PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
ESBOÇO Nº 3
LIÇÃO Nº 3 – TRABALHO E PROSPERIDADE
O trabalho é indispensável para que tenhamos recursos necessários à nossa sobrevivência sobre a face da Terra.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo sobre o livro de Provérbios, estudaremos o que o proverbista nos ensina sobre a necessidade e dignidade do trabalho.
- O trabalho é indispensável para que tenhamos recursos necessários à nossa sobrevivência sobre a face da Terra.
I – O PRINCÍPIO DO TRABALHO NA ÉTICA BÍBLICA
- Na sequência do estudo sobre o livro dos Provérbios, estudaremos hoje o que o proverbista fala a respeito do trabalho e da sua necessidade sobre a face da Terra para que nós aqui sobrevivamos.
- Antes de adentrarmos no estudo das passagens do livro de Provérbios que tratam da questão do trabalho, é importante verificarmos o que as Escrituras Sagradas falam a respeito deste assunto.
- A Bíblia já tem seu início com o Senhor trabalhando, como se verifica de Gn.1:1, quando vemos o Senhor criando os céus e a terra. Assim, não é surpresa que, ao formar um jardim para o homem no Éden, homem que foi criado à Sua imagem e semelhança, tenha, também, determinado que ele trabalhasse naquele local (Gn.2:15).
- O homem, ao ser criado, foi feito para o trabalho, pois tinha de ser, em tudo, semelhante ao seu Criador, que é um ser trabalhador. Não foi por outro motivo que Aquele que é a expressa imagem de Deus (Hb.1:3), ou seja, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, apresentou-Se como um trabalhador, precisamente porque o Pai também é trabalhador (Jo.5:17). fonte portal ebd