 10:17-18) revelou Seu poder absoluto sobre os dois reinos, os físicos e espirituais (cf. Col. 2:14-15, 1 Pedro 3:18-20) . Paulo experimentou o poder da ressurreição de CRISTO de duas maneiras. Primeiro, foi esse poder que o salvou, uma verdade, afirmou em Romanos 6:4-5: "Portanto, fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte, assim como CRISTO foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai , assim também nós possamos caminhar em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos com Ele na semelhança da Sua morte, certamente seremos também na semelhança da Sua ressurreição. "Na salvação, os crentes são identificados com CRISTO em Sua morte e ressurreição. Mas mais do que isso, é o poder da ressurreição de CRISTO que santificou ele (e todos os crentes) para derrotar a tentação e ensaios, levar uma vida santa, e com ousadia e frutuosamente proclamar o evangelho. Paulo, trocou alegremente a sua
impotência para poder da ressurreição de CRISTO, e pediu para experimentar a sua plenitude.

COMUNHÃO
e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte (3:10b)
A salvação bênção quarto trouxe Paulo era comunhão com JESUS CRISTO. O apóstolo fala aqui especificamente da comunhão dos seus sofrimentos. Como ele acabou de referir, Paulo foi conformado à Sua morte na salvação (cf. Rom. 6:4-5). Mas ele tem algo mais em mente aqui, uma parceria profunda e comunhão com CRISTO no sofrimento. Quando ele conheceu CRISTO, Paulo ganhou um companheiro para ficar com ele em seu sofrimento Um que sofreu perseguição muito mais intenso e sofrimento do que qualquer outra pessoa que já viveu, tudo isso imerecida.
Os mais profundos momentos de comunhão espiritual com o CRISTO vivo são em momentos de intenso sofrimento, sofrimento crentes unidades a ele. Eles encontram nele um misericordioso Sumo Sacerdote, um amigo fiel que sente sua dor, e um companheiro simpático que enfrentou todas as provações e tentações que enfrentam (Hb. 4:15). Ele é, portanto, singularmente qualificada para ajudá-los em suas fraquezas e enfermidades (Hb 2:17). Essa abençoada, confortando verdade levou Paulo a exclamar: "Portanto, eu estou muito contente com fraquezas, nas injúrias, nas angústias, nas perseguições, nas dificuldades, por causa de CRISTO, pois quando sou fraco, então sou forte" (2 Coríntios. 12:10).

INTERAÇÃOA presente lição busca ressaltar a atualidade que os conselhos do apóstolo Paulo têm para o tempo que se chama "hoje". Além de o apóstolo versar sobre o cuidado com os falsos obreiros, aqueles que distorcem a liberdade em CRISTO JESUS, Paulo conclama a igreja a se alegrar em DEUS, a despeito de todos os transtornos que ela possa ter sofrido no confronto com os falsos obreiros. A vida de Paulo nos mostra que é possível alegrar-se em meio ao sofrimento. O sofrimento na vida do crente não significa ausência de alegria em DEUS. O apóstolo mostrou que a fé no CRISTO ressurreto transcende o nosso estado momentâneo de sofrimento. Portanto, prezado professor, alegre-se em DEUS.

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:Dissertar a respeito da alegria do Senhor.
Explicar a tríplice advertência de Paulo contra os inimigos da fé.
Compreender o significado da verdadeira circuncisão cristã.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, para concluir o tópico III da lição, reproduza o esquema abaixo de acordo com as suas possibilidades. O objetivo desta atividade é estabelecer uma diretriz bíblica e clara a respeito do que o apóstolo Paulo estava falando a respeito da "verdadeira circuncisão cristã". À luz do texto de Filipenses 3.1-4 o apóstolo mostra que a "circuncisão" que é realizada pelo ESPÍRITO nada tem com a circuncisão imposta pela "carne". Afirme para a classe que o crente em JESUS não se gloria dos seus atributos exteriores, pois sabe que eles não têm o poder de influenciar nada, a não ser para gerar uma falsa piedade, falsa humildade e falsa disciplina com o corpo. Portanto, não são de valor algum para a espiritualidade, senão para a "satisfação da carne" (Cl 2.20-23).

SEGUNDO O ENSINO DO APÓSTOLO PAULO AOS FILIPENSES, O VERDADEIRO CRISTÃO É DE FATO A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO, NÃO O COSTUME DO JUDAÍSMO.
O APÓSTOLO USA TRÊS CONCEITOS PARA IDENTIFICAR TAIS CRISTÃOS:
1) Eram aqueles "que adoravam pelo ESPÍRITO de DEUS". A palavra traduzida na NIV como "adoração" (latreuo) é usada na LXX [septuaginta] e no livro de Hebreus para se referir ao serviço dos sacerdotes no templo (Êx 23.25; Dt 6.12; Hb 8.5; 10.2). A palavra é também usada em Romanos 12.1, onde Paulo incita seus ouvintes a oferecerem seus corpos a DEUS como sacrifício, bem como um "ato de adoração espiritual". Paulo continua a encorajar os cristãos romanos a permitirem que suas mentes sejam renovadas e suas vidas capacitadas pelo poder do ESPÍRITO, exercitando seus dons para servirem uns aos outros (12.2-8).
2) Os cristãos filipenses não deveriam ter como orgulho quaisquer sinais físicos que demonstrassem sua condição de comunhão, porém, antes, deveriam orgulhar-se em CRISTO e na sua obra. Não deveriam depositar a sua confiança em regra e rituais respeitados ou valorizados por aqueles que viviam sob a lei Mosaica. O motivo de orgulho do cristão nunca deveria consistir em ser irrepreensível com respeito aos mandamentos da lei (3.4). A verdadeira circuncisão é formada por aqueles que colocam sua fé somente em CRISTO, e que têm nEle seus motivos de orgulho.
3) "A [verdadeira] circuncisão" são aqueles que não depositam nenhuma confiança na carne. Para Paulo, a idéia de "carne" (sarx) significou freqüentemente um "local natural" de existência humana (Rm 9.3; 1 Co 10.18), mas usa freqüentemente a palavra em um sentido teológico para se referir à condição da humanidade em rebelião contra DEUS. A conseqüência final de ser dominado pela carne é a morte (Rm 8.6). O cristão é chamado a crucificar a carne e as suas obras e viver de acordo com o ESPÍRITO (Gl 5.16ss). Deste modo, sarx traz consigo um significado duplamente nítido em Paulo: (a) É renúncia sincera a toda e qualquer observância da lei cerimonial, como a circuncisão, que alegue poder alcançar a salvação; (b) Paulo, à luz do uso mais amplo do termo sarx, expõe as ações dos judaizantes ao que realmente são: obras realizadas em rebelião contra DEUS.
Paulo mostra que a espiritualidade dos judaizantes está em manter a lei; sua glória está em suas realizações; e sua confiança em cerimônias e costumes religiosos exteriores. Caso alguém pense que Paulo tenha exagerado nesta ênfase, basta olhar para sua vida e veremos que ele sabe o que está dizendo. Antes de se tornar um cristão, ele mesmo aceitava as convicções judaicas.
 
RESUMO DA LIÇÃO 7 - A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS
I. A ALEGRIA DO SENHOR
1. Regozijo espiritual.
2. Exortação ao regozijo.
3. Alegria em meio às preocupações e aflição.
II. A TRÍPLICE ADVERTÊNCIA CONTRA OS INIMIGOS (3.2-4).
1. "Guardai-vos dos cães".
2. "Guardai-vos dos maus obreiros".
3. "Guardai-vos da circuncisão".
III. A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO CRISTÃ (3.3).
1. A circuncisão no Antigo Testamento.
3. A verdadeira circuncisão não confia na carne (3.3-7). 

SINOPSE DO TÓPICO (1) A alegria do Senhor, a que Paulo se refere, se manifesta em meio às preocupações e as aflições da vida.
SINOPSE DO TÓPICO (2) "Guardai-vos dos cães", "guardai-vos dos maus obreiros", "guardai-vos da circuncisão"; são advertências paulinas a que a igreja se cuidasse com os judaizantes.
SINOPSE DO TÓPICO (3) A verdadeira circuncisão não confia na carne nem deixa marcas físicas, pois ela é gerada pelo ESPÍRITO.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Sócio-Cultural
A Alegria em Filipenses
Todos querem ser felizes. Isto era tão verdadeiro no século I quanto hoje. E, nesta área, várias filosofias ofereciam sistemas éticos que prometiam guiar os estudantes a uma vida completa e feliz. Estes sistemas eram sofisticados demais para confundir 'sentir-se feliz' com felicidade. E assim os filósofos começaram a redefinir o termo, porque embora não pudessem ajudar ninguém a se sentir feliz, era certamente possível convencê-los de que seu estado era feliz, não importa como pudessem se sentir!
Os filósofos consideravam a alegria (chara) uma subdivisão do prazer (hedone). Como uma emoção, chara era vista com desconfiança pelos estóicos, que sob a pressão da opinião comum posteriormente a classificaram como 'um bom humor' da alma. [...]
O que é admirável no uso do NT deste conceito, seja na forma de substantivo (chara) ou verbo (chairo), é que ela retém uma força secular básica. Contudo, a forma como se experimenta este estado de espírito forte, positivo, confiante e exaltado está diretamente ligada a um outro paradoxo da fé. Mesmo sabendo que o caminho para a exaltação é a humilhação voluntária, ilustrada em Filipenses 2.6-11, a alegria do cristão é frequentemente experimentada em circunstâncias que ninguém consideraria feliz! (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.441).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 4.ed. Vol. 2 Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 55, p.39.
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 7 - A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS
Responda conforme a revista da CPAD do 3º Trimestre de 2013 - FILIPENSES
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão - nº 55 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paulo. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. 
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W . Wiersbe
Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, John Rea - CPAD.
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD.
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas - Autores: John C. Maxwell & Les Parrott, PH. D. - Editora: SEXTANTE
Perdoando Para Viver - Autor: Wilson de Souza- Editora: MK Editora
Filipenses - A Humildade de CRISTO Como Exemplo Para a Igreja - Elienai Cabral - Livro tema do trimestre
Filipenses - Introdução e comentário - Ralph P. Martin - Série Cultura Bíblica - Editora Vida
Filipenses_Hendriksen (1)
John Macarthur - Comentáio Filipenses - http://www.editoraculturacrista.com.br
Novo Comentário Bíblico Contemporâneo - Filipenses - F. F. Bruce - Série Cultura Bíblica - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA - São Paulo - SP - 12ª edição 2002http://www.gospelbook.net
www.ebdweb.com.br
http://www.escoladominical.net

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