O espírito de tolerância e a igreja de Laódiceia





Wilma Rejane


Conheço as tuas obras, que nem és frio, nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!”Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vou vomitar-te da minha boca” (Ap 3:15-16


Estudando sobre as cartas destinadas as sete igrejas do Apocalipse, parei de forma mais demorada na sétima carta, destinada aos de Laódiceia. E aqui não se pretende esmiuçar cada linha da mensagem de Jesus aquela igreja, mas de modo especifico destacar a mornidão espiritual que reinava naquela comunidade. Não é surreal saber que Jesus estava do lado de fora, batendo à porta da igreja em Laódiceia? (Apocalipse 3:20) Assim sendo, os crentes por lá estavam vivendo um tremendo engano, em nome da tolerância, esta palavra tão usada também em nossos dias para invocar "aceitação as diferenças, respeito à conduta dos outros". Ou seja: "Abaixo os padrões de moralidade, Bíblicos, sociais, cada um faça o que é reto a seus próprios olhos (Juízes 17:06) e que seja tolerado por isso". 


 Tolerar = “tolerare” = "suportar, "aceitar".


Laódiceia era uma igreja rica, situada em uma região próspera, bancária, de produção de lã negra e de um famoso remédio para os olhos. As pessoas se vestiam bem, comiam regaladamente, nada lhes faltava. Laódiceia tinha seus contrastes e um deles era o de apesar de ser grande centro comercial, dependia de abastecimento externo de água. Abasteciam a cidade as fontes quentes e termais de Hierápolis e as águas frias de Colossos que se misturavam em canais e desembocavam mornas na cidade, causando náusea em quem provasse de imediato. E Jesus  ao falar da mornidão literal em Laódiceia, faz uso da simbologia das águas que correm pela cidade.


As águas mornas eram impróprias para o consumo, nauseantes. A igreja de Laódiceia não servia aos sedentos. Igual aos demais, pobre espiritualmente falando. Consumiam de tudo que se ofertava na região, mas não pagavam o preço da santidade. Auto-suficiente em bens de consumo e insuficiente no servir a Cristo e aos irmãos. Jesus estava se oferecendo como o remédio capaz de curar aquela mornidão.


"Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas."  Apocalipse 3: 17-18.


A campainha está tocando Laódiceia!


A repreensão de Jesus a igreja de Laódiceia é encerrada com: "arrepende-te". Não se pode afirmar que o problema de Laódiceia era a riqueza material, mas a falta de arrependimento, de conversão genuína. A abastança contribuiu para o comodismo da igreja que se considerava abençoada por nada lhes faltar, mas Jesus estava à porta, batendo insistentemente para ser recebido nos corações.


Uma igreja que tolerava,  andava em conformidade com a sociedade de seu tempo. Era indiferente para com o pecado,carecia ser transformada para transformar. Ah como devemos rejeitar esse espírito que dominou a igreja de Laódiceia! Para isso, carecemos do ouro, das vestes e do colírio ofertados por Jesus. Ele é quem refina nossa alma, retira as impurezas. É nossa cobertura espiritual, Aquele que nos faz enxergar a vida de forma diferente, pela transformação da mente. (Romanos 12:2).


A campainha toca em Laódiceia. Que se abra a porta para  Jesus entrar! (Apocalipse 3:20). 

Vivemos tempos difíceis, onde a igreja é pressionada a tolerar a corrupção humana, e só faremos diferença, de fato, se Jesus for o nosso Senhor e Salvador. Onde estão os servos, os que se entregam a causa sem reservas, sem medo de serem chamados de "caretas"? Vejam, uma pesquisa feita em março desse ano pela American Bible Society (ABS), revelou que a população americana reconhece que a falta de obediência a Palavra de Deus causa perda de valores éticos e morais, apesar disso, apenas 19% dos entrevistados leem a Bíblia de forma regular. E no Brasil a situação não é diferente e por toda essa falta de conhecimento é que a humanidade caminha desenfreada (Oséias 4:6))

É preciso deixar de ouvir a voz das multidões para se dirigir até a porta onde Jesus bate e abri-la. É preciso ter sede de ouvir a vontade e a direção de Deus que traz Consigo a Fonte de toda saúde: "Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz." Provérbios 3:1-2.

A igreja de Laódiceia nos diz que a riqueza não consiste em receber bens e honras do mundo, mas em receber Jesus como Bem maior. Não é que a vida seja vã, é que a vida precisa servir a outras vidas e não de si mesma, mas de Cristo. Laódiceia é uma repreensão para o atual século que confronta a igreja a ser conivente, tolerante para como toda espécie de resolução social e política que fere a ordem estabelecida por Deus. 

Deus o abençoe.


Biblia de Estudo Plenitude, SBB, edição 1995.

Águas em Laódiceia: John McRay, Arqueologia e o Novo Testamento, p. 248