JUNIORES - Lição 7: Joel, o profeta do Espírito Santo

4º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 7: Joel, o profeta do Espírito Santo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2013
Tema:
 Deus fala com o seu povo
Comentarista: Laudicéia Barboza da Silva



LIÇÃO 7 – JOEL, O PROFETA DO ESPÍRITO SANTO


Texto Bíblico:Joel caps. 1-3


Ao Mestre
Prezado (a), a lição de hoje nos traz o profeta Joel, denominado pela comentarista da CPAD, de “o profeta do Espírito Santo, por fazer alusão ao derramamento do Espírito Santo sobre toda a humanidade.
“Joel foi um pregador sobre o qual pouco conhecemos. Ele pode ter crescido em Jerusalém, talvez no lar de um sacerdote, porque ele conhecia bem os costumes do templo e do sacerdócio. Nos dias de Joel, a nação de Judá estava passando por graves problemas. Nuvens de gafanhotos atacaram as searas e uma fome resultou em grande sofrimento. Joel disse ao povo que estas dificuldades eram o juízo de Deus pelos seus pecados. Deus usou também os desastres naturais para predizer, por intermédio de Joel, os terríveis juízos que iriam cair sobre os inimigos de Israel. Em meios a esses problemas, porém Joel lembrou o povo de que Deus está sempre dispostos a perdoar se voltarmos os nossos corações a ELE.” (Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009, pag.980).

O nome hebraico desse profeta é Yo’el que significa “Javé é Deus”, nome que denota a soberania de Deus na história. Mostrando que o tempo e a natureza estão em Suas poderosas mãos.
Joel viveu em tempos de grande dificuldade, mas não se atemorizou, falava com coragem a Palavra de Deus e se dedicava em falar exatamente o que Deus o enviara a transmitir.

Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que o Espírito Santo nos é enviado por Deus com a finalidade de revestimento de poder, afim de que anunciemos o Evangelho (as boas noticias) de salvação para todas as pessoas. O Espírito Santo ao ser derramado sobre aqueles (as) que desejam trabalhar para Deus, gera em seus corações coragem, autoridade e habilidade para anunciar a salvação aos que ainda não conhecem a Deus e o Senhor Jesus.


Exercitando a memória
“Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.” (At 1.8 – NTLH).

“Jesus prometeu aos discípulos que receberiam poder para testemunhar depois de terem recebido o Espírito Santo. Note a progressão: 1) receberiam o Espírito Santo. 2) lhes daria poder. 3) então testemunhariam e alcançariam resultados extraordinários. (...)” [Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003, pág. 1477]


Crescendo no conhecimento
Crianças, hoje iremos conhecer o profeta Joel. Ele era muito corajoso, e amava a Deus e a Sua Palavra.
Joel viveu nos dias do rei Joás aproximadamente no período de 835-796 a.C., no reino do Sul, eram dias difíceis, nos quais as pessoas não queriam obedecer a Deus e muito menos ouvir a Sua Palavra. Justamente em meio a essa apostasia (abandono de fé) em Israel que Joel foi escolhido como porta-voz de Deus, ou seja, um profeta para transmitir exatamente o que Deus o mandasse dizer.

Exatamente por causa da maldade e desobediência do povo a Deus, aconteceu algo terrível e muito triste.
Naquele tempo, as pessoas não tinham os meios que hoje temos para adquirir alimento. Tudo o que precisavam eram tirados do campo, ou seja, tinham de plantar e do que se colhia era que se mantinham. Por exemplo:
- arroz
- feijão
- azeite (não somente para cozinhar como para usar nas lamparinas para clarear as casas à noite) 
trigo (para pão, macarrão, bolo, etc.)
algodão (os tecidos (roupas, cortinas, etc.)

Não havia supermercados como temos hoje. Tudo que tinham para se manterem vinha do campo. Então se abateu sobre o reino do sul um desastre  sem prévio aviso – gafanhotos. Isso mesmo crianças, gafanhotos. Eram tantos gafanhotos que formaram uma imensa nuvem que tapava até a luz do sol.

Esses gafanhotos desceram sobre os campos e em questão de horas, tudo o que era verde, ou seja, plantação foi completamente destruído, acabou-se tudo, nada ficou. Que tristeza para o povo de Israel. Nada de alimentos. Não tinham nem mesmo luz ao cair da noite nas casas.
Mas mesmo com esse acontecimento, eles não se arrependiam de suas maldades e nem se voltavam para Deus.

Em meio a essa calamidade, Deus ordena a Joel que fale aos habitantes de Judá, advertindo-os a que se arrependam de seus pecados, que se voltem a servir a Deus com todo o seu coração, pois o acontecido era castigo por suas maldades. Porém, se eles se arrependessem, Deus os perdoaria e lhes restituiria tudo o que foi devorado pelos gafanhotos.

Joel ainda lembrou ao povo que as pessoas que não obedecem a Deus serão julgadas no dia do Juízo final e serão lançadas em um lugar de grande sofrimento.
Joel não se preocupou com as “caras feias” de algumas pessoas que não queriam e nem gostavam de ouvir a Palavra de Deus. Ele estava fazendo o que Deus mandou que fizesse.

Mas mesmo as pessoas olhando para ele com “cara feia”, ele as amava, e queria que elas fossem felizes. Joel sabia que a única maneira de sermos felizes, é quando obedecemos a Deus. Foi Deus Quem nos criou, e nos ama muito, no ama tanto que nos enviou Seu Único Filho – Jesus – para morrer em nosso lugar, para que através DELE, possamos alcançar a felicidade verdadeira. Pois tudo o que está na Bíblia para fazermos é para o nosso bem.

Então Joel explicou ao povo o Caminho da Salvação: se convertendo a Deus, havia não somente abundancia de alimentos, mas que a nação de Israel seria preservada, e nela nasceria o Filho de Deus, e logo depois, Deus derramaria do Espírito Santo sobre os seus servo, dando-lhes poder para transmitir a mensagem de salvação, e fazer muitos milagres, pois teriam a virtude a autoridade divina.

Alguns deram ouvidos as palavras de Joel e foram abençoados e guardados naqueles dias difíceis.
Mas mesmo os que não creram, depois reconheceram que o que o profeta Joel falou eram palavras do próprio Deus, pois tudo se cumpriu exatamente como ele falou.

Aplicação da Lição
Amado (a) enfatize aos “pequenos” que nos dias de Joel o povo achava que servir a Deus era apenas ir na igreja (templo) e oferecer cânticos e ofertas. Mas Joel lhes ensinou que não é assim. Deus quer que o amemos e nós demonstramos isso obedecendo Sua Palavra, que aliás, só nos ensina como viver melhor e sem problemas. Joel ainda ensinou que amar a Deus é afastar-se das coisas erradas, é viver de modo correto e digno diante da nossa família e nossos amigos.

 Enfatize aos “pequenos” que chegará o dia em que o Senhor Jesus virá do céu, para buscar aqueles que são fiéis a ELE, que o amam e demonstram isso em seu viver diário. E aqueles que querem viver de acordo com a vontade de Deus, recebem força e ajuda do Espírito Santo, e também poder para realizar milagres para que o Nome de Jesus seja engrandecido e adorado pelas pessoas.
Assim como Ele escolheu e capacitou o profeta Joel, ELE hoje procura pessoas que o amem e querem ser seu porta-voz. Você quer? Se sua resposta for sim. ELE te capacitará e te usará.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         www.iprb.org.br


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
fonte PORTAL EBD